Banca de DEFESA: CLEIDE RAIOL NASCIMENTO

DISCENTE: CLEIDE RAIOL NASCIMENTO
DATA: 23/05/2024
LOCAL: Instituto de Ciências da Saúde da UFPA-ICS/UFPA

"HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE: Um estudo de caso no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza da rede EBSERH ".

Palavras-chave: práticas sustentáveis; sustentabilidade; hospitais verdes e saudáveis; HUBFS.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A sustentabilidade é um tema que vem sendo discutido dentro das organizações e, tem se tornado um diferencial para diversos tipos de mercado. A interface entre sustentabilidade e saúde está cada vez mais evidente, visto que a saúde do indivíduo interfere na qualidade de suas ações. Observa-se que a saúde está intimamente relacionada com os indicadores da sustentabilidade. Percebe-se que muitos dos trabalhadores da saúde, especialmente das unidades hospitalares, não compreendem a importância e a responsabilidade que o hospital possui para a manutenção de um ambiente saudável. Essas inquietações fizeram surgir a seguinte pergunta da pesquisa: Quais ações e estratégias sustentáveis podem ser desenvolvidas no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza? Com base nesse questionamento, este estudo objetivou propor ações e estratégias sustentáveis para implantação nesse hospital alinhada com os objetivos da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e diretrizes do Plano de Negócios e Estratégia de Longo Prazo de 2023 da Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi de natureza qualitativa com caráter descritivo. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi de natureza aplicada, e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aplicado aos Gestores, nível estratégico do hospital e aos servidores da Universidade Federal do Pará e empregados públicos dessa rede hospitalar, nível tático, com lotação no referido hospital. Sobre os resultados, com base na percepção dos gestores sobre a probabilidade das ações e estratégias ocorrerem, a média dos resultados apontou para 5, existindo uma probabilidade muita alta que essas ações estratégicas aconteçam. Observou-se por meio do diagnóstico das ações e estratégias e a previsão das ações nos resultados, que há um esforço e entendimento da gestão estratégica do Complexo Hospitalar dessa universidade, que é responsável pelo gerenciamento do HUBFS. Concluiu-se que apesar da maioria das ações ainda não serem realizadas, ratifica-se a importância das ações sustentáveis no contexto dos hospitais universitários e que é possível à inserção a médio e longo prazo das ações propostas pela Rede Global de Hospitais Verdes e Sustentáveis.

Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Externo ao Programa - 3177918 - SIMONE REGINA SOUZA DA SILVA CONDE
Notícia cadastrada em: 22/05/2024 10:35