Banca de DEFESA: ELIDA LOPES MAIA

DISCENTE: ELIDA LOPES MAIA
DATA: 20/06/2024
LOCAL: ONLINE

A BIBLIOTECA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DO USUÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE DOS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Acessibilidade. Inclusão. Deficiência visual. Biblioteca Central da UFPA.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A necessidade de recursos inclusivos para pessoas com deficiência visual é crucial para promover a igualdade de acesso à informação e participação na sociedade e, no âmbito da universidade, as bibliotecas possuem um papel fundamental nesse processo. A Universidade Federal do Pará possui aproximadamente 1.000 discentes com deficiência, entre os/as quais aproximadamente 30% deles/as contêm alguma deficiência visual. Compreendendo as necessidades educacionais da pessoa com deficiência visual no contexto da universidade, o objetivo geral da pesquisa foi analisar os recursos de acessibilidade aos usuários com deficiência visual na Biblioteca Central da UFPA, incluindo o Espaço Braille. Os objetivos específicos foram: a) discutir a biblioteca universitária na perspectiva da acessibilidade e inclusão aos usuários com deficiência visual; b) identificar os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual na Biblioteca Central da UFPA. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa discutindo, por meio de revisão bibliográfica e da análise documental, as necessidades das pessoas com deficiência visual em relação às bibliotecas, além de produção de um estudo de caso voltado a identificar os recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência visual disponíveis na Biblioteca Central da UFPA a partir de entrevistas semiestruturadas e checklist. O referencial teórico abordou os seguintes conceitos: biblioteca universitária, inclusão e acessibilidade; deficiência visual e acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Como resultados, identificou-se a existência de diversos recursos de suporte ao usuário com deficiência visual na Biblioteca Central da UFPA, como o audiobook, leitor de tela, entre outros, com destaque ao Espaço Braille, demonstrando as contribuições da Biblioteca Central no que tange a inclusão das pessoas com deficiência visual, em consonância com as discussões e diretrizes relacionadas a este público e às bibliotecas. Por outro lado, foram identificadas fragilidades, como a falta de treinamento adequado aos funcionários e a necessidade de melhorias para a acessibilidade física. Conclui-se que o processo de acessibilidade compete à prática de obter ou ceder informações disponíveis para todos. Nesse contexto, os profissionais atuais devem se familiarizar com sistemas e ambientes mais inclusivos, a fim de promover a acessibilidade e igualdade à informação.

Presidente - 1226596 - MONICA TENAGLIA
Interno - 325.635.858-64 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO - UNESP
Interno - 655.538.107-87 - TANIA CHALHUB DE OLIVEIRA - INES
Externo à Instituição - Sueli Mara Soares Pinto Ferreira