Banca de DEFESA: IZA ANDRIELLE BATISTA DUARTE MADEIRA

DISCENTE: IZA ANDRIELLE BATISTA DUARTE MADEIRA
DATA: 28/06/2024
LOCAL: NEB/UFPA

PROCESSO EDUCATIVO DA COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PARÁ: crianças “de cor” a bordo de um “viveiro” (1870-1877)

Educação escolar, profissional e militar. Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará. Crianças “de cor”. História das Instituições.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta dissertação busca analisar o processo educativo desenvolvido na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará (CAMPA) aos meninos “de cor”, durante o período de 1870 a 1877, reconhecendo-os como sujeitos históricos no interior da instituição educativa e participantes do processo formativo, além de compreender os diferentes aspectos da Formação escolar, profissional e militar dos aprendizes. Para tanto, realizamos uma pesquisa histórico-documental por meio de fontes históricas levantadas no Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), no Arquivo da Marinha (AM), que constitui a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documental da Marinha (DPHDM), no Arquivo Nacional; e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional Digital, as quais foram tratadas pelos métodos: Indiciário (Ginzburg, 1989) e da Prosopografia (Stone, 2011). Tratamos dos primórdios da Marinha, com a implantação das companhias de aprendizes marinheiros, inclusive a criação da CAMPA, que enquanto instituição educativa era concebida como um “viveiro” para a Marinha, com o propósito de geração e fortalecimento da tribulação e, uma “escola primária especial” por ter ofertado o ensino de primeiras letras, formação profissional e militar. O estudo revelou um perfil coletivo das crianças “de cor” —meninos—sujeitos alvo da ação educativa, indicando a diversidade multirracial caracterizadas por crianças caboclas, pretas, pardas e mestiças no interior de uma instituição que funcionou como corretora de sujeitos considerados “indisciplinados” e subversivos. Em seu processo educativo, as diretrizes de controle social, vigilância da ordem e fiscalização foram estabelecidas como elementos fundamentais da formação educativa da CAMPA, que abrangeu as dimensões escolar (ensino de primeiras letras), profissional (prática naval) e militar (técnicas e táticas de combate, consciência e hierarquia e disciplina). A Instituição Educativa tinha, além do Quartel no Arsenal de Marinha, o navio escola para as práticas e efetivação da rotina dos aprendizes marinheiros. Concluímos que a CAMPA, enquanto instituição educativa, formou e conduziu muitas crianças e jovens ao oficialato de marinheiro, proporcionando letramento a alguns e permitindo que outros seguissem caminhos diferentes. Sobre a dimensão escolar era precária e suprimida, o que evidenciava rupturas no processo devido à redução do tempo de aulas de primeiras letras e/ou da vacância de professores.

Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Interno - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
Interno - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Externo à Instituição - CESAR AUGUSTO CASTRO