Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA CARDOSO

DISCENTE: SUZANA CARDOSO
DATA: 11/09/2020
LOCAL: Belém via Google Meet

DA PEQUENA À GRANDE CIÊNCIA NO NORTE DO BRASIL: um estudo sobre a evolução de publicações dos Institutos Federais na Web of Science

Institutos Federais - Região Norte. Big Science. Centro e Periféria. Cientometria. Sistema de inovação

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação

Este estudo analisará as principais características da produção científica dos Institutos Federais da Região Norte na sua evolução para a “Grande Ciência”, ou ciência “mainstream”, com a finalidade de visualizar o seu desempenho em produção de conhecimento e capital humano, no contexto das dificuldades de uma região de porte continental, rica em recursos naturais, ainda que periférica. Objetiva, analisar a partir dos conceitos de Big Science, Centro-Periferia e Sistema de Inovação, a história dos Institutos Federais da Região Norte do Brasil. Para isso, tem se contextualizado os fatos históricos e socioeconômicos da Região, sustentando sua condição de periferia no sistema global e nacional brasileiro, caracterizando o avanço das atividades de pesquisa nos Institutos Federais regionais, a partir de indicadores bibliométricos, cientométricos e econométricos. O método de pesquisa será estudo de caso, aplicando técnicas de análise documental e estatística descritiva, relacionando indicadores como: produção e citação acadêmica, visibilidade em revistas, colaboração internacional, língua de publicação, investimento regional em educação, repasse de recursos por meio de bolsas de pesquisa, repasse de recursos a fundações estaduais de amparo à pesquisa e incremento em capital humano (número de pesquisadores formados). Cruzando os indicadores bibliométricos, cientométricos e econométricos mencionados, espera-se poder concluir se a região está no caminho de construir “Grande Ciência” de alto impacto socioeconômico.

Presidente - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo ao Programa - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Externo ao Programa - 2341807 - MARCIA JUCA TEIXEIRA DINIZ
Externo à Instituição - Patricia Andrea do Prado Rios