Notícias

Banca de DEFESA: FRANCENILDO DA SILVA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCENILDO DA SILVA PEREIRA
DATA: 01/08/2024
HORA: 16:00
LOCAL: PRESENCIAL
TÍTULO:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM AUXÍLIO DO JOGO DE XADREZ PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Jogo de xadrez. Ensino de matemática. Raciocínio lógico. Análise combinatória. Pensamento crítico.


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

No presente trabalho apresenta-se o jogo de xadrez como uma ferramenta para o ensino da análise combinatória, visto que os jogos estão presentes no ensino por apresentarem uma relevância no desenvolvimento cognitivo e promover simulações de situações problemas que requerem organização para posteriormente buscar-se a tomada de decisões, exercita diversas características, como raciocínio logico, concentração, pensamento analítico, autoconfiança, pensamento crítico e que possibilita aprendizagem através dos erros, situações vista em problemas matemáticos, tendo sua aplicação em uma área bastante vasta da matemática.Além disso, o desenvolvimento das partidas, com o cálculo das jogadas e a integração das peças exercitam a imaginação e o raciocínio logico, assim como a escolha da próxima jogada valoriza a autonomia e a iniciativa de cada aluno. Diante disso, desenvolveu-se um projeto a partir de um estudo de caso na escola, de regime particular, Sistema de Ensino Vestibulando , situada no município de Abaetetuba-PA, no qual foram utilizados 10 alunos entre 12 a 17 anos do ensino fundamental e médio a fim de identificar a prática do jogo de xadrez e sua utilização como um recurso pedagógico no contexto escolar, para então determinar os meios de implantação do jogo de xadrez na escola como instrumento para o ensino da análise combinatória. No capítulo I, apresenta-se o jogo de xadrez, desde a sua origem até o conhecimento do tabuleiro seguida da apresentação das peças, onde cada uma tem sua própria característica física, seu próprio movimento e um papel dentro do jogo, e a relação que o jogo tem com matemática, auxiliando o desenvolvimento da concentração e da memória. No capítulo II, tem-se um resumo com a fundação teórica do conteúdo de análise combinatória com os principais tópicos trabalhados no ensino médio – fatorial, princípio fundamental da contagem, permutações, arranjos e combinações - com exemplos e aplicações voltadas para alunos do ensino médio e fundamental. No capítulo III, é apresentado algumas aplicações, que foram utilizadas durante a elaboração do projeto, envolvendo o jogo de xadrez e a utilização da análise combinatória para a solução de tais problemas, propiciando aos estudantes que identifiquem conceitos e estratégias de raciocínio para resolverem problemas dentro do jogo de xadrez. Para a realização deste trabalho, foram realizadas duas avaliações durante este processo, a primeira ocorreu de forma tradicional, com o objetivo de verificar o grau de entendimento da turma, em relação ao conteúdo de análise combinatória. A segunda avaliação ocorreu após o ensino da metodologia com xadrez, com o intuito de verificar o desempenho dos alunos referente às duas avaliações, os dados obtidos foram coletados e registrados por meio de gráficos, os quais estão representados no capítulo III deste trabalho. Este trabalho tem como objetivo explorar as potencialidades da utilização do jogo de xadrez, como um recurso, no processo de ensino e aprendizagem da análise combinatória, trazer relações do xadrez com a matemática, mostrando como jogar xadrez contribuirá para o aprendizado da disciplina.Para atingir-se esses objetivos tem-se que, elaborar, aplicar, descrever atividades para que os alunos aprendam matemática enquanto aprendem a jogar xadrez. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2152952 - ANTONIO MAIA DE JESUS CHAVES NETO
Interno - 3301045 - MANUEL DE JESUS DOS SANTOS COSTA
Presidente - 1504623 - ROMULO CORREA LIMA
Notícia cadastrada em: 24/07/2024 08:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1