Banca de DEFESA: CLÁUDIA SANTOS DA SILVA MOTA DE SOUZA

DISCENTE: CLÁUDIA SANTOS DA SILVA MOTA DE SOUZA
DATA: 18/06/2024

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO SUBSÍDIO PARA O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL: uma análise da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Palavras-chave: Gestão da Informação. Planejamento Estratégico. Instituições de Ensino Superior.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

O Planejamento estratégico (PE) enquanto metodologia gerencial tem na gestão da informação (GI) um dos principais elementos de contribuição para o seu sucesso ou fracasso. O processo de PE é essencial para orientar as ações das organizações e permitir maior efetividade. Nessa direção, a GI pode ser considerada como um subsídio relevante para o sucesso desse processo. Diante disso, a pesquisa emergiu da atuação e da experiência desta pesquisadora na unidade organizacional responsável pela formulação e implementação das políticas de planejamento e desenvolvimento institucional da UFRA, em que foi possível perceber a ausência de clareza nos processos institucionais, a falta de integração entre as unidades e, especialmente, a dificuldade no
desmembramento do PE até o nível tático. Assim, levando-se em conta estas considerações definiu-se nortear o presente estudo com base na seguinte questão de pesquisa: como ocorre a Gestão da Informação no processo de construção do Planejamento Estratégico da UFRA e seu desdobramento no nível tático? Objetivo geral é analisar a gestão da informação no processo de planejamento estratégico da UFRA e seu desdobramento no nível tático. Os objetivos específicos são: a) Caracterizar, a partir da literatura, os elementos do planejamento estratégico e da gestão da informação; b) Verificar como ocorre o atual processo de Planejamento Estratégico da UFRA; c) Identificar como a informação é coletada, tratada, estruturada, organizada e armazenada, compartilhada e utilizada como recurso estratégico pela UFRA, durante o processo de planejamento estratégico visando identificar se há o alinhamento entre o PE e seu desdobramento até o nível tático; e d) Propor melhorias ao processo de Planejamento Estratégico a partir da Gestão da Informação e suas conexões interdisciplinares. Quanto à metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos métodos de coleta de dados utilizados foram o levantamento bibliográfico, documental e de campo, como a aplicação de entrevistas semiestruturadas, os quais foram tratados por meio da análise de conteúdo categorial. Os resultados demonstraram a não integração organizacional, falhas no fluxo de informações e produtos informacionais (planos estratégicos e táticos) que não agregaram valor à organização. Conclui-se, então, que não houve uma aplicabilidade efetiva da gestão da informação nas práticas do processo de PE e seu desmembramento até nível tático também se mostrou ineficaz. Para tanto, foram sugeridas algumas propostas que visam contribuir para a melhoria do processo de PE da instituição à luz da GI.

Presidente - 325.635.858-64 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO - UNESP
Interno - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RODRIGO PEREIRA