Banca de DEFESA: CLAUDIO NARCÉLIO RODRIGUES DE ARAÚJO

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Esta dissertação versa sobre a interface analítica da tecitura do currículo integrado com as metodologias ativas na escola de educação básica. Para isso, foi lançado mão a crítica a fragmentação do conhecimento e ao paradigma Newtoniano-Cartesiano, caracterizado pelas fronteiras simbólicas disciplinares rígidas e lineares estruturadas na educação básica. Neste sentido, a pesquisa analisou ao seguinte problema: a articulação do currículo integrado com as metodologias ativas pode contrapor-se a fragmentação do conhecimento na educação básica? O caminho metodológico percorrido é de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa fenomenológica, como coleta de dados utilizou-se a revisão da literatura integrativa e a técnica de análise de dados foi a partir da hermenêutica fenomenológica em Paul Ricoeur. A base teórica de sustentação, privilegiou os estudos de Lopes e Macedo, Santomé, Edgar Morin e José Moran, subsidiando as discussões que emergiram acerca das reflexões sobre currículo, conhecimento e metodologias ativas. Diante da análise, foi constatado que o campo teórico configura o currículo integrado articulado as metodologias ativas como uma proposta que possui o potencial, na escola de educação básica, de promover a construção do conhecimento, garantindo ao aprendente o seu protagonismo, crítico e autônomo, afim, de prepará-lo para enfrentar os desafios reais da sociedade e de seu processo de escolarização.

Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Externo ao Programa - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Externo à Instituição - TIAGO TENDAI CHINGORE