Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELLE LAISSA VIANA COSTA

DISCENTE: IZABELLE LAISSA VIANA COSTA
DATA: 22/07/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas - SAT2

ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS DA HANSENÍASE EM CASOS ÍNDICES, CONTATOS E ESCOLARES, FAMILIARES E AGREGADOS DE ÁREAS DE ALTA INCIDÊNCIA AVALIADAS E REAVALIADAS EM DOIS ANOS CONSECUTIVOS.

Mycobacterium leprae; vigilância epidemiológica; anti-PGL-I, insuficiência terapêutica; monitoramento.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que representa um importante problema de saúde pública em diversas parte do mundo, incluindo o Brasil. No país, Pará e Maranhão estão entre os estados que mais diagnosticam casos novos. Para contornar os dados epidemiológicos, ações de busca ativa aliadas às pesquisas de monitoramento de casos e seus contatos voltadas à compreensão das alterações neurodermatológica e à implementação de novas ferramentas laboratoriais podem representar um caminho transformador para o controle da doença. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar e comparar os aspectos clínicos e laboratoriais de pacientes com hanseníase e seus comunicantes em um período de um ano em áreas endêmicas no Pará e no Maranhão. Para isto, realizou-se um estudo longitudinal caracterizado por ações de busca ativa em Imperatriz-MA, São Luís-MA e Marituba-PA, onde se avaliou casos de hanseníase diagnosticados nos últimos 10 anos, seus comunicantes, e crianças em idade escolar. Os participantes foram submetidos à avaliação neurodermatológica e à coleta de sangue e raspado intradérmico dos lóbulos auriculares e cotovelos para a titulação de anticorpos IgM anti-PGL-I e baciloscopia, respectivamente. Após um ano, os participantes dos municípios de Imperatriz e São Luís foram reavaliados, e novos participantes foram incluídos. Entre 522 indivíduos incluídos neste estudo, 135/522 (25,9%) foram reavaliados clínica e/ou laboratorialmente em 2023, e 387/522 (74,1%) foram avaliados exclusivamente em 2022 ou 2023. Em 2022, identificou-se casos novos entre 66/221 (29,9%) comunicantes, 2/9 (22,2%) examinados por demanda espontânea e 23/195 (11,8%) escolares. Além disso, diagnosticou-se 9/34 (26,5%) recidivas e 2/34 (5,9%) pacientes com insuficiência ou falência terapêutica entre casos índices. Em 2023 observou-se casos novos entre 70/126 (55,5%) comunicantes, 1/1 (100%) demanda espontânea e 10/29 (34,4%) escolares. Entre comunicantes diagnosticados como casos, 4/70 (5,7%) eram originalmente classificados como escolares. Diagnosticou-se, ainda, 7/12 (58,3%) recidivas e 1/12 (8,3%) pacientes com insuficiência ou falência terapêutica entre casos índices. Além disso, verificou-se que durante a avaliação neurodermatológica os nervos radial e ulnar, nos membros superiores, e os nervos tibial e fibular superficial, nos membros inferiores, foram os nervos periféricos mais afetados entre casos de hanseníase, apresentando maior prevalência de alteração em comparação aos demais grupos. O teste de baciloscopia identificou o agente etiológico entre 7/222 avaliados (3,1%), sendo 4/7 (57,1%) entre indivíduos com histórico de diagnostico de hanseníase. Em relação à análise sorológica de indivíduos reavaliados, observou-se soropositividade em 26/106 (24,5%) indivíduos em 2022, e 7/106 (6,6%) em 2023, um decrescimento estatisticamente significativo (p<0,05). Um alto nível de positividade para a técnica de qPCR foi observada, incluindo-se 9/10 (90%) recidivas, 55/88 (62,8%) de casos novos e 43/151 (48,3%) comunicantes. Estes dados evidenciam um cenário preocupante caracterizado por um elevado número de casos de hanseníase ocultos nas regiões analisadas, e um crescimento significativo nas taxas de diagnóstico após acompanhamento de 1 ano nas comunidades. Além disso, o grupamento de nervos periféricos de alteração distinta entre casos pode auxiliar na interpretação da avaliação neurodermatológica entre profissionais de saúde. Cabe ressaltar também que o teste sorológico indicou uma diminuição significativa nos níveis de anticorpos entre indivíduos reavaliados, o que pode indicar a diminuição na exposição ao Mycobacterium leprae após a primeira ação e diagnóstico de casos e tratamentos destes. Este estudo evidenciou a importância de pesquisas longitudinais para a melhor compreensão da hanseníase e seus desdobramentos nas comunidades endêmicas.

Presidente - 1350218 - CLAUDIO GUEDES SALGADO
Externo ao Programa - 2611262 - MOISES BATISTA DA SILVA
Externo ao Programa - 1126766 - PABLO DIEGO DO CARMO PINTO
Notícia cadastrada em: 21/07/2024 17:47