Pequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma meninagem arteira.
teatro; aprendizagem de teatro de animação; ator-manipulador; processo de criação.
Esse artigo reflete a criação de produtos didáticos para o ensino do Teatro e Animação concebido a partir da experiência pedagógica do ensino do Teatro de Animação, no Curso Técnico em Ator na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará-ETDUFPA. Para essa realização, trazemos as experiências decorrentes das memórias do um menino, desenhadas e feito histórias a partir da ação processual desse pesquisador, para traçar subjetividades indicadoras aos procedimentos do que chamamos nessa pesquisa de meninagem arteira. Nesse dialogo estão presentes Bachelard, olhando a infância em devaneio e Cecília Salles, arrumando os riscados construídos pelo processo desse mergulho poético. Por esse caminho, o texto traz apontamentos como: estado de inquietude, o ser curioso, ação criadora, o trabalho com as incertezas, a experiência pelos sentidos, como indicações poetizantes, cartografadas por orientação de Deleuze e Guattari, como possibilidades de permanências da meninagem arteira no processo de criação na prática do ator-manipulador.