UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA
energia elétrica; eficiência energética e sustentabilidade.
A educação é um processo de ensinar e aprender, pelo qual indivíduos adquirem conhecimento,
habilidades, valores, atitudes e comportamentos que os capacitam a se desenvolver e a
contribuir para a sociedade. Ela ocorre em diversas formas e ambientes, incluindo escolas,
universidades, famílias, comunidades e ambientes de trabalho. Seu objetivo principal é
capacitar as pessoas a alcançarem seu potencial máximo e a se tornarem membros responsáveis
e produtivos da sociedade. O presente trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento de um
jogo educativo que irá contribuir para a formação de alunos do curso de aprendizagem
industrial, voltada para a solução de problemas ambientais no cenário do Município de
Barcarena-PA. O jogo é uma valiosa ferramenta de apoio pedagógico, empregando abordagens
ativas como norteadoras do processo de ensino e aprendizagem. Além de serem divertidos, a
utilização dos jogos permite a investigação de situações-problemas, a análise das aplicações do
conhecimento científico e tecnológico e suas consequências no mundo. O produto educacional
contempla como foco temático o consumo consciente de energia em especial as fontes de
energia renováveis: energia solar, eólica, hídrica ou biomassa. Como resultado esperado,
cogita-se que por meio de smartfone e aplicativo, os educandos sejam sensibilizados e
compreendam os ganhos para o meio ambiente a partir da adoção de práticas sustentáveis no
consumo consciente de energia.