Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBA PRISCILA FERNANDES FURTADO

DISCENTE: ALBA PRISCILA FERNANDES FURTADO
DATA: 02/07/2024
LOCAL: Vídeo Conferência

"A LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA REALIDADE DO DISTRITO DE MOSQUEIRO".

Educação ambiental, literatura de cordel, recurso didático e educação básica.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
A pesquisa tem como objetivo, de modo prático, propor o uso da literatura de cordel como recurso didático para o ensino das Ciências Ambientais pelos professores da educação básica no Distrito de Mosqueiro- PA. A intenção é promover o ensino das ciências ambientais através dos cordéis, por meio do uso de novas metodologias pedagógicas no ambiente escolar que articule as diversas disciplinas ofertadas aos alunos da educação básica, possibilitando múltiplos olhares e diversas linguagens. Compreendemos que a relevância de refletir sobre esse tema se justifica na necessidade de se pensar as mudanças no ensino de língua na atualidade, no trabalho com gêneros textuais em sala de aula, com temáticas e contextos históricos que estejam inseridos na vida cultural e social dos alunos. Pretende-se apresentar a utilização da literatura de cordel por meio de sequências didáticas, através de módulos para educadores da rede municipal de ensino do Distrito de Mosqueiro- PA. O tipo de pesquisa utilizada inicialmente será a bibliográfica, bem como a pesquisa-ação. Para a discussão dos resultados obtidos, será utilizada a abordagem qualitativa, e com isso, pretende-se desenvolver um livro paradidático a fim de promover, através da literatura de cordel, estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem de como trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar as ciências ambientais.

Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Presidente - 331.280.142-72 - JOAO CAUBY DE ALMEIDA JUNIOR - UFPA
Externo ao Programa - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 28/06/2024 06:55