News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MEQUIAS PEREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MEQUIAS PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 29/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORAS ESCOLARES SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BRAGANÇA-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Representações Sociais; Gestão Escolar; Educação das Relações Étnico-Raciais; Escola Pública. 


PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

As representações sociais são saberes elaborados e partilhados pelos grupos socioculturais de um determinado universo consensual (senso comum). A partir das práticas sociais e suas distintas linguagens, o estudo das representações sociais permite compreender como as pessoas organizam o pensamento, a comunicação e as atitudes diante dos fenômenos. Essa pesquisa objetiva analisar os processos de construção das representações sociais de diretoras escolares sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Bragança-PA. O estudo considera que a Gestão Escolar é um campo de conhecimento que analisa a organização e o funcionamento do trabalho escolar e envolve planejar, coordenar, orientar, mediar os processos técnico-administrativos e pedagógicos, acompanhar a implementação de políticas educacionais, dialogar com a comunidade escolar, entre outras práticas (Paro, 2012). A ERER, por sua vez, representa um campo de conhecimento cuja finalidade é combater o racismo via construção e a socialização de epistemologias, valores e condutas antirracistas que promovam a pluralidade étnico-racial nas escolas (Gomes, 2012x). Metodologicamente é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza básica e com objetivos exploratórios e descritivos (Chizzotti, 2006; Gatti, 2010, Gil, 2002). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, auxiliadas por roteiro de questões (Severino, 2017). Por conseguinte, o tratamento e a análise dos dados ocorreram com base na análise de conteúdo (Bardin, 2011) e interpretados sob a ótica dos campos teóricos da Gestão Escolar, da ERER da Teoria das Representações Sociais (Gomes, 2012; Hora, 2012; Jodelet, 2001; Libâneo, 2013; Moscovici, 1978, 2015; Paro, 2012, 2017; Santos, 2014). Os resultados preliminares apontam que as diretoras representam a ERER enquanto atividades pedagógicas trabalhadas pontualmente na escola, no intuito de combater os preconceitos e as discriminações, entretanto nem sempre relacionadas ao racismo. Também revelam que o mito da democracia racial ainda permeia a ancoragem da luta antirracista na Educação. As representações indicam que a Direção Escolar associa a responsabilidade do desenvolvimento das ações pedagógicas de combate aos preconceitos e as discriminações à Coordenação Pedagógica e professores(as), assim sendo, as diretoras ainda não se envolvem diretamente com a implementação da ERER na escola. Concluímos (de modo preliminar) que a Gestão Escolar ainda não dispõe de projetos sistematizados para a implementação da ERER no processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes das escolas públicas da Rede Municipal de Bragança-PA.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Interno - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Externo ao Programa - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 08:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2