A DRAMATURGIA DA VOZ EM UMA ESCOLA RADIOFÔNICA: performances mediatizadas pelo Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-PA (SERB)
Performance mediatizada, voz, Educação à distância, Escola radiofônica
Este artigo apresenta um tipo de performance mediatizada pelo rádio na EEEFM Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) que representa a última escola radiofônica no Brasil, cujo cenário educativo é composto por aulas via rádio e tutoria aos alunos. Nesse processo educativo à distância (EAD), o principal instrumento utilizado pelos professores tem sido a voz, num contexto tradicional de ensino em que os professores/locutores ministram suas aulas e os alunos/ouvintes as escutam e seguem as orientações recebidas. Essa realidade impossibilitava que o ensino de Artes fosse experimentado pelo corpo inteiro e não apenas ouvido pelo rádio, por isso construíram-se experiências artísticas por meio da voz, intituladas performances mediatizadas, segundo Paul Zumthor, para que os alunos compreendessem a abordagem teórica a partir de uma vivência prática. Essas performances são produzidas pelos próprios alunos e demais integrantes da comunidade escolar, além destas, há também a remediatização de outras performances durante as aulas de Artes por meio de vídeos, documentários, entrevistas, músicas etc. que são selecionadas de acordo com o tema gerador da aula de Artes e estruturada a partir de uma programação com vinhetas que delimitam o tempo de cada etapa da aula, como ocorre com os programas de rádio. O objetivo é construir uma linguagem cênica, educativa e artística que valorize outras vozes, além da voz do professor de Artes, contemplando elementos linguísticos e comunicativos específicas do rádio enquanto ambiente educativo.