Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNA MONTEIRO

DISCENTE: EDNA MONTEIRO
DATA: 16/07/2024
LOCAL: Campus Bragança

AS INFÂNCIAS NEGRAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS SOBRE O RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR QUILOMBOLA DO TORRES NA AMAZÔNIA PARAENSE

Infâncias negras. Crianças. Racismo. Prática Pedagógica. Escola Quilombola. Amazônia paraense.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A presente pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Remanescente Quilombola do Torres, localizada no Município de Tracuateua, Estado do Pará, com a temática infâncias negras e práticas pedagógicas sobre o racismo. Com o objetivo de analisar as discursividades de professoras e crianças acerca do racismo das infâncias negras da EMEIF Antônio Rosa, na Amazônia paraense. O método de abordagem na perspectiva da interseccionalidade referendada na teoria crítica racial de Collins e Bilge definindo-a como forma de entender e explicar a complexidade do mundo, das pessoas e das experiências humanas, pois o racismo é ideologicamente naturalizado na sociedade de classes, nas estruturas sociais e políticas. Ainda é documental ao analisar o Documento Curricular Municipal de Tracuateua acerca da Lei nº 10.639/2003 e 11.645/2008. Na coleta dos dados optou-se pela entrevista semiestruturada, observação participante e registro fotográfico sobre os eventos e as práticas pedagógicas em sala de aula. Os paineis da produção de desenhos e do trabalho com as crianças objetivando o seu reconhecimento identitário. Os dados foram registrados em diário de campo, smartphone (gravação dos áudios) e registros fotográficos. A análise dos dados orientado pela interseccionalidade que é uma ferramenta analítica de conhecimentos visando intervir nas discussões da discriminação racial no contexto escolar organizou os eixos temáticos analisados. Os resultados indicam que o estudo possui relevância para o PPLSA, pois traz uma temática inovadora da interseccionalidade na educação de crianças negras quilombolas na Amazônia paraense e dialoga com as áreas do conhecimento das Ciências Humanas de modo interdisciplinar sobre o racismo. Recorrendo ao campo da historiografia e da educação para dizer que o racismo tem se estruturado no contexto escolar Quilombola a partir de práticas pedagógicas de professoras na rede Escola Municipal do Torres. Mostra que o Documento Curricular Municipal de Tracuateua (DCMT) não é pautado nas Leis nº 10. 639/2003 3 nº 11.645/2008, que não trata do racismo, nem aborda um currículo para a diversidade voltado para o contexto quilombola e escolas do campo. Assim, a pesquisa revela que é preciso ter continuidade na formação de professoras para a prática pedagógica de uma Educação antirracista e no enfretamento do racismo às crianças negras. Ainda, é urgente a implementação da Lei nº10.639/2003 no currículo escolar do município de Tracuateua-PA.

Presidente - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Interno - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2646030 - SIMEI DE AMORIM SANTOS ANDRADE
Externo à Instituição - LUÍS FERNANDO VÁSQUEZ ZORA