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Banca de DEFESA: ANDRE LUIS PEREIRA DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE LUIS PEREIRA DE FREITAS
DATA: 06/11/2023
HORA: 15:00
LOCAL: ufpa
TÍTULO:

Casa de boneca e senzala : Arte e Decolonialidade


PALAVRAS-CHAVES:

Casa de boneca – colonialidade - decolonialidade - epistemicídio – racismo


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO:

O trabalho parte do brinquedo/objeto casa de boneca, referindo-se tanto a um brinquedo europeu quanto as casas senhorias da cidade de Belém, para discutir os conceitos de epistemicídio e colonialidade do poder como plano de uma colonização violenta pautada sob o mito da modernidade, culminando com uma urbanização que ainda hoje é exaltada, mas que custou a destruição de povos e saberes. No primeiro capítulo falo sobre as primeiras motivações de se trabalhar um tema relacionado a uma casa de boneca. As minhas brincadeiras com Maria, desde a sua tenra idade, e abordo a importância da brincadeira para a criança. No segundo capítulo trato de uma questão metodológica, a necessidade de construir uma pesquisa pautada em um pensamento decolonial. Para isso, tento esclarecer conceitos como colonialidade, colonialismo, descolonização e decolonialidade. No terceiro capítulo trato mais especificamente sobre as casas de bonecas que serão construídas: a primeira é uma replica da igreja de santo Alexandre, representando o papel da igreja e do cristianismo no esquema de colonização; a segunda casa é uma réplica do Palacete Bolonha, símbolo do período gomífero e da Belle Epoque; a terceira casa é uma replicado casarão onde funciona o PPGarte; e trato, posteriormente,  mais especificamente, sobre a experiencia de ser negro na universidade que teve como formação a relligião cristã, arte europeia, conhecimento europeu, mas agora corpo negro artista em resistência quando se deu a tomada de consciência de sua cultura e identidade. Nas considerações finais, quem sabe, para a perspectiva de uma pesquisa futura ou agenda de estudo, tratarei  sobre a descolonização dos currículos, principalmente em arte. Inserindo as casas de boneca numa proposta didática e funcionalidade prática. Refletindo sobre a possibilidade se trabalhar as casas em escolas tendo com base a lei 10.639/2003  e a lei 11.645/08. como forma de conduzir para arte-educação contra hegemonica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2214671 - MARIA DOS REMEDIOS DE BRITO
Interno - 1692778 - ANA CLAUDIA DO AMARAL LEAO
Externo ao Programa - 326220 - ZELIA AMADOR DE DEUS
Notícia cadastrada em: 18/10/2023 15:16
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