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CELESTE ABEL CUAD MACULUVE
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PERFIL SOCIOPOLÍTICO DAS REPRESENTANTES ELEITAS PARA O PARLAMENTO EM MOÇAMBIQUE (1994, 1999, 2004 e 2014)
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Data: 19/12/2019
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Em consequência dos impactos da democracia que se fez sentir nas últimas décadas por quase todo mundo, constata-se um alargamento dos espaços que possiblitam uma maior participação política dos cidadãos em todos os níveis. Equitativamente, decorreram integrações de novas perspetivas de participação política dos cidadãos, dentre elas, perspetivas direcionadas para fatores de gênero, como uma forma de integração e diminuição da disparidade do gênero na esfera política. Nesse sentido, o presente trabalho de pesquisa objetivou analisar quais aspectos do perfil sociopolítico impactam para a eleição das mulheres ao parlamento em Moçambique. Buscou com o estudo identificar o perfil das mulheres que se elegem Deputadas para a Assembleia da República, numa análise de quatro legislaturas, desde a primeira eleição multipartidaria, de 1994, 1999, 2004 e 2014. A pesquisa de certo modo procurou evidenciar a relação existente entre o perfil socioprofissional e político das parlamentares e a influência do sistema eleitoral e partidário no âmbito moçambicano para eleição dessas mulheres, concernindo as instituições como legítimos canais das escolhas da sociedade, como um todo. Como recurso metodológico é visto como uma pesquisa quali-quantitativa, utilizou a base de dados sobre o currículo das mulheres onde se extraiu variáveis relativos a: formação educacional, profissão, identificação partidária, sexo, idade, estado civil. Visando entretanto evidenciar se existe um perfil sociopolítico que explica a participação e representação das mulheres para a Assembleia da República de Moçambique. Averigua-se para uma realidade não muito distante daquilo que tem sido arrolada por várias pesquisas, sendo a preferência por representantes homens não depender necessariamente da diferenciação do perfil sociopolítico, pois para ambos sexos se assemelham. Porém, a eleição de mulheres para Deputadas da Assembleia da República de Moçambique tende a depender de ser membro dos partidos tradicionais, principalmente dos que servem de base de apoio para o executivo; ter experiencia ou trajetória política (ocupar cargos públicos e/ou partidários). E de referenciar a importância das cotas, visto que o Partido Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), é o partido que mais elege mulheres e é o único que aderiu cotas partidárias voluntárias.
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MANOEL ELIAS SIQUEIRA DO AMARAL JUNIOR
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A SUBREPRESENTAÇÃO MULHERES NEGRAS NA POLÍTICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016
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Data: 04/12/2019
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O debate sobre eleições e representação no Brasil tem destacado a dificuldade de determinados grupos de interesse em alcançar representação na esfera do poder executivo e legislativo. Mulheres e negros, por exemplo, não obstante sua reconhecida expressão social e elevada participação na pirâmide demográfica tem baixa representatividade nos cargos eletivos, seja na esfera nacional, estadual ou municipal. Diversos estudos tem destacado que os negros representam mais da metade da população, pois segundo dados do IBGE 2010, cerca de 54% da população é composta de cidadãos que se autodeclaram negros (esta população é formada pelo somatório de pretos e pardos), no entanto isto não se reflete na representação política deste grupo, pois em 2016 apenas 25% dos candidatos se autodeclararam negros na disputa municipal, e quando observamos a situação da mulher negra encontramos um quadro de representatividade ainda mais fragilizado. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a participação das mulheres negras na política brasileira, tendo como objeto de investigação as eleições municipais de 2016, para os cargos de vereador. Pretendeu-se estabelecer uma geografia política da eleição de 2016 das mulheres negras no Brasil a partir de algumas características presentes nas municipalidades. Identificou-se que as mulheres negras se encontravam subrepresentadas em todas as regiões e estados do Brasil e também que a maioria das candidatas eleitas já possuem um capital político. Quando fizemos testes de correlação verificou-se que quanto maior o IDH dos municípios menores são as chances das mulheres negras se elegerem. Além disso constatou-se que que quanto maior a proporção de mulheres negras na população do município, mais vagas são ocupadas no parlamento por candidatas negras e que as regiões Norte e Nordeste apresentaram maior índice de representatividade de candidatas negras na câmara.
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NATALIA SEABRA DOS SANTOS
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A GEOGRAFIA POLÍTICA DOS VOTOS INVÁLIDOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE PREDITIVA
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Data: 21/11/2019
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Esta dissertação possui como objetivo principal investigar o comportamento dos votos inválidos no Brasil a partir dos aspectos sociodemográficos, econômicos e eleitorais presente nos municípios brasileiros. Na legislação eleitoral brasileira, de acordo com a lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, entende-se como voto inválido a situação em que o eleitor comparece às urnas, mas opta por anular seu voto ou vota em branco, portanto, o voto inválido não será computado para efeito da definição do quociente eleitoral, no caso das eleições proporcionais e nem para a definição dos eleitos, no caso das eleições majoritárias. Para efeito deste estudo, partimos da hipótese de que os municípios com menor padrão de desenvolvimento possuem maior probabilidade de apresentar níveis mais elevados de votos inválidos em relação aos municípios mais desenvolvidos. Para efeito de construção de evidências utilizamos um modelo de previsão de votos que buscou prever o comportamento da taxa de votos inválidos segundo determinadas características presentes nos municípios brasileiros. A variável resposta foi estabelecida a partir de uma taxa calculada a partir da soma dos votos brancos e nulos, chamado votos inválidos, para cada um dos 5.575 municípios brasileiros, para os diferentes cargos políticos, em função da população eleitoral de cada município. Na pesquisa, por motivos operacionais, optou-se por trabalhar com o período das eleições dos anos 2000 a 2016 para todos os cargos. A fonte dos dados eleitorais foi o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e para os dados sociodemográficos e econômicos foi utilizado o Atlas do Desenvolvimento Humano do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Para análise dos dados foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e duas técnicas estatísticas, a saber: correlação R de Pearson para, em uma primeira fase, fazer uma seleção das variáveis que possuíam algum grau de correlação com a variável resposta. Na segunda fase foi utilizada a técnica de Regressão Múltipla para construção dos modelos de previsão para a taxa de votos inválidos. A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, foi possível evidenciar que quanto mais desenvolvida e mais envelhecida a população, maiores são as taxas de votos inválidos, quanto aos aspectos demográficos observou-se que o aumento da taxa populacional rural do município implica em diminuição da taxa de votos inválidos. Quanto às demais variáveis demográficas, observou-se um aumento significativo (p<0.05) na taxa de votos inválidos, em todas as regiões quando comparadas com a região norte e em todas as classes populacionais quando comparadas com a classe populacional dos municípios com até 5 mil habitantes. Diante do exposto, é possível concluir que os aspectos estudados, socioeconômicos, demográficos e eleitorais são capazes de explicar a participação do eleitor nas eleições brasileiras, a partir da observação da taxa de votos inválidos no país.
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KAROLINE REIS CAVALCANTE
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FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS NO BRASIL: IMPACTO DA AUSÊNCIA DE DOAÇÕES EMPRESARIAIS NAS ELEIÇÕES DE PREFEITOS EM 2016
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Data: 30/08/2019
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A presente dissertação analisa o impacto da ausência de doações empresariais nas eleições de 2016, isto é, se houve ou não alterações na configuração dos eleitos nessas eleições. O estudo compara os eleitos em 2012, ainda sob a influência de grandes empresas, e os eleitos em 2016, sob o regime da nova regra. A fonte de dados foi o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de onde foram extraídos os bancos de dados das eleições municipais de 2012 e 2016 de todos os municípios brasileiros. A partir desses bancos de dados, realizamos a comparação dos eleitos em 2012 com os eleitos em 2016. Agregamos os municípios com base nas regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Assim, estabeleceram-se semelhanças e diferenças entre as dinâmicas dos financiamentos de campanha. Para entender o processo histórico, o estudo trata das eleições municipais a partir de 1985, quando se iniciou o processo de redemocratização no Brasil. Discute-se, também, a reeleição no Brasil, destacando sua série histórica desde sua instituição em 1997, para presidente, governadores e prefeitos municipais. Analisam-se, então, os cenários políticos das eleições municipais de 2012 e 2016, as mudanças de regras que os antecederam e os resultados eleitorais de ambas as eleições. O estudo trava um debate sobre o financiamento de campanha no Brasil, buscando autores com várias visões acerca do tema. A revisão da literatura passa pela história do financiamento empresarial no Brasil, ou seja, investiga como partidos e candidatos utilizam os recursos arrecadados, além de analisar as mudanças de regras ocorridas com as reformas políticas e o advento de um novo fundo de financiamento eleitoral. Na análise dos resultados, trabalhou-se com o perfil social dos eleitos a partir das variáveis gênero, escolaridade, faixa etária e ocupação. Analisaram-se os tipos de arrecadação por partido, bloco ideológico, estado e região. O objetivo foi responder ao seguinte problema de pesquisa: a ausência de doações empresariais no financiamento das campanhas eleitorais em 2016 alterou a composição dos prefeitos eleitos em relação à eleição de 2012? A pesquisa mostra que entre as duas regras eleitorais não houve mudanças consideráveis no perfil dos eleitos. A não participação das empresas buscou equilibrar as disputas eleitorais, no entanto, não foi suficiente para permitir a equidade na disputa.
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CAIO CESAR DA SILVA REBELO
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Análise Comparativa da Atuação dos Governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010) no Contexto do Regime Internacional de Não- Proliferação Nuclear
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Data: 26/08/2019
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A forma como se dá a participação do Brasil no âmbito do atual Regime de Não- Proliferação Nuclear se apresenta como um tema relativamente novo dentro do campo da Ciência Política, que, no entanto, tem ganhado força no cenário acadêmico. Por um lado, tal questão permite explorar a complexa relação entre os interesses nacionais para a energia nuclear e sua organização interna; por outro, também abre espaço para que se discutam as vicissitudes inerentes de um regime internacional construído ao longo de mais de 50 anos. O que este trabalho se propõe, posto o vasto potencial desse tema, é explorar tais questões dentro do escopo de um período de tempo definido, que corresponde aos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), tendo como ponto central da análise as formas de atuação brasileira perante o Regime Internacional de Não-Proliferação Nuclear, haja vista que há pouco estudo de cunho comparativo que contraponha os dois governos citados. Considerando a maneira como cada um dos governos em questão organizou a participação do Brasil no Regime Internacional de Não-Proliferação Nuclear, a questão desta proposta é comparar as características próprias de cada um e identificar as continuidades e rupturas no que tange à atuação do país no dito regime. Para tanto, primeiramente faremos uma necessária exposição sobre o Regime de Não-Proliferação: explicando este e outros conceitos e termos técnicos usados no decorrer do trabalho, definindo o percurso histórico de sua consolidação e apontando suas principais instituições. Em seguida, discutiremos a trajetória histórica e política da energia atômica sob os diferentes governos brasileiros, partindo dos anos 1940 até os dois governos em questão, que serão discutidos de maneira muito mais aprofundada. Em terceiro lugar, faremos a comparação propriamente dita dos dois governos, discutindo não somente suas semelhanças e diferenças, mas também o contexto em que as mesmas ocorrem. Nossa análise, muito embora reconheça que os governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010) tenham adotado uma postura de aceitação e participação em relação em concordância com a tendência do período pós-democratização, também argumentamos que enquanto o primeiro foi marcado por uma atuação diplomática mais modesta e condicionada às instituições e acordos vigentes como forma de projeção internacional, o segundo foi muito mais ousado ao se posicionar, bem como optou por uma postura mais proativa calcada em diferentes parcerias e arranjos ad hoc.
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ARLEY FELIPE SANTOS BITENCOURT AMANAJAS
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AS LEIS DE INICIATIVA POPULAR NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO LEGISLATIVO.
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Data: 28/05/2019
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Os Mecanismos de Democracia Direta (MDD) foram pensados para possibilitar uma participação popular para além do voto. Esses instrumentos procuram mesclar, em uma democracia representativa, opções de participação direta da cidadania nas decisões estatais. O trabalho tem como objetivo analisar a aplicação das Leis de Iniciativa Popular no Brasil através de um olhar sobre o seu processo legislativo. Diferente de outros trabalhos sobre o tema, buscamos identificar em uma análise endógena ao Congresso Nacional, especialmente na Câmara dos Deputados, onde as leis de origem popular se iniciam, como ocorre o processo decisório e o estabelecimento de seu conteúdo, além de buscar compreender a influência do Poder Executivo neste contexto. Para isso, com base na bibliografia sobre o tema, explicitamos as discussões sobre a formação e o papel das coalizões na aprovação das matérias no legislativo e no estabelecimento da agenda governamental, além de destacar como se materializa a participação das instituições estruturantes do processo legislativo brasileiro (comissões, colégio de líderes e partidos políticos) no tocante à aprovação das iniciativas popular de leis. O trabalho tem por objeto a análise dos quatro casos de iniciativa popular legislativa até hoje aprovados no Brasil: a Lei 8.930/94 – Altera a lei de crimes hediondos, a Lei 9.840/1999: combate à compra de votos, a Lei 11.124/2005: Cria o Fundo de Amparo à Habitação de Interesse Social e a Lei Complementar nº 135/10 - Lei da Ficha Limpa: cria casos de inelegibilidade após o cometimento de determinados crimes. Após feito o estudo, concluímos que todos os casos de IPL aprovados no Brasil até o momento possuem a cooperação entre poderes e sociedade civil como requisito necessário para a sua aprovação. Os quatro casos estudados no trabalho dependeram de acordos feitos entre as lideranças partidárias e o poder Executivo para que o processo legislativo fosse concluído. Além disso, foi nas Comissões e no Plenário da Câmara dos Deputados onde os projetos ganharam seus conteúdos finais. Os deputados fizeram algumas modificações nos projetos originais oriundos da participação popular, mas em nenhum caso chegaram a descaracterizar ou mudá-lo de forma substancial. O caráter popular da iniciativa sempre foi levado em consideração nos discursos e manifestações feitas pelos parlamentares. Além disso, sociedade civil não atua somente como propositora do projeto. Através de convocações de representantes dos movimentos sociais para debater e de audiências públicas feitas nas comissões, houve uma permissividade da atuação popular no conteúdo das quatro propostas estudas.
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RITA DE CASSIA DE OLIVEIRA FERREIRA
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A AMAZÔNIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO BRASIL
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Data: 24/05/2019
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A presente dissertação possui como objetivo geral demonstrar como a temática Amazônia é abordada nos cursos universitários de Relações Internacionais no Brasil. Dadas a importância e as especificidades da região amazônica no contexto global, abarcando aspectos dos mais fundamentais, nota-se a relevância dos estudos sobre tal região na Graduação, visando diagnosticar a abordagem sobre o assunto na formação em Relações Internacionais nas regiões brasileiras, além de externar e difundir como disciplina em RI, tendo como requisitos a multidimensionalidade da região e sua importância no contexto internacional, que permeia a formação em estudo. Dessa forma, propõe-se analisar em três capítulos, por meio de pesquisa descritiva e exploratória, combinada a técnicas qualitativas e quantitativas, a formação em Relações Internacionais no mundo e sua abertura e consolidação em todo o território brasileiro – desde a década de 1970 até a atualidade. Em seguida, o surgimento da temática Amazônia nas agendas local, nacional, regional e internacional a partir da década de 1990, sendo assim inserida nos estudos do curso em questão. E por fim, o enfoque dos aspectos mais abordados na formação em RI, que constituem a região para a Diplomacia e assuntos de interesses subnacionais, tais quais, a cultura, a economia, o meio ambiente, a política externa e a segurança, evocando a importância da temática Amazônia no ensino superior do Brasil. Para tanto, é feito um paralelo sobre a abordagem do assunto em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) que fornecem a referida Graduação, a partir de suas Matrizes Curriculares, suas Ementas Curriculares e seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), seguindo as características de cada um dos cursos existentes, baseando-se em dados da plataforma e-MEC, da plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Diretriz Curricular Nacional para a Graduação em Relações Internacionais (DCN/RI).
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VANIA KATIA DANTAS ELIAS
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PARTICIPAÇÃO E INCLUSIVIDADE NOS CONSELHOS GESTORES NACIONAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
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Data: 22/05/2019
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O estudo busca refletir sobre os Conselhos Gestores de Políticas Públicas em âmbito nacional visando compreender a capacidade destes se constituírem em mecanismos de aprofundamento democrático, no sentido de ampararem processos cada vez mais participativos e inclusivos. Sua base conceitual está referenciada fundamentalmente no modelo de participação democrática de Pateman (1992), no conceito de Instituições Participativas (IPs) de partilha de poder de Avritzer (2008), nas suas características e nos aspectos decisórios e inclusivos (GOHN, 2007; TATAGIBA, 2002). A centralidade da análise está na participação e inclusão associada ao desenho institucional, nas regras e procedimentos de funcionamento dos Conselhos como incentivadores e limitadores da ação participativa. Referenciado em Faria e Ribeiro (2011), um breve debate metodológico de avaliação das IPs para seleção das variáveis e a construção de uma tipologia de avaliação. A pesquisa toma como referência a base de dados dos levantamentos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no ano de 2011, sobre o perfil e atuação dos Conselheiros e os atos normativos de 21 conselhos nacionais e 03 comissões nacionais. Contribuir para o permanente aperfeiçoamento dos conselhos como portadores dos anseios de maior participação e inclusão é o desejo.
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ANGÉLICA SOCORRO MONTEIRO DE LIMA GONÇALVES
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Legislative and executive action in the production of laws of migration in Brazil (1980-2017)
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Data: 21/05/2019
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Legislative and executive action in the production of laws has been the object of studies by political science researchers, a subject that has gained notoriety in the last decades, especially after the changes occurred in the Brazilian institutional design, with the promulgation of the Federal Constitution of 1988. In the debate in progress, studies on legislative production in Brazil reveal the preponderance of executive power in the production of laws, in general and on specific themes, such as the issue of migration, acting now in accordance with the legislative power, now in disagreement, in conflicting environments, as is the case of the process of production of the new migration law. It is precisely in this north that the research is located, taking into account the relation established between the executive and the legislative power in the definition of the new regulatory framework, of 2017. The study analyzes the behavior of the legislature and the executive during the process of legislative production on the migration theme, with special attention to the process of legislative production of the Alien Statute in 1980 and the new Brazilian Migration Law of 2017. For this purpose, a survey was carried out on the two processes made available on the website of the chamber, in order to highlight the year, author, ideological profile of the proponent, as well as the content of the project. The results of the study show that the interaction between executive and legislative was preponderant in the process of idealization, processing, approval and vetoes of the PL of the migrations.
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LUANA BRONI DE ARAUJO
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DAS PAIXÕES A LIBERDADE EM THOMAS HOBBES: A INFLUÊNCIA DO MEDO E DA ESPERANÇA NA CONDUTA HUMANA
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Data: 26/04/2019
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A presente pesquisa objetiva explanar a filosofia natural e política de Thomas Hobbes (1566-1679) em especial o surgimento das paixões humanas e o conceito de liberdade. Para compreender tais, faz-se necessário analisar o mecanicismo e materialismo do autor que estão inseridos na sua primeira etapa filosófica: a natural. Os conceitos como corpo, movimento, conatus, sensação, imaginação, vontade e deliberação serão abordados para então compreender-se o surgimento das paixões que são consideradas movimentos no interior do indivíduo, inclinando-o para uma ação que se restringe a uma aproximação ou afastamento do objeto passional. A compreensão de toda essa estruturação e comportamento, permiti-nos compreender às ações dos indivíduos na condição existencial calamitosa que é representada através da plena liberdade e direito dos indivíduos no estado de natureza. A emersão da natureza humana se revela sobre tal circunstância e o filósofo inglês assevera a necessidade de saída de tal estado, no qual, o homem é o lobo do próprio homem. O contrato social é a única condição possível de autopreservação dos indivíduos e o acordo se manifesta por meio das paixões e da razão humana. Surge assim, o Estado Civil. E nesse contexto a relação entre paixões e liberdade se estreita. O recorte da pesquisa se estabelece neste momento. Objetiva-se analisar a influência das paixões nas ações humanas e portanto na liberdade, identificando-a como a ausência de impedimentos externos tal como Hobbes assim concebeu. As leis civis e a atuação das paixões medo e esperança em um processo de reordenamento emocional e psicológico executado pelo soberano também apresentam papel significativo nas ações humanas.
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CARLOS EDUARDO BANDEIRA DOS SANTOS
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AS EMENDAS INDIVIDUAIS E O EFEITO NO DESEMPENHO ELEITORAL DOS DEPUTADOS FEDERAIS QUE ATUARAM NA 54ª LEGISLATURA (2011-2014)
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Data: 26/04/2019
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Este trabalho analisa alocação estratégica das emendas individuais ao orçamento da União e o efeito eleitoral nos desempenhos dos Deputados Federais que atuaram na 54ª legislatura da câmara federal. Argumenta-se que políticos já titulares de cargo eletivo que se candidatam a reeleição direcionam os recursos orçamentários da União conquistados através de emendas individuais para lograrem êxito em suas votações municipais. Nesses termos, a hipótese a ser testada é de quanto maior os valores de emendas individuais aprovadas para o município maior à votação do parlamentar. As técnicas utilizadas foram estatística descritiva, correlação linear de Pearson, regressão linear simples e múltipla e teste qui-quadrado. Esta dissertação é composta de três capítulos. O primeiro capítulo apresenta os dados e métodos da pesquisa. O segundo capítulo busca retomar a controversa questão sobre o impacto das emendas orçamentárias no voto, para isso efetuamos uma revisão da literatura com os principais autores que dão suporte a nossa análise empírica. Por fim, realizamos testes estatísticos de nossa pesquisa e inferências para alcançarmos o objetivo central do nosso estudo. Os principais achados desta pesquisa apontam para as seguintes conclusões. As emendas individuais alocadas em municípios, explica aproximadamente 22% dos votos obtidos pelos candidatos à reeleição restando (78%) da votação do parlamentar a investigação de outras variáveis que influenciem diretamente na estratégia política para o deputado obter sucesso eleitoral. No entanto, conforme as análises de regressão realizadas, podemos afirmar que as emendas não são a única estratégia adotada pelos políticos que almejam a reeleição.
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MILENE DIAS DA CUNHA
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O CONTROLE EXERCIDO PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS ESTADUAIS E SUA RELAÇÃO COM A ACCOUNTABILITY DEMOCRÁTICA
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Data: 08/04/2019
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Na democracia representativa, a accountability horizontal possui uma relação direta com a qualidade da democracia, uma vez que por meio do controle, os agentes podem ser responsabilizados por suas ações e condutas, quando estas se desviam do interesse geral pactuado nas leis. Neste contexto, este trabalho buscou avaliar a accountability horizontal exercida pelos tribunais de contas, na emissão de pareceres prévios nas contas de governo do Chefe do Poder Executivo, no período de 2007 a 2014, analisando sua interação com o Poder Legislativo, titular do controle externo, e competente para o julgamento político das contas de governo. A partir da análise dos pareceres prévios emitidos nas contas de governo, verificouse o nível de atendimento das recomendações, ressalvas e determinações exaradas, a fim de aferir sua contribuição para a responsividade dos governantes. O termo responsividade foi usado no sentido do comportamento voltado a dar resposta, de solucionar, de tomar a responsabilidade para si, de recepcionar questões e dúvidas no intuito de respondê-las. Foram escolhidos dois Estados por região geográfica do Brasil, a partir do critério de maior orçamento. Ainda foram analisados os resultados do julgamento das contas de governo pelo Poder Legislativo, buscando verificar se há efetiva influência do conteúdo dos pareceres prévios emitidos pelos tribunais de contas nessas decisões e se há verdadeiro controle orçamentário e financeiro do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo. De igual modo, este trabalho também realizou uma análise do desenho institucional dos tribunais de contas, a fim de encontrar respostas ao baixo índice de atendimento das recomendações, ressalvas e determinações exaradas, assim como das razões que levam os tribunais de contas a não fazerem uso efetivo dos mecanismos e instrumentos de controles disponíveis. Por fim, a partir dos exemplos de boas práticas, o trabalho sugere algumas diretrizes de aperfeiçoamento do modelo de parecer prévio, de modo a ampliar a efetividade desse instrumento para a accountability horizontal, informando a responsabilidade de governo e contribuindo para aumentar a legitimidade da representação.
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RENATO RIBEIRO MARTINS CAL
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DA PERIFERIA SOCIAL À PERIFERIA POLÍTICA: A SUB-REPRESENTAÇÃO DOS AUTODECLARADOS PRETOS
NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016
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Data: 15/03/2019
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Este estudo tem como objetivo analisar a sub-representação dos indivíduos autodeclarados pretos nas eleições municipais de 2016, aferindo como o ônus da raça faz com que indivíduos marcados racialmente tenham acesso restrito aos cargos eletivos municipais, estando relegados, apenas, a municipalidades menos relevantes. A visão de negro adotada na presente dissertação engloba, somente, os indivíduos autodeclarados pretos segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, porque esse grupo representa, pela literatura consultada, o que mais sofre com o processo de subalternação. Utilizou-se o método monográfico, com a análise de vasta bibliografia, nacional e internacional, para compreender a ideia de raça, explorando o que significa ser negro e qual o peso da cor da pele. Realizou-se igualmente uma pesquisa bibliográfica sobre representação, em razão da necessidade de construir o conceito de sub-representação, para então utilizar essa construção de forma mais concreta. O modelo de representação adotado foi o da política de presença, o que autorizou, por último, a utilização do método estatístico, mais especificamente o da regressão logística, de forma a constatar o comportamento das chances eleitorais em todas as municipalidades brasileiras nas eleições de 2016 para os cargos de prefeito e vereador. Foram utilizados dados secundários obtidos no Tribunal Superior Eleitoral e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para então estabelecer a relação entre as chances de eleição de indivíduos pretos e os indicadores socioeconômicos das unidades locais. O resultado da pesquisa apontou para a maximização das chances de vitória eleitoral dos políticos pretos em municipalidades menos relevantes politicamente e com piores indicadores socioeconômicos, corroborando as hipóteses inicialmente levantadas que apontam para a existência de comportamentos eleitorais racialmente marcados, em que o negro não é visto como candidato capaz de assumir cargo relacionado a decisões fundamentais, o que se amolda perfeitamente às teorias decolonial, do biopoder e do necropoder, todas correntes teóricas abordadas no presente trabalho. Constatou-se também que os cargos de chefe de Executivo municipal são ainda menos permeáveis aos negros, provavelmente em razão do maior protagonismo que o prefeito exerce no âmbito local, o que tende a afastar ainda mais o indivíduo negro, considerado como incompatível com posições de decisão.
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CAMILA KULKAMP
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AS TENSÕES DA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NO CAMPO POLÍTICO BRASILEIRO
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Data: 07/03/2019
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Esta dissertação tem a finalidade de investigar as tensões presentes no estudo do tema da representação das mulheres no campo político brasileiro. Estas tensões foram evidenciadas, a partir da literatura, para possibilitar um debate aprofundado acerca das relações de poder que podem ficar invisibilizadas em perspectivas teóricas que assumem uma subjetividade universalizada e/ou não demonstram a interligação das opressões que incidem nas vidas atravessadas pela colonialidade. O objetivo deste trabalho é, portanto, apontar para a invisibilização de vidas precárias no campo político e para a necessidade de um desenquadramento teórico para que as hierarquias e as desigualdades sociais que atravessam a diversidade de corpos das diferentes mulheres possam aparecer neste campo. Em conclusão, o trabalho aponta para a importância de repensarmos os moldes teóricos da representação política, para além da lógica binária que coloca como oposição ideia e corpo, universal e particular, razão e experiência, agência e dominção, indicando a relevância de análises que consigam apontar as brechas que existem na ressignifição das relações de dominação.
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FRANCISCO GERALDO MATOS SANTOS
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A POLÍTICA CRIMINAL NA SALA DE JUSTIÇA: ANÁLISE DAS AUDIÊNCIAS JURÍDICO-PENAIS EM BELÉM DO PARÁ
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Data: 28/02/2019
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O espaço judiciário tem se tornado ao longo das últimas décadas um objeto propício a investigações científicas tanto de vieses institucionalistas – ou neoinstitucionalista – quanto de análises qualitativas atinentes às teorias políticas, quer sejam elas clássicas, quer sejam contemporâneas. A presente dissertação de Mestrado, que ora se apresenta, teve como análise central as práticas judiciárias nas audiências criminais em Belém do Pará e seu quadro normativo-legal, analisadas sob o ponto de vista das estratégias e os discursos encontrados no CPP de forma a retratar a política criminal na prática. A lógica proposta fora a de verificar o sentido da normatividade e as relações de poder expressas nas práticas judiciárias, e analisar de que forma essas práticas contribuíam na hierarquização das formas de vida; isso porque, utilizando-se da teoria da prática de Bourdieu, é nesse espaço que se verifica o lugar manifesto da violência simbólica e do poder simbólico, tendo em vista que há discursos dos atores envolvidos que tenham predisposições à hierarquizar as formas de vida. Essa investigação partiu da premissa básica de que o “Poder Judiciário[1]”, como sendo uma instituição – utilizando-se da abordagem teórica de Garapon - que com o processo de democratização ou redemocratização, se tornou o lugar ideal à defesa das minorias, daqueles que não são representados majoritariamente pelas outras instituições políticas clássicas – Legislativo e Executivo – e por ser o detentor de um capital simbólico (no sentido de conhecimento e reconhecimento) acaba por utilizar desses meios para tornar prático o efeito de universalização ou de normalização, tendente à executar uma eficácia simbólica quando se desconhece a parte arbitrária do funcionamento da origem do direito que está presente na prática judicial. A investigação direcionou-se a analisar, por meio da etnografia, as práticas e discursos proferidos pelos atores juízes, representantes do Ministério Público e da Defesa nas audiências criminais na fase de instrução, momento em que, em tese, o acusado é interrogado.
[1] Embora entendamos que a expressão Poder Judiciário apresente erros epistemológicos, tendo em vista que o Poder se manifesta em uma relação, e por isso não pode ser personificado.
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VALDENIZE GURJAO CORREA
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DINHEIRO E ELEIÇÕES: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES DE FINANCIAMENTO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS EM PERSPECTIVA DE GÊNERO (2014 - 2016)
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Data: 26/02/2019
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O debate sobre eleições e representação política no Brasil tem destacado as dificuldades das mulheres em chegarem aos cargos eletivos, devido, entre outros fatores, aos embaraços impostos pelo sistema de financiamento que tem se mostrado extremamente desigual na comparação entre homens e mulheres. Diante essa questão, a presente pesquisa tem como objetivo principal: Avaliar o padrão de financiamento das campanhas eleitorais das mulheres em relação aos homens para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara de Vereadores, nas eleições de 2014 e 2016. Utilizou-se os softwares SPSS, Terra View para processamento dos métodos estatísticos descritivos e inferenciais por meio de estimativas de média, desvio padrão, variância e teste de análise de variância (ANOVA) além da técnica geoestatística para visualização dos casos no território brasileiro. Deste modo, constatou-se que, as mulheres arrecadam um volume de recursos inferior aos homens, independentemente do cargo em disputa; os partidos políticos oferecem baixa oferta de recursos para financiar as campanhas das mulheres quando comparado ao financiamento oferecido aos candidatos do sexo masculino, independentemente do cargo em disputa, os partidos de esquerda oferecem maiores condições de financiamento através do fundo partidário em relação as mulheres eleitas provindas dos partidos de centro e direita; há diferenças significativas nos padrões de financiamento de campanhas das mulheres entre os estados e regiões do Brasil, sendo que as candidatas eleitas utilizam em suas campanhas muito mais recursos próprios e doações de pessoas físicas em comparação aos candidatos do sexo masculino, independentemente do estado ou região do país. Diante às análises e perspectivas abordadas ao longo da pesquisa, observou-se que os diferentes padrões utilizados no financiamento de campanha das mulheres, dificultam a construção social e inclusiva de uma política representativa. Evidenciando que a democracia brasileira se encontra longe de alcançar um patamar de igualdade política entre os gêneros.
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EDSON JOÃO PAULO AMONE
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CONDICIONANTES DO APOIO DO CIDADÃO À DEMOCRACIA: OS CASOS DE MOÇAMBIQUE E BRASIL (2002-2016)
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Data: 15/02/2019
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Estudos sobre o apoio dos cidadãos ao regime democrático despertaram a atenção dos pesquisadores, de acordo com as regras do fenômeno, desde atitudes e opiniões sobre os cidadãos, confiança nas instituições e seu desempenho. A presente dissertação analisa os fatores que influenciam o apoio do cidadão ao regime democrático, em Moçambique e no Brasil, de 2002-2016, com base em dados secundários. Embora diversas variáveis possam influenciar no apoio do cidadão ao regime democrático, conforme a literatura política mostre, optou-se para a presente dissertação por um conjunto de variáveis comuns para os dois países em estudo, disponíveis nas bases de dados do Latinobarômetro e Afrobarômetro. Para a realização deste trabalho, foi utilizada uma metodologia com intuito de verificar semelhanças e diferenças entre estes dois países. Os dados referentes ao apoio ao regime democrático foram retirados das bases de dados referentes a cinco sondagens anuais do Afrobarômetro e Latinobarômetro. O estudo identificou para o caso do Brasil uma forte independência, entre as variáveis apoio à democracia e a variável situação econômica atual do país, como a situação econômica individual atual. Para o caso de Moçambique, foi possível identificar uma forte dependência entre as mesmas variáveis.
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BITONE FELISBERTO VIAGE NEMBUNO
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CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA EM ÁFRICA: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE OS SISTEMAS ELEITORAIS, PARTIDÁRIOS E DE GOVERNO DA FRANÇA, GRÃ- BRETANHA, PORTUGAL E AS SUAS ANTIGAS COLÔNIAS EM ÁFRICA.
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Data: 15/02/2019
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Os estudos sobre instituições políticas constituem um tema bastante discutido no campo da Ciência Política e muito recente em África, e estes estudos remontam desde a década de 1990, ano em que a maioria dos países assistiram o seu primeiro processo de democratização, após um período caraterizado por lutas tribais, divisionismo, irresponsabilidade dos regimes que se haviam instalados no poder por via de um processo ditatorial. Nesta ordem de ideias o presente artigo objetiva analisar de forma comparada do sistema de eleitoral, partidário e de governo entre a França, Grã- Bretanha, Portugal com as suas antigas colônias em África. A metodologia que serviu de base para o levantamento da presente pesquisa cingiu-se numa primeira fase no uso do método qualitativo que nos permitiu fazer o levantamento dos dados necessários e numa segunda fase nos socorremos ao uso de uma metodologia qualitativa que nos permitiu fazer uma análise interpretativa referente aos dados levantados. Os resultados da pesquisa demonstram que, institucionalização do sistema eleitoral nas antigas colônias Portuguesas e Britânicas em África têm tendências a seguir o mesmo modelo ao passo que para o caso das antigas colônias Francesas a tendência foi inversa, a maioria não seguiu o mesmo modelo. Institucionalização do sistema partidário nas antigas colônias Britânicas, Francesas e Portuguesa em África, tem tendências a seguir o mesmo sistema partidário, o multipartidário, apesar de ser com partido dominante para o caso das antigas colônias. E por fim, institucionalização do Sistema de Governo nas antigas colônias Francesas, Britânicas e Portuguesas em África, têm tendências a adoção do mesmo modelo para o caso das antigas colônias Portuguesas ao passo que para as antigas colônias Francesas e Britânicas a tendência não foi a mesma.
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JUSTO VENÂNCIO MOISÉS NAÚVA
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CONTROLE HORIZONTAL DO LEGISLATIVO AO EXECUTIVO NO SISTEMA DE PARTIDO DOMINANTE EM MOÇAMBIQUE: Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar o caso das dívidas ocultas
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Data: 14/02/2019
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O estudo tem como o objetivo analisar a relação que se estabelece entre os Poderes Legislativo e Executivo na Assembleia Nacional de Moçambique no Sistema de Partido Dominante num corte temporal de 2013 a 2017. A pesquisa analisa como se estabeleceu o controle horizontal do Legislativo dado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar ou investigar o caso das dívidas ocultas perpetrado pelo Executivo. Trabalho mostra em análise que foram acionados os alarmes de incêndios que denunciaram o escândalo econômico do governo moçambicano em que ficou conhecido pela opinião pública como dívidas ocultas. Neste sentido, estudo mapeia na identificação e demonstração do papel dos órgãos ou comissões parlamentares instalados, em geral, bem como a CPI se possuem ou não na prática as iniciativas de controle do governo de Moçambique. A hipótese a sustentar a análise aquando acionados alarmes de incêndio do caso das “dívidas ocultas” (dívida pública) e, tramitando no Legislativo, que colocam em evidência os mecanismos e a natureza do controle institucional ou de fiscalização do Executivo encabeçado pela Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o caso. A metodologia utilizada constitui em um mapeamento das prerrogativas institucionais de controle existentes na Constituição da Republica de Moçambique e no Regimento interno da lei nº. 13/2014 da Assembleia Nacional, assim como na análise de como foi conduzido o mesmo sob perspectiva controle horizontal da CPI instituída pelos parlamentares em Moçambique bem como as fontes midiáticas.
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