Banca de DEFESA: MOISANIEL OLIVEIRA PINHEIRO

DISCENTE: MOISANIEL OLIVEIRA PINHEIRO
DATA: 05/07/2024
LOCAL: Google Meet

AS ATIVIDADES PRODUTIVAS DOS ESTUDANTES DO CAMPO NA EXPERIÊNCIA DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO EM NOVA ESPERANÇA, DO PIRIÁ NA AMAZÔNIA PARAENSE

Educação do Campo. SOME. Atividades Produtivas. Legislação Educacional

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente estudo tem como objetivo analisar a experiência educativa do Sistema Modular de Ensino e suas possíveis relações com as atividades produtivas dos estudantes, no Município de Nova Esperança do Piriá-PA. Assim, a pesquisa, justifica-se por buscar compreender a importância da relação entre trabalho e escola no campo do município no sentido da existência de contribuições entre esses elementos, colaborando significativamente para desmistificação de que a escola no campo é ancorada em dificuldades educacionais, sendo possível realizar Educação do Campo com qualidade e sem exclusão dos sujeitos. O estudo parte da seguinte inquietação: A experiência educativa das Escolas do Campo do município de Nova Esperança do Piriá pauta a relação dos camponeses/alunos do SOME em suas atividades produtivas? De que maneira? E, para esse estudo se indicou a pesquisa qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação in locus, registros fotográficos, diário de bordo e gravação de áudio; e como sujeitos: professores, gestores, estudantes, pais/mães e comunidade envolvidos com o SOME. Entede-se que quando a escola do campo se constitui a partir das especificidades do campo, com certeza será uma escola que pauta a relação com as atividades produtivas dos alunos, tornando-se uma escola inclusiva que não permite que o trabalho influencie de forma negativa nas atividades pedagógicas e faz com que o trabalho no campo deixe de ser motivo de exclusão com a evasão dos estudantes na escola, uma vez que a escola e o trabalho, são matrizes formadora dos sujeitos e se complementam na comunidade.Ficou perceptível que nos períodos de picos de plantio ou colheitas das atividades produtivas no campo afastam os estudantes da escola por conta de um calendário que não respeita a identidade do campo. Conclui-se que o fato de ser ter escolas no campo não é garantia que haja Educação do Campo dentro de seus fundamentos históricos e conceituais, assim como não é garantia de que os estudantes estejam sendo atendidos de forma qualitativa e respeitosa aos seus territórios e modos de vida, mesmo sendo garantia nas legislações.

Externo à Instituição - EDSON MARCOS DE ANHAIA
Interno - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Externo à Instituição - ROMIER DA PAIXAO SOUSA
Presidente - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE