MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REDES SOCIAIS: um estudo sobre o engajamento de usuários da Biblioteca Central da UFPA no Facebook
Palavras-chave: Mediação da Informação. Redes Sociais. Facebook. Engajamento do usuário. Biblioteca Central UFPA.
Aborda a mediação da informação na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) através do Facebook, a partir do engajamento do usuário. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e o desenvolvimento dos espaços virtuais, as Bibliotecas Universitárias (BU’s) – bem como as bibliotecas em geral – passaram por um processo de ressignificação diante desse novo contexto. Isso significa dizer que as novas possibilidades de mediar informações surgiram através de um processo mais dinâmico, interativo e conectado – já que o ciberespaço passou a permitir a migração dos fluxos informacionais para os ambientes digitais. Além disso, relata como as questões da mediação da informação podem ser importantes para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, perante os aspectos sociais, culturais, científico-educacionais e informacionais. Assim, dentre as contribuições das novas tecnologias, destaca-se o surgimento da web, dos computadores e da internet como ferramentas que potencializaram o processo de mediação da informação, corroborando então para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, informada e capaz de gerar potencial produtivo de conhecimento para as futuras gerações. Nesse contexto, o estudo aborda o uso das redes sociais como ferramentas de mediação da informação, potencializando a interação e participação dos usuários nesse processo e evidenciando as formas pelas quais os usuários mais se engajam no Facebook da Biblioteca Central UFPA. Por sua vez, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, obtendo como fio condutor um estudo de caso único, com natureza quanti-qualitativa e experimental. Além disso, quanto ao procedimento de coleta e análise de dados, o estudo se dirige através da categorização das publicações na fanpage no Facebook da Biblioteca Central UFPA, das métricas analíticas de postagens e da análise de conteúdo das interações e interlocuções dos usuários com a página. Quanto ao universo e amostra da pesquisa, ter-se-á como escopo a Biblioteca Central da UFPA, com foco no engajamento dos usuários perante as ações de mediação da informação no Facebook. Aliás, a amostra da pesquisa encontra-se compreendida diante dos períodos de janeiro a junho de 2018, sendo possível também se incluir amostras isoladas de outros períodos de atuação para fins de discussão e resultados do estudo.