Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGILENE NASCIMENTO DE OLIVEIRA

DISCENTE: GEORGILENE NASCIMENTO DE OLIVEIRA
DATA: 07/05/2024
LOCAL: PPGCMA

"SUSTENTABILIDADE TECNOLÓGICA NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A emissão de diploma digital como inovação verde no CIAC/UFPA".

Diploma Digital; Sustentabilidade; Gestão Universitária; MEC

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

O advento da digitalização de documentos favoreceu a implementação da gestão ambiental nas organizações, uma vez que reflete na redução de resíduos, além da diminuição de gastos com insumos para impressão, contenção de gastos com energias e consequentemente, em menor uso dos recursos naturais. Neste cenário, o Ministério da Educação, por meio da portaria Nº 117/2021 ampliou e estabeleceu prazo para as Instituições de Ensino Superior implementarem a emissão de diploma digital. O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da UFPA ainda não iniciaram a modernização deste processo, essencial como ação pró-ambiental para instituição, e essencial para o aprimoramento operacional das atividades laborais. Neste contexto, investigar as objeções administrativas e tecnológicas para a emissão do diploma digital na instituição é fundamental para a elaboração de estratégias gerenciais e ambientais que auxiliem a UFPA para o cumprimento das orientações normativas definidas pelo Ministério da Educação. Assim, esta pesquisa possui como objetivo geral analisar a emissão de diploma digital como tática para implementação da gestão ambiental na UFPA. Para atingir este objetivo, definiu-se adequado o uso da pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e entrevista. No final da pesquisa, será elaborado um guia processual para emissão de diploma digital com base em parâmetros sustentáveis, que possa auxiliar os servidores para a modernização da instrução e promoção de valores ecológicos na universidade. Espera-se que esta pesquisa possa oferecer aos gestores, servidores e alunos da UFPA com informações técnicas, normativas e gerenciais para as demandas operacionais para a efetivação da inovação, baseada em práticas sustentáveis.

Diploma Digital; Sustentabilidade; Gestão Universitária; MEC

Interno - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Presidente - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Externo ao Programa - 7326689 - SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA