Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA DA SILVA GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA DA SILVA GONCALVES
DATA: 05/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE https://meet.google.com/muj-roky-hzt
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO NORTE: OS CURRÍCULOS ESTADUAIS A LUZ DA BNCC(2015-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

BNCC; Ensino de história; Relações étnico-raciais; Currículos da Região Norte.


PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

O presente trabalho busca analisar como os currículos estaduais do Ensino Fundamental nos anos finais da Região Norte absorvem as diretrizes impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente as relativas as relações étnico-raciais no ensino de história. Através dos conceitos de Poder Simbólico de Pierre Bourdieu (1989), Currículo delineado por Michael Apple (2008), Gimeno Sacristán (2000) e Ivor Goodson (1997), Análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) e Representação de Roger Chartier (2002) analisamos a legislação vigente, documentos curriculares oficiais e a literatura especializada a fim de estabelecer que ensino de história é materializado pelos currículos do estados do Norte, quais sejam, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As investigações apontam que os currículos regionais na esteira da BNCC abordam superficialmente a diferença, sem a problematização do racismo ou eurocentrismo. Soma-se a isso o fato de que os referidos currículos seguem em diversas medidas a lógica homogeneizadora da BNCC, ao invés, de demarcar as diferenças regionais que deveriam ser protagonistas nesses currículos se levarmos em conta que os referidos documentos devem possuir uma parte diversificada que deve abarcar 40% da totalidade do documento. Assim sendo, afirmamos que a Base que visa homogeneizar os currículos brasileiros limita o trato das relações étnico-raciais e da diversidade regional, por outro lado, os currículos nortistas se subordinam a essa lógica ao invés de subverter o quadro em favor das demandas e singularidades regionais. Dessa forma, as diretrizes curriculares compostas pela BNCC e currículos nortistas não se comprometem com o combate ao racismo, desigualdades sociais, diversidade regional e a construção de uma sociedade mais justa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Externo ao Programa - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Externo à Instituição - FABIANE MAIA GARCIA
Externo à Instituição - MARIA JOSE DE PINHO
Externo à Instituição - RENILSON ROSA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 14:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1