Notícias

Banca de DEFESA: NILSON CORREA DAMASCENO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILSON CORREA DAMASCENO
DATA: 24/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

MEMÓRIAS COMO FORTUNA E O CRUZAMENTO DE VOZES NO MUSEU: UM ESTUDO SOBRE ARTE/EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL NO MEP



PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Arte/Educação. Artes Visuais. Educação em Museus. Mediação Cultural. MEP.


PÁGINAS: 291
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO:

Esta pesquisa foi concebida a partir da hipótese de que os dispositivos pedagógicos desenvolvidos no departamento Educativo do Sistema integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e do Museu do Estado do Pará (MEP), embora busquem metodologias baseadas numa pedagogia libertadora-progressista, ainda possuem resquícios dos processos colonizadores e da pedagogia tradicional, refletindo em alguns discursos expositivos, curatoriais e institucionais. Tem como objetivo investigar a atuação pedagógica dos educadores do SIMM e do MEP, por meio de uma autorreflexão afetiva, crítica e coletivizada, visando atingir os propósitos educacionais de hoje, para alcançar o público visitante do museu na atualidade. Esses propósitos tencionam reverberar em práticas arte/educativas democráticas e inclusivas com perspectiva decolonial e descolonizadora das ações e experiências dos profissionais constituintes do setor em questão, destacando o potencial didático, político e interdisciplinar do museu, com o cruzamento de múltiplas vozes, dentro dos parâmetros ético-estéticos que norteiam essas práticas e afirmando a importância da educação como uma das funções sociais da instituição museal. A abordagem metodológica será de cunho exploratório, qualitativa-descritiva, em diálogo com a Abordagem Triangular, sistematizada por Barbosa (2010), que assentada no ler/interpretar, no fazer/experimentar e no contextualizar em seus arranjos e rearranjos, constitui-se também no método de algumas das ações educativas desenvolvidas no museu, com pretensão ao abandono de visões pedagógicas marcadamente tradicionais e colonizadoras. O aporte teórico busca dialogar com autores advindos de campos de conhecimento que permeiam a Arte/Educação, a Museologia, a Educação Museal e áreas correlatas, com contingência à abertura para a pluralidade de vozes e caminhos, tais como Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Mirian Celeste Martins, Mário Chagas, John Dewey, Catherine Walsh, Walter Mignolo, dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327911 - JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Interno - 2490705 - MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO
Interno - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Externo à Instituição - MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL
Externo à Instituição - REJANE GALVÃO COUTINHO
Notícia cadastrada em: 13/06/2024 16:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1