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Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSE PINTO CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSE PINTO CAMPOS
DATA: 31/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: sala virtual (meet google)
TÍTULO:

PAUL KLEE E A ARTE MENOR: Experimentações por uma aula-acontecimento na educação.


PALAVRAS-CHAVES:

Arte menor. Aula-acontecimento. Bloco de Infância. Paul Klee.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A tese se movimenta nos blocos de sensações das artes de Paul Klee em seus diários e
obras, no ensejo de fabular uma arte menor no encontro com a diferença do criar, para assim
experimentar uma aula-acontecimento enquanto produtora de desejos na educação. Nas linhas da
diferença, tecemos dois conceitos que compõem a tese: a arte menor e a aula-acontecimento. A arte
menor se expressa por uma enunciação coletiva que experimenta as transgressões, sensações, desejos e
deleites da obra em tela, sem um modelo de representação, imitação e totalização. A arte menor, ao
produzir signos, cria uma aula-acontecimento que se agencia nas cores e intensidades dos blocos de
infância Klee entre multiplicidades de um novo pensar a educação para além das estruturas
dominantes. O método rizomático da pesquisa se experimenta por uma prática biografemática,
desenvolvida em Costa (2010), a partir do roubo do conceito de biografema de Roland Barthes, em
outras palavras, trata-se de uma prática biografemática que coloca a noção de biografia a ganhar uma
nova vida, para assim criar uma escrita livre dos ressentimentos do passado, dando-a novos sentidos.
Nessa prática biografemática, os diários de Klee (1990) e suas obras de arte ganham um novo
movimento de vida por meio da experimentação de signos do aprender nascidos no encontro com uma
arte menor e uma aula-acontecimento, em via de articulação, intercedida por Deleuze (2010; 2011;
2015; 2015), Klee (1990, 2019, 2001), Barthes (1978), Costa (2010), Corazza (2020) entre outros, a
compor uma aula-acontecimento no rumor das singularidades, linhas de fugas, travessias,
intensidades, potências minoritárias na educação. Em suma, as linhas de escrita desta tese permanecem
abertas aos signos de uma arte menor ao encontro das potências de vida de Klee e seus biografemas,
sendo nossa intenção diagramar esses movimentos de criação em busca de experimentar os blocos de
sensações que a vida e a arte de Klee são capazes de provocar em uma aula-acontecimento na
educação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGÉLICA VIER MUNHOZ
Presidente - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - 161.124.152-91 - JOAO LUIZ DA COSTA BARROS - UECE
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo à Instituição - MÁXIMO DANIEL LAMELA ADÓ
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 12:06
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