O ARCO DO TOQUE: UM PROCEDIMENTO PSICOFÍSICO INTEGRADO Á FORMAÇÃO DO VIOLINISTA
Performance Musical; Ensino Instrumental; Domínio Psicofísico
A formação de um músico profissional consiste-se de diversos fatores que são ensinados de acordo com a condição técnica e artística. Um desses fatores demarcam um momento ocorrente na transmissão pela comunicação e expressão musical ao espectador, tornando-se, via de regra, o produto final da consolidação do ensino instrumental naquilo que se pode denominar apresentação ao vivo, presencial, do musicista, isto é, seu desempenho em frente ao(s) espectador(es). A prática de apresentações revela um aspecto crucial na compleição formativa do músico. Observando este momento sensível de compartilhamento de experiências mais das vezes olvidado nos currículos de ensino musical, esta pesquisa objetiva investigar como os estudantes de violino do curso do bacharelado em música podem ser preparados para alcançarem um nível satisfatório na performance musical, aferindo o domínio psicofísico dos instrumentistas durante e após as apresentações e desenvolvendo princípios recorrentes. Para isto, serão realizadas pesquisa de campo, entrevistas, oficinas de performance e vivências de apresentações em diferentes espaços de palco. Como inquérito de investigação, tem-se o questionamento sobre a necessidade de um preparo do violinista, habilitando-o ao domínio psicofísico durante a apresentação em cena, conforme o aporte teórico de autores como David Roland (2001), Sonia Ray (2005), Barry Grenn (1987), Eugenio Barba (1991).