Notícias

Banca de DEFESA: MEQUIAS PEREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MEQUIAS PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 30/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORAS ESCOLARES SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BRAGANÇA-PA


PALAVRAS-CHAVES:

representações sociais; gestão escolar; educação das relações étnico-raciais; escola pública.  


PÁGINAS: 183
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa tem por temática a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e Gestão Escolar democrática. Problematiza como se constituem as representações sociais de diretoras escolares sobre a ERER em escolas públicas de Bragança-PA. Objetiva analisar as representações sociais de diretoras escolares sobre a ERER em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Bragança-PA. Tem o propósito de investigar as condições de produção e circulação das representações sociais de diretoras escolares sobre a ERER; identificar as informações, as imagens, as atitudes e os processos pelos quais as diretoras ancoram e objetivam a ERER e destacar as implicações das representações sociais de diretoras escolares na gestão da ERER. O caráter interdisciplinar da pesquisa aciona o campo do conhecimento da Educação a partir do diálogo com a ERER e a Gestão Escolar e da Psicologia Social com base na Teoria das Representações Sociais. A relevância social e cultural da pesquisa sobre a ERER e a Gestão Escolar, a partir das representações sociais de diretoras em escolas de Bragança-PA, Amazônia Paraense, configura-se como um estudo que contribui para a implementação dos dispositivos legais antirracistas, as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008 e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a ERER e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. O estudo fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais com base em Moscovici (1978) e Jodelet (2001) a partir das informações, imagens e atitudes partilhadas pelas diretoras sobre a ERER no contexto da Gestão Escolar. O aporte teórico para a Gestão Escolar baseou-se em Paro (2017), Hora (2012), Libâneo (2013) e para a discussão da ERER adotou-se Coelho (2009), Gomes (2012), Silva (2018), Munanga (2005), Santos (2014), dentre outros. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa (Chizzotti, 2006; Gatti, 2010) e de natureza básica, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (Appolinário, 2012) com 05 (cinco) diretoras da Rede Municipal de Ensino de Bragança-PA. O levantamento, a organização, a codificação e a categorização das unidades temáticas foram realizadas com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam que as diretoras representam a ERER na forma de atividades pedagógicas trabalhadas pontualmente na escola próximo ao Dia Nacional da Consciência Negra, no intuito de combater preconceitos e discriminações, entretanto nem sempre relacionadas ao racismo. Também revelam que o mito da democracia racial ainda permeia a ancoragem da luta antirracista na Educação. As representações indicam que a Direção Escolar associa a responsabilidade do desenvolvimento das ações pedagógicas de combate aos preconceitos e às discriminações aos coordenadores(as) e professores(as), assim, as diretoras não se envolvem diretamente com as atividades antirracistas na escola. Concluímos que no contexto escolar analisado a gestão ainda não dispõe de projetos estratégicos e conceitualmente fundamentados para implementar a ERER no processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Externo ao Programa - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Externo ao Programa - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 05/07/2024 08:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2