Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA

2023
Descrição
  • KATHERINE ELICE PAES LEÃO COELHO
  • ESTUDO DE FILMES DE COLÁGENO DE PEIXES DA AMAZÔNIA E TILÁPIA DO NILO

  • Orientador : CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
  • Data: 27/10/2023
  • Mostrar Resumo
  • Filmes de Colágeno derivados da pele de peixe vêm ganhando destaque na engenharia tecidual, com ênfase no grande número de pesquisas sobre as propriedades daqueles obtidos de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Paralelo a isso, a Bacia Amazônica apresenta inúmeras espécies de peixes, os quais ainda não foram abordados profundamente no campo da bioprospecção. Neste sentido, esta pesquisa buscou preparar e analisar filmes derivados de peles de peixes amazônicos, como o Tucunaré –açu - TA (Cichla Temensis) e o Acará-severo - AS (Heros Severus), comparando-os com o do peixe africano TN. A partir dos resultados verificou-se que o de TN foi o de que se obteve maior rendimento de colágeno. As proteínas foram extraídas e purificadas para o preparo de soluções aquosas com álcool polivinílico. Os filmes obtidos por evaporação de solvente apresentaram os seguintes resultados de resistência à tração: 327 MPa para TN; 299 MPa para AS e 228 MPa para TA. Por microscopia eletrônica de varredura foi possível notar que a maior porosidade estava presente em filmes de TN, os quais receberam revestimento de esferas e nanofibras depositas a uma distância de 3 cm sob tenção de 6,3 KW geradas em fonte COCKCROFT – WALTON. Os filmes elaborados a partir de Tilápia foram os que melhor corroboraram com os de biomateriais de uso odontológico. Por fim, acredita-se que os de peixes amazônicos possibilitaram a reprodução de métodos já aplicados com veemência na literatura e podem vir a suprir as necessidades mercadológicas.

  • JOTUANDERSON PEREIRA GOMES
  • DISPOSITIVO PARA MEDIR DISTÂNCIA ENTRE SUPERFÍCIES PLANA/CILÍNDRICA E PLANA/PLANA

  • Data: 13/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Os instrumentos de medidas são importantes para a aferição e calibragem de máquinas e equipamentos. Este estudo tem por objetivo propor um dispositivo de medida a fim medir distância entre geometria plana e cilíndrica ou plana e plana com maior agilidade e precisão assim permitir a substituição do micrometro tubular
    instrumento no qual possui duas extremidades uma haste fixa de um único ponto de contato e um tambor de micrometro, haste móvel, de um único ponto de contato. Para tanto, foi comparado estatisticamente, através do método GUN com 3 aparatos de medidas (micrometro tubular, micrometro tubular com melhoria e o dispositivo desenvolvido), utilizando se da incerteza combinada com parâmetro de comparação dos valores de distância medida e média dos tempos para coleta dos valores teve a participação de voluntários com três níveis de experiencia em instrumentação. No micrometro tubular uma diferença máxima nas medidas entre os níveis de experiencia de 0,424 mm com tempo médio de medida de 103 segundos. No micrometro tubular com melhoria uma diferença máxima nas medidas entre os níveis de 0,383 mm com tempo médio de medida de 47,7 segundos. No dispositivo desenvolvido utilizando como mostrador relógio comparador uma diferença máxima nas medidas entre os níveis de 0,010 mm com tempo médio de medida de 28,7 segundos. Os resultados de incerteza expandida tipo A, considerando o tipo A, foram satisfatórios tendo valor de: 0,260 mm para o micrometro tubular, 0,150 mm para micrometro tubular com melhoria para o dispositivo desenvolvido a incerteza obtida foi abaixo do nível de significância considerado. Com os resultados adquiridos o trabalho desenvolvido alcançou os objetivados reduzindo tempo de coleta dos dados com maior precisão nas medidas em relação ao uso do micrometro tubular.

  • BENEDITO DE JESUS DA SILVA RODRIGUES
  • PROTÓTIPO DE UM SECADOR DE GRÃOS ROTATIVO COMPACTO COM SISTEMA FOTOVOLTAICO

  • Data: 31/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • A bioeconomia industrial do açaí, fruto originário da Amazônia, produz alimentos
    com compostos fenólicos antioxidantes e lipídios. Frações do subproduto do
    despolpamento são destinadas para geração de bioenergia, e são pesquisadas
    como biopolímeros, carga para confecção de moveis e matérias arquitetônicos.
    Observando este contexto, foram projetados dois secador de grãos rotativo: o
    primeiro modelo é do tipo comercial (capacidade de secar 14Kg de caroços de açaí)
    e o segundo modelo é do tipo compacto (capacidade de secar 1,0 kg de material).
    Devido à praticidade do uso em laboratório, selecionou-se o modelo compacto para
    ser confeccionado, este protótipo é constituído por: um micro motor (com torque e
    frequencia regulaveis, 40W de potencia elétrica e bivolt 127/220VCA), que
    impulsiona um tambor rotativo (com medidas de 24cm de diâmetro por 24cm de
    comprimento) a velocidade de rotação de 57,6rpm, um sistema de aquecimento de
    ar (constituído por: câmara de confinamento de ar, módulo de aquecimento térmico
    e controlador de temperatura). O equipamento é autonomo para uso florestal, com
    um sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica (configuração: uma bateria
    de 60Ah, um módulo fotovoltaico monocristalino de 540WP; um regulador de carga
    PWM de 40A e um inversor DC/CA de 1000W). Nos experimentos em laboratório,
    foram secados 1Kg de caroços de açaí (periodo de duas horas e quarenta e três
    minutos), após o termino do processo, foram obtidas as seguintes frações: 5% de
    fibras, 1% de particulado insolúvel do mesocarpo e 63% de endocarpo. O secador
    de grãos rotativo compacto é uma tecnologia versátil, que futuramente poderá ser
    utilizado nas pesquisas sobre biomateriais, contribuindo para sustentabilidade e a
    macro economia da região.

  • LUCAS GABRIEL DE SOUSA ALBUQUERQUE
  • ANÁLISE DO ESTADO PLANO DE TENSÕES EM CHAPAS A-131 POR MÉTODOS ULTRASSÔNICOS


  • Orientador : PAULO CORDEIRO MACHADO
  • Data: 17/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • As tensões residuais afetam o componente mecânico da mesma forma que tensões externas o fazem. Essas tensões surgem, geralmente, no processo de fabricação. Ao conhecer as tensões residuais, principalmente as trativas, presentes em um componente ou as que podem ser geradas por algum processo de fabricação, é possível realizar ações que evitem ou minimizem seus efeitos, prolongando, assim, a vida útil do componente. Portanto, a tensão residual será sempre uma demanda a ser estudada, tanto pela academia, quanto pela indústria metal-mecânica. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi determinar o estado plano das tensões residuais em chapas de aço AISI A-131 por métodos de ondas ultrassônicas cisalhantes e compressivas combinadas. Foi usada uma tocha de soldagem TIG para induzir tensões residuais nas chapas pelo alto gradiente térmico. As amostras foram xadas por suportes para evitar deformações, preservando, assim, as tensões residuais. Três métodos diferentes foram aplicados, denominados, neste trabalho, de: Hirao I; Clark; e Hirao II. A maior diferença entre eles está relacionada à direção preferencial de propagação da onda. Tensões em direções diferentes do eixo de anisotropia podem alterar esta direção. Consequentemente, o ângulo entre a anisotropia e a direção preferencial de propagação da onda ultrassônica (φ) é alterado. Para a medição do tempo de propagação das ondas ultrassônicas, foi desenvolvido um software para a aquisição dos sinais de resposta ultrassônicos e outro para o tratamento dos dados. Para encontrar o ângulo preferencial de propagação da onda, um suporte foi feito por impressão 3D, o que permitiu o movimento do transdutor através de um motor de passo. Nos três métodos, foram observadas tensões trativas bem elevadas próximo à zona fundida, que diminuíram rapidamente conforme se aumenta a distância dessa região. Além disso, os valores de φ foram menores na linha central do que nas linhas laterais, indicando variação nos níveis de tensões residuais em função da distância das restrições.

  • FILIPE CARNEIRO BASTOS
  • IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE (MCC) EM UM ALTO FORNO DE USINA SIDERÚRGICA

  • Data: 05/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • O desenvolvimento tecnológico vem proporcionado inúmeras mudanças no processo industrial, e têm levado à necessidade do aprimoramento da manutenção em face da importância da disponibilidade operacional para o resultado das empresas. Nesta ótica as Manutenções Centradas na Confiabilidade têm sido amplamente utilizadas no setor industrial, almejando melhorias no processo e garantindo a confiabilidade dos ativos. Este trabalho tem como objetivo avaliar os benefícios concedidos pela implantação da Manutenção Centrada na Confiabilidade em um Alto Forno de usina siderúrgica. Para aplicabilidade do método, as 5 etapas para implantação foram seguidas, na seguinte ordem: (i) Seleção e capacitação de uma equipe multidisciplinar, (ii) Seleção do sistema/processo e coleta de informações, (iii) Análise de confiabilidade dos equipamentos críticos, (iv) Análise das funções e falhas funcionais, (v) Aplicação da FMEA (Análise de modos e efeitos de falha) e (vi) Determinação dos novos planos de manutenção. Por fim, foi realizado comparativo entre os planos de manutenção antes e após a implantação da MCC e apresentado os ganhos obtidos através da redução do número de manutenções corretivas em determinado período de análise.

  • FRANCISCO REGINALDO CONCEIÇÃO GONÇALVES
  • DESENVOLVIMENTO DE MONITORAÇÃO NA GERAÇÃO FOTOVOTAICA EM COMUNIDADES ISOLADAS

  • Data: 26/04/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta uma proposta de monitoração de geração fotovoltaica para comunidades isoladas. Aquisição e transmissão de dados na planta são realizadas por rotinas executadas por microcontrolador onde são verificadas medidas como intensidade de radiação solar, temperatura, umidade, tensão elétrica e corrente elétrica objetivando o diagnóstico de falhas. Por meio da computação em nuvem os dados são processados, armazenados e disponibilizados, em tempo real, com ampla capacidade e mobilidade, permitindo o monitoramento remoto do sistema. São utilizadas ferramentas de banco de dados com interfaces dedicadas, assim como plataformas voltadas à internet das coisas. O sistema é implementado em bancada experimental, adquirindo dados de placas de conversores empregados na conformação de energia e confeccionados com arquitetura aberta atendendo painéis com capacidade de 130 Wp.


2022
Descrição
  • LUANA PINON DE CARVALHO PAES
  • GESTÃO DE PROCESSOS: Propostas de Melhoria de Desempenho da Divisão de Compras do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará

  • Data: 16/12/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem o objetivo de propor alternativas de melhoria de desempenho para a Divisão de Compras do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se de um estudo de caso, caracterizando-se como uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de mapeamento de processos; entrevistas com roteiro de perguntas abertas; questionários e análise documental. Os resultados revelam que a fase inicial de solicitação de compras é a que apresenta mais dificuldades, tendo em vista os retrabalhos verificados neste momento, quando entregues no setor de compras orçamentos com empresas irregulares perante os órgãos federais. Constatou-se também a dificuldade dos solicitantes em se dirigir à Divisão de Compras para a entrega de documentos, principalmente após a Pandemia do Novo Corona Vírus. Dentre as sugestões de melhoria propostas, destacam-se i) um projeto piloto de solicitações de compras via Sistema de Atendimento da Ufpa (SAGITTA), no qual os solicitantes teriam acesso a todas as informações referente à compras, além de não precisarem se deslocar ao setor de compras para entregar as documentações, o que possibilitaria grande redução de erros e retrabalhos e, consequentemente, maior rapidez na tramitação dos processos; e ii) a solicitação que os demandantes consultassem as certidões negativas das empresas antes de entregarem os orçamentos, para que assim, evitassem a entrega de documentação inválida. Pode-se concluir através da análise dos resultados que, após a aplicação das melhorias propostas, houve uma redução no tempo de ciclo dos processos de compra de ITEC por meio da redução de erros e retrabalhos. A redução do templo de ciclo proporcionará ao ITEC ganhos de eficiência, o qual poderá gerir as suas solicitações de compra com maior efetividade, com redução de perdas de recursos ao final de cada ano. Vale destacar a importância do impacto que este trabalho pode trazer não só para o Instituto de Tecnologia, tendo em vista o melhor aproveitamento de recursos, como para outros Institutos da Ufpa ou outras Universidades, as quais podem se utilizar as propostas mencionadas.

  • HUDSON CARLOS MELO DOS SANTOS
  • CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E ANÁLISE FRACTOGRÁFICA DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM FIBRAS NATURAIS DO EPICARPO DO COCO BABAÇU (Orbignya Speciosa)

  • Data: 14/12/2022
  • Mostrar Resumo
  • A pressão exercida sobre os recursos naturais, advinda do crescimento exponencial da demanda mundial conduz a atividade humana a um cenário sem precedentes. Pesquisadores vêm demonstrando inúmeros esforços por soluções sustentáveis, nesse cenário observa-se o crescimento contínuo no desenvolvimento de materiais compósitos com fibras vegetais. Neste trabalho, foram produzidos materiais de matriz poliéster ortoftálica plena e materiais compósitos com fibras vegetais do epicarpo do coco babaçu. Os compósitos foram fabricados de forma manual utilizando moldes de silicone. As fibras caracterizadas quanto a sua morfologia, através da microscopia eletrônica de varredura (MEV), foram inseridas de modo aleatório com frações mássicas fixados em 3 % e 5 %, comprimento variando entre 10 mm e 20 mm. Os compósitos produzidos foram analisados quanto as suas propriedades mecânicas, através dos ensaios de tração e flexão segundo as normas ASTM D 638 e ASTM D 790, e análise fractográfica da superfície de fratura através da microscopia eletrônica de varredura (MEV). A análise morfológica da superfície das fibras evidenciou sua rugosidade e características presentes das fibras vegetais. Para os compósitos com 3 % de fibras obteve-se uma resistência à tração de 20,03 (± 3,05) MPa enquanto que os compósitos com 5 % de fibras o resultado foi de 14,16 (± 1,90) MPa, o que representa uma redução de aproximadamente 34,5 % e 53,7 % respectivamente, em relação à propriedade de resistência a flexão os resultados obtidos foram de 32,34 (± 4,16) MPa para os compósitos com 3 % de fibras e 37,01 (± 2,97) MPa para os compósitos com 5 % de fibras, uma redução de 45 % e 37 % nessa ordem, quando comparados com o material de matriz plena. Porém no que diz respeito ao módulo de elasticidade, os mesmos tiveram um aumento dessa propriedade mecânica, ratificando que o aumento da rigidez do material se dá pelo aumento da fração das fibras, com os melhores resultados obtidos nos compósitos com 5 % de fibras, 0,486 (± 0,10) GPa nos ensaios de tração e 27,10 (± 0,98) GPa nos ensaios de flexão. As análises fractográficas das superfícies de fratura demonstraram resultados satisfatórios, quanto à identificação dos mecanismos de falhas e características presentes nos compósitos, como presença de bolhas de ar, vazios e o fenômeno de fibras sacadas da matriz (pull out), indicando baixa adesão matriz/fibra.

  • DARINEY LOBATO CARDOSO
  • MANUTENÇÃO PREDITIVA A BORDO DE EMBARCAÇÕES: a otimização pelo uso da tecnologia da informação

  • Orientador : CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
  • Data: 21/11/2022
  • Mostrar Resumo
  • A ocorrência de falhas de equipamentos, sistemas, tubulações, chapas ou estruturas metálicas, durante as operações de embarcações, levam à insatisfação de clientes, geram multas e até quebra de contrato, riscos à segurança humana e ao meio ambiente. Em casos práticos, durante operações complexas das embarcações, sistemas constituídos por equipamentos ou componentes sujeitos à falha são caracterizados por elevada criticidade, daí a necessidade de análises mais completas das interações entre estes sistemas, seus equipamentos, as condições ambientais, operacionais e a influência humana. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um protótipo de aplicativo para fornecer suporte aos sistemas de informação de gerenciamento de manutenção computadorizados (Computerized Maintenance Management System - CMMS) das empresas e embarcações convencionais que não possuem um sistema de manutenção remota para máquinas e equipamentos. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica para melhor conhecimento da temática abordada no estudo, seguida da análise e desenvolvimento do protótipo. Nos artigos pesquisados, foi verificado que hoje a técnica mais útil e eficiente é a manutenção preditiva, atualmente usada em muitas indústrias, incluindo a indústria marítima. Com a associação da Tecnologia da Informação e as técnicas preditivas para acompanhamento e detecção de falhas em equipamentos e estruturas, foi desenvolvido o protótipo de aplicativo que oferece inúmeras oportunidades para reduzir o custo de manutenção, diminuindo a influência do ciclo de vida do ativo e oferecendo uma utilização mais eficiente dos recursos a bordo. Esta associação de técnicas no protótipo significa o estabelecimento de um equilíbrio entre os objetivos econômicos, sociais e ambientais.

  • LILIAN ARIADNE DA TRINDADE MANDU
  • ANÁLISE DE MÉTODOS DE PREVISÃO DE SÉRIE TEMPORAL PARA O PLANEJAMENTO DE NAVEGAÇÃO DE UMA EMPRESA LOGÍSTICA DE GRÃOS

  • Data: 29/09/2022
  • Mostrar Resumo
  • A variação do nível do rio Tapajós é um fator de relevância para o plano de logística do escoamento de grãos como soja e milho no Norte do Brasil. Neste estudo, é avaliado o desempenho de diversos modelos estatísticos sobre uma série temporal de 16 anos da profundidade do rio Tapajós, nas proximidades de Itaituba, Pará. As medidas de profundidade foram adquiridas diariamente por meio de régua graduada em um porto na área de estudo, entre janeiro de 2005 a dezembro de 2020. A partir dos dados disponíveis foi obtida a série mensal de profundidade para o mesmo período, sobre a qual foi realizada a análise e ajuste dos modelos. Primeiramente é apresentada uma análise da série temporal para descrever sua distribuição, variação temporal e outras características que auxiliam na avaliação da performance dos modelos. Em seguidas são avaliados seis modelos baseados em suavização exponencial e quatro modelos Autorregressivos Integrados de Médias Móveis com Sazonalidade (SARIMA). O rio Tapajós apresenta sazonalidade bem definida, com cheia do rio entre março e maio e seca entre setembro e novembro. Além disso, variações interanuais da profundidade são observadas principalmente no período de cheia. Dentre os modelos de suavização exponencial avaliados, os que apresentaram melhor desempenho foram os modelos Holt-Winter com componente sazonal na forma aditiva e Naive sazonal. O modelo SARIMA (0,1,0) (0,1,1), definido a partir da avaliação da Função da Autocorrelação (FAC) e Autocorrelação Parcial (FACP) da série diferenciada em primeira e segunda ordem, apresentou menor erro de previsão. Entretanto, os resultados obtidos por outras 3 configurações do modelo SARIMA, apresentam desempenho semelhante. O estudo demonstra que é possível obter uma boa previsão da profundidade do rio Tapajós no ponto estudado a partir de modelos univariados, que requerem relativamente pouca capacidade computacional, e podem contribuir de maneira significativa para a elaboração do plano anual de logística do transporte de grão na região.

  • ROSIANE DOS SANTOS TERRA
  • GESTÃO DE MATERIAIS: SISTEMÁTICA PARA ESTOQUE E CONSUMO NO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UFPA

  • Data: 02/09/2022
  • Mostrar Resumo
  • A gestão de materiais de consumo é parte que integra as estratégias dos órgãos públicos. O almoxarifado necessita de atenção especial, pois é um diferencial na instituição, quando bem administrado. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo a avaliação e atualização do layout do setor de almoxarifado do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e implementação de um recurso de solicitações e consultas de materiais sistematizando todo processo no SAGITTA que é um sistema de atendimento disponibilizado à comunidade universitária com os serviços institucionais descritos por meio de um Catálogo de Serviços, com a possibilidade de solicitação de atendimento via web, provendo o acompanhamento das solicitações, desde a criação da chamada até o seu fechamento e avaliação do serviço prestado. Implementando ainda o módulo ALMOXARIFADO no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Mostra-se a partir dos resultados os ganhos obtidos com o tempo de solicitação para aquisição de um material, redução do desperdício, informação correta sobre a existência dos recursos materiais e a organização do espaço do almoxarifado.
  • FABIO ALVES RABELO JUNIOR
  • CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E METALÚRGICA DE PARAFUSOS DA CLASSE 10.9, UTILIZADOS NA FIXAÇÃO DA SUSPENSÃO DIANTEIRA DE VEÍCULOS CAT793D, APLICANDO TRATAMENTO TERMOQUÍMICO DE CEMENTAÇÃO

  • Data: 31/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • Quando um componente estrutural de um equipamento de grande porte vem a falhar, consequências de quebras catastróficas podem ocorrer, gerando prejuízos econômicos altamente mensuráveis, pois a falha leva a interrupção de uma linha inteira de produção e prejudica o fluxo de trabalho, o que pode resultar em atrasos e aumento dos custos de manutenção, seja preventiva ou corretiva. Além disso tem-se as condições de riscos severos impactando em perdas de vidas, em casos de acidentes catastróficos, onde são amplamente divulgados pela mídia e influenciando fortemente na conduta da estrutura de uma organização. O objetivo deste trabalho é realizar a caracterização mecânica e metalúrgica de parafusos da classe 10.9, aplicando Tratamento Termoquímico de Cementação, avaliando a influência deste na resistência mecânica. Estes componentes estruturais fazem parte do sistema de suspensão dianteira dos Caminhões “Fora-de-Estrada” Caterpillar modelo 793D que realizam o transporte de cargas pesadas de minério de ferro no complexo Ferro-Carajás, no estado do Pará. Foram realizados Tratamentos Termoquímicos e Ensaios Mecânicos de Dureza e de Tensão de Tração. As análises Fractográficas e Microestruturais foram feitas por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura – MEV, além de Microscopia Óptica.

  • MARCOS ANDREY DA SILVA LOPES
  • EMULAÇÃO DE CARGA PARA GERAÇÃO USANDO INVERSOR

  • Data: 30/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem por objetivo desenvolver a emulação de carga variável em uma bancada de simulação de geração de energia elétrica usando inversor conectado a uma carga fixa constituída de banco de resistências e indutâncias. A partir da modelagem realizada das turbinas hidráulica e eólica, é possível reproduzir os efeitos causados por variações nas dinâmicas de cada uma das gerações, como exemplo a variação do vento, para a eólica, ou a vazão de água em um distribuidor, para a hidráulica. A bancada de simulação de geração é composta por uma máquina de excitação separada (motor CC), simulando a fonte primária, acionada por um conversor, que está acoplada à um gerador, este alimentando o inversor, que é responsável pela interface com a carga. A partir deste acoplamento do conjunto motor-gerador, é possível, através do inversor, realizar a variação na carga, a fim de simular diversas condições de carga na geração. O inversor é usado como uma estratégia de variação da carga para estudos de resposta dinâmica de sistemas de geração, regulação de tensão e frequência, análise de harmônicos no sistema, dentre muitas situações. Através deste conjunto, foi possível variar a corrente de armadura do gerador pela configuração adequada dos parâmetros do inversor. Para completar o estudo é proposto o método tabela de busca para seleção adequada dos parâmetros do inversor para variação da carga.

  • PAULO SERGIO ALVES DE ARAUJO FILHO
  • PROJETO, MONTAGEM E TESTES DE FONTE COCKCROFT-WALTON PARA ELECTROSPINNING

     

  • Data: 06/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • O electrospinnig é uma forma de fiar utilizando um campo elétrico, o fio formado tem diâmetro nanométrico e é utilizado em biomateriais, fármacos, em eletrônica, na área de semicondutores e geração de energia. Durante a eletrofiação a solução sai de um recipiente de partida e alcança um anteparo através da força do campo elétrico. O método se adequa de acordo com a finalidade do experimento. Para cada objetivo há uma variedade de polímeros, solventes, este último definindo as faixas de operação para: intensidade de campo, tensão e distância operacional. Foi projetada e montada uma fonte utilizando o multiplicador Cockcroft. Para a concepção do circuito, foi realizado projeto e simulações. Para validação, foi realizada a eletrofiação utilizando a fonte.

  • TATIANA SINIMBU LIMA
  • PRODUÇÃO DE ESTRATO DE ESPILANTOL

  • Data: 20/05/2022
  • Mostrar Resumo
  • O jambu (Acmella oleracea) é uma espécie vegetal encontrada em abundância na região amazônica brasileira, em especial no estado do Pará, onde é utilizada como elemento essencial na cultura gastronômica. Além do sabor peculiar, sua principal característica é o efeito de tremor sentido na mucosa labial, que causa experiências cinestésicas ao ser ingerido. Movido por esse efeito sensorial, estudos atuais chegaram ao bioativo spilanthol, da família da alquilamidas, ricamente concentrado nas plantas do gênero Spilanthes, o qual é apontado como o causador da sensação característica do jambu. Mostra resultados positivos como antisséptico, antifúngico, antioxidante e estimulante sexual, principalmente por estar associado a outros importantes metabólitos encontrados na acmella. Avaliação de interações do extrato de espilantol Jambu Sinimbu® com lubrificantes e preservativos foi o objetivo deste trabalho. Soluções de lubrificantes e estrato foram caracterizados por FTIR, avaliada a resistência mecânica de preservativos com e sem a presença do extrato, e o produto foi bem avaliado por usuários.

2021
Descrição
  • IURY KLAY PERES BARILE
  • INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO NAS TENSÕES RESIDUAIS DE SOLDA POR CENTELHAMENTO DE TRILHO FERROVIÁRIO

  • Data: 22/12/2021
  • Mostrar Resumo
  • O processo de fabricação e soldagem de trilhos ferroviários induzem tensões residuais que podem atuar de forma deletéria à integridade estrutural destes componentes, principalmente nos casos em que as tensões são trativas, as quais podem favorecer a nucleação e propagação de trincas que, poderão causar a falha prematura dos trilhos. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar as tensões residuais de trilhos soldados por centelhamento com e sem trata-mento térmico de resfriamento por ar forçado no boleto pós soldagem. As técnicas de medição de tensão residual utilizadas foram as de ultrassom com ondas cisalhantes para análise do metal de base e furo cego para o centro da solda e zona afetada pelo calor (ZAC). As técnicas apre-sentaram resultados similares aos encontrados na literatura com tensões trativas no boleto e compressivas no metal de base, e tensões compressivas na ZAC e centro da solda do boleto e trativas na ZAC e centro da solda da alma.

  • ALAN GEORGE DE LIMA PORPINO
  • RECICLAGEM DE POLICARBONATO PARA CONFECÇÃO DE ELEMENTOS FACILITADORES PARA O TRANSPORTE DE ÁGUA MINERAL

  • Data: 20/12/2021
  • Mostrar Resumo
  • A industrialização da água mineral na produção e recebimento dos garrafões apresenta uma cadeia de processos iniciando-se com a fabricação no Brasil dos garrafões de policarbonato (PC) de fornecedor localizado na China. A matriz abastece filiais espalhadas pelo Brasil, e para a unidade local a demanda média é de 12.000 garrafões novos por mês, em substituição aos descartados, que neste trabalho foram reciclados na forma de chapas divisórias utilizadas na etapa de carregamento dos caminhões da empresa. PC geralmente é moldado a temperaturas de 175 a 200 ºC em prensa hidráulica, degrada a partir de 300 ºC e sob intemperismo, liberando bisfenol A, que pode afetar organismos animais e humanos por interações com o sistema endócrino, imunológico e nervoso. Chapas de PC foram produzidas por meio do processo de soldagem por fricção a carga de 10t e temperatura de 150ºC. Foi investigada de forma experimental a variação de elementos de fricção e de condução térmica no desenvolvimento de estruturas híbridas capazes de suportar a operação de transporte, movimentação e armazenagem de 8.000 garrafões de água mineral de 20L por dia.

  • IGOR FLORENTINO RODRIGUES
  • ANÁLISE DE UM VASO DE PRESSÃO PÓS-INCIDENTE


  • Data: 13/12/2021
  • Mostrar Resumo
  • Materiais compósitos possuem inúmeras aplicações nas mais variadas áreas da engenharia como offshore, indústria de petróleo e gás, indústrias navais, aeronáutica e automobilística. Utilizados devido as vantagens de alta rigidez e resistência específica, proteção a corrosão e flexibilidade estrutural. O trabalho está focado na análise dos materiais de um vaso de pressão de fibra de vidro com matriz epóxi (FV) e de polietileno de alta densidade (PEAD) uma década pós incidente. A abordagem foi baseada em duas etapas, primeiro no relato da investigação ocorrida a bordo de uma plataforma de perfuração do tipo semissubmersível que opera em regime offshore com capacidade de perfuração de 7500 metros de profundidade e lâmina d’água de 2500 metros, neste local ocorreu a explosão de uma linha de alta pressão que interligada a uns reservatórios de ar feito de material compósito pertencente ao sistema de alta pressão denominado compensador de movimentos CMC (crowm mounted compensator). Numa segunda etapa, foram analisadas as amostradas retiradas destes vasos, onde foram realizados ensaios de impacto (Charpy) conforme norma ASTM D6110-10, ensaios de flexão conforme norma ASTM D790-17, ensaios de DSC (Calorimetria Exploratória Diferencial) conforme ASTM D3418-12, MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura) e TG (Termogravimetria) de forma a termos um estudo mais detalhado sobre os materiais que constituem os vasos, sendo eles o PEAD e o compósito de FV com matriz epóxi. Apresentase o resultado da investigação e finaliza-se o trabalho com os resultados dos ensaios dos materiais que se mostraram eficazes mesmo após 10 anos de fabricação e intercorrências durante a utilização dos vasos.

  • ADALBERTO MALATO PRAXEDES
  • ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA BENEFICIADORA DE AÇAÍ NA CIDADE DE ABAETETUBA/PA

  • Data: 13/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho analisou a viabilidade econômica da implantação de uma indústria beneficiadora de açaí na cidade de Abaetetuba/PA. Foi realizada uma entrevista estruturada com o grupo investidor interessado a fim de entender os seus objetivos e expectativas, bem como as premissas do projeto. O custo médio da rasa do açaí na safra e na entressafra foi estimado por meio de pesquisa no mercado interno. A avaliação foi realizada com base no método do fluxo de caixa descontado, no Valor Presente Líquido, na Taxa Interna de Retorno e Payback como indicadores de viabilidade. Para Taxa Mínima de Atratividade, foi adotado o custo de capital com base no beta calculado pelo Capital Asset Pricing Model (CAPM) a partir de observações diárias dos preços de ações de companhias do setor alimentício brasileiro de 01/04/2018 até 01/04/2021 e a taxa Selic como taxa livre de risco. A técnica de Simulação de Monte Carlo foi utilizada para análise da incerteza associada a diversos cenários resultantes das variações na demanda, no custo da mercadoria produzida na safra, no custo da mercadoria produzida na entressafra e no preço de venda. Os resultados indicaram que o projeto é viável e sugerem que há 62,82% de chance de gerar resultados positivos.

  • WILLIAM ARTHUR DOS SANTOS DE LIMA
  • PRODUÇÃO DE CHAPA PLÁSTICA A PARTIR DO ENDOCARPO DE MURUMURU (Astrocaryum murumuru mart.) E POLIOLEFINAS RECICLADAS

  • Data: 23/09/2021
  • Mostrar Resumo
  • Na Amazônia obtém-se enorme quantidade de resíduos lignocelusicos não-madeireiros provenientes do beneficiamento de frutas. A viabilidade econômica e produtiva de chapa plástica tem a proposta de fechar o ciclo de produção de ativos de murumuru (Astrocaryum murumuru Mart), as duas maiores empresas produtoras de manteiga de murumuru da região metropolitana de Belém, geraram 410ton de tegumento no biênio (2019/2020), proveniente da extração de manteiga para indústria cosmética. Também busca contribuir com mais opções para reciclagem das embalagens de polietileno de alta densidade (PEAD) e de polipropileno (PP), utilizadas na armazenagem de óleos. O objetivo desse trabalho foi alcançado com o processo produtivo de placas com propriedades compatíveis a de outras chapas plásticas comercializadas, com implicações positivas ao meio ambiente.

  • NAYARA MATOS LIMA GESTER
  • Remoção de Níquel II de Soluções Aquosas Utilizando o Talo do Cacho do Açaí (Euterpe oleracea) como Biossorvente

  • Data: 30/06/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho utilizou como biossorvente o talo do cacho do açaí (Euterpe oleracea) – TCA – in natura para fitorremediação do metal pesado Ni2+ de soluções sintéticas. A caracterização do material foi feita utilizando-se técnicas de Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS). O resultado da análise do infravermelho revelou a presença de grupos principais funcionais hidroxílicos e carboxílicos fundamentais no processo de biossorção. A análise do MEV mostrou um material com estrutura rugosa e porosa com visível variedade de tamanhos de poros e o EDS detectou semi-quantitativamente a presença de elementos como C, O e Ca, característicos de materiais lignocelulósicos, além da presença do Ni2+ após o processo de adsorção. O comportamento da adsorção do íon Ni2+ em solução aquosa pelo talo do cacho do açaí (TCA) foi feito em batelada e investigou influências como a da concentração, dosagem, granulometria, tempo de contato e pH. Em concentração de 25 mg.L-1 e pH entre 6 e 7 o TCA apresentou eficiência de remoção acima de 80%. Modelos de Langmuir, Freundlich e Dubinin-Radushkevich foram aplicados para descrever as isotermas de equilíbrio usando análise de regressão linear. O mecanismo cinético de adsorção foi melhor representado pela cinética de pseudo-segunda ordem. A adsorção em monocamada segundo o modelo de Langmuir descreveu melhor o processo de biossorção no TCA com coeficiente de correlação (R2) próximo de 1 e capacidade máxima de adsorção de 8,62 mg.g-1. A cinética do processo apresentou melhor ajuste ao modelo de pseudo-segunda ordem, indicando quimissorção, com Rpróximo de 1, capacidade de adsorção (qe) = 6,60 mg.g-1 e constante de taxa de adsorção (K2) = 0,082 g.mg-1.min-1. O TCA in natura apresentou resultados satisfatórios para o tratamento de águas residuais, fato este que reforça sua proposta ambiental.

  • DENYSON TEIXEIRA ALMEIDA
  • INFLUÊNCIA DO TEOR DE NIÓBIO NA RESISTÊNCIA ELÉTRICA E MECÂNICA DE LIGAS DE ALUMÍNIO DA SÉRIE 6201/6101


  • Data: 28/06/2021
  • Mostrar Resumo
  • A necessidade de se obter melhores materiais para cabos elétricos tem demandado o surgimento de novos compósitos metálicos de alumínio, mais resistentes e com melhor condutividade elétrica. As ligas da série 6xxx, mais especificamente 6101 e 6201, têm sido combinadas com vários elementos químicos, tratadas termicamente e envelhecidas artificialmente para melhorar a resistência mecânica e a condutividade. O Brasil é o maior produtor, exportador e detentor das jazidas mundiais de Nióbio. Tendo isto em vista, este metal tem um alto potencial como elemento de liga muito promissor para o material alvo deste estudo, pois ele ao ser combinado com outros metais torna o material supercondutor, tem efeito de refinamento de grão de caráter mediano, ação agregadora a melhoria de resistência mecânica. Neste estudo será proposto a adição de [0,16]%Nb em massa na composição da base Al-0,05%Cu-[0,24-0,28]%Fe-0,5%Si-0,6%Mg, vazada em conquilha metálica “U” avaliando o comportamento da Termoresistividade conforme protocolo COPEL (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), resistência mecânica, elétrica e caracterização macroestrutural.

  • MATHEUS DOS SANTOS BARBOSA
  • EFEITO DA TEMPERATURA, TEMPO E TAXA DE RESFRIAMENTO NA NUCLEAÇÃO DO EUTETÓIDE DIVORCIADO EM SOLDAS DE TRILHOS DE AÇO PERLÍTICO

  • Data: 01/06/2021
  • Mostrar Resumo
  • A construção e manutenção de ferrovias utiliza processos de soldagem para unir o trilho, ativo de grande importante da via ferroviária, majoritariamente é utilizado a solda por caldeamento (Flash Butt Weld – FBW). Todavia este processo assim como os demais provoca alterações mecânicas e microestruturais na região soldada, ocasionando redução de dureza no final da ZAC (Zona Afetada pelo Calor), que em operação pode ocorrer deformação plástica e propagação de defeitos por RCF (Rolling Contact Fatigue) mais acentuados nessa região. O eutetóide divorciado (cementita esferoidizada e ferrita) é o causador dessa redução de dureza, na literatura poucos são os trabalhos que estudam sua gênese e ou aplicação em aços de trilhos. Assim, temse por objetivo fornecer dados para auxiliar no desenvolvimento de tratamentos térmicos pós soldagem (PWHT) por meio de simulação das microestruturas existentes na ZAC de trilhos de maneira a reduzir a formação dessa microestrutura. Foram analisadas amostras de trilhos premiun e superpremium, utilizados em ferrovias de transporte de carga pesada (Heavy Haul), ensaiadas via dilatometria, a análise microestrutural, de microdureza e DOE (Design Of Experiments) permitiram avaliar de maneira satisfatória a influência dos parâmetros temperatura, tempo, taxa de resfriamento na dureza e fração de área de eutetóide divorciado. Os resultados revelaram que as amostras com maior carbono equivalente proporcionaram maior fração de eutetóide divorciado, o acréscimo da taxa de resfriamento proporcionou aumento de dureza e redução de eutetóide divorciado. A análise estatística mostrou que o fator mais influente nas respostas foi a temperatura seguido pelo carbono equivalente e taxa de resfriamento, o preditor tempo apresentou significância estatística acima do nível adotado no modelo estatístico, tendo como consequência a não alteração significativa nas respostas médias. De modo geral, a aplicação de resfriamento com ar forçado em soldas após o processo de soldagem é benéfico para a região de transformação parcial.

  • ALBERTO GATASSE KALUME JUNIOR
  • DIAGNÓSTICO DE APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE NA MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

  • Data: 27/05/2021
  • Mostrar Resumo
  • A fabricação de automóveis no Brasil iniciou em 1959 com a implantação de diversas montadoras estrangeiras, tendo dificuldades como oferta excessiva, demanda fraca e falta de financiamento, trazendo diversos desafios enfrentados pelas indústrias e seus concessionários parceiros. Com a abertura de mercado à importação de automóveis, novos desafios foram lançados e ferramentas de gestão foram implantadas, entre estas, ferramentas de qualidade industrial, que aumentaram significativamente a qualidade dos produtos e serviços ofertados, aumentaram produtividade e lucratividade e reduziram custos de produção. O setor de serviço independente (não associado a indústria) não absorveu técnicas de gestão na mesma velocidade da indústria e comércio, estando ainda hoje em dificuldade para concorrer em um mercado altamente qualificado, que é a manutenção em eletrônica embarcada, provocando a morte de empresas e estagnação das sobreviventes. Este estudo de caso pesquisou as causas desta ausência de gestão da qualidade nas empresas de reparação automotiva na região metropolitana de Belém, estado do Pará, os efeitos indesejados e consequente perdas, verificou o conhecimento de ferramentas de qualidade, sistemas de gestão, processos administrativos em uso e comparou com empresa certificada em qualidade, além de contribuir com o desenvolvimento de novas técnicas de gestão da manutenção automotiva utilizando exemplos da manutenção industrial.

  • ERICA DE MORAES LIMA
  • AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS ÁGUAS DE POÇO E INDUSTRIAL NA CORROSÃO DO AÇO CARBONO SAE 1020 UTILIZADO EM TUBULAÇÕES DE UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

  • Data: 08/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho monitorou o nível de corrosividade das águas bruta (poço) e industrial quando em contato com cupons de corrosão confeccionados em aço carbono (SAE 1020). O trabalho consistiu em coletar amostras dessas águas para análises físico-químicas e microbiológicas e para imersão dos cupons no período de 7, 14, 21 e 28 dias. A cada período os cupons de corrosão foram retirados limpos e levados para os ensaios de perda de massa, taxa de corrosão, potencial de corrosão e curvas de polarização. Além do cálculo de estabilidade, que mostra se a tendência das águas é estável, incrustante ou corrosiva. Os resultados mostraram que a perda de massa do cupom de aço carbono (SAE 1020) foi maior na água industrial; a taxa de corrosão também foi maior na água industrial; o potencial de corrosão e as curvas de polarização mostraram que a água industrial possui uma corrente e um potencial de corrosão elevados em comparação com a água de poço. Além disso, os resultados mostraram que a água de poço apresentou corrosividade baixa e a água industrial corrosividade moderada, mesmo recebendo um tratamento químico para correção do pH e controle microbiológico. Neste cenário a água industrial apresenta riscos de erosão-corrosão em tubulações, equipamentos e peças, fabricadas em aço carbono (SAE 1020), causando sérios prejuízos financeiros e de processo, como a troca rotineira de peças, parada não programada para manutenções e até redução de produção.

  • ANA CELIA SOUSA DA SILVA
  • DESENVOLVIMENTO DE TELHA DE PERFIL TRAPEZOIDAL EM COMPÓSITO COM USO DE MADEIRA DE MIRITI (Mauritia flexuosa)

  • Data: 05/02/2021
  • Mostrar Resumo
  • A palmeira do Miriti ou Buriti (Mauritia flexuosa L.) é uma vegetação típica e abundante na região Amazônica, e dela são utilizadas várias partes da planta, como o fruto, o linho ou seda, retirado das folhas, as quais são usadas para cobrir telhados, a tala extraída do pecíolo, da qual se faz paneiros, rasas entre outros objetos. A madeira de Miriti ou fibra também extraída do pecíolo, objeto desse estudo, é o material do qual são produzidos os artesanatos, principalmente brinquedos. O objetivo deste trabalho foi produzir e avaliar o comportamento físico e mecânico de telhas sanduíche de perfil trapezoidal de madeira de miriti, tecido e manta de fibra de vidro e resina poliéster. Foram produzidos dois tipos diferentes de telha, uma com quatro camadas de tecido de fibra de vidro e uma camada central de miriti, e outra produzida com 2 camadas de tecido e duas camadas de manta de fibra de vidro, separadas por uma camada central de miriti. As telhas foram fabricadas empilhando-se intercaladamente cada camada, laminadas manualmente e com cura à temperatura ambiente. Os ensaios físicos realizados foram de massa específica do miriti e absorção de água do compósito, de acordo com a norma ABNT 14810, e ensaios mecânicos de resistência à flexão do compósito, seguindo a norma ASTM D 790, de flexão da telha e resistência ao impacto, seguindo a norma da ABNT NBR 16753 de 2019. O valor encontrado da massa específica do miriti foi de 0,124 g/cm3, conforme ABNT NBR 7190. Os dados do ensaio de absorção de água foram em média de 6,17% para as amostras imersas em água destilada por 24 horas. Os resultados do ensaio de resistência à deformação das telhas fabricadas mostraram que as mesmas passaram nos critérios estabelecidos na norma NBR 16753, não apresentando ruptura ou deformação permanente. Nos testes de impacto, nenhum CP apresentou avarias, apenas pequenas marcas causadas pela ponteira de impacto. Considerando o desempenho em flexão, os corpos de prova apresentaram resistência média de 6,72 MPa, com deformação de flexão média de 0,083 mm/mm e módulo de elasticidade de 102,51 MPa. Considerando a performance da telha obtida na presente pesquisa concluímos que esta apresentou propriedades físico – mecânicas superiores se comparadas com as de fibrocimento, e compatíveis com as necessidades de uso do material. Nesse sentido, os resultados foram promissores, possibilitando estudos subsequentes para que haja aprimoramento do desempenho da mesma.

  • ANDEL DENILSON MATOS LIMA
  • AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS ÁGUAS DE POÇO E TRATADA DE UMA INDÚSTRIA DE COSMÉSTICOS NA CORROSÃO DO COBRE 

  • Data: 04/02/2021
  • Mostrar Resumo
  • Um monitoramento eficiente da corrosão previne, em uma indústria, paradas não programadas para manutenções corretivas para troca de peças, tubulações, materiais, componentes e equipamentos fabricados em cobre que possuem contato com água bruta ou tratada e sofrem desgastes ao longo do tempo. Este trabalho monitorou através da exposição das águas de poço e tratada de uma indústria de cosméticos, localizada no Estado do Pará, o nível de corrosividade quando em contato com cupons de corrosão (corpos de prova) fabricados em cobre. O método de análise consistiu na imersão destes cupons em água de poço e água industrial no período de 7, 14, 21 e 28 dias. A cada período os cupons foram retirados limpos e levados para ensaios de perda de massa, taxa de corrosão, potencial de corrosão e curvas de polarização. Além das análises físico-químicas e microbiológicas das amostras das águas para o cálculo de estabilidade, que mostra se a tendência é estável, corrosiva ou incrustante. Os resultados mostraram que a água de poço tem corrosividade baixa e a água industrial tem corrosividade moderada, mesmo recebendo um tratamento químico para correção do pH e controle microbiológico.  A perda de massa e a taxa de corrosão do cupom de cobre foram maiores para água industrial e as curvas de polarização e potencial de corrosão mostraram que a água industrial possui um grau elevado de corrosão em comparação com a água de poço.

2020
Descrição
  • MISAEL ORIVALDO RODRIGUES LIMA
  • ECODESIGN DE JOIAS: ANÁLISE QUALITATIVA DOS MATERIAIS ORGÂNICOS E METÁLICOS

  • Data: 10/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • Ecodesign e engenharia de materiais se integram neste estudo por meios de análise qualitativa de materais metálicos prata(Ag) e sua liga de prata-cobre(AgCu) usados e fornecidos pelas empresas joalheiras Ourogemas, Amazonita, Zeus, Amajoias vinculada a Instituição IGAMA- Instituto de gemas e Joias da Amazônia – Espaço São José Liberto- Belém- Pará-Brasil, assim como o material orgânico “cuia”-porongo (Lagenaria siceraria )da família das curcubitáceas  adquiridas pelo autor na feira do ver-o-peso da cidade Belém do Pará, cujo o objetivos é integra-los e qualifica-los como recurso material para ecojoias e eficiente em joalheria e assim compor a coleção joias “Na cuia” criada pelo autor desta pesquisa. Neste estudo os processos  metodológico se deram em contextos de produção diferenciados, inicialmente houve a criação de design de joias cujo os desenhos modelados industrialmente apresentam aspectos orgânicas e geométricas além de indicarem o uso de materiais orgânicos e metálicos, foco de investigação em engenharia deste estudo. Noutro contexto, nos laboratórios de engenharia industrial do IFPA deu-se ensaios para caracterização mecânica  e química dos materiais orgânicos e metálicos, dados as seguintes posições:1-ensaios  de tração de 3 corpos de prova de metal (Ag) e 4 corpos de prova de liga metálica(AgCu) a fornecer dados em gráficos resultados de MEV’S  e EDS que  analisados e calculados  permitiram sua qualificação joalheira. Noutro contexto, 16 corpos de provas de material orgânico “cuia” (“in natura” e  pigmentadas naturalmente) passaram por ensaio de  umidade, densidade, temperatura em forno e medidos em forma  digital com resultados obtidos numa media em porcentagem (%) e centímetro cúbico ( ) e analisados por  MEV. Após análises e cálculos dos materais a caracterização mecânica dos materiais indicam um materail orgânico eficente,  pois tolera variações de umidade- densidade  sem haver variações de sua estrutura enquanto ao metálico Ag e AgCu as variações de manipulação e porcentagens usuais das empresas mostram diferenciações quanto ao usual no mercado joalherio mundial, porém não implicaram no potencial elástico e plástico dos mesmos. Os dados mecânicos de  ambos materias se mostraram pertinentes ao seu uso na coleção “Na cuia” e promovem a integração qualitativa dos materiais orgânicos e metálicos a serem aplicados joias da coleção “Na cuia”  e assim serem indicadores de ecodesign em biojoias que serão aprestandos ao mercado  como  produto por meio de suportes gráficos.

  • ALTINO DOS SANTOS FONSECA
  • AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA ELÉTRICA, MECÂNICA E TERMORESISTIVIDADE DA LIGA Al-0,05%Cu-[0,25-0,35]%Fe-0,5%Si-0,6%Mg COM ADIÇÃO DE TEOR DE (0,13)% DE NIÓBIO, PARA TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

  • Data: 20/11/2020
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo estudar a influência do elemento Nióbio, sob a liga Al-0,05%Cu-[0,25-0,35]%Fe-0,5%Si-0,6%Mg quanto as suas propriedades mecânicas, elétricas e caracterização termorresistente. A primeira etapa do trabalho englobou ensaios de tração e resistividade para quatro diâmetros de corpos de prova, 2,8; 3,0; 3,8; e 4,2 mm, estes diâmetros foram reproduzidos pernas de cabos utilizados para transmissão e distribuição de energia elétrica e foram produzidos a partir do vazamento do alumínio em molde “U” com hastes de 22,0 mm de diâmetro, usinagem em torno mecânico para 18,5 mm e laminação a frio para os quatro diâmetros analisados. Os resultados permitiram desenvolver que o diâmetro de 3,0mm mostrou excelente resultado, tanto de LRT quanto de condutividade, com o melhor desempenho devido ao fenômeno da recuperação dinâmica, tendo a modificação com 0,13% Nb melhores resultados elétricos, mecânicos e com grãos refinados.  Percebeu-se que após o tratamento térmico nas temperaturas de 230 °C/1h  e 280 °C/1h  tanto a liga base, quanto a  liga modificada com % de Nb tiveram um aumento em sua condutividade elétrica e este comportamento pode ter sido provocado por um estágio inicial de recuperação dinâmica, em que a resistividade aumenta pelo processo deformativo intenso em que a própria geração de calor consequente trata termicamente o elemento deformado e a consequência disto é o rearranjo dos grãos melhorando a transferência dos elétrons e aumentando a condutividade elétrica A segunda etapa avaliou a caracterização termorresistente da liga, seguindo orientações das normas técnicas da  COPEL e ASTM. Os resultados permitiram a caracterização da liga modificada com teor de 0,13% de Nb como não termorresistente, mostrando perda acima de 10 % após tratamento térmico em 230 °C/1h e 280°C/1h.

  • THAIS DO SOCORRO DE MORAIS COSTA
  • APLICATIVO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UNIVERSO LIMPO. UM ESTUDO DE CASO EM ABAETETUBA-PA.

  • Data: 20/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como propósito desenvolver um aplicativo que auxilie na gestão dos resíduos gerados pelas construções civis, que possa ser utilizado para notificar a localização destes resíduos que podem ser levados por empresas especializadas em reciclar ou até mesmo fazer a correta destinação dos mesmos, para que a sociedade possa ter uma maior facilidade na correta gestão desses materiais, auxiliando na preservação do meio ambiente, minimizando os impactos ambientais e aprimorando a qualidade de vida da população. Neste trabalho foram utilizados os métodos guiados no Programa de Produção Mais Limpa para Micro e Pequenas empresas da construção civil, além da técnica dos 3R’s, que consiste em reduzir, reciclar e reutilizar os materiais. No desenvolvimento do aplicativo foi feita uma parceria com alunos da UFPA da área de Análise de Sistemas que colaboraram na elaboração do aplicativo que recebeu o nome de Universo Limpo e é um sistema desenvolvido para Plataforma/Ambiente WEB, em linguagem de programação PHP-JavaScript-Ajax-HTML5- CSS. Utiliza App do Maps, banco de dados MySQL com métodos PDO. Portanto as empresas que fazem a destinação para reciclagem, triagem ou outros processos com estes resíduos gerados pelas construções civis poderão acessar o aplicativo para saber o local certo que contém os resíduos que foram indicados no maps do aplicativo. Os resultados obtidos foram a conscientização das pessoas sobre a importância do desenvolvimento sustentável dos materiais que são considerados resíduos das obras dessas construções, que podem ajudar na reutilização dos mesmos e na correta destinação deles, além do aplicativo ter contribuído para a melhora no processo de notificação da localização desses resíduos para que possam fazer a correta coleta com mais rapidez, pois antes demoravam muito para realizar a coleta o que prejudicava a limpeza da cidade ocasionando diversos malefícios a saúde e trânsito nas ruas da cidade de Abaetetuba-Pa.

  • GLEIDSON THIAGO ANDRADE DOS SANTOS
  • ANÁLISE DE FATORES DECISÓRIOS A PARTIR DE METODOLOGIA AHP COMO SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA A INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO NAVAL

  • Data: 08/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • Os empreendimentos de construção naval, denominados de estaleiros, caracterizam-se como um setor industrial que gera impactos ao meio ambiente de maneira significativa quando não é gerido de maneira responsável e aliada à sustentabilidade. Tendo em vista isso, o objetivo desta pesquisa é levantar, verificar e classificar os principais fatores decisórios relacionados à aproximação dos estaleiros do conceito de Green Shipyards, a partir de critérios e subcritérios verificados como fundamentais para atingir tal objetivo, levantados por meio de uma abordagem de tomada de decisão de múltiplos critérios. A verificação dos critérios foi realizada utilizando subsídios de desempenho do ranking de hierarquia analítica de processamento de dados com comparação entre pares. As análises foram realizadas utilizando a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) para determinar o valor de ponderação de cada critério e subcritério, sendo possível a avaliação da importância dos mesmos. Os principais objetivos deste trabalho foram alcançados na análise dos resultados obtidos. A partir da aplicação metodológica, foram obtidos os critérios considerados fundamentais para a análise, sendo possível apresentar as diretrizes de aproximação dos conceitos de sustentabilidade, bem como, evidenciar um estudo de caso que consistiu no desenvolvimento de uma estrutura flutuante que associa critérios atrelados à sustentabilidade em ambientes industriais.

  • CLAYTON AMORAS SILVA
  • GESTÃO EFICAZ REDUZ ACIDENTES EM INDÚSTRIA

  • Data: 30/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • O estudo se propôs a avaliar a eficácia da gestão de riscos de uma indústria de mineração e metais presente na região norte do Brasil, a partir do comportamento relacional entre suas ferramentas de gestão de riscos e suas ocorrências de acidentes – indicadores proativos e reativos, respectivamente, uma vez que conhecer a significância dessas relações, é relevante para avaliar a existência de causalidade ou acaso dos resultados obtidos por suas métricas de gestão. Para isso, foi analisada com base nos dados históricos de dez anos das ferramentas de gestão de riscos, variáveis independentes, e das ocorrências de acidentes, variáveis independentes, a existência de relação de associação e interferência entre elas, sendo obtido o resultado de redução das ocorrências de acidentes ao longo do período analisado, constando-se que a indústria é eficaz na gestão de riscos e reduz os acidentes progressivamente, por efeito de causalidade da variável independente sobre a variável dependente.

  • GLEISSON AMARAL MENDES
  • MODELAGEM E PRODUÇÃO DE BLOCOS ECOLÓGICOS USANDO O PROCESSO DE ROTOMOLDAGEM

  • Data: 28/05/2020
  • Mostrar Resumo
  • Nesta pesquisa foram modelados e processados blocos ecológicos de polipropileno (PP) e polietileno de alta densidade (PEAD) reciclados por rotomoldagem a partir de embalagens pós-consumo. Usando o software sketchup foram projetados os moldes, blocos e paredes. Foram confeccionados e testados os moldes tanto de aço inox quanto de alumínio. O molde de alumínio apresentou melhor eficiência energética em comparação com o de aço. Foram obtidos blocos de encaixe e sobreposição de dimensões 14x19x39 cm. Os blocos foram caracterizados: morfologicamente, por microscopia ótica, com valor médio da área do PP de10,15 mm e PEAD, com valor médio da área do PEAD de 1,53 mm do material revalorizado e difração de raio-X (DRX) mostraram que as amostras rotomoldadas obtiveram menor intensidade da difração dos picos em relação aos pós-consumo; mecanicamente, por compressão, mostrou que a resistência dos blocos de PP apresentaram resistência de compressão de 50% acima das amostras de PEAD, entretanto obteve recuperação elástica de 100%, no ensaio de flexão demostrou que as amostras de PP com velocidade de deformação 2 mm/min obteve o modulo de elasticidade 1060,06% maior que o PEAD com 10 mm/min e o ensaio de impacto constatou que a resistência ao impacto, obtida pelo polímero PEAD apresentou melhor resultado em comparação com PP, ratificando 2,48 kj/m 2  para PEAD e 0,62 kj/m 2  para PP; fisicamente, por densidade, apontando o polietileno com densidade de 0,9976 g/cm³ e polipropileno com 0,9954 g/cm³, constatando variação de 0,22% entre as densidades dos materiais analisados e a flamabilidade obtendo a classificação de V-2 as amostras de polietileno e polipropileno e as amostras com 5% de incorporação de retardante de chama de alumina atingindo a classificação V-0. As paredes foram montadas por blocos de encaixe e produto comercial para assentamento e sobreposição, assim como foram revestidos por pastilhas de vidro e receberam perfis de alumínio. Após as análises, a utilização da rotomoldagem como modelo de reciclagem de materiais descartados no meio ambiente será capaz de gerar destinação adequada e revalorização, proporcionando renda familiar para catadores de aterros sanitários e aumento do ciclo de vida das poliolefinas produzindo produto ecológico na construção civil. 

2019
Descrição
  • MARIELLE MARIA MEDEIROS VITAL
  • CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS, MECÂNICAS E ESTRUTURAIS DA LIGA Al-Cu-Si-Mg MODIFICADA COM TEORES DE [0,2-0,5 E 0,7]% Fe

  • Data: 21/11/2019
  • Mostrar Resumo
  • Estudos para o desenvolvimento de novos materiais em ligas de alumínio e/ou reformularem os já existentes estão sendo realizados a fim de aperfeiçoar condutores elétricos para que o transporte da energia torne-se cada vez mais eficiente. Nesse contexto, esses materiais se mostram com grande potencial para serem utilizadas principalmente pela sua elevada condutividade elétrica, baixo peso específico, além de sua razoável resistência mecânica. Em vista disso, o presente trabalho propõe caracterizar o comportamento mecânico, elétrico e estrutural em corpos de prova deformados (fios com diâmetro de 3mm) e não deformados (corpos de prova com diâmetro de14,4 mm), objetivando determinar a influência do ferro na liga Al-0,25%Cu-0,7%Si-1,0%Mg modificada com[0,2-0,5-0,7]%de Ferro e solidificadas em molde metálico tipo"U". A pesquisa foi realizada no laboratório do grupo de pesquisa de materiais da Universidade Federal do Pará (GPEMAT). Tendo como foco a aplicação na fabricação de fios e cabos para ligações elétricas. Observou-se que a inserção dos elementos Cu, Si, Mg na liga de Al-Fe, retarda o desempenho do ferro em refinar os grãos na estrutura, por sua vez, a microdureza da estrutura fica mais elevada com o aumento do teor de ferro. Em relação à condutividade elétrica das ligas como deformadas o resultado foram relativamente bem próximos, isso justifica a influência de quanto mais ferro na liga a diferença de perda é bem pequena, sendo que os demais elementos contribuíram para tal resultado no caso da liga estudada.

  • GILSA PINHEIRO RODRIGUES DOS SANTOS
  • O PERFIL DE PRODUÇÃO DOS BATEDORES ARTESANAIS DE AÇAÍ DO MUNICÍPIO DE BELÉM - PARÁ

  • Data: 14/10/2019
  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo tem por objetivo analisar o processo produtivo dos batedores artesanais de açaí do município de Belém - Pará. Tal investigação procura responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as características do processo produtivo empregado pelos batedores artesanais de açaí do município de Belém – Pará? E como objetivos específicos descrever o perfil dos pontos de venda de açaí certificados com o selo de qualidade “Açaí Bom”; avaliar o cumprimento do Decreto nº 326 de 20 de janeiro de 2012; descrever o perfil de produção dos batedores artesanais de açaí do município de Belém – Pará, buscando um conhecimento mais aprofundado da área em estudo. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 72 questões objetivas, com escala do tipo Likert, divididos em três cessões fundamentadas no Decreto nº 326/01/2012: (i) boas práticas de produção, (ii) organização da produção e (iii) perfil dos batedores artesanais, sendo complementado por entrevistas não estruturadas. A amostra não probabilística por julgamento constituída de 50 batedores do total de 145 cadastrados, que responderam ao questionário aplicado durante a pesquisa de campo, no período compreendido entre 30/05 a 06/09/2019. Os dados passaram por tratamento estatístico com software na linguagem R. Os resultados indicaram a predominância de batedores do sexo masculino, com uma média de idade de 42 anos; que os estabelecimentos na maioria cumprem as normas do Decreto nº 326 sobre boas práticas de produção; por outo lado sugeriram maior necessidade de articulação com universidades ou instituto de tecnologia para a melhoria da qualidade de produção do açaí.

  • PEDRO FERREIRA DA SILVA JUNIOR
  • ESTUDO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE CERÂMICA VERMELHA INCORPORADA COM RESÍDUO DE PEDRAS ORNAMENTAIS

  • Data: 08/10/2019
  • Mostrar Resumo
  • A cerâmica vermelha atualmente é um dos setores da indústria cerâmica que vem utilizando como uma alternativa viável a incorporação de diversos resíduos como forma de minimizar os impactos ao meio ambiente, além do reaproveitamento como matéria-prima em substituição de outros materiais. A pesquisa teve como objetivo geral estudar a influência da adição do resíduo de pedras ornamentais (resíduo do corte do granito) nas propriedades tecnológicas e microestruturais de cerâmica vermelha utilizada para fabricação de telhas. Com base nas literaturas estudadas, o resíduo foi adicionado às massas cerâmicas em percentuais de 10, 15 e 20% submetidas ao processo de queima na temperatura de 950ºC. Foi realizada a caracterização química, morfológica e térmica do resíduo assim como das massas de argilas. As caracterizações físicas e mecânicas dos corpos de provas cerâmicas foram através dos ensaios de densidade aparente, absorção de água, retração linear e tensão de ruptura. As análises microestrutural das peças cerâmicas foram realizadas por espectroscopia por fluorescência de raios X, difração de raios-X, análise termogravimétrica (ATG) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Com base nos resultados obtidos, verificou-se que o resíduo das pedras ornamentais adicionados em até 15% influenciou positivamente nas propriedades da cerâmica, tornando possível seu reaproveitamento na indústria de cerâmica vermelha, demostrando que é uma alternativa de sustentabilidade no setor da construção civil.

  • RICARDO NAZARENO COSTA FRANCA
  • CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS TÉRMICOS, ESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS LIGAS Al-3% E Al-5%Ni SOLIDIFICADAS DIRECIONALMENTE

  • Data: 30/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • As ligas à base de alumínio possuem propriedades de grande interesse para a indústria de fundição, pois possuem massa específica baixa, condutibilidade térmica e elétrica elevadas, boas combinações de propriedades mecânicas, boa trabalhabilidade em processos de usinagem e conformação mecânica. As propriedades finais e o comportamento mecânico do produto fundido dependerão diretamente da estrutura e dos parâmetros térmicos de solidificação. Este trabalho se propôs a analisar a correlação entre os parâmetros térmicos, estrutura e propriedades mecânicas das ligas da família Alumínio-Níquel (Al-3,0%Ni e Al-5,0%Ni) no que diz respeito à evolução da macroestrutura e microestrutura dendrítica. O comportamento mecânico das ligas Al-Ni foi analisado por meio de ensaios de tração e microdureza. Para a produção das ligas binárias, foram utilizados Alumínio e Níquel comercialmente puros. A microestrutura dendrítica é quantificada através de seus espaçamentos primários e secundários, devidamente correlacionados com os parâmetros térmicos da solidificação. São propostas leis experimentais de evolução dos espaçamentos dendríticos como função da taxa de resfriamento (TR) e da velocidade de deslocamento da isoterma liquidus (VL), na forma (l1) = C (TR)-0,55 e l2 = C (VL)-1/3, respectivamente, e com propriedades mecânicas representada pela microdureza Vickers (HV), analisando a influência do elemento de liga Ni na matriz de alumínio na formação de ligas Al-Ni. Os valores experimentais dos espaçamentos dendríticos foram comparados com outros trabalhos experimentais de crescimento dendrítico para ligas binárias Al-Ni. Os resultados mostraram que o modelo teórico de crescimento se aproxima bastante do espectro experimental da liga com concentração de Ni. A análise da microdureza das ligas investigadas indicou que a medida em que aumentamos a concentração de Ni na matriz rica em alumínio, maior será a microdureza, influenciou diretamente no aumento da microdureza das ligas Al-Ni analisadas.

  • SANDRO DIAS PENA
  • ANÁLISE DE FOSFOGESSO EM BLOCOS DE VEDAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

  • Data: 30/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • O fosfogesso é um resíduo gerado à partir do ataque da rocha fosfática pelo ácido sulfúrico. No Brasil, é gerada em grande escala, pois para 1 tonelada de ácido fosfórico produzida, resultam em 4,5 toneladas de fosfogesso. Assim, será desenvolvido um produto com a mistura de 3 tipos: a primeira mistura será constituída de 80% de argila de várzea, com a adição de 20% de fosfogesso; a segunda mistura será constituída de 90% argila de várzea, com a adição de 10% fosfogesso; e a terceira e última mistura será de 95% argila de várzea, com a adição de 5% fosfogesso, em comparação com a argila 100%. Foram realizados os ensaios químicos e mineralógicos (Análise térmica Diferencial; Análise Termogravimétrica, Difração de Raios X, Fluorescência de Raios X e Microscopia Eletrônica de Varredura. Também foram realizados os ensaios físicos (umidade de extrusão; perda ao fogo, resistência de compressão a seco e a queimado; retrações lineares de secagem, de queima e total; absorção de água, porosidade aparente e distribuição granulométrica da argila), além de ensaios químicos e mineralógicos. Na composição mineralógica da argila, as amostras apresentaram em seu teor mineralógico a esmectita, illita, caulinita, quartzo, anatásio e rutilo, com seu pico máximo indicando a presença de quartzo, acompanhado de illita e esmectita. Nas análises químicas, como a análise Termodiferencial, foi observado um pico exotérmicos e endotérmicos. Na análise termogravimétrica da amostra, houve uma perda de massa total de 7,29%. Nas análises físicas dos corpos de prova, a maior porcentagem de umidade de extrusão foi na amostra de 90% argila e 10% fosfogesso, com 30,68% de umidade de extrusão. Para a resistência de compressão a seco, os resultados foram maiores em 2 misturas de argila pura com o fosfogesso, as misturas de 90% argila e 10% fosfogesso, além da argila de 95% argila e 5% fosfogesso, apresentando 9,46 Mpa e 11,31 Mpa. Para a resistência de compressão a queimado, os resultados que melhor apresentaram resultados foi a mistura 80% argila e 20% fosfogesso e 100% argila pura, com 11,03 MPa e 12,70 Mpa, respectivamente. Assim, este trabalho tem como objetivo definir qual melhor composição em nível de fosfogesso para ser adicionada à argila de várzea, de forma que possa minimizar custos com material argiloso, e se haverá, com a adição de fosfogesso, maior resistência aos blocos cerâmicos (ou não), reduzindo o impacto ambiental negativo que ocorre com a disposição destes resíduos no meio ambiente, além de gerar um processo mais sustentável e econômico para a indústria cerâmica.

  • THOMPSON REIS DA SILVA
  • ANÁLISE DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UM EIXO EM AÇO CARBONO, UTILIZADO EM EMBARCAÇÕES TIPO RABETA POR RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA

  • Data: 27/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • Uma das embarcações mais utilizadas pelos ribeirinhos da Amazônia é a embarcação conhecida como “rabeta”, que pode ser curta ou longa. A rabeta consiste em um motor de popa que sustenta um eixo de transmissão com uma hélice instalada na extremidade muito utilizada quando a profundidade do rio é relativamente baixa. O eixo, normalmente de aço, que transmite o movimento do motor para a hélice merece uma atenção especial, pois, apesar de o motor apresentar uma potência normalmente baixa, o eixo sofre esforços mecânicos como flexão, torção, compressão e tração que necessitam de um estudo mais aprofundado. Falhas causadas por fadiga, corrosão pelo contato direto do eixo com água são alguns exemplos. Através de tratamentos térmicos podem-se alterar as propriedades dos aços através de operações de aquecimento e resfriamento com o controle da temperatura. O processo escolhido para este trabalho é o processo de tratamento térmico de normalização, têmpera e revenido e o tratamento termoquímico superficial de cementação em caixa por proporcionar melhorias de natureza mecânica a baixo custo, fator este importante para o público alvo que é usuário do equipamento onde o eixo tratado é componente. A partir dos eixos adquiridos foram fabricados os corpos de prova para os ensaios de tração e fadiga flexo-rotativa pelo processo de usinagem em um torno mecânico semi-automático e o forno utilizado para os tratamentos térmicos apresenta uma temperatura máxima de trabalho de 1200ºC. O eixo de rabeta é vendido no mercado como sendo de um aço SAE 1045 que após os tratamentos térmicos foram obtidas as propriedades mecânicas através dos ensaios de tração, fadiga flexorotativa e dureza, além das análises químicas pelo método de EDS (Espectroscopia de Energia Dispersiva) e FRX (Espectrometria de Fluorescência de Raios-X). Após as análises dos resultados, principalmente das propriedades mecânicas obtidas através dos ensaios de tração e dureza, detectou-se que o aço vendido não está se acordo com as especificações vendidas e que as amostras que passaram pelos tratamentos de normalização e cementação apresentaram os melhores resultados, em média 22.763,6 ciclos, quando submetidos ao ensaio de fadiga flexo-rotativa. 

  • RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA
  • Estudo do Eixo de Propulsão de Embarcações Tipo Rabeta da Região Amazônica: Um estudo de Caso

  • Data: 27/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • O conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais é de capital importância para as questões de escolha destes, no fabrico de órgãos de máquinas. Sob este olhar, o presente estudo teve o propósito de avaliar a resistência mecânica do material usado na confecção dos eixos para motores do tipo rabeta, comercializado como aço 1045, adquirido no mercado local, pelos ribeirinhos das cercanias da região metropolitana de Belém em grande demanda. Portanto, a intenção do estudo foi caracterizar mecânica e matalograficamente esses eixos de aço carbono para que eles possam oferecer uma operacionalidade eficaz e econômica a seus usuários. Este exame apontou que propriedades mecânicas podem ser melhoradas por meio de tratamentos térmicos. A normalização, têmpera e cementação têm demonstrado que podem melhorar as propriedades dos aços reduzindo a presença de tensões internas provenientes dos processos de fabricação e melhorando as propriedades mecânicas do aço. Conforme isto ocorre, são proporcionadas melhorias na estabilidade dimensional, ganho em tenacidade, resiliência e propriedades em geral. Sob este olhar foi realizado um estudo comparativo sobre as mudanças estruturais, morfológicas e mecânicas em eixos de aços para “rabetas” usinados segundo norma ASTM E8/E8m 16a e submetidos a tratamentos térmicos e termoquímicos. Os corpos de provas foram aquecidos à temperaturas de 880°C, 860°C, 200°C e 950°C respectivamente para a normalização, têmpera, revenimento e cementação, e posteriormente arrefecidos ao ar, óleo mineral e no próprio forno, segundo as necessidades de cada caso. Para as análises estruturais, morfológicas e mecânicas foram realizadas as análises químicas, os ensaios de tração e dureza, as análises por microscopia óptica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), e a espectroscopia dispersiva de raios-X (EDS) que serviram de base para a determinação do tipo de aço oferecido pelo mercado interno e a possibilidade de melhoria destes eixos por mudança de estrutura e /ou composição. Nas análises microestruturais de MO, MEV e EDS foram observadas alterações na composição física da quantidade relativa das fases de ferrita e perlita, mas não foi possível visualizar e confirmar a presença de martensita retida nos CPs temperados. Ainda durante a caracterização microestrutural, foi possível a identificação de precipitados de carbonetos ultrafinos nos CPs temperados bem como a camada cementada nos CPs submetidos a esse tratamento. As propriedades mecânicas resultantes dos CPs normalizados e cementados (NC) que prevaleceram sobre os outros tratamentos foram, a tensão de escoamento, com aumento de 94,3% e a tenacidade com um aumento de 25,5% em relação aos CPs trefilados. Para a dureza Brinell a do aço carbono trefilado foi o que obteve o maior valor HB, comprovando que os tratamentos térmicos realizados diminuem a dureza ajustando essa propriedade mecânica pelo alívio de tensão internas a nível de microestrutura; ainda neste ensaio, foi verificado uma pequena, mas significativa alteração nos CPs submetidos aos tratamentos termoquímicos de cementação nas bordas destes.

  • JOSÉ AÍRTON NUNES FERNANDES
  • DESENVOLVIMENTO DE ALGORÍTMO DE CORRELAÇÃO DIGITAL DE IMAGEM PARA O CÁLCULO DE DEFORMAÇÕES

  • Data: 27/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • A extensometria é uma técnica para determinar o estado de deformação em torno de um ponto de um corpo, a partir do conhecimento das extensões em várias direções; é conhecimento importante no estudo dos processos mecânicos. Associar as ferramentas da extensometria aos métodos da correlação digital de imagem trará um avanço significativo para a criação de instrumentos de baixo custo e boa precisão para medidas de deformação sem contato, substituindo os extensômetros convencionais. Esse trabalho através de pesquisas e experimentos, fará o desenvolvimento de um algoritmo de correlação digital de imagem para o cálculo de deformações, capaz de contribuir na construção desse instrumento, ou sai, de um protótipo de vídeo extensômetro. Para chegar ao algoritmo iniciou-se pela engenharia de materiais, com ensaios mecânicos, passando por avaliações de softwares, estudos e análises da correlação digital de imagem. O algoritmo é resultante da elaboração de cinco códigos, dos quais selecionamos três. Nessa proposta os ensaios de tração realizados pela máquina universal, foram filmados, ou fotografados, com as imagens sendo transferidas para o computador, no qual foram analisadas, por meio de códigos com a utilização de correlação digital de imagem, obtidos com o auxílio de ferramentas do software MATLAB®. Para medir precisamente, as deformações dos materiais ensaiados, os três diferentes códigos foram criados com o objetivo de melhorar as medidas em função da elasticidade do material sem contato. As medidas de deformação realizadas no campus Belém, são obtidas através de ensaios utilizando uma máquina universal, com o advento desse algoritmo se amplia as possibilidades de realizar avaliações de deformações em materiais sólidos, além de incentivar a continuidade de pesquisas ampliando o estudo para outros tipos de materiais. A correlação digital de imagem tem aplicações em diversos campos, desde a engenharia civil, medicina e odontologia dentre outras, com um diferencial, pode realizar medidas de deformação sem necessitar da presença no local do evento, dependendo da situação basta ter uma filmagem do material, no qual ocorreu ou está ocorrendo deformação, permitindo o cálculo e também o monitoramento remoto dos deslocamentos da peça. Esse tipo de conhecimento é muito importante, inicialmente pela interação dos fundamentos da mecânica com outras áreas de conhecimento, como processamento digital de imagem e informática, podendo futuramente criar um espaço físico para esse tipo de aplicações O curso de mecânica do Campus Belém do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, poderá utilizar esse conhecimento nas aulas práticas de suas disciplinas, como também por outros cursos do IFPa. , além de contribuir nos projetos de pesquisa, desenvolvidos pelos alunos sob a orientação dos professores do curso, em projetos de extensão ou da área de inovação tecnológica.

  • MARCOS MARTINS SOUZA
  • CARACTERIZAÇÃO DA MADEIRA MARUPÁ (Simarouba amara Aubl, Simaroubaceae) VISANDO UTILIZAÇÃO NA INDÚSTRIA MOVELEIRA

  • Data: 25/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • A utilização da madeira em móveis requer o conhecimento de suas características físicas e mecânicas. A umidade da madeira influencia diretamente na sua resistência, diminuindo com o aumento de seu teor de umidade e atingindo um valor mínimo para umidade acima do limite de saturação. A norma brasileira ABNT NBR 7190:1997 adota a umidade de referência de 12%, pela qual os resultados de ensaios devem ser apresentados. Entretanto, para aplicação da norma, torna-se necessário o conhecimento das características mecânicas de todas as espécies florestais brasileiras. Assim, o objetivo deste trabalho é fazer a caracterização física e mecânica da madeira denominada Marupá, Simarouba amara Aubl., Simaroubaceae, conhecida na indústria moveleira como “madeira alternativa. A validação da madeira Marupá é de suma importância para as indústrias moveleiras, pois serve como fonte de suprimento, bem como contribui para a minimização da retirada de espécies de madeiras “nobres”. Para isso, foram necessários ensaios físicos de umidade e densidade, além de ensaios mecânicos de resistência, ensaio de compressão longitudinal às fibras, compressão radial às fibras, compressão tangencial às fibras e flexão. Por fim, propõe-se, neste trabalho, a criação e o desenvolvimento de um protótipo em escala reduzida com as espécies de madeiras estudadas (Marupá e Cedro). Os resultados mostraram o coeficiente de variação entre as duas espécies 16,2% para o ensaio de resistência à compressão e coeficiente de variação, para o ensaio de flexão ficou em 18,41%, ambas possuem restência mecânica moderada, podendo ser utilizadas em estruturas de madeira de pequeno porte. A madeira Marupá apresentou a densidade básica 0,40 g.m-3 da espécie. Entretanto, a maior média de resistência foi 12% de umidade, a média de compressão às fibras (fc0,k = 25,25 MPa) e de flexão paralelo às fibras (fc0,k = 27,29 MPa) atingindo o requisito da ABNT NBR 7190:1997, que estabelece a eficiência da resistência mecânica na classe C20. Os resultados indicaram a possibilidade de utilização da espécie marupá como madeira alternativa para processamento de móveis.

  • MARCOS DEYVID LEÃO SILVA
  • PLANO DE GESTÃO EM GASES MEDICINAIS NOS HOSPITAIS EBSERH

  • Data: 25/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • Dentre as instalações em Estabelecimentos Assistenciais em Saúde (EAS), que se prestam a atender as necessidades de pacientes, visitantes e funcionários, destacam-se as de gases medicinais. Estas instalações são empregadas para fins terapêuticos e cirúrgicos. Seu emprego requer cuidados especiais no ambiente hospitalar, porquanto muitos riscos são associados a esta atividade. Além dos riscos, os custos são elevados. Estes fatores sugerem uma gestão criteriosa. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de Gestão em Gases Medicinais. Como proposta metodológicas foi empregado a revisão bibliográfica, a criação de um plano de ação utilizando o 5W1H, a elaboração de um método sistemático baseado no diagrama de gestão. Realizado o mapeamento dos processos dos setores da envolvidos na gestão em gases medicinais utilizando as ferramentas: BSC, cadeia de valor, SIPOC, fluxogramas e o software Bizagi, e alinhado os riscos associados e práticas de controle. Como produto final, foram elaborados formulários de instruções de execução de procedimento técnico para inspeções periódicas e manutenção baseados nas normas técnicas e boas práticas de engenharia. A criação de um plano de contingência. A elaboração do gerenciamento de riscos. Assim como, elaborado o modelo de relatório de desempenho para análise da gestão em gases medicinais. O estudo foi aplicado no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) para o qual foi desenvolvido o plano de Gestão em Gases Medicinais nos Hospitais EBSERH, focando a qualidade e eficiência, visando auxiliar na redução de perda para eliminação de desvios ou desperdícios em todo processo em gases medicinais.

  • FRANCISCO MANOEL FERNANDES VAGO
  • ESTUDO DE VIDA À FADIGA DE LANCHAS ESCOLARES CONSTRUÍDAS EM ALUMÍNIO NAVAL 5052H34

  • Data: 23/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, é feita uma análise de fadiga para o projeto das Lanchas Escolares Média, construídas na Base Naval de Val-de-Cães com liga Alumínio 5052H34, as quais fazem o transporte de crianças que necessitam se deslocar por vias fluviais até a escola. A motivação para o estudo foi o aparecimento de trincas em algumas dessas lanchas, apontando a necessidade de avaliações que permitam verificar possíveis causas e meios para evitar o surgimento de novas trincas. Foram realizadas estimativas dos carregamentos aos quais as embarcações são submetidas navegando nos rios vizinhos à Belém, com base nas velocidades do barco e no histórico de ondas. Foram levantadas as curvas SN da liga para corpos de prova soldados e não soldados visando verificar a quantidade de ciclos que a liga suporta até seu rompimento para determinados valores de tensão. Também foi realizada uma avaliação analítica de carregamento e análise numérica de tensão pelo método dos elementos finitos. Com os dados de tensão e as curvas SN, foi possível fazer o cálculo de vida à fadiga e a análise de dano a fim de estimar a vida útil da embarcação. Os resultados obtidos nas análises mostram a real possibilidade de ocorrência de trincas para períodos curtos de operação, como já foi relatado na prática. Isso aponta para a necessidade de um maior aprofundamento nos cálculos e considerações de projeto dessas embarcações.

  • ELIS APARECIDA RIBEIRO DE LIMA
  • EFEITOS DOS TRATAMENTOS TERMOQUÍMICOS SOBRE A CONFIABILIDADE DO EIXO EM AÇO CARBONO TREFILADO ACOPLADO EM MOTOR TIPO RABETA UTILIZADO POR COMUNIDADES AMAZÔNICAS

  • Data: 20/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • Os constantes relatos de ribeirinhos sobre durabilidade dos eixos das embarcações tipo rabeta, assim como a pouca realização de estudos a respeito da navegação ribeirinha deram início à motivação desta pesquisa, a qual tem como objetivo avaliar a confiabilidade do eixos de rabeta a partir dos tratamentos termoquímicos, uma vez que pretende modificar as suas propriedades mecânicas. Os tratamentos têm o intuito de promover o aumento da vida útil dos eixos fabricados e comercializados no mercado de Belém, e por conseguinte compará-los com corpos de prova que não receberam tratamento para verificar se os tratamentos surtiram efeito e promoveram melhora da confiabilidade. Para realização deste trabalho, foram adquiridos três eixos de aço carbono comercializados como aço carbono SAE 1045 trefilado, no mercado de Belém. Foi realizado o processo de usinagem conforme as dimensões padrões para fabricação dos corpos de prova, em seguida foram separados em três grupos: Sem Tratamento (ST), Normalizado e Cementado (NC) e Normalizado, Cementado e Revenido (NCTR). A análise de fluorescência possibilitou saber a composição química do material e foi observada a heterogeneidade de seus constituintes. O M.E.V. e o E.D.S. mostraram as microestruturas ferrítica e perlítica, o percentual dos componentes químicos, assim como revelaram a presença de porosidade, fibrose, marcas de praia e pontos de inclusão. Além disso, foram realizados outros testes como fractografia que permitiu analisar a ocorrência tanto de fratura dúctil devido a irregulares da borda, quanto a deformação plástica do corpo de prova. A rugosidade do material se mostrou semelhante em todos os grupos. O teste de dureza apresentou resultado do grupo NC com menor dureza tanto na seção transversal como na superfície, já a maior dureza na seção transversal foi do grupo ST e na superfície foi o grupo NCTR. O ensaio de tração mostrou que o corpo de prova ST teve maior tensão de escoamento e limite de resistência à tração, já a maior deformação foi do grupo NCTR. O ensaio de fadiga possibilitou realizar a distribuição de Weibull e o teste de Van der Waerden para testar a confiabilidade, os quais detectaram que o tratamento NC obteve melhores resultados em relação aos demais. Dessa forma, conclui-se que o eixo tem teor de carbono menor que o informado (1045), também pôde-se verificar que os tratamentos os quais foram propostos surtiram efeitos positivos, pois conseguiram alterar as propriedades mecânicas do aço carbono e elevar a vida útil de maneira a proporcionar a melhora da confiabilidade.

  • ANTÔNIO JOSÉ FILO-CREÃO GARCIA
  • ADSORÇÃO DE RESÍDUOS OLEOSOS EM BARREIRA DE CONTENÇÃO DE UM NAVIO-TANQUE

  • Data: 05/09/2019
  • Mostrar Resumo
  • A dificuldade de limpeza de resíduo oleoso no interior de barreira de contenção em navios-tanques sempre trouxe problemas operacionais e financeiros para os comandantes de navios e operadores locais nos terminais. Neste trabalho foram confeccionados filtros para adsorção de resíduos oleosos, em escala de laboratório com o uso de óleo diesel e no interior de barreiras de contenção de navio-tanque com resíduo oleoso. Foi usada borra de açaí como adsorvente particulado com diâmetro médio de 200μm, parte insolúvel do mesocarpo, fração excedente da extração de polpa dos frutos, constituída principalmente de celulose e lignina com quatro por cento de corpos silicosos de diâmetro médio de 2μm. Para estruturação dos filtros foi utilizada a técnica de rotomoldagem com flocos reciclados de polietileno de alta densidade e borra incrustada na superfície apresentando poros de 0,1mm. Com base na ASTM F 726-17, nos filtros ocorreram adsorção mássica e adsorção volumétrica de resíduo oleoso no interior da Barreira de Contenção. As superfícies fraturadas e o processo de adsorção nos filtros foram observados por MO, MEV e EDS. Após análises dos resultados foram evidenciadas a eficiência do processo de adsorção de óleo diesel e de resíduo oleoso.

  • ERNANI AUGUSTO DA SILVA CORTINHAS
  • AVALIAÇÃO MICRO E MACRO ESTRUTURAL DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA LIGA DE ALUMÍNIO AA5052 – H34

  • Data: 23/08/2019
  • Mostrar Resumo
  • Objetivo: Avaliar o comportamento mecânico, macro e micro estrutural das ligas de alumínio comercial 5052-H34 em amostras como fabricadas. Material e Método: Neste trabalho foram avaliadas as variações dos parâmetros de resistências mecânicas da liga comercial AA5052-H34, considerando as variações das propriedades resistentes do metal, quando submetido a deferentes ângulos de aplicação da força, tendo como referência o sentido construtivo da laminação. Foram utilizados 18 (dezoito) corpos de provas, conforme a norma NBR-7549, sendo os mesmos cortados em máquinas de eletro-erosão, 6 (seis) no sentido longitudinal à laminação, 6 (seis) no sentido transversal à laminação e 6 (seis) cortados a 45° do sentido em que as chapas foram laminadas. As amostras foram analisadas macro e micro estruturalmente, depois passaram por ensaios de tração, onde foram analisados os parâmetros de resistências mecânicas para os diferentes ângulos de aplicação da força em relação ao sentido fabril da laminação e os aspectos microestruturais das fraturas. As instabilidades de Efeito Portevin – Le Chatelier (PLC) para diferentes ângulos e diferentes taxas de deformação foram avaliados sob o ponto de vista do perfil das curvas obtidas, tempo para carregamento e relaxamento das tensões internas e variações das amplitudes de tensões obtidas. Os diferentes planos das fraturas também foram submetidos à investigação através da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e as imagens fractográficas geradas foram utilizadas como recurso tecnológico para avaliação dos resultados obtidos. Resultados: Após a análise dos resultados, podemos concluir que a liga apresenta macroestrutura com grãos refinados devido ao processo de fabricação. A microestrutura da liga apresenta partículas de segunda fase composta predominantemente por ferro, com grande possibilidade de ser o componente eutético Al3Fe do sistema Al-Fe. De maneira geral os demais elementos Mg, Cr, Si, Mn, Cu e Zn encontram-se distribuídos de forma homogênia na matriz de alumínio, não sendo detectáveis suas presenças na forma de partículas de segunda fase como foi observado pelo Ferro. Os resultados de limite de resistência à tração estão dentro da faixa descrita pela Atlas Steels ( Al Alloy Data Sheet ). A força resistente à aplicação da carga de tração se mostrou mais favorável para uma carga aplicada transversalmente ao sentido fabril da laminação. Na fratura, a análise macroscópica de uma amostra apresentou fratura com aspecto dúctil, e duas amostras de aspecto frágil com formação de ângulo de 45°. Quando observado as micrografias das fraturas obtidas por MEV ambas as fraturas apresentam microcavidades, com a presença de coalescimento, caracterizando que a liga apresenta um comportamento dúctil.

  • NATALIA LUIZA ABUCATER BRUM
  • INFLUÊNCIA DO Zr NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA LIGA Al-6%Mg

  • Data: 21/06/2019
  • Mostrar Resumo
  • As ligas da série 5XXX destacam-se entre as ligas não tratáveis termicamente por apresentarem o magnésio como elemento principal, melhorando a resistência mecânica da liga e mantendo um elevado nível de ductilidade. As propriedades mecânicas das ligas são decisivas para sua aplicação na engenharia, especificamente no mercado automobilístico e aeronáutico. Portanto, tendo em vista a importância do estudo de ligas Al-Mg, o presente trabalho objetiva analisar a influência da adição dos teores de [0,15; 0,29] % do elemento Zircônio em uma liga Al-6%Mg. Para tanto, foram vazados lingotes para cada liga em moldes que representam secção da Roda de Lingotamento Contínuo Rotativo Properzi. Em seguida, os lingotes foram cortados transversalmente, obtendo assim amostras com o intuito de se obter as macroestruturas das ligas. A segunda etapa do trabalho, consistiu no alongamento de fios deformados por trabalho mecânico a frio e nos testes de tração. Para isso, os lingotes obtidos foram cortados longitudinalmente, obtendo-se corpos de prova que foram usinados no formato de cilindros de 9,5 mm de diâmetro e 128 2 mm de comprimento, que por sua vez foram laminados até o diâmetro de 3,0 mm e comprimento de 937 72 mm. O elemento Zr possui grande influência como potencializador de refino de grão, visto que a macroestrutura com o teor de 0,29% é a mais refinada, em comparação com as outras amostras. Os testes de tração que serão realizados visarão apresentar o efeito de Portevin-Le Chatelier.

  • LAÍS MOTA DE BRITO DA FONSECA
  • ESTUDO DA MICROESTRUTURA, DUREZA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE LIGAS Al-Mg-Zr

  • Data: 05/06/2019
  • Mostrar Resumo
  • As ligas de alumínio têm sido cada vez mais aplicadas em componentes mecânicos em substituição a materiais metálicos mais tradicionais como os aços, objetivando principalmente a redução de peso e maior resistência à corrosão. Uma análise da literatura permite verificar que apesar da variedade de investigações existentes direcionadas às ligas de Al, alguns sistemas como Al-Mg-Zr não foram, ainda, devidamente estudados, apesar de seu potencial de aplicação decorrente das boas características de fundição e trabalhabilidade. Neste estudo, analisam-se as os parâmetros térmicos de solidificação, o arranjo microestrutural, a microdureza Vickers e a resistência à corrosão das ligas Al-3%Mg-0,1%Zr e Al-5%Mg-0,1%Zr solidificadas em um dispositivo de configuração direcional horizontal. As variáveis térmicas tais como a velocidade de deslocamento da isoterma liquidus (VL) e taxa de resfriamento (TR) foram determinadas experimentalmente a partir das curvas de resfriamento. Microscopia eletrônica de varredura (MEV) associada com espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDS) são utilizadas na caracterização das fases intermetálicas previstas na solidificação. A microestrutura de solidificação para as ligas analisadas foi caracterizada por matriz rica em Al de morfologia dendrítica. A avaliação da microdureza para as ligas em diferentes posições ao longo dos comprimentos dos lingotes mostrou a redução dos valores de microdureza com o distanciamento da interface metal/molde justificado pelas alterações microestruturais decorrentes da transformação líquido/sólido, principalmente, com o engrossamento da estrutura dendrítica ao longo do lingote. Observa-se, também, que a microdureza aumenta com o teor de magnésio, devido à maior concentração de soluto em solução sólida na fase α-Al. Finalmente, a resistência à corrosão é avaliada por meio das técnicas de espectroscopia de impedância eletroquímica e de polarização potenciodinâmica. Os ensaios de corrosão em uma solução 0,2M de HCl mostraram que a morfologia dendrítica mais refinada apresenta maiores resistências à corrosão do que estruturas grosseiras e que o tratamento térmico também promove aumento na resistência à corrosão.

  • AÉLCIO DE JESUS MONTEIRO DOS SANTOS
  • INFLUÊNCIA DA ANISOTROPIA SOBRE O EFEITO DE PORTEVIN-LE CHATELIER NAS CHAPAS AA5182

  • Data: 30/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • Avaliar a diferença do comportamento mecânico da chapa de alumínio comercial AA5182 em amostras como fabricadas, bem como verificar o Efeito Portvien LeChatelier provocado nessas ligas devido a anisotropia e a taxa de deformação. Foram utilizados 27 corpos de provas, conforme a norma NBR-7549, sendo os mesmos cortados em máquinas de eletro-erosão, 9 no sentido longitudinal à laminação, 9 no sentido transversal à laminação e 9 cortados a 45° do sentido que as chapas foram laminadas; os corpos de prova foram submetidos a ensaios de tração nas taxas de deformação de 1.25x10-3, 2.50x10-3, 5.00x10-3 [s-1], onde foram analisados o comportamento mecânico em cada direção. A liga apresenta macroestrutura com grãos refinados devido ao processo de fabricação. A microestrutura da liga apresenta partículas de segunda fase composta predominantemente por Ferro, com grande possibilidade de ser o componente eutético Al3Fe do sistema Al-Fe. De maneira geral os demais elementos Mg, Cr, Si, Mn, Cu e Zn encontram-se distribuídos de forma homogenea na matriz de alumínio, não sendo detectáveis suas presenças na forma de partículas de segunda fase como foi observado pelo Ferro. Observou-se que a liga apresenta sensibilidade negativa à taxa de deformação, isto é, quanto menor a taxa de deformação aplicada, maior a resistência à tração alcançada; os valores obtidos para limite de resistência à tração, alongamento e índice de encruamento foram, respectivamente, para a taxa de deformação de 1.25x10-3, 400.76, 394.70 e 397.40 [Mpa]; 28.46, 32.14 e 30.06[%]; e Índice de encruamento de 0.5842, 0.6764 e 0.7272. Para a taxa de 2.50x10-3, 384.67, 378.20 e 386.13[Mpa]; 29.73, 30.62 e 30.36[%]; e Índice de encruamento de 0.6138, 0.5939 e 0.6318. E para a taxa de 5.00x10-3, 386.79, 359.35 e 369.15[Mpa]; 30.86, 32.06 e 30.36[%]; e Índice de encruamento de 0.5754, 0.6229 e 0.6354. As curvas tensão x deformação apresentaram o Efeito PortveinLeChatelier, nas direções 0°, 45° e 90°. A 1.25x10-3 foram observadas serrilhas do tipo “A” e do tipo “C”, nas demais taxas houve apenas a manifestação das serrilhas tipo “C”; a altura média dos serrilhado diminui com o aumento da taxa de deformação. A análise da superfície das fraturas apresentou microcavidades de forma prolata, elipsoide alongada na direção do tracionamento, sendo que na direção 90° houve a percepção de um aumento da área das microcavidades, provavelmente pelo trincamento das partículas de segunda fase que dão origem a coalescência dos vazios.

  • CÍCERO ALBERTO PEREIRA BELÉM
  • Estudo do desempenho entre os processos de soldagem SMAW e GMAW para retificação de revestimentos em eixos propulsores
  • Data: 11/04/2019
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo desse trabalho é avaliar os processos de retificação do eixo propulsor naval, elemento responsável pela transmissão de força e potência para os hélices de navios. Para tanto, busca-se replicar, em laboratório, os procedimentos de retificação do eixo propulsor e que, frequentemente, apresentam problemas de desgaste devido ao atrito entre o eixo e seus pontos de apoio (mancais). Em virtude do intenso uso desse tipo de transporte, é frequente a manutenção da linha de eixo dessas embarcações, havendo a necessidade de uma análise que verifique se os métodos utilizados seguem padrões normatizados e que passem por testes de qualificação. O estudo se justifica pelo potencial hidrográfico da Região Amazônica, a qual possui bacias como Solimões-Amazonas e Rio Madeira, que servem como vias de acesso e de transporte de pequenas, médias e grandes embarcações; seus afluentes são verdadeiras estradas fluviais, sendo um modal hidroviário de importância histórica e cultural. Para o levantamento de parâmetros de soldagem, foram confeccionados foram confeccionados trinta corpos de provas, cinco para cada processo com sua ramificação. As operações em laboratório seguiram as etapas: soldagem dos Corpos de Prova pelos processos SMAW (processo mais utilizado na maioria das empresas de retificação de eixos na região Norte) e GMAW com dois métodos (automatizado e manual) e com adição de dois metais de solda diferentes (307, 309L com e sem adição de Nióbio). As avaliações envolveram ensaios por Líquido Penetrante (LP), Metalografia, Análise Macrográfica e Micrográfica, Análise de Microdureza e análise de imagem EDS, SE e BSE fornecidas pelo MEV (Microscópio Eletrônico de Varredura). Foram realizados testes estatísticos para comparação dos indicadores dos processos quais sejam, A Análise de Variância de um fator (Anova) ou o teste Van Der Waerden, e, posteriormente, os teste de multicomparações, conforme as características das amostras. Finalmente, compararam-se os desempenhos dos processos de forma conjunta com o apoio do método multiatributo Avaliação Proporcional Complexa (COPRAS).  Os resultados indicaram que  as Taxas de Deposições do processo GMAW são maiores que no processo SMAW, assim tornando o processo a gás mais eficiente. Em relação a Energia de Soldagem, tende-se a diminuir a mesma para evitar deformações excessivas, assim todos os processos mostraram-se com uma taxa elevada para esse indicativo, em destaque ao processo SMAW e o processo GMAW manual com o arame 307. O Rendimento Econômico, houve aceitabilidade nas réplicas, confirmando o levantamento de parâmetros, pois os resultados foram acima de 100%, colocando em destaque de inaceitabilidade deste indicativo. Nos perfis macrograficos, observou-se similaridade entre as imagens dos corpos de prova no levantamento de parâmetros e as réplicas. A Relação Reforço/Largura obteve um aumento de 49,9% em relação a média das réplicas e o valor do corpo de prova do levantamento de parâmetros no processo GMAW com 309 L e adição de Nióbio a qual se justifica, pois não temos o controle direto do incremento da fita de Nióbio na poça de fusão, porém ainda tivemos uma relação abaixo de 0,30 proposto pela literatura. Todos os processos com suas ramificações apresentaram um elevado índice de diluição, contudo o processo SMAW apresentou maior Diluição em relação ao processo GMAW e suas ramificações. Sugere-se, em futuros experimentos, a diminuição da diluição para que o revestimento não fique com propriedades semelhantes ao substrato.  Com relação ao ensaio de Microdureza, observou-se que, o processo com adição de Nióbio aumentou significativamente a dureza do revestimento, qualificando esse processo. A avaliação multiatributo indicou que o processo a gás com 309 L e adição de Nióbio prevaleceu sobre os demais, qualificando esse como o melhor método para fabricação de revestimento em eixos navais com metal de base 316 L.
  • JOELMA ALVES MIRANDA LOPES
  • EMBALAGENS A PARTIR DE CARAPAÇAS DE CARANGUEJO-UÇÁ (Ucides cordatus)

  • Data: 13/02/2019
  • Mostrar Resumo
  • A fim de proteger de agentes externos, alterações, contaminações e adulterações a
    indústria vem buscando soluções de novas matérias para embalagens secundárias,
    como materiais que tenham indicadores equilibrados e sustentáveis aos requisitos
    específicos de segurança. O caranguejo-uçá (Ucides cordatus) é um crustáceo de
    grandes dimensões que vive nos manguezais e é uma importante fonte de
    sustentabilidade das populações litorâneas. Gerador de muitos resíduos, fora do seu
    ambiente natural, sua degradação torna-se um problema ambiental, levando a
    grandes dificuldades de absorção pelo ecossistema. Estudos realizados sobre os seus
    resíduos têm apresentado o seu grande valor biotecnológico em todo mundo, deste,
    monitorado por FTIR e DRX, foi regenerado cristais em pó compostos de lamelas de
    quitina-
    com calcita (CaCO3) na superfície e dolomita (CaMg(CO3)2 no núcleo
    usando tratamento químico com HCl, NaOH e NaClO seguido de tratamento térmico
    a 115°C em movimento biaxial de 10rpm e 15rpm por 30 minutos. Em mesmas
    condições de tratamento químico e tratamento térmico por 60 minutos foi obtido pó
    compostos de cristais de quitina-
    com calcita e dolomita na superfície, esse novo
    material com dolomita é promissor para tratamento superficial de materiais sujeitos a
    abrasão. Sendo assim, esse trabalho objetivou utilizar particulados desproteinizados
    de caranguejo-uçá e Poli(acetato de vinila) com como matéria-prima para fabricação
    de embalagens. O módulo de elasticidade do material confeccionada com particulados
    de maior granulometria (0,4mm) foi de 10Gpa e material confeccionada com
    granulometria fina(0,07mm) após dobramento apresentou recuperação elástica de até
    83%. Mapeamento MEV/EDS de amostras fraturadas confirmaram a presença de
    calcita, dolomita e hidroxiapatita (Ca10(PO4)6(OH)2) em pontos distantes.


  • ANTONIO HENRIQUE DA SILVA BITENCOURT JUNIOR
  • PROJETO DE TALISCAS EM COMPÓSITO DE MATRIZ POLIMÉRICA PARA CORRENTE DE TRANSPORTADORES INDUSTRIAIS

  • Data: 21/01/2019
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo o dimensionamento de taliscas, elemento rígido utilizado entre correntes como ponto de suportação de cargas transportadas por correntes industriais, projetando-as em compósito de matriz epóxi com fibra de vidro, matriz epóxi com fibra de carbono e matriz epóxi com fibra de kevlar, para serem usadas em transportadores de corrente para transporte de diversos tipos de produtos nos mais diferentes processos fabris. A talisca, sendo fabricada em matriz epóxi com fibra de vidro, matriz epóxi com fibra de carbono ou matriz epóxi com fibra de kevlar, garante resistência mecânica suficiente e proporciona redução de peso em relação a taliscas convencionais feitas de aço e aço galvanizado, possibilitando que transportadores possam ser movimentados por sistemas de acionamento com menor potência, o que viabiliza um menor consumo de energia elétrica em função da redução de peso, assim como proporciona melhores condições de montagem e substituição da corrente e seus componentes. Através de um estudo de caso, onde as medidas e cargas a ser movimentado por um transportador de anodo genérico, transportador utilizado para movimentar blocos anódicos, processo de movimentação de carga comumente utilizado em fábricas de produção de lingotes de alumínio. Partindo-se de um transportador real, foi dimensionada a talisca e quantidade de taliscas necessário para transportar dezenove anodos por vez, com 1080 Kg cada. Depois foi feito o dimensionamento através dos recursos teóricos da micromecânica e macromecânica das taliscas de compósito em matriz epóxi com fibra de vidro, matriz epóxi com fibra de carbono e matriz epóxi com fibra de kevlar, determinando-se que todos os três tipos de taliscas de material compósito tem propriedades mecânicas suficientes para suportar a mesma carga suportada pelas taliscas em aço, O referido transportador deste estudo de caso possui 422 taliscas, que estas em aço representam uma massa total de 4642Kg, este mesmo transportador passando a ter 422 taliscas em material compósito de matriz epóxi e fibras sintéticas, representou uma redução para os três tipos de compósito aqui dimensionados superior a 3000Kg. Em função desta significativa redução de peso, também foi feito o dimensionamento do acionamento do transportador para os três tipos de taliscas em compósito, e para os três casos se obteve uma redução de potência de 2CV, o motorredutor para o transportador com taliscas em aço é de 7,5CV e o motorredutor para movimentar as taliscas em material compósito é de 5,5CV. Com base em um valor fixo de R$ 0,599 KWh, e considerando o funcionamento do transportador o ano todo vinte quatro horas por dia, com taliscas de material compósito em matriz epóxi e fibras sintéticas, proporciona uma economia de R$ 10.499,48. Dentre os três compósitos, matriz epóxi com fibra de vidro, matriz epóxi com fibra de carbono e matriz epóxi com fibra de kevlar, o compósito de matriz epóxi com fibra de vidro, foi o que apresentou os resultados menos favoráveis em relação aos demais, em função disso foi feita a caracterização mecânica via ensaio de tração apenas deste compósito, com os resultados obtidos de tensão máxima para os oito corpos de prova ensaiados, foi feito todo o redimensionamento anterior, mas apenas para o compósito de matriz epóxi com fibra de vidro, apesar da tensão máxima obtida pela caracterização mecânica ter sido quatro vezes menor do que a tensão máxima teórica, mesmo assim nenhuma das lâminas da talisca apresentaram falha, por nenhum dos critérios de resistência utilizados. Este trabalho indica a total viabilidade de se fabricar taliscas de material compósito em matriz epóxi e fibra de vidro, matriz epóxi e fibra de carbono e matriz epóxi e fibra de kevlar para substituição das taliscas em aço, no que tange as propriedades mecânicas necessárias.

2018
Descrição
  • MARCELO HENRIQUE VILHENA DA SILVA
  • AVALIAÇÃO IN VITRO DA CORROSÃO EM BRÁQUETES ODONTOLÓGICOS

  • Data: 27/11/2018
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa para utilização de ligas metálicas na fabricação de bráquetes odontológicos é contínua na indústria e a corrosão é uma questão levantada ante ao meio agressivo aos quais os bráquetes estão submetidos, o meio bucal.  O objetivo do presente trabalho foi avaliar in vitro a alteração sofrida pelos bráquetes de uso comum na odontologia. Apesar da variedade de materiais para a fabricação de bráquetes, o metálico ainda é o mais usado. Neste estudo, utilizamos as marcas comerciais Morelli, Eurodonto, Orthometric e Aditec. Cada bráquete foi avaliado através da técnica de microscopia eletrônica de varredura com sistema de micro análise (EDS) acoplado e pesado em balança analítica de 5 (cinco) dígitos, antes e após simulação na condição bucal, na presença de ácido lático, bem como por teste eletroquímico de Potencial a campo aberto. Os bráquetes foram submetidos à ação do ácido lático 3,16x10-5 mol/L, mantidos ao pH de 4,5, com temperatura controlada a 37º C (±1), no período de 30 dias em estufa. A eficácia do material empregado na fabricação dos bráquetes foi comprovada para as marcas Morelli e Aditek. Os resultados desses experimentos permitiram relacionar as características microestruturais do aço austenítico que garantem sua boa atuação mesmo em sítios agressivos como a boca.

  • WILLIAM THIAGO DE SOUSA DA SILVA
  • CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA E FLOTAÇÃO CATIÔNICA REVERSA DO JASPILITO DE CARAJÁS

  • Data: 09/03/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo apresenta a caracterização tecnológica do jaspilito de Carajás e a concentração do ferro presente na rocha por meio da flotação do quartzo. Na mineração de ferro dos projetos em operação na formação Carajás, reservas minerais exploradas pela empresa Vale S. A., o jaspilito é uma rocha que ocorre como associado ao minério lavrado e atualmente é tratado como material estéril por conta do teor de ferro ser inferior ao do minério lavrado além da alta resistência mecânica. A hematita friável e o minério compacto são os minérios explorados atualmente e possuem elevados teores de metal e não demandam processos de concentração. Chama a atenção neste caso, o teor considerável de óxidos de ferro presentes nesta rocha que, está em torno de 50% e a pureza da rocha considerando que 97% da composição mineralógica basicamente são minerais de ferro e quartzo. Esta pureza e a baixa alteração dos jaspilitos de Carajás analisados no presente trabalho, são fatores importantes que podem contribuir com a flotação. Isto porque, teoricamente, quanto menor for a quantidade de espécies minerais presentes na polpa melhor tende a ser o processo de separação e quanto menor o grau de alteração (intemperismo e/ou metamorfismo) dos minerais melhores são a atuações dos reagentes que atuam na superfície destes minerais. Para a caracterização do material foi realizada análise granulométrica, densidade, análise química, difração de raios-X, microscopia ótica e Work Index da moagem. Para a flotação em bancada foram analisados 3 reagentes coletores a base de aminas (catiônicos) em testes
    com e sem deslamagem. Os resultados mostraram-se satisfatórios para os coletores analisados, sendo que a maior recuperação metalúrgica e teor do concentrado obtido foram alcançados pelo coletor LILLAFLOT 811M para o teste com deslamagem.

  • MARCIO PAULO DE ARAUJO MAFRA
  • CARACTERIZAÇÃO EM TRAÇÃO E IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE PENTE DE MACACO (APEIBA TIBOURBOU AUBL), MUTAMBA (GUAZUMA ULMIFOLIA) E PINDAÍBA (GUATTERIA POEPPIGIANA) CONFECIONADOS EM MATRIZ POLIÉSTER.

  • Data: 09/03/2018
  • Mostrar Resumo
  • Estudos têm comprovado que fibras celulósicas apresentam características vantajosas na sua aplicação, como por exemplo: baixo custo, baixa densidade, biodegradabilidade, são atóxicas e não abrasivas. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar mecanicamente em tração e impacto os compósitos reforçados com fibras de Pente de Macaco, Mutamba e Pindaíba em matriz poliéster. Foram realizados o estudo das propriedades mecânicas das fibras e dos compósitos através de corpos de prova para o ensaio de tração, segundo as normas ASTM D 3822, ASTM D3039M-00, ASTM D638-10 e para o ensaio de impacto, segundo a norma ASTM D 5942-96, também foi realizado análises morfológicas e de falhas na fibra e nos compósitos. Todos os compósitos foram confeccionados em matriz de resina poliéster isoftálica insaturada. Os resultados dos ensaios mecânicos de tração e impacto dos compósitos para as fibras estudadas em muitos casos se mostraram satisfatórios quando comparados com resultados obtidos na literatura para outros tipos de fibra. A fibra de Pente de Macaco teve destaque, pois apresentou excelente desempenho tanto no ensaio de tração como no ensaio de impacto; as demais fibras também apresentaram bons resultados tanto em tração como em impacto.

  • JOSE CHARLES MORAES DE OLIVEIRA
  • ANÁLISE DA RESISTÊNCIA AO DANO POR CHOQUE TÉRMICO DE REFRATÁRIO DE ALTA ALUMINA

  • Data: 26/01/2018
  • Mostrar Resumo
  • Os materiais refratários do sistema alumina-mulita-zircônia apresentam excelente resistência ao choque térmico e possibilitam alto desempenho em solicitações de desgaste e corrosão. A qualidade dos refratários de alumina, muito utilizados no setor siderúrgico, está associada com a presença da fase mulita em sua microesturutura, que pode ser obtida in situ ou pela adição do pó pré-formado. A mulita possui a capacidade de elevar a resistência mecânica devido a melhor densificação, enquanto a alumina proporciona alta refratariedade, resistência à compressão e estabilidade química, e a adição de zircônia altamente reativa possibilita o aumento da tenacidade à fratura. Neste trabalho, foram estudados refratários de alta-alumina com 5,0% em peso de zircônia nanométrica, verificando a influência da granulometria dos agregados de mulita, mantida em 20% em peso. Utilizou-se agregados de mulita de até 1 mm e finos da ordem de 75 m e os corpos de prova foram sinterizados a 1600 °C por 5 horas. As microestruturas foram avaliadas para analisar a influência da mistura de agregados com uma distribuição contínua e com os agregados finos ou grossos separadamente, substituindo parcialmente a alumina no refratário. Caracterizou-se as distribuições granulométricas das matérias-primas e os corpos de prova foram submetidos a ensaios de resistência ao choque térmico, módulo de ruptura a frio, densidade e porosidade aparente pelo método de Arquimedes, formação de fases por difração de raios X e análise microestrutural por microscopia eletrônica de varredura.

  • JAILES DE SANTANA MOURA
  • SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE GEOPOLÍMEROS À BASE DE MATÉRIAS-PRIMAS NATURAIS E REJEITOS INDUSTRIAIS

  • Data: 26/01/2018
  • Mostrar Resumo
  • Geopolímeros é um dos temas mais amplamente discutidos da Ciência dos Materiais nos últimos tempos, devido ao seu vasto potencial como material ligante alternativo ao cimento. São materiais que contém aluminossilicatos em sua estrutura e são ativados com uma solução alcalina, formando um polímero inorgânico. A dissertação aqui apresentada visou a síntese e caracterização de pastas geopoliméricas desenvolvidas a partir de cinza de olaria, rejeito refratário dolomítico e metacaulim. Foi necessária a calcinação do rejeito e do caulim, para melhorar a reatividade. As matérias-primas foram misturadas manualmente durante 5 min.e em seguida adicionada a solução de hidróxido de sódio (14M). Corpos de provas nas dimensões de 2,5x5 cm foram confeccionados e curados em estufa a 50 °C por 28 dias. Resultados expressivos de resistência à compressão foram obtidos a partir da composição das matérias-primas e ativação alcalina das mesmas. Tal ativação foi responsável pela formação das principais fases do geopolímero, de acordo com a caracterização mineralógica por difratometria de raios-X. A análise por espectroscopia de absorção no infravermelho comprovou as principais ligações para a formação de geopolímero, com picos bem definidos na faixa de 950 cm-1, pico identidade do geopolímero. A análise microestrutural, por microscopia eletrônica de varredura, da pasta geopolimérica, permitiu verificar a homogeneidade, distribuição dos materiais, e identificação das matérias-primas que não reagiram, se houve formação de fase cristalina, porosidade e a densidade da estrutura. A pesquisa concluiu que a utilização dos resíduos propostos é uma alternativa viável para produção das pastas geopoliméricas.

  • RUI SERGIO MONTEIRO MEDEIROS
  • ESTUDO DOS MATERIAIS METÁLICOS CONSTITUINTES NA CADEIA DE ISOLADORES EM AMBIENTES AGRESIVOS

  • Data: 19/01/2018
  • Mostrar Resumo
  • A extensão da costa brasileira aumenta a degradação dos materiais pelas condições de temperatura média e umidade relativa bem mais elevada do que nas outras regiões, principalmente, se forem consideradas as áreas litorâneas do Norte e Nordeste do Brasil e o presente trabalho objetiva analisar os efeitos da corrosão em  metais e a perda de massa sobre os isoladores e buscar uma metodologia para obtenção de valores que permitam determinar a taxa de corrosão em instalações da Eletrobrás/Eletronorte. Assim os estudos serão feitos para identificar os efeitos da poluição industrial e salinidade pelo (mecanismo de difusão/degradação) sobre o material dielétrico, que será o aço carbono SAE 1020, revestimento de zinco (galvanização por imersão a quente), com isolador de vidro que são utilizados nas linhas de transmissão no sentido de minimizar efeitos da corrosão e possíveis falhas em isoladores ampliando a vida útil dos materiais estudados.

2017
Descrição
  • REGINA DO SOCORRO MELO AMARAL
  • INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO CORROSIVO DO AÇO CARBONO SAE 1020 EM ÁGUA DA USINA HIDROELÉTRICA DE TUCURUÍ/PA

  • Data: 15/12/2017
  • Mostrar Resumo
  • A Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), localizada no estado do Pará, apresenta importante papel na matriz energética brasileira com 23 unidades geradora totalizando 8370 MW de potência instalada. Por esse motivo, o estudo dos processos corrosivos envolvendo as estruturas metálicas em contato com a água geradora da energia elétrica é imperativo na manutenção da integridade física da UHT. O Brasil apresenta do ponto de vista climatológico, condições altamente favoráveis ao desenvolvimento de biofilmes. Estes biofilmes podem originar as condições necessárias para o desenvolvimento de micro-organismos capazes de produzir substâncias que causam corrosão nos metais A forma de corrosão gerada é geralmente de tipo localizada, forma altamente perigosa já que sua detecção é difícil e muitas vezes só acontece quando ocorre a falha mecânica da estrutura. Na Usina Hidrelétrica/PA (UHT) é utilizada água bruta do reservatório como fluido refrigerante dos trocadores de calor, que foram construídos em aço carbono. A sujeira da água ocasiona a obstrução dos trocadores de calor, particularmente os radiadores de resfriamentos dos geradores que acarretaram um numeram muito grande de paradas de máquinas para varetamento, remoção da lama orgânica e lavagem. Para eliminar o acumulo de materiais (orgânicos e inorgânicos), internamente no tubo dos trocadores de calor (radiadores), materiais que provocando uma diminuição da vazão e isolamento térmico da água nos trocadores de calor foi implantado do tratamento químico por meio de cloração da água no sistema de resfriamento. Porém, essa técnica pode causar mudanças significativas na taxa de corrosão dos trocadores de calor. Neste trabalho foi investigado por técnicas eletroquímicas o comportamento do aço carbono SAE 1020 instalado em estações de monitoramento da corrosão (EMC) na Usina Hidrelétrica de Tucuruí. As EMC foram instaladas em quatro diferentes pontos do sistema de resfriamento da unidade geradora em estudo da seguinte forma: uma EMC antes do sistema de injeção de produtos para controle de micro-organismos, uma após a unidade geradora, uma após o regulador de velocidade e uma antes do auto-transformador. Os resultados dos ensaios eletroquímicos mostraram que o potencial de circuito aberto alcança a faixa -0,50 a -0,55V(ECS) após 30 minutos de ensaio e que as curvas de polarização são deslocadas para regiões anódicas, posteriormente a introdução do agente bactericida na água bruta do reservatório da UTH. Os resultados dos ensaios eletroquímicos mostraram que estação de corrosão (EC) é uma ferramenta importante para a investigação da corrosão no interior dos trocadores de corrosão. Este trabalho fez parte de projeto de P&D financiado pela Eletronorte, empresa do Sistema Eletrobrás, “Estudo e identificação de alternativas visando controlar o aquecimento nas unidades Geradoras da UHE Tucuruí (Sistema de Arrefecimento)”.

  • LEONARDO HENRIQUE LOPES DA SILVA OLIVEIRA
  • A INFLUÊNCIA DA AGRESSIVIDADE DO SOLO NA CORROSÃO DO AÇO SAE 1020 GALVANIZADO EM FUNDAÇÕES DO TIPO GRELHA DE TORRES DE LINHAS TRANSMISSÃO

  • Data: 30/11/2017
  • Mostrar Resumo
  • Nas ultimas décadas a energia elétrica se tornou uma demanda universal, semelhante à água e a alimentação, sendo o seu acesso um indicador de desenvolvimento social e econômico, em decorrência disso, houve uma forte pressão social pela ampliação das redes de transmissão e distribuição. Na busca pelo atendimento dessa demanda as empresas de energia, com o apoio do governo federal, ampliaram consideravelmente as redes de transmissão e distribuição, todavia, a dimensão territorial brasileira, concomitantemente com o envelhecimento das torres, trouxe problemas como o aumento no numero de quedas de torres pela corrosão nas fundações. A corrosão constitui uma das principais causas de deterioração de equipamentos e estruturas metálicas no setor elétrico, resultando em custos muito elevados e até mesmo em interrupção do suprimento de energia. Este processo pode ser causado, tanto pelas características do solo, como por fatores externos, tais como correntes de interferência, contatos de metais dissimilares, pilhas de longo alcance e outros. Estudos anteriores demonstram que é possível a mensuração de sua tendência e/ou grau de corrosão através de técnicas eletroquímicas, sem que haja necessidade de escavação sistemática de cada pé de torre. Este trabalho analisa a influência da agressividade do solo na corrosão de fundações do tipo grelha, de torres em linhas de transmissão, com base em técnicas eletroquímicas de analise de solos e grelhas. Foram realizadas medições com base na técnica de injeção de corrente e medição do potencial de corrosão em 16 torres no estado de Rondônia e coletadas amostras dos solos para analises de suas características em laboratório. Com base nos resultados foi possível verificar a forte influencia da condutividade dos solos na degradação das torres pela obtensão de uma constante de proporcionalidade que correlaciona a resistividade mínima a corrente de proteção, sendo possível, através desta ultima, estimar a taxa de degradação do aço SAE 1020 galvanizado, mesmo que de forma aproximada.

  • REUEL ROCHA DOS SANTOS
  • CARACTERIZAÇÃO COMPARATIVA DE PLACAS LAMINADAS DE COMPÓSITO POLIÉSTER, TECIDO DE JUTA E RESÍDUOS DE MADEIRA

  • Data: 29/11/2017
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho foram pesquisados materiais compósitos de matriz poliéster insaturada, com agente de cura peróxido de metil-etil-cetona (MEK), na presença de resíduo de madeira (Maracatiara, Marupá e Angelim Pedra) e fibra natural (juta) na forma de tecido plano. Foram pesquisados sistemas formados pela combinação de poliéster/resíduos de madeira ecompósitos híbridos formados pela combinação de poliéster/tecido de juta/resíduos de madeira. Os processos de fabricação utilizados neste trabalho foram os de laminação manual e
    compressão a frio. Foi avaliado o comportamento mecânico dos compósitos em tração de acordo com os procedimentos da ASTM D 3039 e micrografias em MEV da superfície de fratura. Os resultados, para a fração mássica estudada (12,68%), revelaram que o valor de resistência à tração do material compósito híbrido de juta com carga de Maracatiara (Astronium lecointei Ducke) foi de 12,84 MPa, para o compósito híbrido com carga de
    Marupá (Simarouba amara Aubl.) foi de 11,16 MPa e para o compósito híbrido com carga de Angelim Pedra (Hymenolobium petraeum Ducke) foi de 11,37 MPa. Os compósitos de poliéster e resíduos de madeira apresentaram comportamento mecânico similar em tração. Nesta série ocorreu considerável decréscimo (maior que 80%) de resistência dos materiais compósitos em relação ao comportamento mecânico da matriz poliéster. Nos compósitos constituídos por tecido de juta (Corchorus Capsularis), houve uma discrepância também considerável (maior que 24%) na resistência à tração. Na análise micrográfica eletrônica da superfície fraturada dos materiais compósitos, observou-se que as fibras do tecido de juta, perpendiculares a superfície da matriz, sofreram fratura, pull out ou pull out parcial. Há claramente ausência da matriz no centro da fibra elementar, não havendo molhabilidade nesta região. Devido à heterogeneidade granulométrica da carga de partículas, as lascas têm um efeito negativo nas propriedades do compósito. A metodologia de fabricação utilizada mostrou-se satisfatória principalmente em função das propriedades da matriz e para a carga na forma de maravalha. 

  • CLAILTON JOSÉ ACÁCIO RIBEIRO DOS SANTOS
  • ESTUDO DO COMPORTAMENTO DAS LIGAS DE NI TI E AÇO INOXIDÁVEL ENVELHECIDAS EM FLUIDOS MANIPULADOS UTILIZADAS NA ODONTOLOGIA

  • Data: 21/11/2017
  • Mostrar Resumo
  • A evolução tecnológica dos processos de estética bucal, deu-se pelo aperfeiçoamento dos fios ortodônticos, recentemente houve grandes progressos em relação ao desenvolvimento de novas ligas sob o ponto de vista de fabricação, controle e de excelência da biocompatibilidade. Esses fios ortodônticos devem ser capazes de permanecer por dias na cavidade bocal sem causar danos e sem interagir de forma infecciosa na cavidade bucal. O estudo propõe, comparar as características químicas e físicas de ligas em formatos de arcos ortodônticos de NI-TI e Aço Inoxidável, envelhecidas in vitro, em fluidos fisiológicos manipulados, analisando a rugosidade por meio de técnicas como: Microscopia Eletrônica de Varredura - MEV, Espectroscopia de Energia Dispersiva EDS, analise eletroquímica de potencial a Circuito Aberto, curva de polarização Cíclica para caracterização das superfícies. Os resultados não apresentaram tendência a repassivação pois é uma característica necessária para biomateriais.

  • VITOR HUGO CHAVES DE LEMOS
  • CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE COM APROVEITAMENTO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

  • Data: 16/05/2017
  • Mostrar Resumo
  • O Brasil com mais de 8.000 Km de costa litorânea e diversas bacias hidrográficas, tem, naturalmente, em seu povo, o costume do uso das águas, em especial no seu deslocamento por meio de embarcações, seja com transporte de cargas, transporte de pessoas ou esporte e recreio. A arte da construção de embarcações para estes fins, já destacaram o Brasil, outrora, como um dos maiores construtores navais do mundo. Neste trabalho, será apresentada em etapas, a construção de uma embarcação de pequeno porte, com materiais compósitos de matriz poliéster, compensado naval, fibras de juta e fibras de miriti, sendo estes últimos de fontes de materiais renováveis, baixo consumo e abundantes na natureza. Foram utilizados os programas computacionais RHINOCEROS 5.0 e HECSALV Ship Project 7.8.0.9, o primeiro para o delineamento e montagem do casco e o segundo para a determinação das curvas de estabilidade da embarcação. O casco teve os reforços transversais (cavernas) de compensado naval e longitudinais chapeamento de tiras de miriti e laminado manual de tecido de juta com poliéster tereftálico. O casco foi concebido como casco duplo com inserção de garrafas PET entre os dois, aumentando a reserva de flutuabilidade e tendo sido obtido um equilíbrio estável para baixos centros de gravidade, mesmo em grandes graus de inclinação da embarcação. Também foram avaliadas as adesões ou colagem entre as fibras e/ou madeiras utilizadas na construção, utilizando como Normas padronizadoras como ASTM D 3039 para teste de tração e NBR 7190 para a adesão de topo do compensado naval x miriti e miriti x miriti com e sem tecido de juta com poliéster nas faces de adesão, com 20 e 100 mm tendo sido obtido, para a composição miriti versus miriti com tecido de juta e resina de poliéster uma tensão máxima de 1,13 Mpa e módulo de elasticidade de 0,02 Mpa, indicando uma maior deformação antes da ruptura e ainda que a adição do reforço de compósito de tecido de juta com comprimento total de 100 mm foi suficiente para recompor a integridade do material do miriti.

  • ANNA MÁRCIA ROCHA RODRIGUES
  • ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO COEFICIENTE DE ENCRUAMENTO DA LIGA Al-0,05%Cu- [0,35 - 0,45]%Fe MODIFICADA COM 0,15%Zr

  • Data: 27/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • Através do ensaio de tração é possível obter propriedades mecânicas como o coeficiente de encruamento, propriedade esta que representa a capacidade do material em se deformar plasticamente, ou seja, quanto maior for coeficiente de encruamento, maior será a capacidade do material em se deformar plasticamente antes da estricção. Portanto, esse trabalho, tem como objetivo principal o estudo do Coeficiente de Encruamento (η) da liga Al-0,05%Cu-[0,35-0,45]%Fe-0,15%Zr através do método de Hollomon e, correlacionar os seus resultados com o Limite de Resistencia a Tração (LRT) obedecendo a normas (NBR 6810-10) para cada diâmetro (2,7; 3,0; 3,8 e 4,0)mm e com a finalidade de definir o diâmetro com melhor desempenho. Posteriormente o fio com melhor desempenho será submetido a dois teste de termorresistividade segundo o Protocolo COPEL (230°C/1h) e a Norma ASTM B941-10 (280°C/1h) com objetivo de avaliar e entender de que forma o tratamento térmico afeta o “n” e a resistência do material (LRT), em seguida será avaliado o alongamento e Razão de Microcavidades afim de avaliar e comparar a ductilidade do material com e sem tratamentos térmicos que pode ser mensurada pelo coeficiente de encruamento apresentados para o diâmetro de 3,00mm que o obteve o melhor resultado nos ensaios e análises realizadas.

  • GABRIEL JONES OHANA
  • INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS, MECÂNICAS E TERMORRESISTENTES NA LIGA Al - 0,05 % Cu - [0,35 - 0,45] % Fe - 0,3 % Si COM ADIÇÃO DE [0,15 E 0,22] % Zr

  • Data: 30/03/2017
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos devido ao tratamento térmico nas propriedades mecânicas, elétricas e termorresistentes na liga Al-0,05%Cu-[0,35-0,45]%Fe- 0,3%Si com adição do elemento de transição Zircônio (0,15 e 0,22%p). Para solidificação do lingote foi utilizado um simulador físico de formato prismático com faces retangulares, sendo uma destas metálica, para extração de calor mais rápida, e as outras cinco de material refratário (Molde Unidirecional Horizontal). Após o processo de solidificação, os lingotes foram cortados em blocos menores e posteriormente usinados para o diâmetro de 9,5 mm de diâmetro, 4 amostras de cada liga, representando distâncias diferentes da interface metal-molde, foram tratados termicamente a 400°C/24h e outras 4 foram mantidas como fundidas. As amostras passaram por processo de laminação a frio com a finalidade de atingir 3 mm de diâmetro. Os ensaios de condutividade elétrica para a liga STT mostraram que para o teor de 0,15%Zr a condutividade elétrica mais eficiente quando comparada à liga com 0,22%Zr. Para as duas ligas ocorreram melhoras no desempenho elétrico quando submetidas ao TT. Com base no ensaio realizado para determinar o limite de resistência a tração constatou-se que para as ligas STT e TT a que apresentou melhores resultados foi a com 0,22%Zr. Após o teste de termoresistividade foi possível perceber que a condutividade elétrica para a liga com 0,15%Zr STT e TT não obteve grandes ganhos, mesmo assim ainda maiores que os ganhos para a liga com 0,22%Zr. Observando a o limite de resistência a tração nota-se que as maiores perdas estão associadas a menor concentração de Zr.

  • WASHINGTON CORDOVIL ROCHA
  • ESTUDO DO EFEITO DO COMPORTAMENTO DO COEFICIENTE DE ENCRUAMENTO DA LIGA Al-0,05% Cu-[0,35 – 0,45]%Fe MODIFICADA COM 0,22% Zr.

  • Data: 27/01/2017
  • Mostrar Resumo
  • Através do ensaio de tração é possível obter propriedades mecânicas como o coeficiente de encruamento, propriedade esta que representa a capacidade do material em se deformar plasticamente, ou seja, quanto maior for coeficiente de encruamento, maior será a capacidade do material em se deformar plasticamente antes da estricção. Portanto, esse trabalho, tem como objetivo principal o estudo do Coeficiente de Encruamento (η) da liga Al-0,05%Cu-[0,35-0,45]%Fe-0,22%Zr através do método de Hollomon e, correlacionar os seus resultados com o Limite de Resistencia a Tração (LRT) obedecendo a normas (NBR 6810-10) para cada diâmetro (2,7; 3,00; 3,80 e 4,00)mm e posição do lingote (7,5; 22,5;37,5 e 52,5)mm com a finalidade de definir o diâmetro com melhor desempenho. Posteriormente o fio com melhor desempenho será submetido a dois teste de termorresistividade segundo o Protocolo COPEL (230°C/1h) e a Norma ASTM B941-10 com objetivo de avaliar e entender de que forma o tratamento térmico afeta o “n” e a resistência do material (LRT), em seguida será avaliado o alongamento e Razão de Microcavidades afim de avaliar e comparar a ductilidade do material com e sem tratamentos térmicos que pode ser mensurada pelo coeficiente de encruamento apresentados para o diâmetro de 3,00mm que o obteve o melhor resultado nos ensaios e análises realizadas.

2016
Descrição
  • ROBSON LUIS BALEEIRO CARDOSO
  • CAPACETE DE MOTOCICLETA DE POLIÉSTER E FIBRAS DE JUTA PRODUZIDO PELO MÉTODO DE INFUSÃO.

  • Data: 29/12/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este estudo se baseia no desenvolvimento de um capacete para usuários de motocicleta a partir de compósitos de matriz de poliéster reforçados por tecido de fibras naturais de juta, fabricados pelo processo de infusão de resina de poliéster ortoftálico, curada a temperatura ambiente e peroxido de metil-etil-cetona MEK-P,como iniciador a proporção de 1% (v/v) em relação a resina de poliéster. Em ambiente climatizado a 24°C, os compósitos foram fabricados a partir do processo de infusão de resina de poliéster, reforçados por tecido de fibra de juta, com duas e quatro camadas, dispostas a 0° e 45° entre si, obtendo 40% de fração mássica. Os compósitos produzidos por infusão de resina de poliéster foram submetidos a ensaios de tração regido pela Norma ASTM 3039 E, e os protótipos submetidos a ensaios de compressão lateral e frontal, regidos pela Norma ABNT 7471-2001. Foram confeccionados corpos de prova em 4 (quatro) disposições diferentes como: inteiro; costurado; colado com cobre junta; costurado e colado com cobre junta, todos os tipos com 2 (duas) e 4 (quatro) camadas de reforço de juta, com o objetivo de comparar o comportamento da emenda do capacete de acordo a norma ASTM 3039 E. Os dados de tensão maxima de, ruptura (Qrup 1,6KN e Qrup 0,8KN) dos compósitos sem emenda, reforçados com fibra de juta, com 4 e 2 camadas, respectivamente, mostraram que este é bom metodo para fabricação de peças com perfil complexo, pois alem de ser favoravel ao meio ambiente, havendo possibilidade de aumentar o teor de fibra com boas propriedades mecânicas A caracterização mecânica de compressão foi realizada a partir de ensaios de compressão frontal e compressão lateral do protótipo e do capacete e executados no laboratório de ensaios mecânicos do IFPA bem com os ensaios de tração. no comparativo de compressão com o capacete comercial os resultados obtidos do protótipo mostraram boa absorção de carga com acomodação regido pela norma ABNT 7471-2001 sendo o medido o deslocamento frontal e lateral , capacete de 2 camadas com 15,09 e 13,73(mm), de 4 camadas com 9,97 e 7,24mm e o comercial com 10,76 e 11,47mm, tornando perceptivel a possibilidade de utilização da fibra natural de juta para confecção de capacete para motociclista. ao serem comparados com o capacete comercial chegaram a patamares muito próximos em deformação, rigidez e resistência as cargas de compressão.

  • ANTONIO CORDEIRO
  • AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ÁGUA DO CANAL DE ACESSO DE SALINÓPOLIS A BELÉM NA CORROSÃO DO AÇO NAVAL (A-36) E DO AÇO COMERCIAL (SAE 1010)

  • Data: 20/12/2016
  • Mostrar Resumo
  • A corrosão como uma importante forma de deterioração prejudica a integridade de equipamentos e instalações e, desta maneira, tem impacto direto na confiabilidade. Este estudo foi realizado para avaliar a influência da água do canal de acesso de Salinópolis a Belém (Estado do Pará), na corrosão do aço naval (A-36) e do aço comercial (DAE 1010). Foram coletadas amostras de água de três diferentes localidades navegáveis: terminal de Miramar, Mosqueiro e Salinópolis e foram adquiridos no comércio local chapas de aço ASTM A-36 e SAE 1010, das quais foram confeccionados os corpos de prova. No laboratório de materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA foi realizado o ensaio de composição química desses aços e, no laboratório de corrosão da Engenharia Química foram realizados os demais ensaios: pH, Condutividade, Polarização, Potencial de Corrosão e Perda de Massa. Com os resultados de perda de massa foi possível calcular a Taxa de Corrosão. Nos ensaios de pH e condutividade observou-se aumentos progressivos dessas variáveis entre as águas de Miramar, de Mosqueiro e de Salinópolis, o que se justifica devido a água da região de Miramar estar sobre pouca influencia da intrusão de águas salinas para o período de coletas, a de Mosqueiro intermediária e a de Salinas em virtude da aproximação do oceano Atlântico ela se apresenta com salinidade mais elevada. Os valores mais baixos dos potenciais de corrosão foram observados na água proveniente da região de Salinópolis para os corpos de prova de ambos os aços. Para as curvas de polarização fica evidente o deslocamento das curvas anódicas e catódicas, porém as formas em ambas são mantidas independentemente do aço ou da água investigada. As maiores perdas de massa e, consequentemente, a taxa de corrosão tanto para o aço A-36 quanto para o aço SAE-1010 foram observadas na água de Mosqueiro seguidas pela água de Miramar e, na água de Salinópolis constatou-se a menor perda de massa e a menor taxa de corrosão. 

  • VIVIANE DO SOCORRO DA COSTA
  • ESTUDO DO EFEITO DO TRATAMENTO TÉRMICO NO COEFICIENTE DE ENCRUAMENTO PARA LIGA              Al - 0,05%Cu - [0,35 -0,45]%Fe - 0,15%Zr

  • Data: 01/12/2016
  • Mostrar Resumo
  • Existe uma enorme gama de atividades em novas tecnologias que estão sendo exploradas para encontrar outros caminhos para enfrentar a necessidade crescente de energia com materiais que possam suprir com maior eficiência as condições de trabalho na área energética principalmente quando se fala em temperatura.
    O presente trabalho objetiva analisar a influência de tratamento térmico sobre as propriedades da liga Al-0,05%Cu [0,35-0,45]%Fe com adição de Zr (0,15%), Onde lingotes foram obtidos através de solidificação em coquilha metálica em formato “U”, usinados e envelhecidos artificialmente por 2 horas à 150ºC e comparado seus resultados para a mesma liga sem tratamento. Em seguida foram laminados a frio nos diâmetros de 4,0; 3,8; 3,0; 2,7 mm para avaliação de condutividade elétrica [IACS] e limite de resistência à tração [LRT], analisou-se todos os diâmetros de acordo com os resultados obtidos observa-se que o teor de 0,15% de Zr não apresenta refino de grão na sua estrutura quando analisado microestruturalmente e pode-se observar, tanto na liga sem tratamento como na tratada termicamente, que graus de deformações crescentes promovem um aumento de resistência mecânica e um crescimento no coeficiente de encruamento(η). Após os tratamentos térmicos notou-se uma redução nos valores da condutividade elétrica e um aumento no LRT . Posteriormente o fio com melhor desempenho será submetido a dois teste de termorresistividade segundo o Protocolo COPEL (230°C/1h) e a Norma ASTM B941-10 com objetivo de avaliar e entender de que forma o tratamento térmico afeta o encruamento “η” a resistência do material (LRT) foram obedecidas as normas (NBR6810) para o ensaio de tração e o método de Hollomon para o calculo do coeficiente de encruamento (η), em seguida será avaliado a ductilidade pelo alongamento e Razão de Microcavidades afim de avaliar e comparar o comportamento do material com e sem tratamentos térmicos que pode ser mensurada pelo coeficiente de encruamento (η) apresentados para o diâmetro que obteve o melhor resultado nos ensaios e análises realizadas.

  • JESUS NAZARENO PEREIRA DA CUNHA
  • AVALIAÇÃO DA TERMORRESISTIVIDADE DA LIGA Al–0,05%Cu–0,4%Fe-0,15%Zr SOLIDIFICADA EM MOLDE UNIDIRECIONAL  

     

  • Data: 07/10/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho está associado aos esforços do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Materiais (GPEMAT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o intuito de atender a demanda crescente no Brasil por cabos de alumínio para transmissão e distribuição de energia elétrica. Dando sequência as pesquisas do grupo, foi tomado como parâmetros na construção de uma nova vertente de trabalho, os resultados dos ensaios mecânicos da liga alumínio Al-0,05%Cu-[0,35-0,45]%Fe-0,15%Zr, usada na dissertação de FERNANDES (2015) de acordo com a Norma NBR6810-10. Esta nova vertente analisará o "Coeficiente de Encruamento" da liga, a partir dos valores gerado do ensaio de tração (WorkSheet), já que as pesquisas sobre este assunto apontam para um fator conhecido, que pode afetar de forma significativa as propriedades do material. Desta forma o principal objetivo é correlacionar o “ƞ” do material com a Resistência Mecânica (LRT), do mesmo, com e sem o Teste de Termorresistividade seguindo o Protocolo COPEL e a Norma ASTM B941-10 para 230ºC/1h e 280ºC/1h, o Alongamento e a Microcavidade, e assim, associar a sua ductilidade. Para esta pesquisa, foi utilizado o método matemático de Hollomon para o cálculo do Coeficiente de Encruamento “n”, e assim, poder apontar dentre os quatros diâmetro em função da posição no lingote o fio que apresentou o melhor rendimento do Coeficiente de Encruamento em relação ao Limite de Resistência a Tração do material.

2015
Descrição
  • ANTONIO LUIZ BRITO FERREIRA
  • COMPÓSITO DE MATRIZ POLIÉSTER E REFORÇO HÍBRIDO: COMBINAÇÃO DE FIBRAS DE SISAL, JUTA E PIAÇAVA

  • Data: 17/12/2015
  • Mostrar Resumo
  • As pesquisas de materiais compósitos com reforço de fibras naturais têm sido desenvolvidas por inúmeros estudiosos com o uso de diferentes tipos de matrizes e de fibras. Neste contexto pesquisas também são apresentadas compósitos com reforços híbridos envolvendo fibras naturais e fibras sintéticas. Nesta pesquisa são apresentadas propriedades mecânicas de impacto e de tração de materiais compósito de matriz poliéster com reforço híbrido de fibras naturais obtido pela combinação das fibras de sisal, juta e piaçava para comprimentos de 5,0 mm e 15,0 mm. As combinações foram feitas usando o menor (5,0 mm) comprimento de um tipo de fibra com o maior (15,0 mm) de outro tipo de fibra. A matriz usada foi a poliéster tereftália fabricada pela Royal Polímeros sob a denominação comercial de Denverpoly 754 e o agente iniciador foi peróxido de MEK. ( A fração mássica de fibras usada foi a correspondente a 50% de cada tipo e comprimento de fibras). A fabricação dos materiais compósitos foi por moldagem usando moldes de silicone. Os ensaios de tração e de impacto foram realizados de acordo com as normas ASTM D638 e ASTM D5942, respectivamente. Após os ensaios de tração e de impacto foram efetuados análises das superfícies de fratura. O menor limite de resistência a tração foi registrado para o compósito com reforço híbrido de fibras de piaçava de 5,0 mm e de piaçava de 15,0 mm correspondente a 10,38 MPa. Os maiores valores de resistência a tração foi obtido para as combinações de (sisal 5,0 mm e sisal 15,0 mm - 25,47 MPa), (juta 5,0 mm e sisal 15,0 mm - 25,70 MPa) e (juta 5,0 mm e juta 15,0 mm - 26,43 MPa). Quanto à resistência ao impacto o compósito que registrou a menor energia absorvida foi o (piaçava 5,0 mm e juta 15,0 mm - 2,32 kJ/m²) e os maiores foram para (juta 5,0 mm e juta 15,0 mm – 4,26 kJ/m²), (piaçava 5,0 mm e piaçava 15,0 mm – 4,89 kJ/m²) e (sisal 5,0 mm e sisal 15,0 mm - 6,26 kJ/m²). As análises das superfícies de fratura de uma forma geral revelaram exposição de fibras ocasionadas pelo efeito pull out ocorrido durante os ensaios mecânicos.

  • WLADIMIR AFONSO LOBATO BORGES
  • CARACTERIZAÇÃO MICRO ESTRUTURAL DO AÇO LIGA AISI 5160 TEMPERADO COM ÓLEO BABAÇU

  • Data: 03/09/2015
  • Mostrar Resumo
  • A busca incessante para aplicações especiais de aços em diversos projetos de
    engenharia torna essencial às pesquisas, no que concernem as mudanças microestruturais
    desse material, garantindo propriedades especiais para diversas aplicações. A têmpera,
    entre os vários segmentos de pesquisas, se propõe a mudança microestrutural do material
    de forma mais simplificada, levando pesquisadores a testar diversas formas de obter as
    desejáveis alterações na estrutura do material. O aço AISI 5160, originalmente, tem amplas
    aplicações na fabricação de eixos automotivos, pinos, fixadores, molas planas, lâminas de
    corte, aço ferramenta entre outras. Aço de alta temperabilidade e boa ductilidade. Na
    condição beneficiada apresenta alta resistência mecânica e boa resistência à fadiga com
    dureza média de 33,6 HRC, sendo este o objeto de nosso estudo. O óleo de babaçu,
    produzido a partir da Orbignya martiniana, é uma espécie vegetal que pertence à família
    palmáceae, com grande ocorrência no estado do Maranhão, região nordeste do Brasil. Das
    amêndoas de seus frutos, os cocos babaçu, é extraído o óleo que corresponde em torno de
    60% a 68% de seu peso em gramas. O óleo de babaçu tem grande aceitação na culinária
    local e também é utilizado na indústria regional e na fabricação de produtos de higiene tais
    como, sabonetes e xampus. Outra relevante aplicação de seu uso está na produção de
    biodiesel e agora, na têmpera de aços, nossa proposta nesse trabalho. O processo de
    têmpera, um dos diversos tipos de tratamentos térmicos empregados em aços, que consiste
    aquecer a peça até acima da linha de austenitização por um tempo determinado e resfria-la
    bruscamente em um meio, que pode ser água, óleo (geralmente de origem mineral) ou sais.
    O resultado preliminar após análise de ensaio de dureza e micrografia da estrutura do
    material em questão, é um considerado aumento de dureza chegando a 63,37 HRC, um
    pouco superior ao tratamento térmico utilizando óleo mineral (58 HRC) e ao óleo de palma
    (56 HRC) e inferior à da têmpera utilizando água (65 HRC), entretanto conservando
    características importantes, como a ductilidade e não deixando o material frágil observado
    após tratamento térmico com têmpera em água.

  • RAIMUNDO ROBSON LIMA DE ARAUJO
  • PROJETO PARA PLACAS DE BLINDAGEM PARA RADIAÇÕES IONIZANTES SECUNDÁRIAS

  • Data: 28/08/2015
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho foram desenvolvidos novos materiais compósitos, com o objetivo de reduzir a utilização do chumbo e madeira em barreiras de proteção radiológica. A amostra de referência foi baseada no padrão comercial de fabricação de portas de proteção radiológica, com duas chapas de MDF(Medium-DensityFiberboard)de 15 mm, intercaladas com uma lâmina de 1 mm de chumbo. Na confecção das outras cinco amostras dos novos materiais como elementos estruturantes como zinco, placas de compensado e poliéster foi usado o chumbo em pó e em lâminas de menor espessura. As amostras foram submetidas à incidência de raios-X, para a observação do seu comportamento perante vários níveis de energia. Após a coleta de dados foi traçado a curva de atenuação e calculado o coeficiente de atenuação de cada uma das amostras. Foi realizado ainda o cálculo da radiação secundária incidente em variadas posições na sala de raios-X. Verificado também o peso de cada amostra para obter a densidade e calculado a projeção do peso final de uma porta radiológica padrão. As composições em que foram utilizados o chumbo em pó obtiveram melhor resultado de blindagem, por outro lado o Zinco apresentou bom apenas como elemento estruturante. Os resultados obtidos atingiram seus objetivos, pois foi reduzido o chumbo das amostras resultantes e foi diminuída a quantidade de madeira consumida, sendo substituído por elementos estruturantes como zinco e poliéster.

  • RAIMUNDO LUCIVALDO MARAES DE ARAUJO
  • INTERRELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS TÉRMICAS, ESPAÇAMENTOS DENDRÍTICOS PRIMÁRIOS E MICRODUREZA DURANTE A SOLIDIFICAÇÃO DIRECIONAL DE UMA LIGA MULTICOMPONENTE Al-Cu-Si

  • Data: 22/08/2015
  • Mostrar Resumo
  • Ligas multicomponentes à base de alumínio, com destaque às da série A319.1, são excelentes materiais candidatos para componentesestruturais de indústrias automotivas e aeroespaciais. São utilizadas em muitas aplicações estruturais querequerem uma alta resistência a baixo peso, alta resistência e tenacidade ao impacto, baixo coeficiente de expansão térmica e boaresistência à corrosão. Nesse sentido, no presente trabalho, experimentos de solidificação direcional foram realizados com a liga multicomponente Al-3%Cu-5,5%Si com objetivo de analisar a interrelação entre varáveis térmicas como velocidade de deslocamento da isoterma liquidus (VL) e taxa de resfriamento (TR), espaçamentos dendríticos primários (l1) e microdureza (HV). Um sistema de solidificação unidirecional horizontal refrigerado à água foi utilizado. Visando analisar os efeitos combinados do Si e da direção de crescimento da solidificação, os resultados experimentais obtidos neste trabalho foram comparados com outros da literatura elaborados para a liga binária Al-3%Cu e ligas ternárias Al-Cu-Si, solidificadas em sistemas horizontal e vertical. Expressões matemáticas do tipo potência dadas por l1=Constante (VL)-1,1 el1=Constante(TR)-0,55 caracterizam as leis de crescimento dos espaçamentos dendríticos primários em função das variáveis térmicas. A dependência de HV sobre VL, TR e l1 é definida por leis experimentais do tipo potência e Hall-Petch, cujos resultados mostram que HV aumenta para maiores valores de VL e TRe menores l1. A adição de Si para formação da liga Al-Cu-Si e a direção de crescimento da solidificação (horizontal ou vertical) não afetaram as leis de crescimento de l1=f(VL e TR). Por outro lado, os resultados mostram que o elemento Si incorporado a matriz eutética na formação das fases Al(α)+Al2Cu+Si aumenta os valores de HV na liga ternária Al-Cu-Si investigada quando comparada à liga binária Al-3%Cu da literatura.

  • JOSÉ EMILIO MEDEIROS DOS SANTOS
  • PLACAS LAMINADAS DE POLIÉSTER E FIBRAS DE JUTA EM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES

  • Data: 21/08/2015
  • Mostrar Resumo
  • As fibras vegetais têm sido uma alternativa na substituição de fibras sintéticas, pois além de serem de fontes renováveis, baixo consumo e abundantes na natureza, são de fácil trabalhabilidade. Nesta pesquisa são apresentados materiais compósitos de matriz poliéster com fibras de jutas com os arranjos e distribuição de acordo com aquelas em que as fibras sintéticas apresentam melhores performances. A matriz usada foi um a poliéster terefitálica e as fibras de juta na forma de tecido, ambos adquiridos na região metropolitana de Belém. As configurações dos laminados de compósitos foram 0o/0o/0o, 0o/45o/0o, 0o/90o/0o, 0o/tecido/0o, 45º/0o/45º, 45º/45º/45º, 45º/90º/45º, 45º/tecido/45º e tecido/0o/tecido, tecido/45o/tecido, tecido/90o/tecido, tecido/tecido/tecido. As lâminas com as configurações 0°, 45°, 90° foram fabricadas manualmente e o tecido com a configuração fornecida pelo fabricante. A fabricação do laminado foi através laminação manual das lâminas intercaladas conforme já anunciado. A partir de placas produzidas foram extraídos corpos de prova de acordo com a norma ASTM D3039, para ensaios de tração, onde foram avaliados força máxima, deslocamento na força máxima, limite de resistência e módulo de elasticidade. Também forma avaliados os mecanismos de fratura dos corpos de prova após o ensaio de tração. O compósito que apresentou maior resistência foi o alinhado a 0° com 69 MPa, seguido do laminado 0°/tecido/0° com 52 MPa, depois o de 0°/45°/0° com 47,17 MPa e por fim o de 0°/90°/0° com 42,31 MPa. As outras configurações registraram valores menores, mesmo na presença fibras continuas e alinhadas na direção do carregamento. O aspecto da fratura dos corpos de prova foi diverso de acordo com as configurações de cada um. De modo geral a trinca se propagou perpendicularmente a força de carregamento, com exceção aos compósitos com alinhamento a 45º que teve propagação de modo preferencial nesta direção de inclinação. A presença de fibras expostas ocasionadas por pull out também foi observado nas amostras.

  • PAULO SERGIO MAGALHAES FERREIRA DE SOUZA
  • POLIÉSTER COM FIBRAS CURTAS DE SISAL E PIAÇAVA: INFLUENCIA DO ENVELHECIMENTO EM ÓLEO LUBRIFICANTE, COMBUSTÍVEL BIODIESEL E ÓLEO VEGETAL DE DENDÊ NA RESISTÊNCIA A TRAÇÃO

  • Data: 20/08/2015
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo desta pesquisa é avaliar a influencia do envelhecimento em óleo lubrificante, óleo biodiesel e óleo de dendê nas propriedades mecânicas de tração de materiais compósitos de matriz poliéster e reforçadas com fibras naturais. O poliéster usado foi o terefitálico e as fibras usadas foram de sisal de piaçava, ambas com 15 mm de comprimento. O poliéster e as fibras foram adquiridas no comercio de Belém. Foram fabricados oito corpos de provas para cada tipo de material compósito e para cada tipo de fluido e tempo de envelhecimento. O envelhecimento foi realizado nos períodos de 15 dias, 30 dias e 60 dias. Os corpos de prova foram produzidos de acordo com a norma ASTM D3039. Após cada período de envelhecimento foram retirados amostras para pesagem e para o ensaio de tração. O ensaio de tração foi realizado em uma máquina de ensaio universal. Foram avaliados a absorção de fluidos de envelhecimento e as propriedades mecânicas limite de resistência, módulo de elasticidade e deformação máxima. Gráficos com a curva força versus deslocamento foram plotados para avaliar o comportamento do material para cada tipo de envelhecimento. Após o ensaio de tração foi feita a caracterização da superfície de fratura. Alguns compósitos apresentaram comportamento da absorção de fluidos de acordo com a Lei de Fick e em alguns ocorreram degradação. A matriz pura teve a maior redução na resistência a tração para o envelhecimento em óleo biodiesel. A formação de estrutura fibrilar foi a característica na superfície de fratura da matriz pura. Os compósitos com fibras de sisal e de piaçava tiveram maior redução na resistência a tração para o envelhecimento em óleo de dendê e biodiesel. As superfícies de fratura dos compósitos com fibras de sisal e de piaçava apresentaram como características comuns o pull out

  • CARLOS HENRIQUE URSULINO GOMES
  • EFEITO DO SUPERAQUECIMENTO E DA DIREÇÃO DO CRESCIMENTO NA TRANSIÇÃO COLUNAR EQUIAXIAL DA LIGA Al-5.5%Si -3%Cu SOLIDIFICADA DIRECIONALMENTE

  • Data: 11/08/2015
  • Mostrar Resumo
  • As ligas de fundição do sistema ternário Al-Cu-Si têm um papel fundamemetal na indústria metal/mecânica. Essas ligas apresentam excelente fluidez, alta resistência mecânica e baixo peso, o que as tornam uma escolha adequada como ligas de fundição, sendo amplamente aplicadas na indústria automotiva e aeroespacial. Tais características e o elevado grau de destaque dessas ligas no campo científico e tecnológico têm despertado o interesse de pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos que visam à investigação da evolução macroestutural e microestrutural e correlações com propriendaes mecânicas. Nesse sentido, o presente trabalho visa investigar os efeitos combinados do superaquecimento e da convecção natural na transição colunar/equiaxial (TCE) da liga Al-3%Cu-5,5%Si. A TCE foi correlacionada com as varáveis térmicas de solidificação tais como velocidade de deslocamento da isoterma liquidus (VL), gradiente de temperatura (GL) e taxa de resfriamento (TR). Três superaquecimentos foram assumidos para obtenção das macroestruturas de solidificação da liga multicomponente investigada. Os lingotes resultantes foram obtidos por um dispositivo de solidificação direcional horizontal refrigerado à água. Análises térmicas foram realizadas para determinar as varáveis VL, GL e TR. A obervação das macroestruras revelam que a ação combinada do superaquecimeno com a convecção natural favorece a ocorrência da TCE, a qual coorreu em uma zona em vez de um plano vertical paralelo à interface metal/molde. A fim de analisar os efeitos dos elementos silício e cobre e da direção de crescimento na ocorênia da TCE, comparações entre os resultados deste trabalho com os da literatura também foram desenvolvidas. Os resultados permitiram evidenciar o efeito do elemento Si na antecipação da TCE para a liga Al-3%Cu-5,5%Si comparada à liga Al-3%Cu, solidificada na mesma direção de crescimento (horizontal). Comparação com resultados da literatura para diferentes direções de crescimento foi também realizada

  • MARCOS BRABO DA SILVA
  • INTERRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS TÉRMICOS, ESPAÇAMENTOS DENDRÍTICOS TERCIÁRIOSE MICRODUREZA DA LIGA Al-3%Cu-5,5%Si SOLIDIFICADA DIRECIONALMENTE

  • Data: 21/07/2015
  • Mostrar Resumo
  • O sistema de liga Al-Cu-Si é de grande importância para a indústria de fundição. Ligas Al-Cu-Sisão utilizadas em muitas aplicações estruturais que requerem uma alta resistência a baixo peso, alta resistência e tenacidade ao impacto, baixo coeficiente de expansão térmica e boa resistência à corrosão. Neste estudo, objetivando analisar as relações entre os parâmetros térmicos e os espaçamentos dendríticos terciários (λ3) a liga Al-3%Cu-5,5%Si foi solidificada direcionalmente sob condições de fluxo de calor transitório em um dispositivo de configuração horizontal. Velocidades de deslocamento da isoterma liquidus (VL), taxas de resfriamento (TR) e tempos locais de solidificação (tLS) foram experimentalmente determinados a partir das curvas de resfriamento registradas em diferentes posições do metal. Amostras transversais foram retiradas de diferentes posições do lingote e a microestrutura foi caracterizada por meio de microscopia ótica. Os resultados encontrados indicam que a variação de λ3 pode ser expressa por meio de funções na forma de potência com VL, TR e tLS dadas, respectivamente, por l3 = 11(VL)-1,1, l3 = 44(TR)-0,55 e l3 = 2,2(tLS)0,55. Uma análise comparativa é realizada entre os resultados deste trabalho e aqueles apresentados na literatura para a liga investigada quando solidificada direcionalmente na configuração vertical ascendente. A dependência de HV sobre l3 é definida por leis experimentais do tipo potência e Hall-Petch, cujos resultados mostram que HV aumenta para menores l3. A adição de Si para formação da liga Al-Cu-Si e a direção de crescimento da solidificação (horizontal ou vertical) não afetaram as leis de crescimento de l3=f(VL, TR, tSL). Por outro lado, os resultados mostram que o elemento Si incorporado a matriz eutética na formação das fases Al(α)+Al2Cu+Si aumenta os valores de HV na liga ternária Al-Cu-Si investigada quando comparada à liga binária Al-3%Cu da literatura.

  • EUGENIO CARLOS CAMPOS DE ARAUJO
  • SOLIDIFICAÇÃO DIRECIONAL HORIZONTAL DE UMA LIGA Al-Cu-Si: INTERRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS TÉRMICOS, MICROESTRUTURA E MICRODUREZA.

  • Data: 16/07/2015
  • Mostrar Resumo
  • As ligas de alumínio para fundição possuem propriedades de grande interesse industrial, como: baixa massa específica, boa resistência à corrosão, elevadas condutibilidade térmica e elétrica, boas combinações de propriedades mecânicas, boa trabalhabilidade em processos de usinagem e conformação mecânica. Atualmente, essas ligas são produzidas em vários sistemas e dezenas de composições. A literatura apresenta vários estudos tanto teóricos quanto experimentais focando na evolução microestrutural de ligas binárias à base de alumínio. Entretanto, são escassos os estudos abordando importantes famílias de ligas multicomponentes à base de alumínio. Nesse sentido, experimentos de solidificação direcional horizontal (SDH) foram realizados com a Liga Al-3%Cu-5,5% Si a fim de analisar espaçamentos dendríticos secundários (λ2) e microdureza (HV). Foi utilizado um dispositivo de solidificação direcional horizontal resfriado com água. Os espaçamentos dendríticos secundários foram correlacionados com os parâmetros térmicos de solidificação tais como velocidade deslocamento da isoterma liquidus (VL), taxa de resfriamento (TR) e tempo local de solidificação local (TSL). Os resultados mostram que funções experimentais do tipo potência dadas por λ2 = Constant (VL) -2/3, λ2 = Constant (TR) -1/3 e λ2 = Constant (TSL) 1/3 representam as leis de crescimento dos espaçamentos dendríticos secundários com os parâmetros térmicos para a liga investigada. Equações de potência e Hall-Petch têm caracterizado a dependência de HV sobre λ2 e TR. Uma análise comparativa é realizada entre os valores experimentais obtidos neste trabalho com o único modelo teórico da literatura que foi proposto para prever o crescimento de espaçamento dendrítico secundário em ligas multicomponentes. Comparações com resultados experimentais da literatura para solidificação direcional vertical ascendente também são realizadas

  • CELSO MANSUETO MIRANDA DE OLIVEIRA VAZ
  • PROJETO DE PLACAS DE BLINDAGEM PARA RADIAÇÕES IONIZANTES

  • Data: 30/01/2015
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho foram desenvolvidos novos materiais compósitos com objetivo de reduzir ou eliminar a utilização do chumbo e madeira em barreiras de proteção radiológica. A amostra de referência foi baseada no padrão comercial de fabricação de portas de proteção radiológica, com duas chapas de mdf de 15 mm, intercaladas com uma lâmina de 1 mm de chumbo. Na confecção das outras 7 amostras dos novos materiais utilizamos a barita, como elemento de maior número atômico e elementos estruturantes como zinco, placas de compensado, poliéster e tecido de juta. As amostras foram submetidas à incidência de raios-x, para observarmos seu comportamento perante vários níveis de energia. Após a coleta de dados traçamos a curva de atenuação e calculamos o coeficiente de atenuação de cada uma das amostras. Verificamos também o peso de cada amostra para obter a densidade e calculamos a projeção do peso final de uma porta radiológica padrão. As composições em que foi feito a hidratação da barita obtiveram melhor resultado de blindagem, por outro lado o Zinco apresentou bom apenas como elemento estruturante. Os resultados obtidos atingiram seus objetivos, pois foi eliminado o chumbo das amostras resultantes e foi diminuída e a quantidade de madeira consumida, sendo substituído por fibras naturais

2014
Descrição
  • ESTEVAM FERREIRA PAIS FILHO
  • CONTROLE DE QUALIDADE ATRAVÉS DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS POR LÍQUIDOS PENETRANTES EM PEÇAS COMPONENTES DE MOTOCICLETAS SOLDADAS NOVAS E USADAS

  • Data: 31/10/2014
  • Mostrar Resumo
  • Os Ensaios Não Destrutivos (ENDs) por Líquido Penetrante (LP) constituem importante ferramenta de controle de qualidade de materiais, tendo ampla aplicação na indústria. No entanto vários fatores podem influenciar nos resultados dos ENDs por LP. O presente trabalho teve como objetivo estudar o comportamento de ENDs por LP aplicados ao controle de qualidade em peças componentes de motocicletas soldadas novas e usadas. O estudo foi desenvolvido no âmbito de quatro empresas do segmento automobilístico de duas rodas na América Latina. Após revisão bibliográfica, realizou-se como primeira fase do estudo, uma análise partindo da observação das características superficiais de peças usadas e de peças previamente ensaiadas. Na fase experimental, foram executados três ENDs comparativos em peças selecionadas (novas e usadas). Conclui-se que algumas peças sujeitas ao uso podem apresentar alterações em suas características superficiais e que após submissão aos ENDs por LP podem apresentar impregnação de contaminantes diversos e retenção de líquido, principalmente entre componentes unidos por solda. Os ensaios comparativos comprovaram que a peça usada exigiu um maior cuidado nas etapas de limpeza prévia e remoção do líquido penetrante e que quando os ENDs por LP forem aplicados em peças soldadas submetidas ao uso, a probabilidade das falsas indicações aparecerem pode aumentar, sendo conveniente uma abordagem diferenciada para peças dessa natureza

  • ADEVALDO DE SOUZA CRUZ
  • AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADE MECÂNICA E MICROESTRUTURAIS DE JUNTAS SOLDADAS PRODUZIDAS POR OFICINAS DE PEQUENO PORTE DO SETOR NAVAL EM MANAUS
  • Data: 14/10/2014
  • Mostrar Resumo
  • Com a necessidade de se obter uma maior qualidade e redução de custos no processo de fabricação de transportes fluviais, este estudo propõe a investigação dos defeitos ocorridos rotineiramente no processo de soldagem com eletrodo revestido, nas oficinas de pequeno porte na cidade de Manaus. O estudo utilizou três diferentes tipos de eletrodos, com três intensidades de correntes (baixa, média e alta) e simulou os procedimentos atualmente utilizados nestas oficinas, observando o processo de produção das soldas e os defeitos que ocorrem nas especificações metalúrgicas e nas propriedades mecânica da junta soldada. Para tal, utilizou-se chapa naval de aço A-36 como metal de base e eletrodo revestido (Rutílico, Básico e Celulósico). A caracterização mecânica foi obtida através do ensaio de tração. Neste ensaio as amostras soldadas mostraram comportamento de fraturas localizadas que expressam especificações frágeis sem evidências da zona plástica, desta forma comprova-se a afirmativa de que a descontinuidade microestrutural gerado pela densidade das discordâncias produzem encruamento e limitações do escoamento, visível nas curvas de tração deformação resultante do ensaio realizado. As análises metalográficas das microestruturas nas juntas soldadas identificam o sentido do fluxo de calor, da esquerda para a direita, foram apreciadas as características disposta, combinadas de três imagens, correspondente a Metal depositado, constante de ferrita em veios de matriz ferrítica acicular e carbonetos. A região de granulação grosseira, junto à interface da Zona de Fusão, consta de ferrita acicular primária nos contornos de grãos e poligonal intergranular ou austeníticos e bainita susceptíveis a fratura. Na região da zona termicamente afetada (ZTA) observa-se a presença de ferrita alotriomofica nos contornos de grãos austeníticos e bainita. No metal de base observam-se perlita esferiodizada e carbonetos ferríticos características de chapas laminadas a quente. Por fim, como estudo futuro propõe-se a elaboração de um manual de procedimentos a ser utilizado nestas oficinas de modo a sanar parte dos defeitos ocorridos nos procedimentos de soldagem com eletrodo revestido.
  • RICARDO ORCÉLIO MIRANDA DE OLIVEIRA
  • OtTRATAMENTO TÉRMICO T6 APLICADO EM RODAS DE LIGA LEVE DE MOTOCICLETA.

  • Data: 10/10/2014
  • Mostrar Resumo
  •  A necessidade de uma melhor economia de combustível tem originado um aumento do número de investigações científicas e tecnológicas nas indústrias automotivas, buscando otimizar a eficiência do motor através de uma redução no peso dos veículos. Nesse sentido, pesquisas elaboradas internacionalmente com materiais à base de alumínio para aplicação em indústrias automotivas têm direcionado seus estudos sobre ligas do tipo Al-Si-Mg, tratadas termicamente. Essas ligas, com destaque às da série A356, são excelentes materiais candidatos para componentes estruturais de indústrias automotivas e aeroespaciais. São utilizadas em muitas aplicações estruturais que requerem uma alta resistência a baixo peso, alta resistência e tenacidade ao impacto, baixo coeficiente de expansão térmica e boa resistência à corrosão. Assim, o principal objetivo deste trabalho é investigar o efeito do tempo de solubilização na microestrutura e propriedades mecânicas durante o tratamento térmico T6 (solubilização e envelhecimento artificial) da liga de fundição à base de alumínio modificada por estrôncio. O produto estudado foi uma roda de liga leve de motocicleta à base de alumínio da série A356 (Al-7%Si-0,3%Mg), fundida por gravidade na indústria de fabricação da motocicleta. O tratamento T6 foi aplicado na indústria de fabricação da motocicleta, seguindo normas estabelecidas pelo fabricante. Os tratamentos térmicos de solubilização e envelhecimento artificial foram realizados às temperaturas de 540 °C e 550 °C com tempos de cinco horas e 2 horas e 50 minutos, respectivamente, para solubilização, e 155 °C com duração de duas horas para envelhecimento artificial para as respectivas solubilizações. A microestrutura foi examinada por microscopias óptica e eletrônica de varredura. Testes de resistência à tração e dureza (Rockwell B) foram realizados. Os resultados mostram a possibilidade de redução do tempo de solubilização sem perdas das características estruturais e mecânicas do produto final.

  • RONEI NUNES RIBEIRO
  • GESTÃO DA MANUTENÇÃO COMO FERRAMENTA DE CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE DUAS RODAS

  • Data: 10/10/2014
  • Mostrar Resumo
  • Competir significa ter, além do produto certo e pós-vendas ativo, alta competitividade em preço e qualidade, ou seja, ter produtividade. Isto obriga a uma análise profunda dos fatores que nela influem. É por isto que na atualidade grande partes dos fornecedores de produtos ou dos prestadores de serviços descobriram, que o “patinho feio” do passado, a manutenção fator de custos e gastos supostamente desnecessários é, na prática, fator importante de produtividade. Equipamentos parados em momentos inoportunos e produção não maximizada podem significar perdas irrecuperáveis perante um concorrente, num momento em que o mercado procura o produto. Também não pode ser esquecido o custo fixo por unidade produzida, diretamente relacionada ao grau de utilização dos equipamentos, forte influenciador do custo. Dentro deste contexto, a manutenção deixou de ser uma atividade qualquer para se tornar uma autêntica ciência, face à sofisticação de máquinas, equipamentos e instalações cada vez mais envolvidas por sistemas eletroeletrônicos, com grau de complexidade e exigências de qualidades crescentes. Não podemos deixar de considerar, também, o altíssimo valor dessas instalações modernas, quase sempre destinadas a altos volumes de produção. Gerenciar corretamente esses modernos meios de produção exige conhecimentos de métodos e sistemas de programação, controle e execução tão mais eficientes que os próprios equipamentos, objetos da verificação.

  • MARIA CRISTIANE BEZERRA
  • SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA APLICAÇÕES EM PROCESSOS INDUSTRIAIS:

    UM ESTUDO DE CASO COM FOCO NA PRODUTIVIDADE

  • Data: 09/10/2014
  • Mostrar Resumo
  • O foco deste estudo consistiu em descrever como uma empresa de eletroeletrônicos do Polo Industrial de Manaus melhorou sua produtividade, aplicando alterações em seu processo utilizando a melhoria de arranjo de layout, onde a matéria-prima dos postos de trabalho foi alterada para atender as necessidades de flexibilização de processo, redução de desperdício e melhoria da ergonomia na execução das tarefas durante a jornada de trabalho. Desta forma, o objetivo do estudo é descrever o processo de seleção de materiais para uma bancada nova para o posto de testes, relacionando os critérios que precisam ser atendidos, visando a produtividade, flexibilidade e ergonomia do processo. Através da observação participante, foi descrito o cenário o qual o processo de testes se encontrava e realizada uma análise minuciosa dos desperdícios e tempos de atividades, possibilitando uma análise crítica de forma a tornar possível o delineamento de uma solução aplicável. A revisão da literatura foi elaborada baseada no conceito da seleção de materiais para aplicações em processos industriais de produção, referenciando seu reflexo no balanceamento de processo para atendimento de metas de produção e na melhoria da ergonomia, salvaguardando o operador do posto de trabalho de problemas de saúde futuros, sem afetar o resultado do processo. A partir dos resultados observados, concluiu-se que a aplicação dos conceitos de seleção de materiais focados para aplicações em processos produtivos, contribuiu positivamente para o processo da empresa em estudo alcançar suas metas de produção, sem afetar a segurança e a saúde do testador, possibilitando a eliminação de atividades que não agregam valor, tornando o processo flexível e eficiente

  • MANFRINE SILVA SANTOS
  • BIOCOMPÓSITO DE POLIESTER REFORÇADOS COM A FIBRA DA FOLHA DE LICURI (Syagros coronata)

  • Data: 08/10/2014
  • Mostrar Resumo
  • O sertão nordestino é dotado de uma flora rica e abundante, tonando assim um grande fornecedor de plantas propicia ao desenvolvimento de novos compósitos poliméricos. Esta dissertaçãoteve como objetivo a avaliação das propriedades mecânicas de compósitos de poliéster reforçados por fibras de Licuri, utilizando um processo todo manual, afim de proporcionar a confecção do material com o menor nível tecnológico possível, tornando-se assim um material totalmente viável. O método utilizado foi o quantitativo e qualitativo, comparando parâmetros obtidos em compósitos desenvolvidos por outras literaturas. As fibras in naturas de Licuridispersas aleatoriamente. A matriz utilizada foi tereftálicopré-acelerada com naftenato de cobalto e curada a temperatura ambiente com peróxido de metil-etil-cetona (MEK) na proporção de 0,33% (v/v). As fibras de Licuri foram extraídas das astes das folhas de árvores adultas nativas do sertão nordestino no município de Tapiramutá - Ba, cidade localidade na chapada diamantina recôncavo baiano, distante 365 km da capital Salvador - Ba. O obtenção das fibras se deu pelo processo manual,obedeceram aos respectivos comprimentos de 5, 10 e 15mm. Processo realizado nas dependências do Laboratório de Materiais Compósitos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará – UFPA.A caracterização das fibras in naturas ocorreu mediante comprimentos (5, 10 e 15 mm), determinação da massa específica (3,18%, 3,15% e 2,86%) e avaliação microestrutural, por microscopia eletrônica de varredura (MEV), da superfície da fibra.A caracterização dos compósitos ocorreu mediantemoldagem manual, com moldes de silicone sem o uso de quais tipo desmoldante e sem pressão e a principalmente temperatura ambiente;obedecendo-se sempre a variação do comprimento das fibras e diferentes proporções entre os constituintes.Os compósitos foram avaliados em ensaio de tração e avaliação da superfície fraturada.Os resultados mostraram que, para os compósitos investigados, a resistência à tração aumentou com o aumento do comprimento das fibras de 5mm-3,18%, 10mm-3,15% e 15mm – 2,86%.Os resultados mostraram que, para os compósitos investigados, a resistência à tração aumentou com o comprimento das fibras (5mm – 13,47(MPa), 10mm – 14,5(MPa) e 15mm – 16,97(MPa)) eaapesar da quantidade mássica relativamente baixa comparada a outras literaturas consultadas o resultados alcançados se mostraram potencialmente viável.

  • RILMAR PEREIRA GOMES
  • POLIÉSTER REFORÇADO POR FIBRAS DE TAUARI (Couratariguianensis) CURTAS E CONTÍNUAS E ALINHADAS

  • Data: 07/10/2014
  • Mostrar Resumo
  • Atualmente observa-se que a engenharia investe rigorosamente em busca de materiais naturais em função de diminuir os impactos ambientais causados por materiais não degradáveis. O trabalho tem como objetivo desenvolver compósito de poliéster reforçado com fibras de Tauari curtas dispostas aleatoriamente na matriz e fibras de tauari continuas e alinhadas. Essafibra é extraída da casca da madeira de uma arvore com nome cientificoCouratariguianensis. Essa arvore é encontrada em varias regiões do brasil, mais especificamente essa utilizada nesse estudo foi encontrada no município de Itaquatiara-Am, município do amazonas, onde a extração foi realizada manualmente utilizando apenas ferramentas de corte. A fibra de tauari é utilizada pela comunidade desse município para fabricar cordas, as quais são utilizadas em uma diversidade de funções, por serem consideradas como materiais de alta resistência. O processo de fabricação foi realizado manualmente com um intuito de se fabricar um material compósito tecnicamente e financeiramente viável. O método utilizado foi quali-quantitativo, onde foi realizado comparações com compósitos reforçados com outras fibras naturais estudadas em outras pesquisas. Nesse processo de fabricação do compósito foi utilizada como matriz a resina de poliéster tereftálicopré-acelerada com naftenato de cobalto e curada a temperatura ambiente com peróxido de metil-etil-cetona (MEK) na proporção de 0,33% (v/v). O desfibramento da casca da madeira de tauari foi realizado manualmente e sem o auxilio de agentes químicos, onde foi obtido fibras nos comprimentos de 10 mm e 15 mm. As fibras foram caracterizadas de forma in natura nos mesmos comprimentos que foram utilizadas para fabricação dos corpos de provas obedecendo a uma proporção mássica de 10,58% e 5,22% respectivamente. Todo processo de caracterização das fibras e fabricação dos compósitos foram realizados no laboratório de materiais e compósitos das dependências da Universidade Federal do Pará. A fabricação dos compósitos ocorreu mediante moldagem manual, com moldes de silicone sem pressão e sem o uso de desmoldante, com a temperatura ambiente, variando-se o comprimento das fibras e diferentes proporções entre os constituintes.Os resultados de ensaios de tração nos compósitos fabricados se mostraram viáveis, em relação a outros resultados obtidos em estudos com compósitos fabricados com outras fibras naturais, onde os compósitos com reforços de fibras de tauari de 10 mm e 15 mm alcançaram uma resistência mecânica de 18,84 MPa e 19,08 MPa respectivamente e os compósitos reforçados com fibras de tauari continuas e alinhadas alcançaram resistência a tração de 19,20 MPa, o que nos leva a concluir que quanto mais alinhadas e uniforme as fibras de tauari são dispostas na matriz de poliéster maior é o contato com entre fibra e matriz, proporcionando uma maior resistência mecânica no material fabricado.

  • RENAN NORMANDO MAIA
  • COMPÓSITO DE FIBRA AMAZÕNICA DE JITÓ (Guarea guidonia) E MATRIZ POLIÉSTER: UMA PROPOSTA DE MATERIAL PARA ENGENHARIA

  • Data: 25/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • A necessidade e importância da exploração dos recursos naturais de forma consciente e sustentável é uma realidade crescente, de maneira que esses anseios estão norteando as vanguardas de pesquisas tecnológicas, as quais buscam substitutos biodegradáveis que mesmo de maneira parcial na função de componente, amenizam os impactos ambientais, uma vez que substituem os materiais sintéticos que tem um alto tempo de degradação e que precisam de mais recursos para serem transformados, a exemplo derivados de petróleo. Em função disso, esta dissertação tem como intuito desenvolver um compósito de poliéster fortificado com fibras de jitó (Guarea guidonia) – árvore típica da floresta Amazônica e localizada várzea de Curarí no município de Careio da Várzea-AM. Sendo que estes compósitos foram dosados com fibras de dois tamanhos (10 e 15mm) e diferente orientação (contínua e alinhada).A matriz para a fabricação dos corpos de prova foi a resina poliéster tereftálica insaturada denominada Denverpoly 754 e o agente de cura da resina foi o peróxido MEK (butanox M – 50), nas proporções de 0,33% v/v.Os ensaios de tração foram executados por um equipamento de ensaio universalKRATOS COF, modelo MKCA – KE, com célula de carga de 5 KN e velocidade de 5 mm/min. As geometrias dos corpos de prova foram de acordo com a norma ASTM D638 e a região de falha após o ensaio de tração foi fotografada para descrição do método de falha e correlacionar com as propriedades mecânicas e com outros pesquisadores. E diante dos resultados das três variantes, ficou evidente que o aumento da resistência a tração acompanhou o tamanho das fibras, 10mm – 18,84MPa e 15mm – 19,08MPa respectivamente, e ainda mais na disposição contínua e alinhada– 19,20MPa, pois proporcionou uma área de maior contato e consequente maior resistência, além do aumento significativo da elasticidade de acordo com os seguintes valores: 10mm – 0,48GPa, 15mm – 0,60GPa e na disposição contínua e alinhada – 1,24GPa.

  • MARCELO ANDRÉ SANTIAGO BARROS
  • VANTAGENS DA APLICAÇÃO DE MATERIAL COMPÓSITO EM SUBSTITUIÇÃO AS LIGAS METÁLICAS NA AVIAÇÃO

  • Data: 22/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Os materiais compósitos já eram usados pelo homem nas primeiras sociedades agrícolas, a expansão do uso deste material foi impulsionada pelas necessidades tecnológicas da área militar. As altas dos preços dos combustíveis e as cada vez mais severas leis ambientais criaram uma grande demanda para utilização desta tecnologia no setor civil. O objetivo deste artigo e mostrar as vantagens da aplicação de compósitos nas estruturas de aviões, principalmente na redução de peso, na redução dos custos operacionais, impacto ambiental, social e econômico. Os materiais e métodos foram a pesquisa documental de material disponível em diversos estudos e publicações, e experimental comparando aeronaves semelhantes de material compósito e de liga metálica,por fim, como resultado evidenciamos as novas aplicações dos materiais compósitos em transporte aéreo, e principalmente as vantagens advindas das utilização desses materiais no cotidiano, no meio ambiente e principalmente sua influências na economia global.

  • LUIZ CARLOS FERREIRA DE LIMA
  • PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE FIXAÇÃO DA FIAÇÃO DO SOQUETE DO PAINEL DE INSTRUMENTOS DE VEÍCULO DE DUAS RODAS

  • Data: 17/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Diferente da maioria dos trabalhos existentes, que são focados na busca de pesquisas isoladas em empresas do polo de duas rodas, este trabalho descreve a introdução dos princípiosdo pensamento enxuto no processo de gestão da produção de peças, por meio do planejamento e controle do processo produtivo, como medida estratégica para o desenvolvimento interno e organizacional. O objetivo geral deste trabalho é propor uma sistemática para auxiliar na identificação e análise em uma das etapas do processo de montagem do painel de instrumentos para veículo de duas rodas, feito por uma empresa de médio porte localizada no polo industrial de Manaus, onde foi proposto o ajustamento de tal etapa visando à melhoria como um todo. A metodologia adotada neste trabalho foi através de um estudo de caso específico, sendo complementada pelos procedimentos operacionais de levantamento bibliográfico, obtenção de dados e informações técnicas de fontes publicadas (livros e artigos) e entrevistas com técnicos e operadores envolvidos no processo produtivo fabril. No desenvolvimento da análise de viabilidade econômico-financeira, fez-se necessária a projeção do período de produção dos modelos que recebe a peça soquete, bem como, do uso de métodos de análise de investimentos. Os resultados apresentados mostra que este trabalho de dissertação apresenta viabilidade econômica gerando fluxos potenciais de lucro e de caixa ao longo do período de vida útil dos modelos usados como referências neste estudo, bem como, de indicadores que medem sua eficiência econômica de forma positiva.O projeto se iniciou com pequenas mudanças no processode montagem da fiação socket, responsável pela iluminação e sinalização das funções do painel de instrumento, onde ao passar dos dias se observou a necessidade de um estudo mais abrangente, por conta da necessidade de uma adequação do processo de montagem,bem como, viabilizar as atividades de fixação da peça soquete no corpo base, a qual migrou com estudo para alteração do formato do Socket da lâmpada, onde obtivemos apoio total por parte da alta direção da empresa. Este projeto visa à interrupção programada dos pedidos de compra de material (Silicone) e contratação de mão de obra excedente que viessem a superar o saldo dos quantitativos e valores orçados para a produção do produto final (painel de instrumentos).O estudo para alteração do formato da peça soquete, assim como sua implantação pormeio das atividades de planejamento e controle, teve seu início em abril de 2012 e finalizado em outubro de 2013. Assim, se pretende estender este estudo para outros processos que de forma direta ou indireta contribuem para o aumento no preço do custo final de fabricação do painel de instrumentos para veículos de duas rodas (motocicletas). O desenvolvimento de um painel de instrumento é realizado tendo como premissa a máxima satisfação dos clientes consumidores finais, cujos é altamente exigente, haja vista que o painel de instrumento é considerado como a segunda parte da motocicleta mais observada pelo consumidor, onde a primeira acaba sendo a parte exterior da moto. Esperamos que novos estudos, maiores e com melhor qualidade metodológica possa ser publicado cobrindo parte da deficiência encontrada na literatura sobre o assunto soquete para lâmpada de painel de instrumento.

  • CRISTIANO MOURÃO DA FONSECA
  • MELHORIA NO PROCESSO DE soldagem dos componentes porta micro USB e câmera digital NA PLACA mãe de TABLETS

  • Data: 15/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • A atual indústria de produtos eletroeletrônicos, mais especificamente direcionada ao processo de soldagem dos componentes, apresenta características extremamente dinâmicas e de constante busca pelo aperfeiçoamento nos seus processos de fabricação, buscando uma maior eficiência e redução dos custos. É nesse contexto que no processo de fabricação da placa principal em tablets, na fase de linha piloto foi gerado um índice de defeitos de 16,33%. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi realizar uma análise e implementação de melhorias no processo buscando reduzir os índices de falhas para alcançar as metas de qualidade estabelecidas pela empresa que eram de no máximo 2% de defeitos e consequente redução nos custos de produção. Os métodos e as técnicas utilizadas foram as ferramentas da qualidade: ciclo PDCA, diagrama de causa e efeitos e 5W2H. O trabalho foi dividido em dois estudos de caso relacionados às falhas porta USB não funciona e interferência na câmera, pois esses dois modos de falhas somam 97,14% sobre o total de defeitos e são considerados componentes críticos uma vez que danificados podem inutilizar funcionalidades vitais para o produto. Foram implantadas duas soluções: adicionar corner glue nos cantos do processador para reduzir o stress mecânico e a implantação de pallets de durestone para manter o alinhamento do conector na soldagem no forno de refusão.  Os resultados obtidos mostram uma redução dos índices de falhas na linha para 0,61%, o que evitou a instituição gerar um número estimado de 31.740 placas defeituosas sobre o total a ser produzido. O custo total economizado com logística de reparo dessas placas foi de aproximadamente USD 957.969,64. 

  • ANTONIO DA SILVA VIEIRA
  • CONTROLE DE QUALIDADE NO PROCESSO DE SOLDAGEM DE CONECTORES HDMI EM PLACAS MÃE DE NOTEBOOK

  • Data: 11/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Derivado de estudos mais amplo sobre melhorias em processos de fabricação de produtos eletro-eletrônicos e bens de informática, esta pesquisa tem o objetivo de propiciar importante conhecimento sobre a necessidade de avaliar a qualidade da soldabilidade do componente Conector Higth Definition Media Interface (HDMI) no processo de soldagem de Placas de Circuito Impresso (PCI) de Notebooks, atendendo os critérios de aceitabilidade de solda relacionado ao enchimento do barril para os terminais de componentes de Tecnologia Pin Through-Hole (PTH) conforme especificado na norma IPC-A-610D. Para o desenvolvimento das etapas para areferida pesquisa, adotou-se o Método Plan, Do, Check and Action (PDCA), que é comumente usado nas empresas de diversos setores industriais como ferramenta para resolução de problemas e melhoria contínua. Os resultados obtidos através de Análise por Raio-X e Ensaio Metalográfico de Cross Section, demostrou-se que a qualidade da soldagem do componente HDMI através do processo reflow, ao invés do processo de soldagem manual (hand soldering) atende ao padrão internacional IPC-A-610D, garantindo assim, a confiabilidade do produto. A partir dos resultados alcançados, por meio de uma solução técnica para situações desta natureza no componente HDMI em placas de notebook, deixou-se de realizar na empresa estudada a soldagem manual para este tipo de componente nos produtos de notebook, passando-o para a tecnologia SMT pelos processos Pin in Paste (PIP) e soldagem Reflow.

  • ROBSON MARQUES COSTA
  • CONTROLE DE QUALIDADE NO PROCESSO DE SOLDAGEM DE COMPONENTES BGA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PLACAS DE NOTEBOOK

  • Data: 09/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Atualmente muitos esforços vêm sendo despendido por empresas na busca por aperfeiçoamento tecnológico dos produtos agregando aspectos como leveza, redução de dimensão e altos níveis de desempenho ao menor custo, visando atender uma demanda mundial. O objetivo desta dissertação é realizar um estudo de qualidade e confiabilidade do processo de soldagem Reflow de componente de tecnologia BGA no processo de fabricação de Placas de Notebook. Os métodos e técnicas utilizadas foram a abordagem qualitativo-quantitativo, orientado mediante técnica de estudo de caso no processo de soldagem de componente BGA mediante coleta (cross section, Dye and Pry) e análise de dados. Os resultados obtidos demonstraram que o processo Reflow de soldagem do componente BGA atende a critérios de aceitabilidade de normas internacionais. Tal fato leva a inferir que a qualidade do processo em questão pode refletir em melhores condições de custo e de competitividade para a organização investigada.

  • CARLINDO LINS PEREIRA FILHO
  • POLIÉSTER REFORÇADO POR FIBRAS DE SISAL E PIAÇAVA ENVELHECIDOS EM ÁGUA E ÁGUA SALGADA: AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA A TRAÇÃO

  • Data: 05/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Pesquisas visando o uso de fibras naturais na fabricação de materiais compósitos de matriz polimérica têm sido amplamente divulgadas na literatura científica. Neste trabalho são apresentados resultados do ensaio de tração de materiais compósitos de matriz poliéster com reforço de fibras de sisal e de piaçava com comprimento de 15,0 mm após serem submetidos a envelhecimento em água e água salgada. A fabricação dos corpos de prova foi por moldagem manual em condições normais de temperatura e de pressão. A fração mássica de fibras de sisal e de piaçava usado na fabricação dos corpos de provas foram de 14,82 % para a fibra de piaçava e de 3,9 % para a fibra de sisal. O envelhecimento, por imersão, em água e água salgada foi feito por um período máximo de 60 dias, com retirada de amostras no 4º, 15º, 30º e 60º dias para ensaio de tração. O ensaio de tração obedeceu ao proposto na norma da ASTM D638. Os resultados da resistência a tração para os compósitos após envelhecimento em água para o 4º, 15º, 30º e 60º dias foram 22,30 MPa, 23,04 MPa, 15,16 MPa e 17,76 MPa e 19,99 MPa, 17,64 MPa, 12,95 MPa e 13,67 MPa, respectivamente, para as fibras de sisal e de piaçava. Após o envelhecimento em água salgada a resistência a tração registrado foi de 23,88 MPa, 23,73 MPa, 15,16 MPa e 19,43 MPa para as fibras de sisal e 19,09 MPa, 19,67 MPa, 12,24 MPa e 13,54 MPa para as fibras de piaçava, para os mesmos períodos de exposição. Observa-se que a redução na resistência a tração foi mais acentuada para os materiais compósitos quando exposto a 30 dias, tanto em água potável como em água salgada. A absorção de água e água salgada pelos materiais compósitos com reforço de fibras de piaçava foi mais acentuada. O aspecto da fratura para os compósitos foram semelhantes, tanto para os compósito com fibras de sisal e de piaçava, caracterizado por fibras expostas devido a arrancamento, ou pull out.

  • JOVÂNIO GOMES TENÓRIO
  • Têmpera por indução magnética progressiva de alta frequência aplicada em virabrequim de motocicleta
  • Data: 08/08/2014
  • Mostrar Resumo
  • Propriedades mecânicas de componentes de máquinas podem ser controladas por indução de transformações de fases na superficie dos materiais. Endurecimento superficial por indução é um proceso de fabricação em que a dureza da superficie é aumentada enquanto o núcleo é mantido com a estrutura e características originais.Nesse sentido, o presente trabalho, visando aumento de dureza superficial, tem como objetivo principal aplicar no virabrequim de uma motocicleta o tratamento térmicode têmpera por indução eletromagnética. O tratamento foi aplicado na própria indústria de fabricação da motocicleta. Um dispositivo de têmpera por indução eletromagnética do tipo Indutor Reto, cujo calor para aquecer a região a ser temperada é gerado na própria peça,foi utilizado. Medição da profundidade da camada temperada, ensaios de metalografias, caraterização por microscopia ótica e difratometria por raios X (DRX) e ensaios de macrodureza (Rockwell C - HRC e microdureza - HV), variando do núcleo à superfície da região temperada, foram realizados. Os resultados obtidos mostram que a profundidade da têmpera alcançou o valor de 1,5 mm e as microdurezas obtidas para os três corpos de provas ensaiados foram 20 HRC, 22 HRC e 23 HRC no núcleo e 54 HRC, 54 HRC e 58 HRC na superficie tratada, respectivamente, assim como foram observados valores elevados de microdureza na região tratada termicamente, resultando em valores médios de 678,2 HV, 516,2 HV e 658,8 HV, para os três corpos de provas ensaiados, respectivamente. A microestrutura resultante apresenta no núcleo da peça,ferrita pró-eutetóide em rede nos contornos de grãos de perlita toostita. A região tratada termicamente é composta por uma área refinada de carbonetos dispersos em matriz rica em ferrita refinada, resultando numa microestrutura de martensita-revenida, responsável pela elevada dureza observada nessa região. A comparação dos resultados experimentais deste trabalho com padrões de qualidade, estabelecidos pelo fabricante da motocicleta, comprovou a eficácia do tratamento térmico superficial aplicado no virabrequim.
  • CHARLES BISPO GUIMARÃES
  • Análise da usinabilidade de ligas metálicas do sistema Al-Si solidificadas em um sistema unidirecional horizontal.

  • Data: 07/08/2014
  • Mostrar Resumo
  • Usinagem é provavelmente o processo de fabricação mais amplamente utilizado e os metais e ligas formam o grande percentual de materiais usinados. Durante o processo de usinagem, uma imensa quantidade da energia é convertida em calor e como a temperatura de corte é então de fundamental importância no processo de usinagem, muito tem se estudado nesse sentido, mas são bastante escassos na literatura estudos que avaliem a influência da estrutura da peça de trabalho na temperatura de corte. Nesse sentido, sabe-se que a relação entre processamento, estrutura, propriedades e comportamento de um material é de extrema importância uma vez que a estrutura, que depende de como esse material é processado, exerce uma grande influência nas propriedades dos produtos obtidos e sua performance depende diretamente delas, como por exemplo a usinabilidade. Essas propriedades estão fortemente relacionadas à composição química do material, que associada às condições de resfriamento empregadas definem a estrutura final da peça, ou seja, o controle das variáveis térmicas de solidificação para uma determinada composição química da liga definem a estrutura final de solidificação, como os espaçamentos dendríticos. O objetivo deste trabalho é investigar a influência dos parâmetros térmicos e dos espaçamentos dendríticos secundários (λ2) da liga Al-7%Si solidificada em um dispositivo de solidificação direcional horizontal nas temperaturas de corte obtidas durante o sangramento no torno. Em todos os sangramentos realizados, houve um aumento significativo da temperatura de corte, seguido de um leve decréscimo ao final do processo. Além disso, leis experimentais do tipo potência relacionando temperatura de corte com taxa de resfriamento, velocidade de solidificação e espaçamentos dendríticos secundários puderam ser desenvolvidas.

  • JOSÉ FRANCISCO APARECIDO BRAGA
  • Proposição de uma nova lei de crescimento para ligas do sistema monotético
  • Data: 07/08/2014
  • Mostrar Resumo
  • Ligas monotéticas apresentam aplicações promissoras em componentes automotivos resistentes ao desgaste. Essas dispersões de elementos de baixa temperatura de fusão diminuem a dureza e escoam facilmente em condições de deslizamento, resultando em um comportamento tribológico favorável. Muitos estudos têm sido realizados a fim de melhor compreender a reação monotética. Algumas pesquisas assumem que a evolução do espaçamento interfásico (λ) nas ligas monotéticas obedece à clássica relação utilizada para eutéticos: λ2v = C, ou ainda a relação de crescimento dendrítico , em que v é a velocidade de solidificação e C uma constante para ambos os casos, G é o gradiente de temperatura e a e b são constantes. Tais estudos utilizaram fornos de aquecimento à resistência do tipo Bridgman para produzir a solidificação direcional de ligas monotéticas. Alguns poucos estudos foram realizados quanto ao desenvolvimento microestrutural de ligas monotéticas durante condições de fluxo de calor transitório, e nestes, para alguns casos, as leis apresentadas não se mostraram válidas. No presente trabalho foram analisados os resultados desses experimentos de solidificação unidirecional em regime não estacionário, com as ligas hipomonotéticas Al-0,9%Pb e Al-5,5%In, com a liga monotética Al-1,2%Pb e com as ligas hipermonotéticas Al-5,0%Bi, Al-7,0%Bi e Al-2,1%Pb em configurações de extração de calor ascendente e descendente, a fim de propor nova lei de crescimento unicamente para sistemas monotéticos. Pôde-se estabelecer uma lei para crescimento de monotéticos em função da posição a partir da interface metal/molde, λ = k. (P)0,5, e outra em função da velocidade, λ = k. (v)-2,1, sendo que a primeira permite analisar a influência de fatores como a gravidade ou o tipo de soluto na formação da morfologia e no crescimento das estruturas, entretanto só é válida ao se comparar experimentos realizados nas mesmas condições, já a segunda permite a análise do crescimento de monotéticos para diferentes situações.
  • RAIMUNDO VALDAN PEREIRA LOPES
  • ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE BIOCOMPÓSITO DE POLIÉSTERREFORÇADO POR FIBRA DE MUNGUBA (Pseudobombaxmunguba)
  • Data: 23/05/2014
  • Mostrar Resumo
  • A diversidade que representa as espécies da flora Amazônica torna essa região um grande celeiro de plantas propícias ao desenvolvimento de novos compósitos poliméricos.EstaDissertação objetivou a avaliação das propriedades mecânicas de compósitosde poliéster reforçados por fibras curtasde munguba dispostas aleatoriamente, em que se utilizou o menor nível possível de processamento tecnológico nas etapas produtivas, com o intuito de se produzir um material compósito tecnicamente viável.O método utilizado foi o quali-quantitativo, confrontando parâmetros obtidos em compósitos desenvolvidos de outras literaturas. A matriz de poliéster utilizada foi a tereftálico pré-acelerada com naftenato de cobalto e curada a temperatura ambiente com peróxido de metil-etil-cetona (MEK) na proporção de 0,33% (v/v). As fibras de Munguba foram extraídas de forma manual da parte intermediária e topo de árvores adultas nativas, na região devárzea do Curarí, situada às margens do rio Amazonas, no Município do Careiro da Várzea a 25,74 Km de Manaus/AM.O desfibramento e a separação das fibras foram realizados manualmente, em que se obtiveram diferentes comprimentos de fibras com 5, 10 e 15mm. Tal processo foi realizado nas dependências do Laboratório de Materiais Compósitos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará – UFPA.A caracterização das fibras in naturas ocorreu mediante comprimentos (5, 10 e 15 mm), determinação da massa específica (10,08%, 10,58% e 5,22%) e avaliação microestrutural, por microscopia eletrônica de varredura (MEV), da superfície de fratura.A caracterização dos compósitos ocorreu mediante moldagem manual, com moldes de silicone sem o uso de desmoldante e sem pressão e a temperatura ambiente;variando-se o comprimento das fibras e diferentes proporções entre os constituintes.Os compósitos foram avaliados em ensaio de tração e avaliação da superfície fraturada.Os resultados mostraram que, para os compósitos investigados, a resistência à tração aumentou com o comprimento das fibras (5mm- 9,61(MPa), 10mm-12,16(MPa) e 15mm-19,91(MPa)) ea medida que estas se mantinham melhor alinhadas, uniformes e ocupavam uma área de contato maior na matriz
  • VAGNER BARROSO PINTO
  • APLICAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL DE ANDIROBA (Carapa Guianensis) COMO FLUIDO ISOLANTE DIELÉTRICO EM TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA
  • Data: 22/05/2014
  • Mostrar Resumo
  • A indústria energética atual enfrenta grandes desafios operacionais, tecnológicos, econômicos e ambientais. Esses desafios acarretam um aumento na complexidade do gerenciamento da energia elétrica. O sistema de energia elétrica deve buscar uma atitude revolucionária de oferecer seus serviços, focando em baixo custo, eficiência e agir ecologicamente correto no que se refere ao uso de recursos naturais, sobretudo dar preferência aos recursos renováveis. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo geral verificar a viabilidade técnica da aplicação de óleo vegetal de andiroba (Carapa guianensis) como Óleo Vegetal Isolante (OVI) dielétrico em transformadores de distribuição de energia. O método utilizado foi o quali-quantitativo com base nos parâmetros de uso dos óleos já existentes no processo de fabricação dos transformadores produzidos por uma indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM). As propriedades analisadas foram cor, fulgor, fluidez, densidade, viscosidade, acidez, fator de perda e rigidez dielétrica, índice de neutralização, teor de água, corrosividade e gases dissolvidos. Os dados encontrados foram comparados aos parâmetros estabelecidos pela norma ABNT NBR 15.422. Os resultados obtidos mostraram que o óleo vegetal estudado apresenta características físico-químicas dentro dos limites estabelecidos pela norma, embora deva ser submetido a tratamentos específicos para atender a outras especificações como a viabilidade técnica e econômica para implementação dessa alternativa visando o aproveitamento do óleo vegetal em abundância da região Amazônica
  • CARLOS AUGUSTO CAYRES SANTOS
  • Caracterização de tensões residuais em soldagem através da análise de deslocamentos por passe e de ensaios para qualificação de procedimento de soldagem como ensaios de tração, dureza e metalografia, realizados em soldas planas horizontais em aço carbono AISI 1020.
  • Data: 22/05/2014
  • Mostrar Resumo
  • A temperatura na Zona Termicamente Afetada (ZTA) varia com sua posição ao longo da mesma, com o tempo e as condições de resfriamento durante a solidificação, e que essa variação de temperatura é responsável por possíveis mudanças de fase ao longo da estrutura cristalina e por dilatações térmicas que dão origem as tensões residuais de soldagem. Neste trabalho foram investigadas para soldas horizontas em Aço Carbono AISI 1020, a flecha por passe através de medições das alturas após cada passe, as tensões residuais nas regiões do Metal de Base (MB) por ensaios de tração, Zona Termicamente Afetada (ZTA), Zona Fundida (ZF) e foi avaliada a variação por passe das tensões residuais na região inscrita à ZTA por ensaios de microdureza Vickers para 4 soldas distintas, sendo a primeira sem restrições, a segunda engastada, a terceira com restrições a dilatação paralelas ao cordão de solda e a ultima com restrições a dilatação erpendiculares ao cordão de solda. Os resultados obtidos para cada solda permitiram a modelagem de ajustes lineares para as flechas e do perfil de tensões de acordo com o tipo de restrição adotado, determinar em que região da união soldada irá ocorrer à falha, quer regiões podem apresentar tensões benéficas ou prejudiciais de acordo com o tipo de restrição e de carregamento. Concluiu-se que é possível modelar matematicamente a flecha em função do número do passe de soldagem, que as tensões residuais observadas na ZTA e na Zona Fundida (ZF) crescem ao longo da espessura, que o pico de tensão nestas regiões ocorrem na região central da solda, que para efeito de projeto a junta 1x2 e a junta 5x6 são equivalentes com uma tensão residual trativa no metal de base (MB) da ordem de 10% do limite de escoamento, a junta 3x4 apresenta tensão residual compressiva no MB da ordem de 66% do limite de escoamento enquanto a junta 7x8 apresenta um tensão residual trativa da ordem de 25% do limite de escoamento para a mesma região.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1