Banca de DEFESA: GLEICE CRISTIANE SOUZA DA SILVA

DISCENTE: GLEICE CRISTIANE SOUZA DA SILVA
DATA: 28/06/2024
LOCAL: PPEB NEB UFPA

PRÁTICAS E GESTÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: Um estudo a partir de Escolas Públicas da Região Metropolitana de Belém, Pará, Amazônia, Brasil

Educação Básica; Educação Ambiental Crítica; Práticas Pedagógicas; Unidades de conservação

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

A presente dissertação, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica-NEB, da Universidade Federal do Pará (UFPA), circunscreve-se no campo da Educação Ambiental (EA) brasileira. Aborda, analiticamente, questões relativas às práticas pedagógicas escolares de EA em Unidades de Conservação (UCs) situadas na Região Metropolitana de Belém (RMB). Com base no método Materialista Histórico-Dialético, problematizam-se tais práticas em interface com as UCs partir de autores como Guimarães (2004), Sauvé (2005), Layrargues (2004) e Alier (2004) dentre outros. Inicialmente a pesquisa concentrou-se em um levantamento bibliográfico e documental, posteriormente foram realizadas entrevistas e análises mediadas pela teoria. Assim, o trabalho analisa falas de sujeitos educacionais, bem como documentos relacionados à questão investigada, o que levou à constatação de que há um número expressivo de práticas educativas com características conservadoras (conservacionista ou pragmática), no que se refere às ações pedagógicas nas UCs, o que pode ser explicado pelo fato de que as atividades desenvolvidas nestes espaços voltam-se, em sua maioria, à certa visão preservacionista dos recursos naturais, centrando-se nos fatores ecológicos, biológicos e geológicos, muitas vezes sem valorizar as relações socioeconômicas e culturais de uma sociedade tensionada estruturalmente pela relação desigual entre capital e trabalho.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Interno - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Externo à Instituição - ADRIANA RAMOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 17:50