Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA

2024
Descrição
  • VICTOR SIMOES MARTINS
  • APLICAÇÃO E COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE DOCUMENTOS: UM ESTUDO DE CASO COM O DATASET DO DOMÍNIO JURÍDICO “VICTOR".

  • Orientador : CLEISON DANIEL SILVA
  • Data: 01/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • --

2023
Descrição
  • EONAY BARBOSA GURJÃO
  • Classificação de tráfego de rede para o tratamento de tolerância a falhas em multicontroladores SDN.

  • Data: 20/12/2023
  • Mostrar Resumo
  • As redes definidas por software (SDN) tem como objetivo principal a separação entre o mecanismo de tomada de decisão, definido como plano de controle, e o motor de encaminhamento de pacotes, definido como plano de dados. Este paradigma possibilita a programação da rede assim novos métodos e técnicas de gerencia de rede. Com isto as aplicações permitem em ambientes emulados a adaptação de cenários de redes hierárquicas como também a aplicação de múltiplos controladores. Neste cenário uma das principais dificuldades é o custo computacional dos equipamentos em topologia hierárquica. Neste trabalho, apresenta-se uma estratégia para aplicação de multi-controladores Ryu em topologia hierárquica em Mininet com redução de uso dos recursos com objetivo de manter a eficiência na recuperação de falhas em SDN. A implementação do módulo oferece tolerância a falhas mantendo o baixo consumo de recursos aplicando classificação de fluxo de trafego com Aprendizagem de Máquina.

  • MARCELO SANTANA CAMACHO
  • Proposição de um software para monitoramento do desempenho da sustentabilidade em municípios paraenses.

  • Data: 06/12/2023
  • Mostrar Resumo
  • O Brasil está sendo cobrado e desafiado a melhorar seu controle e eficiência sobre projetos ambientais e sociais. No ano de 2023, a ONU confirmou que a COP-30, prevista para 2025, será sediada em Belém-PA, atraindo a atenção de vários chefes de Estado para a Amazônia, região enredada em discursos geopolíticos e ideológicos. Para atender as expectativas mundiais, autoridades locais precisarão mostrar que biodiversidade é riqueza de vida e de modos de vida. Para isso, será necessário identificar e mitigar os desafios destacados nas metas da Agenda 2030, sobretudo, harmonizando os interesses presentes no atendimento das metas com a realidade e expectativas locais, pois atualmente mesmo as Políticas Públicas (PP) implementadas a nível nacional ainda não conseguem ter a efetiva adesão de agentes locais, assim dificultando sua eficácia. Nesse sentido, entendemos que indicadores são importantes instrumentos de planeja- mento e avaliação de PP, no contexto do Desenvolvimento Sustentável, esses indicadores são mais complexos por lidarem com questões que superam a noção de localidade e temporalidade, pois eventos sociais e ambientais, não podem ser medidos e tratados como métricas econômicas ou organizacionais. Por isso, um bom indicador de sustentabilidade precisa ser de fácil imple- mentação, entendimento e incorporação em projetos de PP. Nesse contexto, o Barômetro da Sustentabilidade (BS) é um indicador holístico de sustentabilidade muito útil e versátil, também sendo um indicador já aplicado em diversos estudos conduzidos no Estado do Pará e tendo pre- dominância em estudos aplicados à assentamentos, empresas, municípios etc. Além disso, o BS possui vantagem pedagógica, pois comunica facilmente a situação, sendo de fácil interpretação e análise. Por essas razões, o BS foi implementado em software para servir como ferramenta no processo de geração de níveis de sustentabilidade por município e região. Por fim, neste trabalho foi conduzida uma investigação que permitiu aplicar de forma automatizada o método do BS aos 144 municípios paraenses. Na aplicação, foram utilizadas diversas variáveis das dimensões ambiental, econômica e social, permitindo aferir que o Estado e suas regiões apresentam um nível de sustentabilidade Intermediário, sendo a dimensão econômica a mais vulnerável. Também identificamos que, os municípios de Belém e Parauapebas apresentaram melhores desempenhos, enquanto que Viseu e Cachoeira do Piriá apresentaram os piores. O panorama demonstra que o Estado precisa investir em instrumentos de PP para melhorar o planejamento urbano, pois o crescimento populacional e o surgimento de novas áreas habitacionais não planejadas levam à diversos prejuízos humanos e ambientais. Por outro lado, o crescimento urbano ordenado e orientado pelo poder público minimiza o número de sub-habitações e erradica problemas sociais melhorando o acesso das populações mais vulneráveis aos bens e serviços garantindo Bem-Estar humano e ecossistêmico.

  • HAELTON ANTONIO SERRAO DE CARVALHO
  • IMPLANTAÇÃO DE UMA REDE IOT PARA MONITORAMENTO DE DADOS AMBIENTAIS EM UM CENÁRIO DE SMART CAMPUS

  • Data: 29/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Tecnologias com intuito de auxiliar a vida da população se fazem presentes na vanguarda da comunicação de dispositivos inteligentes que servem seus usuários automatizando a rotina do dia a dia, ao mesmo tempo que potencializam o desenvolvimento de espaços como universidades ou smart campus. Este trabalho apresenta a implantação de um smart campus, no campus de Cametá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para tanto, foi implementada uma rede de Internet das Coisas (IoT) com objetivo de comunicar os equipamentos gateway e endnodes para monitoramento em tempo real das condições ambientais usando sensores se comunicando com um servidor em nuvem configurado com Proxmox, Kubernetes e ecossistema Dojot. Para apresentação dos resultados, os dados foram exibidos na forma de média aritmética em função do tempo, assim apresentando as condições ambientais médias da área sob monitoramento. Os resultados demonstraram que a proposta de rede IoT em nuvem é viável para a comunicação, armazenamento e apresentação dos dados coletados em ambientes de smart campus. Conclui-se que é possível implantar um smart campus, a partir da rede IoT proposta, podendo a solução ser replicada para outros ambientes universitários ou de cidades inteligentes.

  • JANIZE MONTEIRO DE CASTILHO
  • ALGORITMOS PARA SELEÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS

  • Data: 26/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Com o propósito de auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem, muitos professores têm decidido utilizar Software Educacional (SE) em suas aulas. No entanto, para escolher um SE como recurso didático é fundamental avaliar a metodologia empregada pelo professor, uma vez que esta precisa ser pedagogicamente e funcionalmente apropriada para suprir as necessidades e objetivos presentes em sala de aula. Além disso, é necessário fazer uso de mecanismos que avaliem o SE para verificar sua adequação aos objetivos do professor. Atualmente, verificase que existem diversas técnicas e metodologias disponíveis na literatura para avaliação de SE, no entanto ainda não há uma solução para tomada de decisão e escolha de um SE que atenda plenamente os perfis de usuários e suas diferentes necessidades a serem atendidas por determinada aplicação metodológica, o que gera a demanda oriunda do desenvolvimento de soluções feitas sob demanda e com baixa capacidade de generalização em termos de aplicação prática. Desta forma, são disponibilizadas soluções sem padronização e que diversas vezes não levam em consideração critérios relativos à qualidade, escalas de mensuração e procedimentos de verificação do SE. Essa heterogeneidade dificulta muito a avaliação de um SE, uma vez que a subjetividade na escolha da metodologia de avaliação de SE pode produzir resultados inconclusivos. Diante deste contexto, esse trabalho criou um modelo de qualidade que considera 24 metodologias de avaliação de SE disponíveis na literatura e objetiva automatizar a escolha da metodologia de avaliação de SE a partir da aplicação de algoritmos de inteligência artificial (IA), reduzindo a possibilidade de subjetividade no processo de escolha. Durante a investigação foram utilizados processamento de linguagem natural (PLN), Random Forest, k-Nearest Neighbors e Redes Neurais Artificiais. Em todos os cenários de pesquisa, o processamento de linguagem natural foi combinado com os demais algoritmos, oferecendo uma solução baseada na aplicação de algoritmos de IA híbridos e fracamente acoplados, com vistas na melhoria dos resultados. Deste modo, sendo realizadas simulações considerando PLN+Random Forest, PLN+k-Nearest Neighbors e PLN+Redes Neurais Artificiais. Após as simulações, os resultados indicam que é possível determinar a melhor metodologia de avaliação de SE utilizando algoritmos de IA, sendo obtido os melhores resultados com a combinação de PLN+Random Forest.

  • ALBERTO ALAN DA COSTA RAIOL
  • Um Modelo de Avaliação do Nível de Aprendizagem do Pensamento Computacional Aderente à BNCC.

  • Data: 22/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo apresenta um modelo de avaliac¸a˜o do Pensamento Com- putacional (PC) na educac¸a˜o ba´sica, baseando-se na Taxonomia de Aprendi- zagem de Bloom, Taxonomia de Solo e nas Normas de Computac¸a˜o para a Educac¸a˜o Ba´sica. Para analisar o modelo de avaliac¸a˜o e´ proposto a aplicac¸a˜o de uma oficina utilizando um “Jogo Desplugado”que trabalha conceitos cha- ves do PC, como: Algoritmos, Abstrac¸a˜o e Automac¸a˜o. O modelo de avaliac¸a˜o visa contribuir na melhoria dos processos de avaliac¸a˜o do desenvolvimento de competeˆncias da Computac¸a˜o conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  • VANDER AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA
  • CLUSTERIZAÇÃO DE PADRÕES ESPAÇO-TEMPORAIS DE PRECIPITAÇÃO NA AMAZÔNIA VIA DEEP CONVOLUTIONAL AUTOENCODER

  • Data: 07/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • Estudos utilizando diferentes métodos de aprendizado de máquina para descoberta de conhecimento e reconhecimento de padrões em séries temporais de precipitação são cada vez mais frequentes na literatura. Identificar e analisar padrões em séries temporais de precipitação em uma determinada região é fundamental para seu desenvolvimento socioeconômico. Logo, pode-se afirmar que o conhecimento e compreensão das características pluviométricas das regiões são importantes para viabilizar o planejamento do uso, manejo e conservação dos recursos hídricos. O fenômeno natural da precipitação é um processo fundamental de impacto direto nas bacias hidrográficas e no desenvolvimento humano e ambiental. A variabilidade desse fenômeno produz implicações importantes na navegabilidade dos rios, sobre a abundância do indivíduo e a riqueza das espécies. Nos últimos anos muitos estudos com essa abordagem foram realizados no Brasil, principalmente na região amazônica. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolvimento de um método computacional para análise de séries temporais de precipitação utilizando técnicas de machine learning com aprendizado não supervisionado, afim de propor um método capaz de realizar a extração de características complexas dos dados, obtendo um mapa de atributos em baixa dimensionalidade para reconhecimento de padrões, descoberta de regiões homogêneas com relação à precipitação e reconstrução aproximada de séries temporais de precipitação da Amazônia Legal. O modelo de rede neural de aprendizado profundo proposto é treinado para aprender as principais e mais complexas características dos dados originais e apresentá-los em baixa dimensionalidade no espaço latente. Após o treinamento os resultados se mostram promissores, as observações dos dados reconstruídos apresentaram um bom desempenho conforme avaliação da métrica de RMSE e NRMSE com valores resultantes iguais a 0.06610 e 0.3355 respectivamente. A análise da representação dos dados em baixa dimensão foi aplicada e analisada por uma estrutura de clustering usando aglomerativo hierárquico com método deWard. Essa metodologia também apresentou bons resultados, pois realizou agrupamentos consistentes caracterizando regiões homogêneas com relação aos dados de precipitação. Desta forma, demonstrando que a representação em baixa dimensionalidade carregava as características principais das séries temporais dos dados analisados. Destaca-se que o método desenvolvido nesse estudo pode ser aplicado não apenas na região amazônica, mas também em outras áreas com desafios semelhantes relacionados à análise de séries temporais.

  • INGRID NERY MENDES
  • HERÓIS DA LUZ: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO PARA AUXILIAR O ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

  • Data: 07/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • Jogos não apenas proporcionam entretenimento e diversão, mas também podem desempenhar um papel significativo na assimilação e reforço de conhecimentos específicos. Isso nos leva à categoria dos jogos sérios, os quais são elaborados para auxiliar na consolidação de conteúdos relevantes para a sociedade. O Suporte Básico de Vida é um protocolo que visa reverter Paradas Cardiorrespiratórias, adquirido por meio de treinamento especializado. No entanto, sem práticas regulares apropriadas, esse conhecimento pode se dissipar. Diante disso, o presente protótipo de software utiliza de mecânicas de jogos para propor uma solução em potencial para esta lacuna na memória humana: a falta de prática consistente. Através de um mapeamento sistemático, identificou-se a existência de um mercado carente (e uma subárea científica) necessitando de soluções mais acessíveis, voltadas a estudantes de Enfermagem, socorristas e demais profissionais da saúde, todos em busca de manter tais conhecimentos. Isso se mostra especialmente crucial em locais como o território brasileiro e países em desenvolvimento, onde o acesso a tecnologias avançadas é dispendioso e limitado. O protótipo foi desenvolvido de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo grupo de pesquisa em Jogos para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Desta forma, foi elaborado um documento de design do jogo, contendo fluxogramas, diagramas e outros elementos que permitiram a concretização deste projeto, resultando na criação de um jogo sério digital. O motor de jogo escolhido foi o Ren’Py, devido à sua ênfase em narrativas, à sua utilização da linguagem de programação Python, bem como à sua natureza de código aberto e baixo custo de implementação. Por fim, esse trabalho serviu como um laboratório de ideias, possibilitando diversas experiências. Isso incluiu a publicação de três trabalhos científicos e a interação com grupos de pesquisa de diferentes regiões do Brasil. Também proporcionou novas conexões interpessoais, profissionais e acadêmicas. Serviu de aprendizado em várias camadas do entendimento humano, principalmente no âmbito pessoal e evolutivo.

  • JHOANYN VALOIS FANTIN CALVINHO
  • ICM SPACE GAME: UMA INTERFACE BASEADA NA IMAGINAÇÃO DE MOVIMENTOS

  • Data: 10/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • A Interface Cérebro-Máquina (ICM) pode auxiliar os usuários na participação de tarefas rotineiras, como o ato de se locomover. A comunidade científica trabalha diariamente na tentativa de oferecer sistemas de ICM cada vez mais robustos, com melhores respostas aos comandos dos usuários. No entanto, estes trabalhos, geralmente focam na melhoria do sistema em si. Com base nesta afirmação, o objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo virtual como parte de uma ferramenta computacional com a intenção de oferecer uma alternativa aos usuários para auxiliar no aprendizado da utilização de equipamentos de uma ICM baseada na imaginação de movimentos. Para isso o jogo é projetado e programado como tentativa de melhorar a precisão dos usuários no controle dos dispositivos destes sistemas. Os resultados mostram que o jogo funciona quando conectado a uma ICM, e pode servir como alternativa no processo de coleta de sinais de EEG. Ao longo deste trabalho são utilizadas linguagens de programação dedicadas a ICMs, como o OpenVibe, assim como uma linguagem bastante utilizada na programação de jogos eletrônicos, Python. No experimento realizado com 8 voluntários, não há uma diferença discrepante entre as taxas de classificação realizada com o auxílio do protocolo convencional e do ICM Space Game, aproximadamente 56% para ambos os casos, contudo, o ICM Space Game foi o escolhido pela maioria dos participantes deste experimento.

  • JAMISON DA SILVA VERA CRUZ
  • OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NO ESTADO DO PARÁ

  • Data: 16/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • O desenvolvimento de software possui grandes impactos positivos na economia e na gestão de diversas empresas de diferentes segmentos. Há diversos estudos que mostram que o avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva. Contudo, o surgimento da pandemia de Covid–19 e a mudança global do cenário de saúde modificou a
    forma de trabalho, afetando diversas áreas socioeconômicas no mundo todo. Ao sofrerem modificações nos padrões de consumo, faz-se necessário que as empresas e empreendedores pensem na modificação e adaptação de estratégias, de modo a buscar meios de atender às novas exigências de mercado. O objetivo do trabalho aqui apresentado foi analisar os impactos que a Pandemia da Covid-19 trouxe para o dia a dia dos profissionais das micros e pequenas empresas (MPEs) de desenvolvimento de software do estado do Pará, identificando como estas se adequaram à nova realidade e quais os legados deixados pela crise.

  • JOSUE VIANA FERREIRA
  • GAIN: Guia para Avaliação da INterface de aplicativos para atividades físicas.

  • Data: 19/01/2023
  • Mostrar Resumo
  • Durante o período da pandemia da COVID-19, diversos personal trainers indicaram aplicativos aos seus alunos para que pudessem realizar atividades físicas em suas casas. No entanto, interfaces mal projetadas podem fazer com que os usuários não executem seus treinos de forma adequada. Este artigo apresenta um guia que disponibiliza um conjunto de recomendações para que o personal trainer possa avaliar se um aplicativo é adequado para auxiliar nos treinos de seus alunos. Inicialmente, selecionaram-se métodos de avaliação de usabilidade que foram aplicados a fim de identificar critérios de usabilidade que foram a base para as recomendações do guia. Posteriormente, identificou-se a persona do personal trainer e realizou-se a avaliação do guia a partir da análise SWOT. O resultado foi a identificação de 10 (dez) recomendações que podem ser usadas tanto para os usuários avaliarem seus aplicativos quanto para os projetistas de interface desenvolverem ferramentas que atendam às particularidades dessa categoria de software.

2022
Descrição
  • SABRINA DA SILVA
  • DEFINIÇÃO E INSTANCIAÇÃO DE UM PROCESSO HÍBRIDO SCRUM E RUP ADERENTE AO CICLO PDCA.

  • Data: 21/12/2022
  • Mostrar Resumo
  • Uma das principais maneiras de lidar com problemas recorrentes em projetos de software consiste na adoção de frameworks de gestão de processo. No entanto, há projetos que são mais adequados às metodologias tradicionais e outros às metodologias ágeis. Algumas empresas têm combinado práticas tradicionais e ágeis em modelos híbridos de gestão de projetos. Neste contexto, este artigo apresenta uma pesquisa-ação que resultou na definição e instanciação de um processo híbrido constituído de práticas provenientes dos frameworks SCRUM e RUP em um projeto real de desenvolvimento de software. Esse processo foi avaliado através da técnica de revisão por pares, demonstrando-se satisfatório no seguimento das premissas de ambos os frameworks, na gestão do projeto e no atendimento do ciclo Plan, Do, Check e Act (PDCA). Por fim, foi feita a análise SWOT do processo pela equipe que seguiu suas atividades no projeto-alvo da pesquisa.

2021
Descrição
  • DANIEL DE OLIVEIRA FERRAZ
  • Software educacional como ferramenta para o desenvolvimento motor fino em crianças com síndrome de Down

  • Data: 17/12/2021
  • Mostrar Resumo
  • Observando o contexto social e educacional, e tendo em vista que as crianças com síndrome de down estão sendo inseridas no ensino regular de escolas públicas e privadas, este trabalho buscou identificar e aplicar uma ferramenta que ajude o professor a trabalhar a melhoria no movimento motor fino do aluno, almejando um ganho no processo de aprendizagem da escrita motora. Assim, foi selecionada uma ferramenta e aplicado um estudo de caso para avaliar as possibilidades deste ganho. Durante a pesquisa, utilizou-se como parâmetro de avaliação as considerações feitas por uma psicopedagoga que acompanhou o processo de intervenção e avaliou as mudanças observadas ao final do processo. Com isso, observou-se que o emprego de softwares educacionais como ferramenta de ensino, possibilitou um ganho no desenvolvimento da coordenação motora e do senso de lateralidade, levando a concluir-se que pode auxiliar no processo de alfabetização de crianças com síndrome de down.

  • ANDERSON FRANCISCO DE SOUSA ALMEIDA
  • Implementação de modelos computacionais na predição temporal e espaço-temporal de parâmetros da qualidade de água

  • Data: 14/12/2021
  • Mostrar Resumo
  • A qualidade da água está diretamente relacionada com o seu nível de poluição causada pelas ações antrópicas e industriais, destacando-se como consequência a redução da disponibilidade de uma água de qualidade. Por isso, são realizados os monitoramentos limnológicos dos parâmetros básicos da qualidade da água como forma de obtenção de dados que norteiam as tomadas de decisão dos órgãos gestores de recursos hídricos. Neste contexto, o presente estudo tem a implementação de algoritmos de aprendizado de máquina para predizer de modo temporal e espaço-temporal os dados dos parâmetros da qualidade da água. As técnicas de aprendizado de máquina usadas foram regressão linear, random forest, redes neurais MLP e LSTM. Foram usados dois pontos de coleta de uma Unidade de Gerenciamento de Recursos Hidricos em São Paulo, Brasil. Os modelos são avaliados através das métricas MAPE (Erro percentual médio absoluto) e RMSE (Erro de raiz quadrada média). Portanto, na predição temporal a técnica LSTM apresentou o melhor desempenho em relação as demais técnicas, pois tem o menor resultado de MAPE médio, com 4.66\%. Enquanto que o MLP apresentou o melhor desempenho em relação aos dados utilizados, pois tem o menor resultado de RMSE médio, com 2.47. Porém, na predição espaço-temporal, o MLP têm os melhores desempenho tanto em relação as demais técnicas quanto aos dados utilizados, pois têm os menores resultados médios de MAPE e RMSE, respectivamente, 5.94\% e 1.34. Desse modo, estes desempenhos das redes neurais podem ser justificados pela não linearidade dos dados dos parâmetros. Além disso,  os resultados dos experimentos visam  contribuir com o processo de monitoramento da qualidade da água e auxiliar o planejamento da gestão hídrica de modo que atenda as legislações vigentes e possibilite a indicação de políticas públicas através de modelos de aprendizado de máquina na predição dos parâmetros de qualidade de água.

  • LAERCIO PONTIN JUNIOR
  • Sistematização de um mecanismo de busca especializado em conteúdos das séries iniciais do ensino fundamental: uma abordagem baseada em Mineração de Texto

  • Data: 08/11/2021
  • Mostrar Resumo
  • A tecnologia está inserida nos mais diversos ambientes da sociedade, porém, em alguns momentos seu uso pode ser melhorado, como no caso dos mecanismos de busca web. Ferramentas de pesquisa na web, quando utilizadas por crianças do ensino fundamental, podem acarretar um ambiente complexo e que desfavoreça a aprendizagem. Tal ocorrência ocorre devido a pouca familiaridade de crianças em formular perguntas relacionadas ao que precisa aprender e a dificuldade em interpretar os resultados. Devido a essa dificuldade, este trabalho propõem um mecanismo de busca que aperfeiçoa a string de busca considerando o que rege a Base Nacional Comum Curricular. Para implementar este mecanismo é utilizada a mineração de texto, de forma a tornar o ambiente aprimorado para aprendizagem infantil. Como forma de avaliação foram utilizados alunos do ensino fundamental juntamente com a colaboração de professores do mesmo perfil. Deste modo é possível avaliar a utilização da ferramenta e concluir a ocorrência de melhoramento nos resultados de buscas educacionais ao se utilizar uma ferramenta que aplique técnicas de mineração de texto em um motor de busca.

  • DEMISON ROLINS DE SOUZA ALVES
  •  

    Ponderação de características de sinais de EEG por Algoritmo de Abelhas Artificiais

  • Data: 29/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho investiga-se o uso do Algoritmo de Colônia de Abelhas Artificiais (ABC – Artificial Bee Colony) aplicado aos sistemas interface-cérebro máquina (ICM) baseados em imagética motora (IM). Nesta abordagem, o ABC é responsável por conceber graus extras de liberdade expressos linearmente nas matrizes de covariância dos sinais de eletroencefalograma (EEG). Os graus de liberdade são utilizados para destacar propriedades espectrais dos sinais para identificá-los via um classificador baseado na distância de Riemann. Reduziu-se o número de parâmetros aplicando duas estratégias utilizando-se de uma função de pertinência gaussiana. Os resultados em relação a performance de acurácia, adquiridos neste trabalho, são validados a partir do conjunto IIa de dados da IV competição internacional de ICM. Neste experimento a classificação é binaria entre a imagética da mão direita e esquerda adotando-se dois cenários A e B para cada sujeito contido no conjunto de dados. Embora os resultados obtidos não sejam os ideias, podemos observar sua eficácia, especialmente para os casos cuja performance do método clássico não obteve uma taxa alta de classificação.

  • REGINA MARES DE SOUZA OLIVEIRA
  • A comunicabilidade da interação do usuário idoso com o aplicativo WhatsApp

  • Data: 25/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • Os avanços das tecnologias digitais e a ampla utilização de smartphones mudaram bastante o modo de comunicação das pessoas, principalmente, através das plataformas sociais. Ao mesmo tempo, o crescimento acentuado da população idosa levanta a questão sobre a relação dos idosos e os novos meios de comunicação digital, sobretudo, com a pandemia da Covid-19 que condicionou ao isolamento social. Esta pesquisa propõe-se a investigar a comunicabilidade da interação de usuários idosos com o aplicativo WhatsApp. Metodologicamente, iniciou-se com a realização de uma revisão sistemática da literatura, posteriormente, realizou-se um estudo de caso com um grupo de 10 idosos, que aplicou o Método de Avaliação da Comunicabilidade da Engenharia Semiótica com o objetivo de conhecer e explicar as problemáticas comunicativas de uso e relacioná-las às características dos idosos. Os resultados apontaram problemas de interação relacionados à atribuição de significado, percepção, reconhecimento de ícones; indicaram as rupturas de comunicabilidade mais frequentes; indicaram a baixa visão como mudança mais comum do envelhecimento; apresentaram relatos das experiências de uso dos idosos e também quanto à satisfação e classificação do serviço.

  • VITOR MENDES VILAS BOAS
  • AUTOBCI: INTERFACE CÉREBRO MÁQUINA COM CONFIGURAÇÃO HIPERPARAMÉTRICA AUTOMATIZADA

  • Data: 11/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • nterfaces Cérebro-Máquina baseadas em Imagética Motora (ICM-IM) permitem o controle de dispositivos independente do uso de nervos e músculos periféricos, a partir da modulação voluntária da atividade eletrofisiológica do cérebro. O desafio imposto à ICM-IM não invasivas típicas é extrair padrões que descrevam a intenção motora nos sinais coletados por eletroencefalografia (EEG) e classificá-los a fim de se gerar comandos confiáveis à aplicação. Para tanto a seleção de técnicas de processamento adequadas assim como a parametrização correta do sistema são fundamentais no ajuste de modelos de classificação eficazes. A configuração dos múltiplos hiperparâmetros na cadeia de processamento, comumente realizada de forma manual e inespecífica do usuário, tende a gerar modelos rígidos e incapazes de generalizar bem em diferentes indivíduos, em especial pela alta variabilidade dos padrões de IM observada entre eles. O uso de estratégias para estimativa desses hiperparâmetros conforme as especificidades do sujeito apresenta-se como uma abordagem mais eficaz e tem sido explorada em estudos recentes. Este trabalho propõe uma estrutura baseada em aprendizado Bayesiano para configuração automática de hiperparâmetros incorporada à uma nova plataforma computacional ICM-IM de código aberto. O sistema integra todas as etapas básicas da arquitetura de ICM-IM de sub-bandas, desde a aquisição até o controle de uma aplicação virtual. Múltiplas técnicas de processamento compõem um amplo espaço de configuração para busca de instâncias hiperparamétricas particulares que maximizam a performance do sistema e abstraem do usuário a tarefa de ajuste manual. Dados de 72 sujeitos em três conjuntos públicos de EEG foram usados em simulações off-line e on-line cujo intuito foi validar o funcionamento dos módulos implementados e investigar os efeitos da configuração automática no desempenho de classificação e no controle efetivo da aplicação. Uma melhora expressiva na acurácia de classificação foi observada ao usar modelos provenientes da configuração automática do sistema em comparação à modelos gerados a partir de configurações frequentes na literatura. Os resultados sugerem que a otimização dos hiperparâmetros produz modelos mais assertivos na classificação dos padrões de IM de diferentes usuários e tende a contribuir para um controle mais eficaz da aplicação. Conclui-se que este estudo contribui com o projeto de ICM-IM mais eficazes no reconhecimento dos padrões de IM particulares do usuário ao fornecer um ambiente experimental completo, personalizável e de uso descomplicado pela configuração automatizada. A opção por técnicas mais eficientes no processamento dos sinais também mostrou-se viável e também são consideradas contribuições deste trabalho.

2020
Descrição
  • GRACIELLY COSTA FONTES CARDOSO
  • USO DE REDES DE SENSORES SEM FIO NO MONITORAMENTO DO COMPORTAMENTO NICTEMERAL DO CARANGUEJO-UÇÁ (Ucides cordatus Linnaeus, 1763)

  • Data: 18/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • As Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) vêm sendo aplicadas em ambientes de diferentes contextos. Uma das vantagens de sua utilização é a baixa intrusão, possibilitada pelo monitoramento remoto que permite a observação dos dados sem a necessidade de invasão do habitat de algumas espécies. Neste artigo, apresentamos o projeto e implementação de uma RSSF que realiza o monitoramento de variáveis ambientais e do comportamento do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). De acordo com os resultados obtidos no estudo foi identificado que as RSSF são adequadas para coleta de dados no ecossistema de manguezais de forma eficiente. Tais informações podem ser utilizadas na tomada de decisões das agências reguladoras que gerenciam o manejo deste recurso.

  • LUIZ ANTONIO LEAO LISBOA JUNIOR
  • KIRN: Proposta de abordagem de evolução tecnológica de sistemas legados

  • Data: 16/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • Com a finalidade de manter os sistemas de informação das instituições em conformidade funcional com os seus processos organizacionais, surge q necessidade de modernizá-los frequentemente. Porém, dificuldades como a falta de recursos diversos (técnicos, financeiros, humanos e outros), tornam essa tarefa difícil de ser executada. Diante das adversidades que as instituições encontram em modernizar os seus sistemas legados, esse trabalho propõe uma abordagem, definida como Kirn, para a evolução tecnológica desses sistemas, que tem como premissa a reengenharia de software de forma ágil, com uso eficiente dos recursos disponíveis objetivando a otimização dessa prática. Para auxiliar nessa atividade, foi desenvolvida uma ferramenta chamada Kirn Framework, que ajuda no mapeamento de requisitos dos sistemas legados e na criação de uma aplicação base, que será o ponto de partida da evolução tecnológica. Como proposta para a avaliação dessa abordagem, foi desenvolvido um experimento na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), utilizando conceitos de engenharia de software experimental, no qual foram comparados os protótipos desenvolvidos com a abordagem institucional e a abordagem Kirn, através do uso de indicadores pré-estabelecidos no planejamento do experimento.

  • VICTOR HUGO PANISA BEZERRA
  • Behavioral characterization of dynamic memory allocations in graphics applications

  • Data: 15/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • A alocação dinâmica de memória é uma das operações mais comuns na programação moderna e isto faz com que suas execuções tenham alto impacto no tempo de resposta de sistemas computacionais de todas as naturezas. Nesse sentido, entender se há padrões nas alocações de memória de uma categoria de software, é
    importante para futuras otimizações em propostas de políticas de alocação e cargas de testes. Neste trabalho, foi realizado um estudo exploratório de um conjunto de cinco categorias de software: explorador de arquivos, editor de texto, visualizador de imagem, reprodutor de áudio e reprodutor de vídeo. As mesmas são concomitantemente agrupadas sob duas bibliotecas de interface gráfica amplamente utilizadas: GTK e QT. As cargas de trabalho usadas no estudo, foram selecionadas dentro do domínio público para facilitar a reprodução dos experimentos. As mesmas visam assemelhar-se o máximo possível a um uso de caso comum de cada categoria examinada. Cada aplicação foi avaliada com relação ao consumo de memória, tempo de retenção, comportamentos problemáticos e perfil de execução. Ao todo, 50 aplicações diferentes foram analisadas com um total de 1500 sessões individuais de experimentos registrados. O resultados mostram que até dez mil tamanhos de blocos diferentes podem ser solicitados por uma única aplicação, estes podendo totalizar até mais de 600 mil blocos de memória ativos simultaneamente. Foi encontrado ainda que 86% das aplicações estudadas apresentaram um perfil de uso crescente, onde o tamanho das alocações é predominantemente pequeno com 98% dos aplicativos tendo uma mediana de 64 bytes ou menos. Os dez principais tamanhos mais usados são responsáveis por 60% de todas as solicitações em média. Free e malloc são extremamente prevalentes em todos os aplicativos, consistindo 95% de todas as operações, sendo que 41% de todas as operações representam algum tipo de comportamento defeituoso. Por ultimo, alocações curtas são o tipo de tempo de retenção mais comum, sendo responsáveis por 98% de todas as alocações. Estes resultados demonstram a claros padrões de comportamento apresentado em aplicações gráficas, e estes conhecimentos podem ser aplicados em estudos futuros no projeto de novos alocadores e politicas de alocação.

  • GILBERTO FABRICIO MALHEIROS MENEZES
  • Fatores críticos para a implantação de melhorias de serviços de TI: um estudo em instituições públicas de ensino superior

  • Data: 14/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa se dedicou à área da Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação (GSTI), mais especificamente no estudo sobre os fatores que influenciam o processo de implantação de melhorias em processos de serviços de TI, diante do crescimento da área de gestão de serviços baseados em Tecnologia da Informação (TI). Hoje é exigida das organizações a contínua busca pela melhoria dos serviços de TI, de modo a fornecê-los com qualidade, e para atender às necessidades internas e externas. Pelo exposto, os objetivos deste
    estudo são: 1) diagnosticar quais fatores críticos de sucesso (FCS) e de resistência (FCR) são determinantes para a implantação de melhorias de serviços de TI; 2) identificar o grau de relevância dos FCS e FCR dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas; 3) definir estratégias para a superação e/ou potencialização dos FCS e FCR. A fim de atingir tais objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa de três etapas. A primeira buscou, por meio da realização de um mapeamento sistemático da literatura, identificar quais são estes FCS e FCR. Como resultado foram identificados 41 FCS e 13 FCR. Na segunda etapa foram realizados surveys com 110 profissionais de TI de 24 IES públicas do estado do Pará e da Rede de Cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados reafirmaram a relevância dos fatores: apoio da Alta Administração (FCS1); alinhamento entre TI e negócio (FCS9); processos bem definidos (FCS2); falta de recurso técnicos e de apoio (FCR2); falta de conhecimento e habilidades (FCR3). A terceira etapa coletou dados por meio de entrevistas com 11 gestores e ex-gestores de TI de IES públicas da região Norte do Brasil para estabelecer quais ações podem ser desenvolvidas ou aprimoradas para enfrentamento dos fatores. Todas as descobertas feitas pelo autor resultaram na escrita de três artigos, cujos resultados, resumidamente, apontam para uma percepção comum dentro das IES públicas sobre a importância dos fatores críticos e que os enfrentar é possível na medida em que são adotadas estratégias que combinam elementos como: sensibilização da alta gestão por intermédio da exposição dos benefícios; realização de atividades de capacitação e de qualificação; cultivo de relacionamentos interpessoais saudáveis; mapeamento de processos; administração adequada dos recursos; uso de ferramentas específicas; implementação de técnicas gerenciais.

  • MONICA SILVA DE OLIVEIRA
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAR O ENSINO DE GENÉTICA CLÁSSICA A DEFICIENTES VISUAIS: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AMAZÔNICA

  • Data: 10/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • As Tecnologias Assistivas têm contribuído de forma significativa no processo de inclusão, abrangendo soluções que contribuem para a construção dinâmica e gradual do processo de ensino-aprendizagem. É possível constatar ao longo dos anos o desenvolvimento de várias soluções computacionais nesta área para o deficiente visual, no entanto existe ainda uma grande necessidade de produções em determinadas áreas, como é o caso da Genética, subárea das Ciências Biológicas, ainda pouco exploradas. Considerando esta lacuna, o trabalho em questão se propõe fazer uso dos dispositivos móveis como ferramenta facilitadora no processo de inclusão, através do desenvolvimento de um aplicativo assistencial para auxiliar no ensino de genética clássica para estudantes com deficiência visual em sala de aula regular. Aliado a aplicação mobile, uma plataforma web é proposta para promover e facilitar a interação entre aluno e professor da disciplina. Com base no levantamento de requisitos   testes de usabilidade, através da Escala de usabilidade SUS, a interface do aplicativo foi desenvolvida, de acordo a atender as necessidade dos usuário. Este estudo foi realizado na cidade de Tucuruí, região sudeste do Pará. Os resultados obtidos em relação ao uso da aplicação pelos participantes, evidenciam um alto nível de satisfação (80%), possibilitando ainda que a mesma possa ser utilizada pelo aluno com deficiência visual para estudar dentro e fora do ambiente escolar.

  • RALFH ALAN GOMES MACHADO
  • INTERLIB: FERRAMENTA COLABORATIVA PARA TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS

  • Data: 06/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • O crescimento do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) tem revolucionadoa maneira como compartilhamos informações, como exemplo podemos citaras ferramentas colaborativas. Essas são de grande importância para o ensino-aprendizagemem grupo, além de auxiliar na disseminação do saber e atividades direcionadasà transmissão do conhecimento. Na comunicação do professor com alunosSurdos, o tradutor e intérprete de Libras é o agente que desempenha o papel de mediadordo conhecimento, porém, este especialista precisa superar diferentes desafiostais como a falta de sinais específicos. Diante disso, esta pesquisa consistiu nodesenvolvimento de uma ferramenta colaborativa a qual teve como principal objetivoa qualificação, interação e suporte com escolhas lexicais no processo interpretativodesses profissionais. Utilizou-se uma metodologia híbrida em seu processo de desenvolvimentobaseada em técnicas comuns de engenharia de software e especificaçãode requisitos. Foi realizada uma avaliação qualitativa, de caráter exploratório,com orientação analítico descritiva, mediante entrevistas semiestruturadas. Apósanálise de 12 especialistas em Libras, os avaliadores consideraram como principaisresultados o auxílio no aperfeiçoamento de saberes e interação desses profissionais,catalogação e divulgação de sinais em regiões de difícil acesso possibilitando a variaçãolinguística respeitando o regionalismo, contribuição na inclusão social e digitalpara a comunidade, possibilitar a validação de sinais, estreitamento de barreiras territoriaisatravés da integração entre tradutores e intérpretes de diferentes áreas deatuação e experiência profissional. A ferramenta desenvolvida poderá ser utilizadana área computacional como modelo para construção de ferramentas colaborativasutilizadas para fins de compartilhamento de conhecimento para públicos específicos.

  • RAFAEL DE LIMA ROCHA
  • REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS APLICADAS À INSPEÇÃO DE COMPONENTES DO VAGÃO FERROVIÁRIO

  • Data: 03/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • O vagão ferroviário é um dos patrimônios mais importantes em uma empresa mineradora, onde toneladas de minério são transportados por este diariamente, além disso, o vagão ferroviário pode ser utilizado para o transporte de pessoas. Por isso, a inspeção de defeitos em componentes estruturais do vagão ferroviário é uma atividade de suma importância, possibilitando evitar problemas na logística da ferrovia, assim como prevenir acidentes. A tarefa de inspeção é realizada visualmente por um técnico operacional que está exposto a acidentes no local em que a inspeção é realizada, além da possibilidade de erro humano devido ao estresse, fadiga e outros. O pad é componente ferroviário analisado neste trabalho, onde este é responsável pela suspensão primária, papel que é importante na dinâmica dos vagões. Assim, o intuito deste trabalho é utilizar técnicas de aprendizado profundo, especificamente redes neurais convolucionais (CNN) para a realização da inspeção do componente. A CNN classifica a imagem do componente estrutural analisado em relação aos possíveis estados em que ele se encontra na ferrovia, pad ausente, pad não danificado e pad danificado. Além disso, pretende-se investigar a contribuição da imagem do componente no domínio da frequência obtida através da magnitude e fase da transformada discreta de Fourier (DFT) da imagem original (domínio espacial) no processo de classificação da CNN. As técnicas de equalização de histograma e o aumento do número de imagens através do data augmentation também são examinadas, de modo a avaliar suas colaborações na melhoria no desempenho de classificação. Os resultados da inspeção do pad por CNN demonstram-se bastante inspiradores, em especial quando é utilizada a imagem espacial do componente em conjunto da imagem da magnitude da DFT da imagem de origem como entradas da CNN, que se demonstram superiores quando é utilizada somente a imagem original (espacial) do componente, atingindo uma acurácia de classificação de 95;65%. Em especial, o método que utiliza o aumento do número de imagens de treinamento pelo data augmentation e as imagens do domínio espacial e da frequência (magnitude) é o que alcança a maior acurácia, com 97;47%, que representa aproximadamente 385;5 imagens classificadas corretamente de um total de 395;2 imagens.

2019
Descrição
  • LEONARDO ZANI ZAMPROGNO
  • T-TÁTIL - Desenvolvimento de uma tecnologia assistiva para auxiliar pessoas com deficiência visual na leitura e interpretação de desenhos táteis

  • Data: 12/12/2019
  • Mostrar Resumo
  • O conteúdo gráfico, que compreende imagens, desenhos, esquemas e mapas, é eficaz na transmissão de uma quantidade considerável de informações concentradas em um espaço reduzido, permitindo uma melhor organização de séries de dados e informações para que elas se tornem facilmente compreensíveis. Eles são amplamente utilizados no processo de ensino em todos os níveis de ensino. Naturalmente, alunos com deficiência visual não têm acesso fácil a esse tipo de conteúdo. Outras estratégias são utilizadas por pessoas com deficiência visual para acessar conteúdos gráficos, uma delas é o uso de desenhos táteis para exploração de representações gráficas, usando o sistema sensorial de toque para esta tarefa. Porém a pessoa com deficiência visual é dificilmente autônoma na leitura de desenhos táteis e a exploração do desenho necessita geralmente do auxílio de um vidente para fornecer as informações iniciais, como a mensagem geral transmitida pelo desenho tátil, e guiar o indivíduo na leitura passo a passo do desenho. A ausência dessa pessoa pode impossibilitar ou dificultar consideravelmente o uso de desenhos táteis por pessoas com deficiência visual. Recursos de Tecnologia Assistiva foram desenvolvidas para facilitar o acesso a dados gráficos para as pessoas com deficiência visual e até mesmo para tornar as exibições mais dinâmicas. Neste trabalho são elencadas alguns dos principais Recursos de Tecnologia Assistiva para auxiliar pessoas com deficiência visual a ler e interpretar desenhos táteis utilizando várias formas de feedback para os sistemas sensoriais substitutos da visão. Depois de estudar diferentes estratégias para a exploração de desenhos táteis adotados por pessoas com deficiência visual, propomos o desenvolvimento de uma aplicação para tablets comuns explorando o benefício de interações multimodais, por meio da sobreposição de desenhos táteis impressos sobre telas sensíveis ao toque. Após confirmar que as interações com as telas sensíveis ao toque, presentes nos dispositivos atuais, são possíveis através dos papéis utilizados para exploração de desenhos táteis sobrepostos à tela. Em um estudo de caso, o protótipo da aplicação foi testado com três alunos cegos e demonstrou que a solução possui uma abordagem promissora para ajudar a melhorar exploração de desenhos táteis, bem como foram observadas oportunidades de melhorias. Após implementação das melhorias, detectadas neste estudo preliminar, foi realizado um experimento controlado com 8 participantes para comparar a exploração de desenhos táteis com legendas em braille e desenhos táteis multimodais, com a aplicação desenvolvida, além de avaliar a usabilidade desta, por meio da aplicação de um questionário SUS (System Usability Scale). O resultados demonstraram que a aplicação possui excelente usabilidade, conforme classificação por adjetivos propostas por alguns autores, segundo os participantes, e que a tarefa de exploração tátil é mais agradável, fácil e rápida com desenhos táteis multimodais, demonstrando um ganho de performance e de melhoria no entendimento do desenho tátil, além de demonstrar que a satisfação do usuário é maior ao utilizar a aplicação.

  • FABRICIO DE SOUSA RIBEIRO
  • Avaliação do impacto de ambientes gamificados no processo de ensino-aprendizagem da lógica de programação de computadores: uma comparação entre elementos monousuário e multiusuários

  • Data: 03/12/2019
  • Mostrar Resumo
  • Nos cursos de Tecnologia que possuem em sua matriz curricular disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de softwares (como Fundamentos de Programação), tem-se por parte dos discentes, dificuldades de aprendizagem do desenvolvimento de algoritmos. Consequentemente, faz-se necessário uma metodologia que fuja dos métodos tradicionais de ensino-aprendizagem, uma vez que os discentes precisam de estratégias diferenciadas que possam aumentar o engajamento destes. Nesse sentido, o uso de técnicas de gamificação apresenta-se como uma alternativa promissora frente aos resultados positivos de sua aplicação em várias áreas, inclusive em educação. Nesse cenário, os jogos digitais se destacam. Estes podem ser classificados em jogos monousuário e multiusuários. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo comparar o impacto do uso de ambientes gamificados no processo de ensino-aprendizagem da lógica de programação de computadores entre contexto de elementos monousuário e multiusuários. Os procedimentos de estudo foram divididos em três momentos: revisão sistemática da literatura, preparação do ambiente experimental e realização dos experimentos. O ambiente selecionado corresponde ao jogo Code Combat, com uma versão alterada para integrar os recursos multiusuários. Os experimentos foram realizados com 38 alunos de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Os dados sugerirem um aumento do engajamento dos alunos que fizeram uso do ambiente gamificado que utiliza os recursos multiusuário, porém estatisticamente, não foram identificadas diferenças significativas de aprendizado entre o uso dos dois tipos de recursos.

  • ANTONIO SERGIO CRUZ GAIA
  • FERRAMENTA BASEADA EM CUCKOO FILTER PARA REMOÇÃO DE REDUNDÂNCIA EM DADOS DE SEQUENCIADORES DE SEGUNDA GERAÇÃO (NGS - NEXT GENERATION SEQUENCING)

  • Data: 02/12/2019
  • Mostrar Resumo
  • As plataformas de sequenciamento de segunda geração também conhecidas como NGS – Next Generation Sequencing produzem grande volume de dados, o que demanda alta complexidade e custo computacional no processamento destes dados. Essas plataformas geram leituras duplicadas que surgem na preparação da biblioteca genômica e são introduzidas na etapa de amplificação por PCR (Polymerase Chain Reaction). Essa redundância de leituras pode aumentar os requisitos computacionais e tempo de processamento de análises subsequentes (por exemplo, a montagem de novo). Para reduzir o custo computacional dessas análises é necessário realizar a remoção dessas leituras do conjunto de dados do organismo sequenciado. Neste trabalho apresentamos o NGSReadsTreatment uma ferramenta computacional para a remoção de leituras duplicadas em conjuntos de dados pareados ou fragmentos. A entrada de dados para o NGSReadsTreatment consiste em leituras oriundas de qualquer plataforma de sequenciamento com o mesmo ou diferentes comprimentos. A sua engine utiliza a estrutura probabilística Cuckoo Filter para identificar e remover as leituras redundantes, a identificação é feita comparando as leituras entre si, assim, nenhum pré-requisito é necessário além do conjunto de leituras. A validação da ferramenta foi realizada utilizando-se conjuntos de dados reais e simulados. Para aferir a eficiência da ferramenta, a mesma foi comparada com outras ferramentas de remoção de redundância. Os resultados indicam a eficiência do NGSReadsTreatment, pois obteve-se melhor resultado, tanto na quantidade de redundâncias removidas quanto no uso de memória em todos os testes realizados. Desenvolvido em JAVA, o NGSReadsTreatment é compatível com os sistemas operacionais UNIX/Linux e Windows e dispoẽ de uma versão com interface gráfica para facilitar seu uso. O NGSReadsTreatment e o guia do usuário estão disponíveis para download em https://sourceforge.net/projects/ngsreadstreatment/.

  • ADRIANO AUGUSTO ADDARIO DOS SANTOS
  • UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA SIMULAÇÃO DE SISTEMAS MULTIAGENTES BASEADOS NA ABORDAGEM DE RUSSELL/NORVIG E NA TEORIA DOS JOGOS

  • Data: 30/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • A base para o desenvolvimento da inteligência artificial tem em seu alicerce um conceito primordial – os agentes inteligentes. Estudar, compreender e melhorar o comportamento dessas entidades autônomas são algumas das motivações deste trabalho. Compreender e melhorar o comportamento dessas entidades autônomas são algumas das motivações deste trabalho, o qual busca apresentar um protótipo de software, que viabiliza o estudo dos comportamentos de agentes, utilizando a estrutura proposta por Russell e Norvig e introduzindo uma forma de classificação das estratégias de comportamentos utilizadas em jogos do Dilema do Prisioneiro. É utilizado como base, os torneios computacionais realizados por Axelrod em 1984, assim como outros torneios que aconteceram nesses mais de 30 anos de pesquisas voltadas ao Dilema do Prisioneiro Iterado. Como parte integrante desse trabalho, foi utilizado a biblioteca de Vincent Knight, que conta 242 estratégias de comportamento implementadas em Python. Somado a biblioteca, foram adicionas mais 512 estratégias, formando assim uma base de 754 estratégias todas implementadas em Python. Ao unir o campo da inteligência artificial com a teoria dos jogos, o intuito é utilizar o melhor das duas áreas para aplicação em solução de problemas de alta complexidade.

  • LUIZ CARLOS DE SOUZA BARBOSA
  • BENGALA INTELIGENTE: Um modelo para apoio à navegação de deficientes visuais baseado em reconhecimento de cores.

  • Data: 28/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta o projeto de desenvolvimento de um sistema de apoio à navegação para deficientes visuais baseado na proposta de utilização de uma bengala com dispositivos eletrônicos e um dispositivo móvel, visando auxiliar o deficiente visual a encontrar setores e se locomover de forma autônoma em um ambiente mapeado. O mapeamento dá-se através da implantação de faixas com cores diferentes em pontos estratégicos onde cada grupo de cor identifica o setor em que for implantado. Uma vez mapeado, será possível percorrer o ambiente com o apoio da bengala equipada com um sensor RGB para coleta das cores, um motor de vibração para realizar um feedback tátil, e um microcontrolador com módulo Wi-Fi para se conectar ao dispositivo móvel. De acordo com o respectivo conjunto de cores capturado pelo sensor, o usuário recebe uma informação correspondente a um local, percurso ou objeto através de voz. Para verificar a aplicabilidade, foram implantados dois mapas, um em ambiente interno e outro externo. As avaliações de funcionalidades foram realizadas com o apoio de um grupo de voluntários que realizaram o percurso utilizando o dispositivo. Como resultados foram apresentados dados qualitativos das funcionalidades do sistema, coletados durante os experimentos, através da observação do comportamento do sistema e aplicação de questionários aos usuários.

  • VITOR PINHEIRO ALVES
  • PREDIÇÃO DE COMPORTAMENTO DE USUÁRIOS ORIUNDOS DO MARKETING DIGITAL POR MEIO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E APRENDIZADO SUPERVISIONADO

  • Data: 28/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • O sucesso em atrair clientes a partir de técnicas de marketing gera um problema bilionário e um dos maiores problemas em vendas que é justamente escolher entre os muitos interessados, quais possuem maior probabilidade de fechamento. Este trabalho utiliza redes neurais artificiais para analisar o dataset gerado a partir de técnicas de marketig digital e classificar quais clientes tem maior chance de fechamento em vendas e quais devem ser descartados. A rede neural acerta aproximadamente 70% dos casos entre 3.541 registros processados.

  • DERIKS KARLAY DIAS COSTA
  • PROTÓTIPO DE IMPRESSÃO DE PCI USANDO LASER, PARA PROTOTIPAGEM EM LABORATÓRIO

  • Data: 27/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • Nas últimas duas décadas o Laser Direct Imaging (LDI) tem sido amplamente estudado apenas com o sistema de movimentação galvanométrico, com foco para a indústria. A qual, enfrenta desafios cada vez mais complexos, como a miniaturização dos componentes e alta densidade de interconexões dos circuitos. No entanto, em laboratórios de eletrônica, os desafios se resumem em prototipar uma placa de circuito impresso (PCI) com qualidade. Por esse motivo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa para facilitar a transferência do desenho do circuito para a PCI. Visando auxiliar a prototipação de PCIs em laboratórios de eletrônica. Para esse propósito, foi estudada uma alternativa usando o LDI com o sistema de movimentação CNC (Controle Numérico Computadorizado) cartesiano de dois eixos. Para testar essa alternativa foi construído um protótipo para um estudo de caso exploratório, onde foram realizados ensaios para testes de capabilidade e níveis de desempenho. Os testes foram baseados na norma da ABNT NBR IEC 62326-4-1, a qual, é responsável pela especificação detalhada de capabilidade de PCIs. Os resultados conseguiram alcançar sob condições ideais a largura de miníma de 0,082 mm para a trilha e 0,120 mm para a separação entre as trilhas. Um bom resultado se comparado com a média da largura mínima das trilhas fabricadas pelas indústrias nacionais de PCIs, que é de 0,125 mm. Com os resultados obtidos com o protótipo, ficou claro que uso do LDI com um sistema de movimentação CNC cartesiano de dois eixos é eficaz para a transferência de imagens. Podendo auxiliar a prototipação e produção de PCIs em laboratórios de eletrônica.

  • IGOR BRUNO LIZ GADELHA
  • O USO DE CHATBOTS NO ATENDIMENTO DE CLIENTES DE REVENDA POR CATÁLOGO

  • Data: 27/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • A presença de tecnologias que utilizam técnicas de inteligência artifical estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, o desenvolvimento de sistemas e máquinas cada vez mais capazes de realizar tarefas que outrora foram realizadas por humanos é cada vez mais presente. No setor corpotarivo, o atendimento de clientes por chatbots já é uma realidade e se torna cada dia mais comum. O uso de bots no atendimento de clientes, além de permitir a redução de custos, viabiliza a padronização de processos de atendimento e automação de ocorrências repetitivas. O ambiente de estudo deste trabalho foi o setor de atendimento e marketing de uma empresa especializada em revenda de produtos por catálogos. Foram identificados problemas em relação ao tempo de resposta aos clientes, recorrência d busca por de atendimento fora do horário comercial, somados à elevação de custos com atendimento decorrente do crescimento do negócio. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi implantar um chatbot capaz de auxiliar no atendimento de clientes, reduzindo as demandas repetitivas aos atendentes humanos do setor. Para garantir o alinhamento do chatbot as demandas de atendimento dos clientes, aplicou-se o método de pareto na identificação e classificação das ocorrências do setor, direcionarando-os na construção de um corpus de linguagem e modelos de componentes de processamento de linguagem natural utilizando Rasa NLU e Rasa Core.

  • ANDREI LUIZ DEMETRIO E SILVA
  • PROPOSTA E AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA ASSISTIVO PARA AUXÍLIO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA SELEÇÃO DE PRODUTOS

  • Data: 24/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • O ato de realizar compras é encarado como uma simples tarefa para a maioria das pessoas. Entretanto, para alguém com deficiência visual pode significar algo complexo ou até mesmo impossível de ser realizado sem o auxílio de terceiros. Com intuito de superar essa barreira e viabilizar a realização da seleção de produtos de maneira autônoma pelos deficientes visuais desenvolveu-se o sistema proposto. Através da utilização de um microcontrolador interligado a um sensor de rádio frequência e um reprodutor de áudio construiu-se um sistema embarcado (acoplado a uma luva) que em conjunto com um serviço de consultas a bases de dados possibilitaram sua implantação. Sua utilização foi avaliada por dois grupos de participantes através da realização de um estudo de caso ambientado em um supermercado. O primeiro grupo foi composto apenas por deficientes visuais, enquanto o segundo por participantes videntes, que foram vendados para simular cegueira recém adquirida. Com a realização deste trabalho, possibilitou-se a pessoas com deficiência visual a realização autônoma de um processo de seleção de produtos, alcançando o índice médio de assertividade de 92,5%.

  • MARCOS FELIPE FERREIRA AMAZONAS DE SOUZA
  • Ostara: uma arquitetura de referência para coleta de dados em campo

  • Data: 23/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • Coleta de dados é um importante e recorrente processo para a tomada de decisão, o qual se faz presente em diferentes áreas. De maneira geral, há diversas soluções elaboradas para o auxílio de atividades de coleta de dados em campo. Entretanto, tais soluções têm como foco a resolução de problemas específicos, causando uma falta de uniformidade em relação a características básicas pertencentes ao domínio de coleta de dados. Para suprir a necessidade de um repositório de conhecimento de domínio este trabalho teve como objetivo desenvolver uma arquitetura de referência (AR) que sirva como modelo para construção de sistemas pertencentes ao modelo de domínio de coleta de dados e o subdomínio de coleta de dados móveis. Para elaborar a arquitetura de referência proposta foi utilizado o processo ProSA-RA, este processo visa o desenvolvimento iterativo e incremental de arquiteturas de referência. Este processo é representado em quatro passos, que têm o objetivo de estruturar o desenvolvimento de arquiteturas de referência. Após a elaboração da AR utilizando o processo ProSA-RA, buscou-se instanciar um protótipo arquitetural para poder avaliar qualidades de tempo de execução pertencentes a AR proposta. O protótipo arquitetural foi modelado baseado nas necessidades de negócio do projeto “Banco de Germoplasma” mantido pela Agência Eletrobras Eletronorte. Este projeto busca manter informações referentes a espécies da fauna e flora da região de Tucuruí – PA, de forma que a porção arquitetural instanciada e implementada constitui uma ferramenta para monitoramento fenológico das espécies botânicas do projeto. A avaliação do protótipo arquitetural realizada com aos especialistas de domínio demonstrou qualidades referentes ao tempo de execução como performance, segurança, funcionalidade e usabilidade. Contudo as realizações de mais avaliações para obtenção de métricas de qualidade fazem-se necessárias como, por exemplo, a avaliação de elementos de qualidade de desenvolvimento como modificabilidade, portabilidade, integrabilidade e interoperabilidade.

  • ALEX SANTOS DE OLIVEIRA
  • QUIMIVOX MOBILE 2.0

    Desenvolvimento de Ferramenta no Ensino da Tabela Periódica e Distribuição Eletrônica aos Deficientes Visuais Utilizando Dispositivos Móveis

     

  • Data: 23/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • O avanço tecnológico tem ajudado à integração dos deficientes visuais aumentando o acesso à educação. Este trabalho apresenta uma proposta de atualização do aplicativo Quimivox Mobile, desenvolvido para dispositivos Android, o qual apresenta uma ferramenta acessível aos deficientes visuais, dando acesso a Tabela Periódica dos elementos químicos via síntese de voz e comandado por gestos globais que não exigem apontar para elementos específicos da interface. De forma a permitir a colaboração videntes/deficientes visuais, o aplicativo proporciona também retornos visuais. Além das informações numéricas e organizacionais fornecidas pela tabela periódica, o Quimivox Mobile traz várias informações explicativas e qualitativas a respeito da: família, período, classificação e principais usos do elemento. O aplicativo acrescenta também informações acessíveis sobre a distribuição dos elétrons em camadas e subníveis de energia, tendo como base o diagrama de Linus Pauling e fazer análise dos dados obtidos através da avaliação do aplicativo. Consequentemente, os deficientes visuais podem ter uma maior autonomia no estudo da Tabela Periódica e a distribuição eletrônica dos elementos químicos ao utilizarem o novo aplicativo. Dessa forma, um melhor ensino e aprendizado de Química torna-se possível, com igualdade no uso de tecnologias com técnicas de acessibilidade utilizando dispositivos móveis com tela sensível ao toque e sistema operacional de código aberto.

  • WILLYS DO SOCORRO ALMEIDA DE CAMPOS
  • UM MODELO BAYESIANO QUE AUXILIA NA IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

  • Data: 10/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • O aprendizado das disciplinas de programação de computadores sempre trouxe desafios para qualquer turma de alunos de Computação, devido às dificuldades ligadas ao seu aproveitamento. Esse cenário muito contribui para a desmotivação do aluno e, assim, no aumento da evasão dos cursos. Geralmente, os professores que atuam nestas disciplinas têm sinais acerca de quais alunos se tornarão bons programadores, porém é difícil detectar quais necessitam de ajuda no processo de aprendizagem. Esta dissertação propõe o uso de um modelo bayesiano que auxilia na identificação de alunos com dificuldades nas disciplinas de programação de computadores. A pesquisa utiliza uma abordagem mista, quanti e qualitativa. Um experimento, com caráter informal, foi realizado com alunos que estavam cursando disciplinas de programação. Esse conjunto de alunos, foi apresentado a cinco professores especialistas com o objetivo de identificar quais necessitariam de ajuda com a aprendizagem de programação. O mesmo conjunto foi apresentado ao modelo bayesiano. Os resultados mostraram que o modelo pode ajudar na identificação de alunos que apresentam dificuldades, com o potencial de contribuir no processo de aprendizagem.

2018
Descrição
  • MARCELO ROCHA DE SÁ
  • ALCANCE DA QUALIDADE DO PRODUTO A PARTIR DA QUALIDADE DO PROCESSO - ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO INTEGRADA DAS PRÁTICAS DO CMMI-DEV COM OS RESULTADOS ESPERADOS DO CERTICS

  • Data: 17/12/2018
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação aborda os aspectos relacionados à busca pela certificação da qualidade de produto de software a partir da implantação de modelo de maturidade de processo de software no contexto de uma empresa de software que na jornada de desenvolvimento de um de seus produtos obteve a certificação CMMI-Dev 2 e iniciou a respectiva certificação CERTICS deste. Descreve-se na pesquisa a experiência na busca pela certificação do produto PAGETO (Passive Agile Software Management Tool) a partir das práticas do CERTICS em consonância com a avaliação da maturidade do processo de software pelo CMMI-DEV. Os resultados alcançados dizem respeito à identificação de pontos de harmonização entre estes dois modelos e de estratégias e atividades complementares, visando garantir a superação de divergências entre os modelos. Estes resultados foram obtidos a partir de uma revisão por pares realizada com um especialista nos modelos envolvidos nesta pesquisa.

  • SILVIA MARIANA FURTADO BRABO
  • UMA ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO INICIAL PARA UMA AVALIAÇÃO DO MPS.BR

  • Data: 17/12/2018
  • Mostrar Resumo
  • As organizações que desenvolvem software no Brasil investem cada vez mais na melhoria de seus processos. Na atualidade, as iniciativas de melhoria são recorrentes, sendo o modelo MPS.BR uma opção economicamente viável para médias e pequenas empresas. Dentro desse contexto, este projeto de dissertação apresenta uma proposta de protótipo de software a ser utilizado na fase anterior a uma avaliação oficial do modelo MPS.BR, com o intuito de ser utilizada por qualquer pessoa que entenda o método MA-MPS, haja vista que todas as fases da avaliação demandam recursos financeiros. O protótipo visa auxiliar a empresa a mensurar o atendimento de
    conformidades antes de uma avaliação oficial, levando em conta as características consideradas fundamentais à interpretação dos dados feita a partir de artigos, guias, manuais disponibilizados pela SOFTEX a respeito do modelo MPS.BR, buscando respostas às indagações para posterior aplicação a uma ferramenta, usando uma variedade de fontes de informação, partindo da teoria para a prática. A pesquisa procura entender quais as métricas utilizadas pelos avaliadores para definir a conclusão de uma tarefa para atingir os resultados esperados, tentando aplicar procedimentos automáticos capazes de tornar perceptível à empresa avaliada qual a
    próxima fase do processo. A ferramenta traz uma interface intuitiva e de fácil utilização, auxiliando em uma análise quantitativa quanto ao atendimento do modelo MPS.BR, a qual poderá auxiliar tanto o avaliador quanto a empresa avaliada a organizar e disponibilizar a documentação comprobatória em uma avaliação oficial MPS.BR para software. Isto pode possibilitar que a organização utilize a ferramenta durante uma avaliação, visto que a documentação a ser avaliada ficaria organizada dentro do sistema, deixando o processo avaliativo mais rápido e possivelmente mais barato.

  • GERSON LIMA SEREJO
  • ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE UMA LAVOURA DE AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ ATRAVÉS DE IMAGENS CAPTURADAS POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANTS).

  • Data: 08/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • A utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) está se tornando uma ferramenta acessível importante para agronegócios de pequeno e médio porte. A sua aplicação favorece a execução de atividades complexas e trabalhosas, assim como promove novos estudos e desafios para o campo para auxiliar na tomada decisão do produtor rural. O Município de Tucuruí, no Estado do Pará do Brasil, faz parte de uma região que concentra uma grande quantidade de propriedades rurais caracterizadas por serem de agricultura familiar. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo exploratório da aplicação de etapas de Processamento Digital de Imagens (PDI) e Visão Computacional (VC) em imagens capturadas por um VANT para se obter a quantificação de plantas de mandioca e, consequentemente, gerar a estimativa da colheita desta cultura em uma fazenda do município. A contribuição científica deste estudo corresponde aos resultados obtidos da aplicação de 4 índices de vegetação: ExG, ExR, (ExG-ExR) e MaxG. O índice MaxG apresentou o melhor resultado, contando 91% das mudas, no melhor caso, com uma acurácia de 70%. O índice ExR mostrou-se mais apropriado para a contagem das plantas em estágios iniciais de germinação. O índice (ExG-ExR) possibilitou a estimativa com limiarização não supervisionada, o que favorece o desenvolvimento de sistemas de VC para este fim. Já o índice ExG nos surpreendeu apresentando o menor desempenho para o contexto estudado, contando 58% das mudas, no pior caso, com acurácia de 73%. Como contribuições práticas para o agricultor, este estudo possibilitou a conscientização da importância de prever a estimativa da colheita para melhor planejar a negociação da produção, os plantios posteriores e a busca por recursos para aumentar a área mecanizada da cultura. Pesquisas futuras mais aprofundadas precisam ser conduzidas para confirmarem estas conclusões.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2