PARFOR-UNIFAP: AS VOZES DOS EGRESSOS SOBRE OS DESAFIOS NO ACESSO, A PERMANÊNCIA E O SUCESSO EM SEU PROCESSO FORMATIVO
Políticas Públicas; Formação de Professores; PARFOR.
O presente estudo é resultado parcial da tese de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, da Universidade Federal do Pará (PGEDA/UFPA). A pesquisa aborda à temática formação de professores e tem como objetivo analisar a formação docente no PARFOR-UNIFAP a partir das vozes dos egressos do Curso de Letras Português-Francês sobre os desafios no acesso, permanência e o sucesso em seu processo formativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, amparada pelo método Materialismo Histórico Dialético (MHD). É uma pesquisa Documental e de campo, que se apropria dos documentos oficiais do PARFOR, bem como da literatura da área de políticas educacionais, para compreender a visão dos egressos do programa sobre os desafios do acesso, a permanência e o sucesso no processo formativo. Os sujeitos de pesquisa são os egressos do curso de Letras Português-Francês do programa. Os lócus é o PARFOR da UNIFAP/AP e o recorte temporal compreende-se entre os anos de 2015 a 2018. A pesquisa revela até o momento que as políticas educacionais brasileiras estão diretamente ligadas às orientações dos Organismos Internacionais, ecoando discursos hegemônicos de globalização e que o PARFOR é uma política neoliberal compensatória de formação rápida que se apoia em propósitos do individualismo e culpabilização, e que pode fornecer intelectuais orgânicos da hegemonia do Capital, em um contexto de conformação em uma lógica mercadológica. Portanto, analisar o PARFOR como política educacional brasileira do século XXI, é posicioná-la historicamente em um contexto de crise educacional, pois o modelo educativo que vem se interpondo, cada vez mais se distancia do verdadeiro propósito emancipador da Educação.