Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIANA CORREA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIANA CORREA RIBEIRO
DATA: 03/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DO SAT-02- PRÉDIO MANOEL AYRES (ANEXO AO ICB)
TÍTULO:

Vigilância ambiental de beta-lactamases clinicamente relevantes por qPCR e sua capacidade de remoção por Estações de Tratamento de Esgoto de Belém, PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Multirresistência bacteriana, bactérias Gramnegativas, genes de resistência, sistemas de tratamento hídrico, qPCR multiplex, vigilância genômica.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

O uso indiscriminado de antibióticos ao longo dos anos tem causado um grande impacto na saúde pública mundial, onde microrganismos patogênicos têm adquirido multirresistência (MDR - Multiple Drugs Resistance) aos principais tratamentos antimicrobianos. Nesse cenário, as bactérias Gram-negativas obtiveram maior aquisição de genes de resistência a antibióticos (ARGs), pelo alto e indiscriminado uso de inibidores beta-lactâmicos ao longo das décadas, e que foi drasticamente impulsionado durante a pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), em que antibióticos eram administrados em pacientes acometidos pela doença. Tendo em mente que estas drogas podem acessar o ambiente a partir de resíduos liberados pelas práticas antrópicas, corpos hídricos atuam como potenciais fontes de genes e resistência, alterando significativamente a comunidade bacteriana e composição dos ecossistemas aquáticos. A partir dessas evidências, o presente estudo visa avaliar o perfil de resistência a antibióticos e detecção de gene de betalactamases blaTEM, blaSHV, blaCTX-M, blaIMP, blaVIM, blaKPC e de integrases intI1 e intI2 em amostras de esgoto bruto e tratado da região Metropolitana de Belém (RMB), operados pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), sob o período de 12 meses. A metodologia seguirá protocolo de filtração a vácuo em membranas de 0,22μm, extração de DNA ambiental e posterior ensaio de qPCR, que apresenta plasmídeo multialvo, com cobertura atual de 133 alvos de resistência bacteriana a antibióticos. De tal modo, almeja-se conseguir distinguir e monitorar o que se faz presente nos diferentes estágios de tratamento das águas residuais da RMB.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2260881 - RAFAEL AZEVEDO BARAUNA
Interno - 2266662 - DIEGO ASSIS DAS GRACAS
Externo à Instituição - DANIELLE MURICI BRASILIENSE SELIGMANN
Notícia cadastrada em: 29/05/2024 14:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1