COLEÇÃO CARMEN SOUSA DO MUSEU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (MUFPA): UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE PESQUISA PELO SOFTWARE ACESS TO MEMORY (AtoM)
Representação da Informação. Instrumento de Pesquisa. Software Acess to Memory (AtoM). Museu da Universidade Federal do Pará. Coleção Carmen Sousa.
Este trabalho tem por objetivo propor um instrumento de pesquisa à coleção da artista plástica Carmen Sousa (1908-1950), salvaguardada pelo Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). A coleção é constituída dos acervos de arte visuais (pintura, escultura e desenho) e de comunicação (cartas, diário, fotografias, telegramas, recorte de jornais e outros) da artista. O estudo visa elucidar os pontos de interseção entre a Arquivologia e a Museologia a partir dos conceitos de documento de arquivos e objeto de museu, assim como o tratamento da informação relacionado às práticas arquivística e a documentação museológica, bem como os impactos das tecnologias de comunicação e informação nas instituições de custódia acerca das contribuições à preservação. A metodologia aplicada ao estudo busca associar os mecanismos de recuperação da informação a partir da análise comparativa dos metadados de descrição das Normas da ISAD(G), para arquivos, e a documentação das Diretrizes do CIDOC, para museus, visando identificar os campos de registro de dados semelhantes para documentar o acervo. O resultado do estudo assinala para a conformidade da representação da informação para acervos museológicos adaptado ao software Acess to Memory (AtoM) em cenário digital, a fim de proporcionar o acesso à coleção, mediante proposta de difusão, preservação e comunicação deste bem cultural do museu universitário aos seus usuários.