EFEITO DA COMPETÊNCIA LEITORA NAS ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL DA CENA VISUAL EM ESCOLARES
Competência leitora; Reconhecimento de faces; Neurociência aplicada a educação.
A linguagem escrita surgiu há aproximadamente 5000 anos, o que é relativamente pouco tempo em termos evolutivos para que a espécie humana desenvolva um sistema neural específico para a leitura de caracteres ortográficos. A alfabetização depende de um processo de reciclagem neural de estruturas cerebrais associadas com funções sensoriais, motoras e de linguagem para acomodar a decodificação da palavra escrita. O objetivo deste estudo é o de investigar a associação entre o estágio de desenvolvimento da competência leitora e da capacidade de processamento visual holístico em escolares. Para tal, foram recrutados 140 (cento e quarenta) voluntários para participarem da pesquisa (meninas: idade 6-10 ± 8,5 anos; e meninos: idade 6-10 ± 8,2 anos), matriculados do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os participantes foram submetidos a um teste de leitura e ao teste de faces de Mooney, que avalia a competência de fechamento perceptual. Nossos resultados demonstram que o desempenho de meninos na faixa de 6-10 anos de idade é diferente ao das meninas na mesma faixa etária para o teste de competência leitora e em teste de fechamento perceptual, com os meninos apresentando um desempenho superior. Esses achados demonstram que o desenvolvimento da competência leitora e de habilidades visuais holísticas não são dissociados na infância e possuem implicações importantes para a alfabetização de crianças.