News

Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA LIMA PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIANCA LIMA PAIVA
DATA: 27/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 508/NEAP
TÍTULO:

O uso de ferramentas moleculares para avaliação do comércio de recursos pesqueiros em mercados da américa do sul com o foco em peixes e cefalópodes.


PALAVRAS-CHAVES:

Recursos pesqueiros, next generation sequencing, comercialização, cefalópodes.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal
RESUMO:

A comercialização dos recursos pesqueiros vem crescendo de forma constante nos últimos anos. Nesse sentido, é comum que espécies de diversos táxons com status de venda proibida sejam amplamente comercializadas de maneira indevida, uma vez que existem diversas formas de mascarar a compra e venda dessas espécies, principalmente em mercados, onde as espécies passam pelo processo de remoção de partes do corpo, dificultando a identificação in situ, o que faz com que a fiscalização por órgãos competentes seja comprometida. Por conta disso, técnicas moleculares estão se expandido e abrigando boa parte dos trabalhos envolvendo identificação de espécies no comércio ilegal. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo utilizar uma abordagem com metabarcoding para identificar quais espécies estão sendo comercializadas em feiras e mercados portuários ao longo da América do Sul, através do sequenciamento de alto rendimento utilizando amostras de eDNA proveniente da água coletada nestes locais, assim como, através do DNA barcode quantificar quais espécies de polvos estão sendo comercializadas tanto inteiros quanto processados, adicionalmente, utilizando a sistemática integrativa para investigar a possível ocorrência de linhagens crípticas em espécies de importância comercial do gênero Doryteuthis no continente americano. Serão coletadas amostras de água próximo às áreas de escoamento em ambientes onde estão localizados os principais mercados pesqueiros da América do Sul. As amostras rotuladas contendo produtos de polvo serão adquiridas em mercados ao longo destas localidades. Além disso, amostras de lolignídeos foram adquiridas com intuito de realizar uma revisão sistemática integrativa visando verificar a real diversidade do gênero Doryteuthis que são alvos da pesca. De acordo com os nossos resultados de amostras de eDNA, Actinopterygii foi o grupo de peixes com maior taxa de detecção, estando presente em todas as localidades amostradas, tendo como Siluriformes a ordem mais abundante. No entanto, para Elasmobranchii,foram identificadas três ordens, tendo como mais abundante a ordem Carcharhiniformes. A comparação das sequências provenientes de amostras rotuladas de polvo por meio do Blastn revelou a presença de 4 espécies que são comercializadas na América do Sul. Todas as sequências, quando comparadas aos dados do Genbank, obtiveram uma identificação a nível de espécie com similaridade >98%. Desta forma, os nossos resultados demonstram a eficácia e importância de métodos moleculares para o conhecimento sobre as espécies que estão sendo comercializadas em mercados na América do Sul.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Presidente - 2970885 - JOAO BRAULLIO DE LUNA SALES
Interno - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO PIRES BITENCOURT
Interno - 008.943.800-01 - MARCELO MERTEN CRUZ - UFRGS
Externo à Instituição - TIBERIO CESAR TORTOLA BURLAMAQUI
Notícia cadastrada em: 19/06/2024 15:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2