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Banca de DEFESA: ALDA LUCIA LOPES DO REMEDIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDA LUCIA LOPES DO REMEDIO
DATA: 05/04/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Mini Auditório do NAEA
TÍTULO:

GESTÃO DE ACOMPANHAMENTO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Extensão rural; Agricultura familiar; ATER digital; Pandemia da COVID-19.


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Em 2020 com as medidas de restrição à circulação de pessoas praticadas no enfrentamento à COVID-19, as Tecnologias de Comunicação e Informação tornaram-se indispensáveis à manutenção dos serviços públicos à população. Na ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) as atividades remotas aos beneficiários da ATER por plataformas digitais de comunicação possibilitou um amplo processo de inovação e aprendizagem, denominado de “ATER Digital “. A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar o modelo de comunicação digital adotado pela EMATER/PA, na gestão do acompanhamento de ATER no município de Marituba/PA durante a pandemia da COVID-19, de acordo com os princípios da PNATER. A pesquisa é caracterizada pelo método hipotético- dedutivo, de classificação exploratória, tendo como procedimento metodológico o “Estudo de Caso”. A coleta de dados pautou-se em pesquisas nas home pages e redes sociais oficiais da EMATER-PA; e em entrevistas semiestruturadas com os trabalhadores da ATER e com os beneficiários da ATER, acerca da satisfação sobre a intervenção remota utilizada pela EMATER/PA durante a pandemia da Covid-19. Para análises dos dados foram utilizadas técnicas da estatística descritiva, estatística univariada e multivariada, além da escala Likert de 5 pontos para avaliar o grau de satisfação com os serviços de ATER. Os principais resultados demonstraram que as estratégias de comunicação digital adotas pelas instituições de ATER no Brasil durante a pandemia da Covid 19 foram: telefone, sites institucionais, redes sociais, canal youtube e whatsapp. No que diz respeito à EMATER/PA, a empresa disponibilizou no site e redes sociais institucionais (Facebook e Instagram) e no portal “Agência Pará de Notícias” do governo do estado do Pará, contato de telefônico com WhatsApp, para informações e solicitação de serviços, o que possibilitou a 92% dos beneficiários terem suas solicitações atendidas e, 86% declaram compreender as orientações por meio das plataformas digitais de comunicação. Verificou-se elevado grau de satisfação com a qualidade do atendimento, com o conteúdo disponibilizado e com os resultados alcançados a partir das orientações recebidas remotamente. Por outro lado, o grau de satisfação dos beneficiários sofre redução, em relação aos itens citados, quando questionados sobre a qualidade do acesso à internet e do projeto de feiras online. Metade dos extensionistas da EMATER/ Marituba mostraram-se satisfeitos com os serviços de ATER prestados durante a pandemia da COVID-19 ao público beneficiário. Concluiu-se que o modelo de comunicação digital adotado para gestão de acompanhamento da ATER durante a pandemia da COVID-19 pela EMATER-Marituba atendeu aos princípios da qualidade e acessibilidade da PNATER, dispostos no artigo 3º, Inciso II, da Lei 12.188/2010. Assim, os resultados da pesquisa confirmam a hipótese que o modelo de comunicação digital adotado pela EMATER/PA no período da pandemia da COVID-19 possibilitou ao público da ATER do município de Marituba/PA acesso a serviços de ATER de qualidade, de acordo com os princípios da PNATER.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo ao Programa - 1788180 - GISELE DO SOCORRO DOS SANTOS POMPEU
Interno - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Notícia cadastrada em: 04/04/2023 08:58
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