Dissertações/Teses

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2023
Descrição
  • VALDIR DE LIMA RODRIGUES
  • SÉRIE DE TAYLOR E EQUAÇÃO DE EULER PARA OBTENÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM COMPARAÇÃO COM O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO BÁSICO E APLICAÇÃO

  • Data: 09/08/2023
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  • Esse trabalho tem como objetivo geral desenvolver a série de Taylor e equação de Euler para
    obtenção das transformações trigonométricas em comparação com o livro didático do ensino
    básico e aplicação. A metodologia tem caráter bibliográfico, baseando-se em autores a saber,
    (ÁVILA, 2008; B. BOYER, 2012; GUIDORIZZI 2014; IEZZI, 1978, 2010 e 2016),
    STEWART, 2006) que representam a base para o desenvolvimento dos formalismos com uso
    de derivadas inclusos na série de Taylor para expansão de funções transcendentes (seno e
    cosseno) em expressões polinomiais, resultando na equação de Euler. Outras referências
    bibliográficas que dão um suporte às aplicações e história da trigonometria, como (MORSCH,
    2019; ANDRADE, 2019; DIEDERICHSEN, 2023; MARQUES, 2023). Esses autores dentre
    outros inseridos ao longo desse trabalho, consolidam o estudo para um melhor aprofundamento
    da História, desenvolvimento matemático e aplicações. Em relação aos resultados obtidos,
    verifica-se que existem duas maneiras de estudar a trigonometria, sendo a primeira pela série
    de Taylor e Euler e a segunda, pelos livros didáticos que utilizam o ciclo trigonométrico para
    obtenção das transformações e tábuas trigonométricas. Nesse sentido, o trabalho vem, como
    resultado para professores, apresentar uma maneira de conhecer o desenvolvimento da
    trigonometria considerando as derivadas, a série de Taylor e a equação de Euler, tendo em vista
    que esse formalismo não se encontra nos livros didáticos. Conclui-se a pesquisa considerando
    que o ciclo trigonométrico e a equação de Euler, apresentam duas metodologias diferentes para
    desenvolver as transformações trigonométricas, sendo que a segunda, é integralmente analítica,
    sendo a série de Taylor crucial para truncar as funções e aplicar em situações dos fenômenos
    cotidianos, principalmente no que concerne nas tábuas trigonométricas, utilizando as funções
    transcendentes na forma de funções polinomiais.

  • MICHEL CHARLES DA SILVA MOURA
  • USO DO SOFTWARE BIOESTAT COMO MÉTODO EDUCATIVO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Data: 09/08/2023
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  • Este trabalho tem como objetivo compreender o uso do software BioEstat como método
    educativo com ênfase no estudo da estatística para o ensino básico, além de instigar os alunos
    a fazerem pesquisa estatística usufruindo do processamento computacional dos dados. O estudo
    sugere ainda que a partir de conceitos estatísticos básicos aplicados em informações numéricas
    significativas, e com o auxílio de recursos tecnológicos, como planilhas eletrônicas e aplicativos
    estatísticos, se possa investigar tendências, padrões, pontos de inflexão ou associação entre
    variáveis, comportamentos imperceptíveis quando não são apreciados pormenorizadamente
    pela ciência. Utiliza-se como metodologia, a de caráter bibliográfica, empregada na coleta e
    pesquisa dos dados climáticos de longo prazo, coletados no INMET (Instituto Nacional de
    Meteorologia), como temperatura máxima e mínima, precipitação acumulada, umidade relativa
    do ar, nebulosidade, insolação total, intensidade vento e pressão atmosférica, para avalição e
    aplicação de técnicas estatísticas no cálculo de médias, desvios padrão e outras medidas
    relevantes na análise de um conjunto de valores que se pretende interpretar. Com base nesses
    padrões, recorre-se ao método estatístico para empreender a análise exploratória dos dados,
    efetuar a geração de tabelas de frequências e ajustar modelos matemáticos às séries temporais.
    Conclui-se a pesquisa considerando que há uma notável eficiência do software BioEstat na
    educação devido ao seu acessível manual prático que contém exemplos de entrada de dados
    para obtenção de gráficos, medidas descritivas, realização de testes de regressão, dentre outras
    aplicações. E, ao mesmo tempo, serve de apoio didático para o ensino, especificamente para a
    3ª série do ensino médio, onde o professor, intermediando o aprendizado dos conteúdos dessas
    habilidades, e com o uso da tecnologia disponível nesse contexto, pode motivar o interesse do
    aluno no tratamento da informação que demandam interpretação e análises de dados
    estatísticos.

2022
Descrição
  • ARLOS VALENTE FILHO
  • MÈTODO POH-SHEN LO: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM UMA NOVA ABORDAGEM PARA RESOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

  • Data: 14/03/2022
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  • Este trabalho de pesquisa aborda o novo método de Poh-Shen Lo para resolver equações de Segundo Grau. A motivação deu-se pela inquietação oriunda das experiências de sala de aula, juntamente com os debates com colegas de profissão. O objetivo deste trabalho é traçar um estudo comparativo entre o método de resolução de equações de segundo grau tradicional e o método desenvolvido pelo escritor Poh-Shen Lo, a fim de estabelecer se há vantagens no uso didático deste segundo. Para auxiliar nessa discussão, buscou-se argumentos de autores como Boyer (2003), Fragoso (2000) e de outros estudiosos que traçam opiniões sobre o assunto, além de documentos oficiais como o PCN (BRASIL, 1997; 1998). Na descrição da pesquisa bibliográfica, procurou-se destacar a importância da história nas aulas de matemática, relembrando algumas civilizações e matemáticos que contribuíram para a descoberta de fórmulas e métodos de solução prática. O conteúdo em questão foi desenvolvido usando fórmulas para resolver questões em álgebra e analisamos a série cronológica de fatos, identificando vários homens que estão envolvidos no desenvolvimento da matemática e para desenvolver um caminho prático para que tenham contribuído para o desenvolvimento de tais equações. Como metodologia, além da pesquisa bibliográfica, este trabalho dedicou-se ao desenvolvimento de um estudo de caso em sala de aula do primeiro ano do ensino médio de uma escola no Pará, de modo que foram desenvolvidos planos de aula, testes práticos matemáticos e questionários com objetivos de medir não só a diferença na eficácia de ensino dos métodos analisados, mas o nível de satisfação dos alunos ao fazê-los. Por fim, como resultados, observou-se um aumento considerável na média aritmética da turma quando ensinados através do método de Poh-Shen Lo em relação ao tradicional. Também houve um ganho considerável na autoestima dos alunos em relação ao seu conhecimento matemático e um maior aproveitamento generalizado.

  • MARCELO CUNHA POMPEU
  • RECURSOS TECNOLÓGICOS ALINHADOS A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ÁREA DE PROPORÇÕES NO  9º ANO

  • Data: 11/03/2022
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  • O presente trabalho   consiste em investigar o Ensino da Matemática Através dos Recursos Tecnológicos, de modo a mostrar as contribuições e desafios no ensino e aprendizagem de proporções no 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, identificar as diferentes tecnologias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática; verificar a importância  das contribuições dos recursos tecnologias no ensino; avaliar as contribuições das ferramentas tecnológicos em prol dos conhecimentos históricos da matemática através de jogos digitais, seguindo o método qualitativo de forma descritiva e bibliográfica analisa-se,  artigos acadêmicos, monografias, livros e sites que,  discuta sobre o assunto,  em simultâneo, traga mais informação sobre a importância de adequar os conhecimentos tecnológicos ao cotidiano escolar, com intuito de facilitar o trabalho do educador e  prevenir  futuro problemas no ensino e aprendizagem de matemática, especialmente o estudo de proporções no 9º ano do ensino fundamental.  Neste sentido, o educador deve trabalhar os conteúdos de forma contextualizada de acordo com as vivências do aluno, de forma   significativa que possibilite os alunos a compreender melhor o ensino de Matemática através dos jogos digitais visando o pensamento lógico. Dessa forma, os resultados deste estudo, se apresentam na conclusão, onde a tecnologia aliada ao ensino da matemática especialmente no 9º ano do Ensino Fundamental tem como intuito auxiliar o professor em suas práticas docentes. Logo, pode observar-se no apêndice alguns jogos tecnológicos matemáticos educativos, que contribuir no processo de ensino e aprendizagem do aluno no cotidiano escolar.

  • DANIVALDO GUEDES VULCAO
  • Uma Sequência Didática sobre Análise Combinatória com a Utilização do Jogo de Xadrez

  • Data: 25/02/2022
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  • Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática sobre o estudo de Análise Combinatória, com o auxílio do jogo de xadrez como ferramenta educacional, visando melhorar o processo de ensino aprendizagem em matemática; a relevância deste trabalho está no fato deste conteúdo se fazer presente na grade curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e os alunos apresentarem uma certa dificuldade em sua assimilação e até mesmo uma aversão a este conteúdo, por esta razão, aulas alternativas como a utilização de jogos se fazem necessárias, para tornar este momento mais atrativo e dinâmico melhorando a qualidade do ensino, e consequentemente obtendo uma resposta na aprendizagem. Além disso o conteúdo de Análise Combinatória tem a sua importância para a formação dos alunos, pois estuda vários formas e métodos que possibilitam a resolução de problemas referentes a contagem e auxilia nas tomadas de decisões. Para a realização deste trabalho foi utilizado a sequência didática de Dolz et al. (2004), e aplicada na turma da 2ª série do ensino médio da Escola de Educação Básica Agropalma, que está localizada na PA-150, km 74 próximo ao município de Tailândia, foi realizado duas avaliações durante este processo, a primeira ocorreu antes da aplicação dos módulos, com o objetivo de verificar o grau de entendimento da turma, em relação ao conteúdo de Análise Combinatória. Já a segunda avaliação ocorreu após o fechamento dos módulos com o intuito de verificar o desempenho dos alunos referente às duas avaliações, os dados obtidos foram coletados e registrados por meio de gráficos, também foi apresentado resultados de pesquisas em escolas que adotaram o jogo de xadrez em seu sistema pedagógico, mostrando que a utilização do jogo não somente traz benefícios para matemática, como também para as diversas áreas de conhecimento.

  • MARCIO SOUSA LOUSADA
  • Logaritmos e Aplicações

  • Data: 23/02/2022
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  • O ensino de Matemática nos últimos anos vem passando transformações necessárias para o entendimento e uso das novas tecnologias construídas pela ciência moderna. Tais transformações, estão ligados diretamente as exigências que a sociedade coloca  a homens e mulheres a partir necessidade de compreensão e  domínio  dessas tecnologias. Com isso é imperativo que, conhecimentos matemáticos ajudem todos nós a desempenhar atividades científicas capazes de compreender fenômenos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Portanto, estudar e entender os logaritmos tornou-se uma tarefa necessária para a compreensão do mundo em que vivemos.  O cálculo de logaritmos e suas propriedades se apresentaram como algo inovador e estiveram no apogeu por muito tempo, principalmente, por ser um método que permitiu efetuar multiplicações, divisões, potenciações e extrações de raízes com certa praticidade, no entanto, com o advento da calculadora e dos recursos computacionais, este e vários outros conceitos matemáticos já não são mais vistos como algo interessante e desafiador no Ensino Médio. Neste trabalho é apresentado um estudo histórico dos Logaritmos, dando ênfase para a construção do formalismo matemático, seus conceitos e propriedades, modelagem de fenômenos naturais, de modo que, tais conhecimentos sejam aplicados no ensino básico, olimpíadas de matemática etc.

  • METUSALEM RODRIGUES BARRETO
  • NOÇÕES DE LIMITE E DERIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA

  • Data: 23/02/2022
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  • O presente trabalho tem como objetivo encorajar professores da Educação Básica a introduzir os conceitos básicos iniciais de Limites e Derivadas no terceiro ano do ensino médio, utilizando como ferramenta pedagógica o software Geogebra. Quer-se mostrar que é possível introduzir o estudo do cálculo na educação básica, e não apenas isso, que se pode fazer de uma maneira lúdica, mais ilustrativa e perceptiva, tornando assim esse estudo muito mais atraente para o aluno. Fazendo uso desse software, tem-se a intenção de tornar mais fácil e ágil não só a introdução dos conceitos, mas também a manipulação, interpretação e análise dos mesmos por parte do aluno. Tem-se a ideia de tornar o estudo do cálculo na educação básica um estudo com melhor visualidade e intuitivo do que formal, visando promover um primeiro contato do aluno com este conteúdo. Dessa forma, se acredita que ao se deparar com a disciplina de cálculo em algum curso de nível superior o aluno terá um melhor aproveitamento da disciplina.

  • WILLEM MENDONCA FILGUEIRA
  • Métodos de Resolução das Equações Algébricas

  • Data: 21/02/2022
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  • O estudo das equações algébricas constitui uma parte muito importante da matemática. Neste trabalho serão abordados aspectos históricos sobre seus surgimentos e os desenvolvimentos das suas fórmulas. Ademais, apresenta-se as principais definições e os teoremas que são fundamentais para o estudo das raízes das equações algébricas. Busca-se mostrar as principais formas de resolver as equações do primeiro e segundo grau no ensino básico. Além disso, serão abordados os métodos de Cardano-Tartaglia para resolução das equações do terceiro grau e o método de Ferrari para resolução das equações do quarto grau, pois esses métodos de resolver equações são poucos difundidos no ensino básico.

2021
Descrição
  • RODRIGO DIAS MATOS
  • GEOMETRIA PLANA: PROPRIEDADES E TEOREMAS NÃO MUITO USUAIS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Data: 15/12/2021
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  • Este trabalho tem como objetivo principal fornecer um material de apoio e também de aprofundamento na disciplina de Geometria Plana, mais especificamente no estudo de resoluções de problemas envolvendo áreas de figuras planas, e desta forma contribuir com professores e alunos do Ensino Básico que participam ou pretendem participar de competições olímpicas como a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – OBMEP, servindo também como um material de apoio para os discente do Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT na disciplina MA 13. O presente trabalho abordará propriedades e teoremas não muito usuais no currículo da disciplina de matemática no Ensino Básico, mais de grande importância no estudo da Geometria Plana e no contexto das Olimpíadas atuais, como os Teoremas de Stewart, Ceva e Menelaus, que se referem a segmentos notáveisem um triângulo, e que são fundamentais para a solução de muitos problemas nesta área.

  • MARCEL BRITO SOARES
  •  O ENSINO DE PROBABILIDADE NO 8º ANO POR MEIO DE ATIVIDADES

  • Data: 15/12/2021
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  • Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de probabilidade por meio de atividades com uma abordagem sobre os aspectos conceituais e sobre a resolução de questões envolvendo o assunto, com o intuito de favorecer a participação dos alunos em aulas de matemática e o aprendizado dos conceitos presentes em cada atividade. A fundamentação teórica serviu de base para a “construção” da sequência didática que foi adaptada da dissertação do autor, baseada no Ensino de Matemática por Atividades. A sequência é composta por cinco atividades que contemplam as diferenças de experimentos determinísticos e aleatórios, os conceitos de espaço amostral e eventos, a definição clássica de probabilidade e o intervalo de variação da probabilidade. A sequência poderá ser aplicada no 8o e 9o anos do Ensino Fundamental.

  • NELIO SANTOS NAHUM
  • MÉTODOS DE CONTAGEM: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM A UTILIZAÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO MÉDIO.

  • Data: 03/09/2021
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  • Este trabalho de pesquisa aborda os métodos de contagem estudados no Ensino Médio. Com ênfase numa pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, e pautada na utilização de uma sequência de atividades, foi possível construir uma proposta de ensino utilizando a resolução de problemas que busca valorizar o pensar, a montagem de estratégias, ao invés da utilização de exemplos e exercícios padronizados, resolvidos mecanicamente. A motivação para propor esta abordagem surgiu das inquietações advindas da experiência na docência na educação básica e dos conhecimentos adquiridos no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) que possibilitou uma visão de ensino significativa a partir do diálogo com obras diferentes dos livros didáticos que cotidianamente usam-se nas escolas. Nesse sentido, busca-se investigar e compreender os métodos de contagem, partindo de uma proposta que direciona à utilização de problemas, instigando a engenhosidade e compreensão da situação descrita. A proposta abordada privilegia o uso do princípio fundamental da contagem (PFC), com o qual pode-se resolver os problemas independente do tipo de agrupamento envolvido (arranjo, permutação e combinação). Assim sendo, apresentam-se quatro (4) sequências de atividades acompanhadas de propostas metodológicas para o ensino e aprendizagem dos métodos de contagem. A construção deu-se alinhada as orientações da BNCC e com as contribuições das análises das obras de Hazan, Dante e Morgado. Conclui-se a pesquisa considerando que a abordagem dos métodos de contagem a partir de resoluções de problemas possibilita uma aprendizagem significativa.

  • RENERSON RENNEE MALATO DE SOUZA
  • PROGRESSÕES, PROBLEMAS E SOLUÇÕES.

  • Data: 30/07/2021
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  • Este trabalho trata-se de um estudo sobre progressões, isto é, as progressões aritméticas (PA), progressões geométricas (PG), também as harmônicas (PH), aritmético-geométrica (PAG) e geométrico-aritmética (PGA). Além disso, para introduzir-se-á as progressões foram abordados temas como indução finita e recorrência de primeira ordem. Essa pesquisa se desenvolveu através de processo de construções de fórmulas matemáticas, demonstrações de teoremas e resoluções de exercícios. O objetivo é aperfeiçoar a compreensão e o entendimento das demonstrações envolvendo progressões, além de instruir e elencar métodos, caminhos e exemplos de como promover o estudo das progressões no nível mais aprofundado, ou seja, ampliar as possibilidades da matemática no processo de ensino-aprendizagem das progressões. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar que os processos de demonstrações envolvendo progressões têm importante relação com a construção do desenvolvimento cognitivo e lógico da matemática. O método utilizado na pesquisa teve a combinação de ser exploratório, explicativo e descritivo. Por fim, a pesquisa constatou que os estudos das progressões por meio de resoluções de problemas contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, cognitivo e interpretativo tanto do aluno como de professores em seu processo ensino-aprendizagem.

  • MICHELLEN ALESSANDRA CALDAS SOUZA
  • O Estudo da Incógnita nas Equações do 1º Grau Através da Análise de Livros Didáticos

  • Data: 19/07/2021
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  • O presente trabalho tem como objetivo verificar se os livros didáticos abordam de maneira satisfatória a Incógnita no conhecimento e na resolução de Equações do 1º Grau. Assim, se busca analisar como os livros didáticos abordam o estudo de Equações do 1º Grau, em especial a Incógnita, no sétimo ano do Ensino Fundamental, de acordo com as dimensões da Álgebra apresentadas pelos PCN e as competências e habilidades propostas pela BNCC para o referido ano. Desta forma, inicialmente foi feita uma abordagem histórica sobre a Álgebra e o surgimento de Equações, a partir de obras de vários autores. Este trabalho também reforça a importância do uso das letras como Incógnita para a aprendizagem de Equações, e realça a necessidade do aluno em compreender a linguagem algébrica bem como o significado da Incógnita para um melhor conhecimento e resolução de Equações do 1º Grau. Para isso, foram analisados livros didáticos do sétimo ano do Ensino Fundamental, a fim de conferir se estes contribuíam satisfatoriamente para o desenvolvimento algébrico dos alunos.

  • SEBASTIAO JUNIOR MONTEIRO COSTA
  • ESTUDO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA CONTEXTUALIZAÇÃO AMAZÔNICA: A ETNOMATEMÁTICA DA CESTARIA DO MATAPI E A TEORIA DE VAN HIELE

  • Data: 15/06/2021
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  • O ensino da geometria, assim como de modo geral, o da matemática está pautado em possibilitar ao aluno a construção do conhecimento a partir do que é adepto a ele, ou seja, ensinar e aprender Matemática de acordo com o modo de vida do aluno, contudo o que tem se observado é que os alunos apresentam dificuldades de compreender os conceitos de geometria, principalmente quando se trata de sólidos geométricos. Por isso, o objetivo principal do trabalho é compreender as relações da geometria espacial para que possam descobrir formas e representações das mesmas, a partir da  confecção do matapi, partindo do próprio cotidiano do aluno como uma alavanca para obter conceitos  matemáticos para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Irmã Stella Maria – Anexo 1, localizada no rio Furo Grande, nas ilhas de Abaetetuba/PA e em consonância com o modelo de aprendizagem da Teoria de Van Hiele, no qual auxilia na identificação de competências e na orientação no decorrer da aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento geométrico a níveis mais elevados de compreensão, respeitando os níveis do pensamento geométrico em que o aluno se encontra. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado a metodologia de estudo bibliográfico, juntamente com a realização de uma atividade de caráter pedagógico em sala de aula, dos quais as asserções foram analisar como a prática proposta – confecção do matapi – deram importância ao interesse do aluno por utilizar um recurso comum do seu dia a dia e apresentar conceitos geométricos, como também as necessidades individuais e os níveis de desenvolvimentos, pautadas na teoria de Van Hiele, os dados foram coletados e analisados por meios do questionário de sondagem (para averiguar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema). Por meio da realização deste trabalho constatou-se que os estudantes tiveram uma visão distinta sobre a Geometria - principalmente da geometria espacial - valorizando a construção humana, ao assimilarem que a matemática não é apenas composta por equações, e sim que é possível aproximar o ensino da matemática à cultura local, interligando os saberes tradicionais com os saberes adquiridos em sala de aula, através da prática.

  • JOCIEL MACHADO NUNES
  • A RELEVÂNCIA DOS NÚMEROS COMPLEXOS NO ENSINO BÁSICO

  • Data: 11/06/2021
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  • Esse trabalho aborda o estudo do número complexo e aplicação na área da geometria, com objetivo de mostrar que tal conhecimento pode ser relevante no ensino básico. Historicamente o desenvolvimento dos números complexos levou cerca de 300 anos pra formalizar como um conjunto de números complexos onde fosse possível obter solução para equações do tipo e outra com as características semelhantes. As soluções desse tipo de equação foram descritas por Euler como sendo do tipo e , assim possibilitou a construção do conjunto dos números complexos, onde $i$ é chamado unidade imaginária do número $z$. Entretanto, esse conjunto passou a ser melhor compreendido quando K. F. Gauss e Jean-Robert Argand descobriram de modo independente que poderia ser representado geometricamente. É fato que o número z não é uma prioridade no ensino básico no Brasil, muito por conta da nova tendência de flexibilização do conteúdo que aparece cada vez menos nos vestibulares não sendo exigido no Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto é importante que o aluno do ensino básico conheça a vantagem da utilização do conjunto para melhor compreensão de raízes de equação do 2º grau não reais. O formalismo do conjunto z é tratado nos cursos de graduação com varias aplicações nas áreas da matemática, Física, engenharia e etc. Apesar não utilidade no ensino básico, faz-se necessário realizar uma abordagem do conceito do número z como um operador algébrico responsável em girar um vetor 90º. A partir dessa abordagem foi possível aplicar alguns problemas na área da geometria, como no movimento lunar (aplicação da 2º fórmula de Moivre), ângulo entre retas, raiz cúbica de um número não real, soluções de sistemas a duas variáveis que envolve números complexos com enfase na geometria plana. Observa-se, nesse sentido a grande vantagem em considerar aplicabilidade do conjunto dos números complexos em outras áreas do conhecimento e devido a essa vantagem, poderia fazer parte dos conteúdos a nível do ensino básico. Dessa forma, levando em conta os aspectos algébricos e geométricos na solução de vários problemas em que se faz necessário o conhecimento do conjunto z, o professor teria, sem dúvida, um recurso a mais para abordar alguns conteúdos que estão intrínsecos no ensino básico e que exige a buscar de métodos que facilitem o aprendizado. Conclui-se com a pesquisa que o conjunto dos números complexos têm as vantagens de ampliar o aprendizado utilizando os conceitos de número complexo como um operador algébrico e com a vantagem em aplicações na geometria e outros segmentos do conhecimento cientifico.

  • SIMEY DA COSTA NEGRAO
  • OS MÉTODOS HISTÓRICOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO

  • Data: 10/06/2021
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  • O trabalho apresenta como objetivo geral mostrar as técnicas de multiplicação e divisão, possibilitando ao aluno o conhecimento histórico de alguns métodos utilizados por civilizações antigas que possam ser desenvolvidos para as soluções de problemas cotidianos. Nesse caso desenvolvem e se fundamentam os métodos de multiplicação e divisão concebidos em algumas antigas civilizações e o uso das Barras ou Ossos de Napier, constituindo num recurso facilitador para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo que tem como base inicial a pesquisa teórica, orientada a partir de literaturas de autores como Eves (2004), Boyer (2012), Rooney (2012) entre outros que favorecem os princípios necessários em que a Matemática se orienta inserida na concepção histórica e nos instrumentos fundamentais à compreensão e aplicação no cotidiano escolar. A pesquisa Exploratória traz em seu bojo relatos de atividade de ensino desenvolvida de modo híbrido (presencial e online) em turmas do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental com a utilização das Barras de Napier na resolução de questões matemáticas, bem como as conclusões acerca desta prática. Conclui-se a pesquisa considerando a necessidade de uma metodologia que englobem atividades de operações de multiplicação e divisão com intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Matemática.

     

  • DANIEL DE DEUS NEGRAO MAUES
  • UMA PROPOSTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA USANDO O APP INVENTOR 2.

  • Data: 04/06/2021
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  • O objetivo desse trabalho foi “Propor através de Metodologias Ativas o ensino dos Sistemas de Amortização Constante – (SAC) e Sistema de Amortização Francês – (SAF) usando o aplicativo “Capitalizacao”, criado na plataforma de programação por blocos MIT[1] App Inventor” visou-se a necessidade de uma melhor educação financeira para a população brasileira atrelada a uma estratégia de ensino que envolve as novas tendencias metodológicas. Neste sentido, norteou-se nessa dissertação realizar uma proposta envolvendo o ensino híbrido e aprendizagem significativa usando a ferramenta tecnológica, o aplicativo “capitalização”. Para tanto, necessitou-se buscar estudos anteriores com experimentos metodológicos usando novas tendencias para o ensino da matemática financeira, assim realizou-se a leitura de dissertações relacionadas com matemática financeira e uso de ferramentas tecnológicas na metodologia de ensino. Observou-se nos resumos de literaturas presentes nessa dissertação que as propostas metodológicas são semelhantes ao objetivo eleito nesse trabalho. Ainda como informação, pesquisou-se sobre educação financeira buscando dar significado para o ensino do conteúdo formal da matemática financeira o qual foi apresentado e utilizado para a elaboração e estruturação de quatro atividades para o ensino da matemática financeira, enfatizando os sistemas de amortização SAC e SAF. Deste modo a partir das informações coletadas na pesquisa supra citada, fez-se uma comparação com a proposta eleita nessa dissertação, onde constatou-se que as propostas metodológicas das dissertações analisadas apresentam semelhanças ao objetivo desse trabalho fato este proporcionou uma indicação de validade da proposta realizada nessa dissertação a qual deve ser aplicada posteriormente na modalidade presencial.



    [1] Instituto de Tecnologia de Massachusetts App Inventor.

2020
Descrição
  • JOSE ANTONIO GOMES CAVALCANTE
  • ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE APLICADA NA RESOLUÇÃO DE ALGUMAS SITUAÇÕES COTIDIANAS

     

  • Data: 16/06/2020
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  • Este trabalho estuda Análise Combinatória e Probabilidade. Partindo de situações-problema introduzir os conceitos de Princípio Multiplicativo e suas consequências como Permutações e Combinações. Utilizar diferentes recursos para resolver problemas combinatórios como, por contagem direta, diagrama de árvore, tabelas de dupla entrada e Principio Multiplicativo, reconhecendo a necessidade do uso da multiplicação na resolução de problemas combinatórios e da divisão para reduzir agrupamentos repetidos. A partir de situações-problema possibilitar ao aluno a compreensão de que muitos dos fenômenos do cotidiano são de natureza aleatória; descrever espaço amostral e evento associado a um experimento aleatório. E a partir de experimentos e problemas propostos definir probabilidade e suas aplicações na resolução de problemas diversos. Aspectos iniciais da teoria são mostrados bem como exemplos para facilitar sua compreensão. O trabalho é direcionado principalmente a capacitação de professores de matemática e a estudantes do Ensino Médio que queiram dominar a teoria e aprender técnicas e estratégias para resolver problemas de Análise Combinatória e Probabilidade.

2019
Descrição
  • JOSE VICENTE FERREIRA JUNIOR
  • A fórmula de Cardano como ferramenta auxiliar na resolução de equações cúbicas

  • Data: 27/11/2019
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  • A matemática sempre esteve presente no dia a dia das pessoas, sendo, portanto, um instrumento fundamental para o entendimento do mundo e dos fenômenos que o rodeiam, além de contribuir no desenvolvimento intelectual e na formação de cidadãos conscientes e capazes de entender sua realidade. Porém no mundo contemporâneo tem-se identificado um problema que envolve o aprendizado de matemática por parte dos estudantes. É neste contexto que este trabalho tem por objetivo apresentar a aplicabilidade da fórmula de Cardano para os estudantes de ensino médio, através de um método algébrico para resoluções de equações polinomiais do terceiro grau tomando como universo o Conjunto dos Números Complexos. No âmbito metodológico o trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa, cuja análise baseou-se mais na interpretação das informações e discussões teóricas do que em indicadores estatísticos. Foram realizados também levantamento bibliográfico através de leituras, que refletem sobre a temática em questão. O estudo apontou para o fato de que o método de Cardano constitui-se em um instrumento a mais nas resoluções das equações cúbicas, apresentando uma estratégia diferente para conseguir resolver determinados problemas que envolvem equações cúbicas, o que consequentemente pode inserir o aluno ao estudo da matemática por meio da busca por fatos históricos, contribuindo também para a formação de cidadãos mais qualificados e conscientes do seu papel na sociedade.

  • PAULO PETTERSON LIMA DA SILVA
  • ANÁLISE DA CAPACIDADE METACOGNITIVA DOS ALUNOS ATRAVÉS DO EMPREGO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DE MARITUBA

  • Data: 08/11/2019
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  • Esta pesquisa motivou-se pelo fato de que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem em Matemática. Objetivou-se analisar a capacidade metacognitiva dos educandos através do emprego da metodologia da problematização como meio de estimular a metacognição. Adotou-se metodologia fundamentada em pesquisa teórica e empírica com abordagem qualitativa dos dados obtidos durante a intervenções no Laboratório de Matemática. Tratou-se de estudo com foco temático na Educação em Matemática a partir de uma intervenção no Laboratório de Matemática realizada junto a alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Dom Calábria, em Marituba-PA. Os resultados da pesquisa apontaram que criar uma estratégia metacognitiva significa conhecer o próprio conhecimento e que a utilização de tal estratégia implica o desenvolvimento da capacidade de avaliar, organizar e regular o conhecimento adquirido.

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