CULTURA MARAJOARA E SABERES TRADICIONAIS: A PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES COM A OBRA DE MESTRE DAMASCENO
Amazônia, Cultura amazônida, Interdisciplinaridade, Saberes da Tradição
Tomando como base que a cultura está intrinsicamente relacionada à essência humana e de que a educação também é uma invenção da humanidade a qual se incube a tarefa de preparar indivíduos para o convívio em sociedade, inclusive ter acesso à conhecimentos sobre o que culturalmente foi construído ao longo da história, esta pesquisa está pautada na discussão sobre a parceria entre escola, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bahá’i Olavo Novaes, e o Mestre Damasceno, representante da cultura marajoara. O presente estudo tem como objetivo principal descrever como a inserção dos conhecimentos tradicionais do Mestre Damasceno acontece em escolas do município de Salvaterra-PA como expressão da cultura regional. Para esse fim traçamos como objetivos específicos identificar as metodologias utilizadas pelos professores para abordar cultura e conhecimentos tradicionais a partir das obras do Mestre Damasceno e identificar os desafios da inserção da obra do Mestre Damasceno na Escola. A construção dos dados se deu por meio da pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos a entrevista com duas professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental, com a Coordenadora Pedagógica e a com Gestora da escola Bahá’i. A análise dos resultados obtidos será realizada por meio das técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin (2020) em diálogo com Geetrz (1989/2008) para discutir cultura e acionaremos Hall (1998) para discutir Identidade Cultural. Para abordar a representação e os significados presentes no compartilhamento da Cultura, acionaremos Hall (2016). Para as discussões sobre Cultura na Amazônia utilizaremos Loreiro (2015). Sobre saberes e conhecimentos tradicionais na sua interação com a educação escolar e os conhecimentos científicos acionaremos Cunha (2007), Almeida (2010), Moreira e Candau (2003), Candau (2002; 2014), Brandão (2002) e Paulo Freire (1996). Como resultados prévios identificamos o Mestre Damasceno como representação de cultura marajoara, de saberes da tradição, identidade cultural e de um motivador para a contextualização dos debates sobre valorização cultural na escola.