Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTE NARA DE JESUS FARIAS DA SILVA

DISCENTE: RUTE NARA DE JESUS FARIAS DA SILVA
DATA: 26/08/2024
LOCAL: LABORATÓRIO DE ENGENHARIA MECÂNICA/UFPA

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO DESGASTE ABRASIVO DE DIFERENTES MATERIAIS EMPREGADOS NA MINERAÇÃO VIA ENSAIO PINO DISCO COM FRAGMENTAÇÃO DE ABRASIVO

desgaste abrasivo; tribologia; pino disco com fragmentação de abrasivo.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

A mineração, sendo uma indústria com processos que incluem escavação, britagem e moagem, enfrenta elevados níveis de desgaste, resultando em falhas de componentes, aumento no consumo de energia e custos operacionais. Estudos indicam que o consumo global de energia nas atividades de mineração é significativo, com grande parte sendo usada para superar o atrito e substituir peças desgastadas. O presente trabalho investiga a eficiência de diferentes materiais, como os aços Hadfield e o ferro fundido branco alto cromo, em resistir ao desgaste abrasivo. O teste de desgaste abrasivo a três corpos Pino Disco com Fragmentação de Abrasivo (PDFA) foi utilizado para simular e avaliar a resistência ao desgaste abrasivo desses materiais. A pesquisa compara os micromecanismos de desgastes obtidos no PDFA com os micromecanismos encontrados no teste jaw crusher, com o intuito de encontrar formas de avaliar os materiais em estudo de forma menos complexa e menos dispendiosa economicamente, enfatizando a importância de testes que reproduzam ao máximo condições reais de operação, otimizando a escolha de materiais e reduzindo custos, consumo de energia e emissões de CO2 na mineração.

Interno - 746.984.358-20 - AMILTON SINÁTORA - ITV
Externo à Instituição - GUSTAVO TRESSIA DE ANDRADE
Presidente - 1913383 - PAULO CORDEIRO MACHADO
Notícia cadastrada em: 23/08/2024 15:46