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RENATA SOUZA BARROS
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A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS: A EXPERIÊNCIA DO USO DE FONTES MATERIAIS COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA O 6º ANO DA EMEF DR. BENEDITO MAIA.
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Data: 30/12/2021
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A presente dissertação parte da percepção da dificuldade que os alunos demonstram, ao chegar ao 6º ano do ensino fundamental, em encontrar relação entre os conteúdos estudados em sala e sua vida cotidiana, apartando a disciplina História de sua realidade vivida e relacionando-a predominantemente ao estudo do passado. Para aprofundar a questão, partimos para uma análise de como a disciplina, presente nos currículos escolares desde o 1º ano do Ensino Fundamental, é trabalhada antes da chegada deste aluno aos anos finais, sendo auxiliados pelos professores que acompanharam nossos estudantes no 5º ano e que relataram os desafios da prática de ensino de História nos anos iniciais. Além dos alunos e professores, outro incômodo evidenciou-se como motivador da escrita e uniu-se à percepção do problema escolar: muitos pais e responsáveis faziam uso da expressão “no meu tempo...” para se referir ao modo como costumavam agir e pensar quando mais jovens, no passado, ratificando a ideia dos alunos de que “o tempo” da História é tempo passado pois é lá que os acontecimentos formadores de quem somos repousam, deixando o aluno deslocado de seu papel como sujeito no tempo presente ou comprometido com as consequências das suas ações no futuro. Propomo-nos, então, a tentar entender como esta concepção é construída e pensar em como trabalharmos com metodologias que auxiliem as crianças a desenvolverem, através do estudo da História, a consciência histórica debatida por Rüsen, Fonseca, Bittencourt, Cainelli, entre outros que tratam da área da didática e a aprendizagem histórica. Diante desses pontos, foram pensadas propostas de intervenção pedagógica no campo do Ensino de História para auxiliar os alunos das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, em particular da EMEF Dr. Benedito Maia onde a pesquisa foi aplicada, a enxergar-se como agente produtores de fontes históricas através da pesquisa, manipulação e exposição de objetos de uso cotidiano seus e de seus pais, quando na sua idade. Ao final da dissertação apresentamos a metodologia de uso de fontes materiais para aproximar o aluno da compreensão de sua atribuição no contexto em que vive difundindo neste conhecimento para a comunidade escolar de forma que o mesmo possa se tornar um aluno mais consciente de seu protagonismo e do entendimento de que o tempo presente é construtor da história e também se expressa em nossos objetos de uso cotidiano.
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MONICA MALCHER PALHETA
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ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: MEMÓRIAS E HISTORICIDADES DE ANAJÁS NA ESCOLA PROFESSORA PRUDÊNCIA BORGES DE MENEZES, ANAJÁS-PA
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Data: 29/12/2021
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A presente pesquisa almeja problematizar o ensino de história na escola Professora Prudência Borges de Menezes, situada na cidade de Anajás na ilha de Marajó/PA. Pretende aguçar viabilidades do uso da história local nas aulas de história como instrumento contributivo para o processo de construção do conhecimento histórico escolar. Tem-se como proposta evidenciar a relevância da disciplina História para a produção da consciência histórica a partir da escola, entendida como espaço privilegiado de ensino/aprendizagem e também de produção do conhecimento ao cultivar a compreensão da história local por narrativas e memórias de sujeitos comuns. Para tanto,buscou-serealizarumapesquisa bibliográfica,a partir defotografias, análises de documentos normativos eaindaentrevistas com diferentes sujeitos que compõemo espaço escolar. Os dados obtidos nos permitiramanalisar as dinâmicas que envolvem a prática da disciplina história. O outro momento desta pesquisa,foia aplicação de um projeto de oficina de história, intitulado “Cada cartilha uma história: uma proposta de acervo bibliográfico para a história local”, no qual por aulas-oficinas, os estudantesforaminstrumentalizados a lidar com pesquisa histórica e fontes orais e,por meio de entrevistas,coletaraminformações para a produção de Cartilhas com aspectos didáticos e historiográficas que contribuirãopara a compreensão da história local.
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ANA MARIA DA SILVA CONCEIÇÃO
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MUSEU PARQUE SERINGAL:PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA E NATUREZA
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Data: 29/12/2021
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O presente trabalhofaz umestudosobreo conjunto patrimonial do Museu Parque Seringal, em Ananindeua/Pará,como um espaço que colabora para o processo de ensino e aprendizagem, de modo a contextualizar a relação entre passado e presente no queserefere a história domunicípiopara a construção de saberes históricosque considere a naturezacomo fontede aprendizado da disciplina história.Apresenta os resultados de um trabalhode campo que envolveu alunos do Ensino Fundamental da E.E.E.F.CândidoHorácioEvelin darede pública de ensino.O objetivo foiconsideraras narrativase os saberes produzidos pelos discentes do9° Ano, com base emquestionário diagnóstico sobreconhecimentos prévios dos alunosno que diz respeito a suasmemórias, história,museus e aaula passeio ao Museu Parque Seringal,pretendendodemonstrar que os museus são espaços vivos e lugares de memória que dialogam com o nosso presente que guardam as suas especificidades e que, portanto, devem ser preservados dentrode uma perspectiva interdisciplinar que implica as relações entre memória, história e natureza contidas no espaço que resguarda árvores de seringa (hevea brasiliensis).Como resultado da pesquisa, foi construído como produto um folder para uma visita guiadapara uso de professores,alunose o público em geral. Ofolder possui orientaçõescomgaleria de fotos,hiperlinks, QR Codeehistóriado museu.
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MARIA FABIOLA DA SILVA
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CANTANDO A HISTÓRIA: produção de paródias no ensino de História
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Data: 29/12/2021
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O presente trabalho apresenta e analisa paródias produzidas em sala de aula por alunos do 7º ano da Escola Licurgo Peixoto (localizada no município de São Miguel do Guamá-PA), com base no modelo de Aula-Oficina da professora Isabel Barca. Fundamentada em abordagens voltadas para o Ensino de História, a pesquisa discute a utilização da música como ferramenta profícua na assimilação de conteúdos da disciplina. A necessidade de ampliar e criar novas metodologias de ensino motivaram consideravelmente a escolha deste tema, assim também como os debates acerca da Didática da História e a consciência histórica
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MANOEL DE JESUS MANITO DE SOUZA
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O ENSINO DE HISTÓRIA EM SONS E IMAGENS:Patrimônio histórico-cultural, memórias e olhares do presente na produção de um documentário sobre a base aérea de Igarapé-Açu
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Data: 28/12/2021
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Esta dissertação intituladaO ensino de história em sons e imagens: Patrimônio histórico, memórias e olhares do presente na produção de um documentário sobre a base aérea de Igarapé-Açu,dentro da linha de pesquisa, saberes históricos em diferentesespaçosdamemória,metodologicamentefoirealizadacoma participação direta de alunos do 9º ano da escola Cônego Calado do período da manhã os 2020, os quais participaram fazendo as oficinas preparatórias para pesquisasobreabaseaérea,elaborandoindagaçõesefazendoentrevistas juntamente com este professor pesquisador que foi o coordenador-geral deste trabalhodesdea preparaçãoe aplicação das oficinas, dos questionários,da filmagem e edição do produto desta dissertação que é um vídeo documentário comomesmotítulodadissertação(disponívelonlinenodomínio https://youtu.be/aIUG3VIzVpk) e o trabalho foi feito ainda mediante um conjunto de entrevistas com moradores antigos e hodiernos de Igarapé-Açu para levantarmos informações sobre o nosso objeto de pesquisa, à base aérea, fizemos pesquisas bibliográficas sobre o tema e pesquisas em jornais do período da Segunda Guerra em Belém, e filmamos a base aérea. Os objetivos desta pesquisa com alunos era conhecermos a história da base aérea de Igarapé-Açu, remanescente da Segunda Guerra Mundial e pensar formas de instrumentalizar este bem cultural nas aulas de História, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e participativa que levasse os alunos do 9°ano a pensar criticamente sobre os bens histórico-culturais de sua cidade, bem como perceber que na sua localidade se fez e se faz história, também objetivamos produzir um documentário de 28 minutos sobre a base aérea de Igarapé-Açu, filmando o local e entrevistando idosos que conviveram com aquele espaço enquanto ele era ativo e entrevistando também outros pesquisadores que já produziram conhecimentos obreabaseaéreaouas manifestações da Segunda Guerra Mundial em Igarapé-Açu. Como fontes utilizamos entrevistas orais e escritas por meio de dezenas de questionários distribuídos em diferentes geografias da cidade de Igarapé-Açu e para diferentes pessoas, consultas a jornais impressos da época da Segunda Guerra, consulta ao Comando da Aeronáutica em Belém e outras fontes.
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MARCO ANTONIO COELHO SOARES
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AQUI VIVE A MEMÓRIA: educação patrimonial a partir de um roteiro virtual pelo Cemitério Santa Izabel no distrito de Icoaraci (Belém/PA).
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Data: 27/12/2021
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A presente dissertação tem por objetivo compreender qual a concepção de patrimônio dos alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual “Professora Yolanda Leduc Peralta”, situada no bairro da Campina, distrito de Icoaraci, em Belém (PA). Abordamos especificamente o Cemitério Santa Izabel, enquanto espaço produtor de memória da cidade. A partir da utilização de fotografias, notícias de jornais e diálogos com alunos e familiares, procuramos compreender qual o lugar do cemitério na formação da identidade local, ao abordar os espaços dos mortos enquanto espaço de construção de memórias, mas também de vivências cotidianas. Procuramos mostrar que o espaço dos mortos é também o espaço dos (muitos) vivos. Diante disso, construímos um roteiro virtual que poderá ser usado para o trabalho com educação patrimonial nas aulas de história do ensino fundamental.
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WILSON JÚNIOR BASTOS DA SILVA
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APRENDENDO HISTÓRIA COM OS “GUARDIÕES DA MEMÓRIA”:o uso do podcast no ensino de história daÁfricae da diversidade étnico-racial
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Data: 22/12/2021
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Esta dissertação teve por objetivo fazer uma discussão sobre como o ensino deHistória da África e a Diversidade Étnico-Racial, preconizadas pela lei 10639/03, tem uma importante contribuição para uma educação antirracista. Assim, mobilizamos através do processo dialético entre ensino e aprendizagem como ferramentas pedagógicas conhecimentos que envolveram a ancestralidade que caminha com memória e como meio a oralidade para trabalharmos a valorização de uma identidade ligada ao continente africano. Para isto, buscamos através da interface entre “Tecnologia Griot” advinda da ancestralidade e a tecnologia da oralidade do ciberespaço podcast colocarmos em prática nosso propósito. Tivemos como base de nossos estudos a Escola Irmã Maria Angélica Dantas, em Paragominas, que em seu Projeto Político Pedagógico é inserido o “Projeto Negro é aRaiz da Liberdade” para as discussões sobre as relações étnicos-raciais
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ANA VIEIRA DE OLIVEIRA
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“ESTE RIO É MAIS QUE MINHA RUA: a história contada através do rio Paracauari, uma experiência de ensino de história em Salvaterra – Marajó - PA.”
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Data: 22/12/2021
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A pesquisa se propôs a colocar em prática umametodologia de ensinar história através dos rios, analisando as conexões entre a história das primeiras civilizações humanas que se organizaram nas margens dos rios e as vivências dos alunos do sexto ano do ensino fundamental da escola Oscarina Santos, localizada no município paraense de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, considerando o conhecimento e a experiência desses estudantes a respeito do rio Paracauari. Como resultado dessa pesquisa, produzimos um plano de ensino anual, para introdução do meio ambiente nas aulas de história, que contempla as 60h/aula distribuídas em 40 dias letivos referente a um ano letivo para turmas de sexto ano. Esse plano é subdividido em planos de aula, sequências didáticas e atividades. Nosso público-alvosão os educadoresde história que desejem introduzir história ambiental em suas aulas.
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IEDA PALHETA MORAES
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Gênero e ensino de história: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção da cidadania.
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Data: 22/12/2021
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Essa dissertação problematizou como/se os (as) professores (as) de História da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paraense, localizada no município de Ananindeua no Estado do Pará, mobilizam seus saberes docentes no desenvolvimento de discussões de gênero e, se essa discussão contribui para a construção de cidadania dos (as) alunos (as). Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram professores (as) de história, a diretora e uma das coordenadoras educacionais da escola supracitada. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas, com a catalogação das fontes e leituras para os referenciais teóricos e metodológicos que embasaram a investigação. Realizamos entrevistas semiestruturadas, com análise de discurso dos (as) professores (as) da referida escola. Também recolhemos alguns documentos como: BNCC, DCEPA, PPP, Livro didático, ocorrência escolar, para cruzarmos essas informações com as entrevistas semiestruturadas, nos permitindo construir um panorama geral sobre a discussão de gênero e cidadania realizadas por esses (as) docentes. A partir dos primeiros resultados das entrevistas realizamos um minicurso de formação continuada para os (as) docentes, visando discutir e ampliar a perspectiva sobre as questões de gênero e cidadania no ensino de história. Após a conclusão do minicurso produzimos um instrumento didático formado por um conjunto de sequências didáticas, uma para cada série do ensino fundamental II. Com essa proposta buscamos trazer novas perspectivas sobre o protagonismo, as vivências e os desafios (im) postossobre os corpos das mulheres negras, pois, observamos que essa é uma discussão pouco explorada nas aulas de história, em geral a visão que persiste é a de submissão e escravidão.
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DANIELE BARRETO DA COSTA
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NOS RASTROS DA “MARIA FUMAÇA”:o ensino de história a partir das fotografias familiares.
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Data: 21/12/2021
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Esta dissertação demonstrou a possibilidade de construção e utilização da história local a partir da leitura de fontes primárias dos alunos, as fotografias, como meio de facilitar a compreensão dos conteúdos de História. O lugar onde desenvolvemos nosso estudo é o Colégio Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Percepção (CEADEP), no qual atuo como docente há 12 anos. Para desenvolvermos nosso propósito, partimos da problematização dos usos, em perspectiva patrimonial, de lugares/objetos/monumentos/espaços de memória da cidade de Castanhal no Pará. Através da realização de estudos das fontes históricas oficiais do município e do uso dos espaços apropriados coletivamente como espaços de memória, nos propomos a refletir sobre tempo histórico (passado e presente) e problematizamos as narrativas que surgiram como histórias da cidade, a partir de então vislumbramos a possibilidade de fazer surgir outras narrativas. Culminamos na proposição de rememoração da cidade utilizando para tal as fontes disponíveis em acervos pessoais dos discentes que, em colaboração com seus familiares, disponibilizaram as mesmas para a execução da dimensão propositiva desta dissertação,oPortaldafamília,permitindoqueosprópriosdiscentesassumissemo protagonismo das histórias contadas. O uso das ferramentas digitais para publicização das fotografias, possibilitou quepudessem perceber as diferentes formas de tratamentoe manipulação de registros fotográficos ao longo do tempo, permitindo analisar as formas de conservação deste tipo de fonte, além de possibilitar as leituras de mudanças e permanências ocorridas na cidade, as disputas operadas pelo que deve ou não ser lembrado, os conflitos sociais, políticos e econômicos, bem como permitiu perceber as formas de apropriação e instalação de suas famílias na cidade e o cuidado que se deve ter ao lidar com fontes históricas.
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FERNANDO JOSE RODRIGUES LOBATO
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FOTOGRAFIA COLORIDA EM 5 X 7: aspectos sociais eidentitários, formação cidadã e elementos da consciência histórica dos discentes ingressantes no ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança
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Data: 20/12/2021
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Este trabalhose insere no campo da educação histórica na medida em que está preocupado com os resultados obtidos no processo de formação dos jovens e adolescentes, especialmente naquilo que se relaciona com o preparo para oexercício do que definimos como cidadania ativa. Nele, fazemos umbrevehistóricodo papel da escola formal no processo de inclusão das novas gerações no ambiente cultural de cada época. Tendo como referência o que foi positivado sobre a educação na Constituição Federal de 1988 e na Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), elaboramos e executamos uma pesquisa de caráter qualitativo com discentes ingressantes nos cursos de ensino médio integrado do IFPA Campus Bragança com o fim de observar e analisar a formação cidadã dos mesmos. Além dessa formação cidadã, buscamos também observar e analisar alguns elementos presentesnaconsciênciahistóricadesses discentes,haja vistaa pretensão deelaboração demetodologiascomo fim de tornar oaprendizado histórico mais significativo e capaz de proporcionar orientação temporal para os educandos.
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MARILIN GENEZARETH DE OLIVEIRA FARIAS
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ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS: A HISTÓRIA DE GÊNERO NA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL E A LUTA DA MULHER NEGRA POR DIREITOS.
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Data: 20/12/2021
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O presente trabalho objetiva discutir como os direitos humanos podem ser trabalhados no ensino de história a partir do problema de gênero pelo viés interseccional. Partimos da hipótese de que há uma cultura histórica que desconhece a importância dos direitos como parâmetro de idadania, como também, persiste em uma “tradição patriarcal” que legitima a cultura machista. Metodologicamente, utilizaremos a teoria da história para embasar nossa pesquisa, a partir dos conceitos de consciência histórica e cultura histórica, para, assim, identificarmos o conhecimento histórico dos estudantes. O recorte temático versará sobre a questão da interseccionalidade, considerando uma abordagem pontual sobre gênero, classe e raça na perspectiva do ensino de história. Para isso, executamos oficinas temáticas sobre a luta das mulheres negras por direitos, para assim, conjuntamente aos alunos pensarmos o produto. Ao final da pesquisa, o produto pensado, em formato HQ, servirá de suporte didático para as escolas e o ensino de história, por possuir uma linguagem acessível à educação básica.
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CAMILA FROTA DA COSTA
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AS MULHERES EXISTEM:teoria feminista, estudos de gênero e história das mulheres na formação de professores de História.
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Data: 15/12/2021
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Essa dissertação analisa a formação de professoras(es) de história,tendo em vista a abordagem de teorias feministas, história das mulheres e estudos de gênero, temas que preparariam a(o) professora(o) parao espaço escolar, permeado pela diversidade de arranjos familiares, gênero, orientação sexual,raçaeclasse.OsProjetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará, campus Ananindeua e Belém,são as principais fontes desta pesquisa, utilizadas para avaliarse existe o compromisso em superar o modelo de ensino baseadoem uma visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina da história. A formação docente é um campo em que se faz necessária uma revisão, principalmente após os ataques de movimentos conservadoresdirecionados aescola,as(os)professoras(es)precisam ser preparadas(os)para driblaro cerceamento e proporcionar uma educação inclusiva e emancipatória. Entre esses movimentos, destaca-se o Escola Sem Partido,que cada vez mais tem ganhado espaço em meio ao cenário políticodo país, sendo a BNCC um exemplo doêxitoalcançado por eles, uma vez que o documento foi esvaziado deconteúdos sobre gênero, diversidade e sexualidade.Uma proposta de intervenção foi elaborada a partir da disciplina de América Pré-Colombiana, em que o plano de ensino foi estruturado de forma a privilegiar autoras e obras feministas. As aulas ministradas ao longo desta disciplina foram objeto de análise da pesquisa.O produto desta dissertação se apresenta na dimensão propositiva, consiste em uma coletânea de podcasts sobre ensino de história, feminismo e história das mulheres, tendo como público alvo professora(es)de históriadispostas(os)a repensar a prática docente a partir desses temas.
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MARUCIO JOSÉ BEZERRA MENDONÇA
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AMAZÔNIA USURPADAEODIREITO AOPASSADO REGIONAL Um estudo sobre a História Regional no Currículo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (1989–2020)
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Data: 13/12/2021
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O objetivo da presente pesquisa foi compreender como tem se dado o ensino da História Regional nas escolas públicas municipais na cidade de Manaus, apresentando uma alternativa metodológica baseada na utilização de Sequência Didática para dinamizar o ensino da História Escolar Regional. Neste sentido, buscamos traçar os avanços e retrocessos da História Regional nas propostas curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), partindo da análise das propostas curriculares elaboradas para adisciplina de Fundamentos da História do Amazonas-FHA, entre a última década do século XX e a primeira década do século XXI, quando houve sua extinção, e as propostas curriculares para o ensino da História elaboradas na segunda década do século XXI. As arguições realizadas nas diferentes fontes escritas e orais indicaram quea História Regional apresentada nas propostas curriculares de Manaus temse restringido ao ensino da História do Estado do Amazonas, estando a ideia de uma identidade amazônica esquecida nestes debates. Analisamos as concepções e desafios apresentados pelos professores acerca do ensino da História Regional e a luta pelo retorno dos conteúdos sobre a História Regional para o currículo. Olocusde pesquisa foi a Escola Municipal Helena Augusta Walcott, uma das unidades educacionais da SEMED-Manaus, situada na zona Leste de Manaus. A pesquisa de campo para elaboração da proposta de intervenção educacional foi realizada entre duas turmas, uma do 7ª ano e outra do 8ª ano, do turno matutino.Com base nos diagnósticos, na realidade e saberes escolares dos estudantes, apresentamos umaproposta de Sequência Didática denominada Amazônia Usurpada: o direito ao passado regional, pensada a partir das ideaisdecoloniais, como estratégia metodológicapara dinamizar e potencializaro ensino de História.
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ALEX COSTA DE OLIVEIRA
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CARNAVESCOLA: Produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo. Uma proposição ao ensino de história
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Data: 10/08/2021
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A atual dissertação tem como finalidade discorrer sobre uma sugestão de proposta de pesquisaação de ensino de história apresentada ao curso de mestrado profissional do ProfHistória-UFPa. Esta tem como objetivo compreender primeiramente as manifestações culturais populares do Brasil, tais quais: o samba e o carnaval, como potencialidades de cunho pedagógico a serem aproveitados no ensino-aprendizagem dentro de uma sala de aula (mesmo remota) do ensino básico. Para isto, se propõe um processo de pesquisa em duas etapas. A primeira voltada a atingir anseios acadêmicos e a segunda com finalidades didático-pedagógicas. Neste sentido, o que se pretende é a vinculação dialógica entre os conceitos de memória, identidade: coletiva e/ou cultural, consciência histórica e suas representações simbólicas no dia a dia discente usando com exercício estas potenciais ferramentas ao ensino de história através da produção, construção, de uma sinopse de carnaval e de um corpo textual-poético de samba enredo pelos educandos. A metodologia, também, se desenvolverá tendo como suporte e abordagem concepções usadas na historiografia, tais quais: História do Tempo Presente, História Local, História Oral. Através de fontes: visuais, virtuais, escritas, sonoras e orais. No que tange à proposta didático-pedagógica o que se pretende é levar às salas de aula (neste caso, tivemos que recorrer às aulas remotas devido ao contexto social e histórico imposto pela pandemia da covi19, entre os anos de 2020 e 2021) experiências de construção da realidade histórica através do samba e carnaval, especificamente aproximar o corpo discente a estas experiências sociais, culturais, e ainda usar as sinopses e as letras dos sambas de enredo, criadas por estes sujeitos históricos, como fonte de reflexão à consciência histórica analisadas na prática docente pelo professor-pesquisador. Por fim, trazer a importância desta relação “Da rua à sala de aula” como construção de análises e conhecimentos para fins exclusivamente didático-pedagógicos em uma aula de História.
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VIVIAN JAQUELINE VIANA DO AMOR DIVINO
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A ESCRITA DAS IMAGENS: INTERPRETAÇÕES, POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA."
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Data: 03/08/2021
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Esta pesquisa teve por objetivo analisar como os alunos interpretam imagens históricas e de que forma estes utilizam esses saberes em sua vida prática, inferindo a partir de suas narrativas os níveis de consciência histórica evidente. A pesquisa se desenvolveu no Instituto Federal do Pará, campus Belém, com alunos do 3º ano dos cursos técnicos integrados em mecânica e saneamento. Nos valemos da pesquisa quanti-qualitativa que após uma aula oficina, que apontou alguns métodos relevantes a serem considerados na interpretação de imagens históricas, os alunos puderam fazer suas próprias interpretações a partir de imagens escolhidas por eles, elaborando ao final deste trabalho, narrativas que foram usadas como parâmetros para avaliar a consciência histórica dos alunos. Verificou-se que a maioria dos alunos participantes apresentaram o nível tradicional de consciência história e que este fato está diretamente relacionado ao insipiente conhecimento histórico que alguns dos alunos apresentaram. Apontamos a necessidade de ampliar os níveis de consciência histórica dos alunos para tipos críticos e genéticos a partir de um ensino de história mais significativo, relacionado com a vida prática deles e que estes participem da construção desses saberes através do trabalho com fontes históricas em sala de aula, sendo o trabalho com as fontes imagéticas um meio possível para alcançar esse objetivo.
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ALLYSON FABRICIO FREITAS DE SOUZA
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“História em Jogo: do Joystick à Sala de Aula.”
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Data: 15/07/2021
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No estudo da História tudo pode servir de objeto de estudo, de construções e objetos antigos a discursos e comportamentos atuais, os quais contribuem para um entendimento não só de sociedades passadas, mas como a nossa própria sociedade entende e representa aquelas que a antecederam. Jogoseletrônicostambémpodemserincluídosnacategoriadeartefatos históricos tal como um vaso grego do século V a.C. e pelos mesmos motivos: é fruto de uma sociedade que dispunha de uma dada tecnologia à época da produção desse artefato e que estava inserido dentro de um contexto social, político e econômico específico. Com base nessa proposição nossa pesquisa apresenta uma parte da história dos videogames, de seu surgimento ao ponto em que se consolidaram no mercado de entretenimento, depois discute e analisa narrativas históricas específicas encontradas em alguns jogos comerciais que podem ser utilizados no ensino de História, e, por fim, traz uma reflexão geral a respeito dos potenciais desses jogos. No que diz respeito aos objetivos específicos pretendemos fazer o aluno (i) perceber como um passado distante é apresentado e representado por pessoas de uma época bem posterior e que a seleção de fatos e personagens não pode mudar o passado, maspode ressignificá-lo sob outras óticas; (ii) relacionar conceitos desenvolvidos em sala de aula com as situações encontradas no jogo; (iii) colocar a diversão como um elemento cativante no processo de ensino-aprendizagem de assuntos presentes no conteúdo programático.
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ANTONIO JEFFERSON PAIVA OLIVEIRA
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A ESCOLA E A TERRA: Ensino de História e Educação em situações de conflitos nas séries iniciais da escola José Valmeristo, assentamento Quintino Lira/Santa Luzia do Pará
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Data: 24/05/2021
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Esta dissertação propõe analisar as práticas pedagógicas utilizadas sobre o Ensino de História na escola José Valmeristo com o objetivo de analisar as ações históricas voltadas para os alunos das séries iniciais na escola José Valmeristo. Nesse sentido será apresentado um método de ensino de história para esses alunos. Será realizada a operação historiográfica combinando um lugar social onde as práticas que se relacionam ao método e a escrita. Os objetivos alcançados deram-se de forma presencial no assentamento e na escola, entrevistando professores e alunos, para a compreensão das lacunas existentes, sobre o Ensino de História na referida escola. Aqui se abordam a memória e a consciência histórica desses alunos, como pontos investigativos se eles possuem um determinado conhecimento, sobre a história local das terras em que eles vivem. Partindo de pressupostos teóricos e metodológicos que dialogam sobre o tema. Sobre a consciência histórica serão abordados autores que dialogam com o tema. É relevante a abordagem da ocupação das terras da fazenda cambará porque esse território está ligado a um passado de conflitos e envolve um personagem muito emblemático na região nordeste do Pará, que é o gatilheiro Quintino Lira. Através dessas análises, é possível a confecção de um produto didático para a aplicação e também como um suporte pedagógico a ser aplicado pelos professores na escola na escola José Valmeristo
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JOSE SEBASTIAO VILHENA
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“ALFABETIZAÇÃO HISTÓRICA: Método de Ensino em História na Escola Professor Remígio Fernandez, Mosqueiro/Pará."
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Data: 21/05/2021
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“ALFABETIZAÇÃO HISTÓRICA: Método de Ensino em História na Escola Professor Remígio Fernandez, Mosqueiro/Pará."
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EDIVALDO MONTEIRO ANDRADE
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RAPENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA CULTURA HIP HOP: Experiências pedagógicas em escolas da região metropolitana de Belém-PA (2019-2020).
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Data: 14/01/2021
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A presente dissertação apresenta uma proposta de intervenção, na qual a música é o principal elemento articulador das aulas, ações e atividades dentro do contexto do ensino de História. Dessa forma, esse trabalho propõe uma ação de Educação através doHip-Hop, em especial a sua vertente musical, oRapcom a criação de uma metodologia de ensino fruto do resultado da pesquisa e que pode perfeitamente ser utilizada por qualquer professor e em qualquer escola. Para a sua realização usamos como elemento articulador a participação derappers paraenses, em função de estes permitirem uma melhor afinação com a EducaçãoHip-Hop, sendo esta intervenção adaptável para o currículo do 9º ano do Ensino Fundamental. Essa dissertação teve como produto final a própria metodologia, criada pelos alunos em parceria com osrapperse com o professor-pesquisador. Essa metodologia é composta de sete atividades, sendo uma experiência surpreendente do ponto de vista pedagógico, pois permitiu que temas aparentemente distantes da história, mas próximos da realidade dos alunos, se tornassem extremamente produtivos. As principais referências teóricas que nortearam o trabalho foram Edward Thompson, com sua história vista de baixo; Roberto Camargos, com suas reflexões sobrerape política; e Paulo Freire, através de sua pedagogia emancipatória.
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