Banca de QUALIFICAÇÃO: RUBENITA HELENA CARLOS MARQUES

DISCENTE: RUBENITA HELENA CARLOS MARQUES
DATA: 14/06/2024
LOCAL: PPGCMA

"HUMANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE TRABALHO EM UM AMBIENTE HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO"

xxxxxxx

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A humanização na saúde tem sido associada a diferentes e complexas categorias relacionadas à produção e gestão de cuidados em saúde, tais como: integralidade; satisfação do usuário; necessidades de saúde; qualidade da assistência; gestão participativa; protagonismo dos sujeitos; além de uma assistência capaz de prover acolhimento, resolutividade, bem como visar à melhoria da qualidade de vida dos sujeitos (Morais, 2016). Desse modo, esta pesquisa busca constituir-se também em instrumento desta prática, visando contribuir para amenizar o conflito no campo de tensões da política de saúde brasileira. Dessa forma, constata-se que a humanização na área da saúde é um tema que vem sendo muito discutido após a formulação do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma forma de garantia não só das diretrizes que este programa de saúde apresenta, mas também para assegurar o acesso ao serviço, à informação e a todos os recursos tecnológicos necessários para a defesa da vida. O desafio da humanização é a criação de uma nova cultura de atendimento, pela restituição da centralidade dos sujeitos na construção coletiva do SUS. A política de humanização do SUS torna-se imprescindível para um exercício profissional crítico e qualificado. Mesmo com os limites da política social na sociedade burguesa, a política de saúde possui um potencial estratégico para os interesses da classe trabalhadora. Do mesmo modo, o desvelamento das contradições e conflitos de projetos é condição necessária para a luta em defesa dos seus princípios públicos, universais e democráticos. Além do mais, representa a possibilidade dialética de organização dos trabalhadores em torno de um projeto societário alternativo. Nesse contexto, o tema referido se relaciona com a sustentabilidade ambiental pois o hospital universitário melhorará a qualidade do atendimento e do ambiente hospitalar e também promoverá a responsabilidade social e ambiental, criando um impacto positivo na sociedade como um todo. Pois, as áreas verdes e espaços de relaxamento promovem a recuperação dos pacientes e oferecem um ambiente mais tranquilo e agradável, reduzindo o estresse. Assim como, a interação com a comunidade promove uma relação mais humana e próxima, fortalecendo o vínculo entre o hospital e a sociedade e os funcionários que trabalham em ambientes saudáveis e sustentáveis tendem a ser mais motivados, o que se reflete na qualidade do atendimento ao paciente. Portanto, ao analisar a Política de Humanização do SUS e relacioná-la com a inserção dos profissionais que atuam em ambiente hospitalar, esta pesquisa apresenta possibilidades de 9 servir de subsídio dos direitos à saúde e cidadania dos usuários no cotidiano profissional, de modo, a inseri-lo na construção de estratégias para a efetivação. A partir do desenvolvimento de uma ferramenta educacional, o serviço de humanização do HUBFS promoverá um ambiente saudável e harmonioso entre usuários e profissionais o que consequentemente será um norteador para uma assistência de qualidade.

Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Externo à Instituição - RONNIE ANDERSON NASCIMENTO DE FARIAS
Externo ao Programa - 7326689 - SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA