Banca de QUALIFICAÇÃO: DEJAIR DA SILVA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEJAIR DA SILVA DUARTE
DATA: 10/05/2024
LOCAL: ONLINE: meet.google.com/rda-kqib-hwv

Leucemias agudas: uma abordagem citogenética, hematológica e bioquímica em pacientes adultos da região Norte do Brasil.

Citogenética, leucemias, LLA, LMA

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

A leucemias agudas são caracterizadas pelo o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais. Pela primeira vez, este estudo descreve citogeneticamente as alterações cariotípicas em adultos com leucemia linfoblástica aguda (LLA) e leucemia mieloide aguda (LMA) na região Norte do Brasil e sua relação com características hematológicas e bioquímicas. O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Ophir Loyola aprovou o protocolo utilizado neste estudo. Por meio de análises de bandas, imunofenotipagem, além de dados de exames hematológicos e bioquímicos obtidos diretamente do prontuário do paciente, após aprovação do comitê de ética, constatamos que a aneuploidia do cromossomo 21 foi a mais frequente entre os pacientes com LLA. Além disso, foram encontradas monossomias envolvendo os cromossomos -7, -13 e -17. Também foram observadas triploidias dos cromossomos +4, +8, +14, +18. As alterações estruturais citogenéticas observadas com maior incidência entre os pacientes foram: t(9;22), t(4;11), t(1;19), del(6q) e del(9p). Porém, dos 45 pacientes avaliados, seis apresentavam cariótipo normal, que, em relação às alterações hematológicas, o número de plaquetas e linfócitos é menor em comparação aos pacientes com cariótipo alterado. Entre os pacientes que apresentam alterações cromossômicas, verificamos que pacientes com t(4;11) apresentam níveis elevados de hemácias. Pacientes com del9p apresentam valores distintos e elevados de hemoglobina, volume corpuscular médio e hemoglobina corpuscular média em comparação com outros pacientes. Além disso, os pacientes do sexo masculino também apresentaram elevação no número de eritrócitos, hemoglobina e hematócrito em comparação com as mulheres. Em relação às alterações bioquímicas, observamos que pacientes com translocações (4;11) e del6q apresentaram níveis elevados de uréia em comparação aos demais pacientes. Além disso, pacientes com sintomas hematológicos iniciais apresentaram níveis elevados de glicose, e pacientes do sexo masculino apresentaram quantidades elevadas de creatinina em comparação às mulheres. Sendo assim, este é um dos primeiros trabalhos a descrever que alterações citogenéticas e cariótipo normal de pacientes adultos com leucemias agudas Norte do Brasil e como tais alterações e cariótipos desempenham um papel crucial no manejo e prognóstico. Assim como, associar alterações hematológicos e bioquímicos com alterações citogenéticas, cariótipo normal, sexo e sintomas iniciais. Enfatizamos a necessidade de estudos adicionais para validar nossos achados e identificar mais marcadores genéticos associados a desfechos hematológicos e bioquímicos. Uma vez que tais marcadores influenciam significativamente o prognóstico e estratificação de risco dos pacientes adultos com LLA e LMA.

Externo ao Programa - 2177991 - ANA VIRGINIA SOARES VAN DEN BERG
Interno - 2549195 - ANDRE SALIM KHAYAT
Externo à Instituição - DIEGO DI FELIPE AVILA ALCÂNTARA
Presidente - 2178367 - ROMMEL MARIO RODRIGUEZ BURBANO