POR DENTRO DO FIES: O QUANTUM DE PRIVADO-MERCANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO AMAPÁ (2001-2022)
Educação Superior; FIES; Privatismo; Mercadorização; Financeirização
O tema da Tese é o Fundo de Financiamento Estudantil/FIES, na expansão de oligopólios e fortalecimento do privatismo na Educação Superior no Estado do Amapá (2001-2022), em detrimento aos recursos cada vez mais escassos para as IES públicas. O problema de pesquisa indaga: de que maneira o Fundo de Financiamento Estudantil estabelece relação privado-mercantil, fortalecendo a expansão dos oligopólios na Educação Superior do Amapá? Defende-se a tese de que o FIES, como política de crédito, tem papel preponderante na expansão da oferta de Ensino Superior privado e na presença cada vez mais patente de grandes oligopólios educacionais no Estado do Amapá. O objetivo geral consiste em compreender de que forma o FIES, como política pública de financiamento educacional, sustenta a relação privado-mercantil, fortalecendo a expansão de oligopólios na Educação Superior brasileira. Quanto aos objetivos específicos, constam de: identificar as raízes do movimento privatista e sua relação com o contexto de reformas na Educação Superior brasileira; discutir o FIES quanto à expansão do setor privado-mercantil e o surgimento dos oligopólios educacionais na Amazônia brasileira; analisar o papel do FIES na expansão do setor privado-mercantil do Amapá, Estado-locus da proliferação dos oligopólios educacionais, esmagando tradicionais Institutos de Ensino Superior. No que tange aos aspectos teórico-metodológicos, trata-se de um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, baseado na complementaridade que se entende existir entre elas. O método é o Materialismo Histórico-Dialético e o de procedimento de análise, trata-se da Análise de Discurso Crítica, na vertente de Norman Fairclough. O tipo de pesquisa é Documental e de Campo, sendo os sujeitos, alunos que acessaram o Ensino Superior por meio do FIES no, recorte temporal compreendido entre 2001e 2022.