News

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFF FORGE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFF FORGE
DATA: 28/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 506 do predio 05 do NEAP/Link de Google Meets
TÍTULO:

PESCARIAS NO HAITI: ESTRUTURA FUNCIONAL DAS ASSEMBLEIAS DE PEIXES E INFLUENCIA DAS VARIÁVEIS OCEANOGRÁFICAS E ÍNDICES CLIMÁTICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

PCA, Diversidade funcional, El Niño, La Niña, Pesca artesanal, RDA, Recurso pesqueiros.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
RESUMO:

A República do Haiti é a principal área de estudo. É um pequeno estado insular em desenvolvimento nas Caraíbas extremamente vulnerável aos impactos das mudanças climáticas onde os organismos marinhos, principalmente peixes deslocam-se para o norte do país em busca de águas mais frias. Por outro lado, um dos grandes desafios da ecologia é compreender como as mudanças ambientais afetam a biodiversidade e quais os impactos têm atuado no funcionamento dos ecossistemas. Nesta perspectiva, a ecologia funcional das comunidades é uma ferramenta que permite conciliar o funcionamento do ecossistema às comunidades. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo “Investigar a estrutura taxonômica e funcional das assembleias de peixes na Região de Grand’Anse e avaliar como as variáveis oceanográficas e índices climáticos afetam respectivamente as assembleias de peixes e as pescarias do Haiti”. Para isso, a presente pesquisa conta com dados de desembarque pesqueiro das espécies de importância comercial ao longo de três meses do ano de 2021. Dados de produção pesqueira anuais disponibilizados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) dos anos de 1980 até 2021 serão utilizados, além dos dados mensais de peixes comercializados nos anos de 2021 e 2022 por uma grande indústria de venda de pescado no Haiti chamada CAMASA. Os dados das variáveis oceanográficas serão obtidos no site Copernicus e climáticos da NOAA. Para análise exploratória dos dados usaremos o procedimento Zuur. No capítulo 1, gráficos de barras e circulares serão usados para apresentar respectivamente a abundância e a composição taxonômica das assembleias de peixes, assim como, uma análise de PCA e PERMANOVA para visualizar os grupos funcionais. No capítulo 2, será utilizada uma Análise de Redundância- RDA para investigar se variáveis ambientais determinam a variação na composição específica de peixes. Já para avaliar as relações das variáveis ocenográficas com a composição especifica e os atributos funcionais dos peixes capturados pela pesca no Haiti uma PERMANOVA será utilizado. No capítulo 3, o Modelo Aditivo Generalizado Misto - GAMM será utilizado para relacionar os índices climáticos com a produção anual dos recursos pesqueiros capturados pela pesca no Haiti. Os resultados alcançados pela futura tese serão de utilidade para a gestão pesqueira no Haiti, bem como servirão de base para políticas públicas que visem a segurança alimentar da cadeia que utiliza o pescado como principal fonte alimentar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 946.987.083-20 - MARCELO COSTA ANDRADE - UFPA
Interno - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 3325794 - FLAVIO DE ALMEIDA ALVES JUNIOR
Interno - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM
Externo ao Programa - 3371836 - LUIZA PRESTES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 28/05/2024 07:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1