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LETICIA DIOGO DE OLIVEIRA MOURA
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Os significados dos residentes de enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino-aprendizagem no campo de prática
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Data: 29/08/2022
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A formação em enfermagem obstétrica busca contemplar recomendações técnicas que contribuam de forma significativa para a transformação do cenário da assistência obstétrica. A compreensão da importância do processo de ensino-aprendizagem na qualificação de novos profissionais é parte da transformação deste cenário. Objeto de estudo: os significados dos residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cenários de prática do programa de Residência de Enfermagem Obstétrica. Questão norteadora: Quais os significados dos residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem exercido no cenário de prática de enfermagem obstétrica? Objetivo geral: analisar os significados dos residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem no cenário de prática da residência em enfermagem obstétrica. Objetivos específicos: descrever o processo de ensino-aprendizagem vivenciado com os residentes de enfermagem obstétrica; discutir os possíveis obstáculos no cenário de prática que impactam no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A pesquisa foi realizada no programa de residência de enfermagem obstétrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Os participantes da pesquisa foram vinte e dois residentes do 1º e 2º ano do programa, que obedeceu ao recrutamento intencional e aplicação dos seguintes critérios de inclusão: estar regularmente matriculados como residentes; ter passado pelo menos 1 mês no nível de UBS, hospitalar e da gestão. Como critérios de exclusão foi estabelecido: residentes de licença maternidade ou por doença; residentes que desistiram do programa. A coleta de dados foi por meio de quatro grupos focais com ambas as turmas, tendo três grupos com seis residentes e um grupo com 4 residentes, obtendo duas recusas de participação. Os grupos obtiveram dois encontros presenciais e média de 120 minutos. Ainda foi utilizado o mapa conceitual sobre pontos positivos e negativos da residência. Foi utilizada a gravação de áudio que foi transcrito na integra as informações. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, conforme o nº 5.443.574/2022. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo na modalidade temática com apoio na organização do software ATLAS.ti 22.7, com a realização dos seguintes códigos: Preceptoria; o residente R2; acolhimento da residência; o curso da residência em enfermagem obstétrica. Os resultados mostraram que o processo de ensino-aprendizagem pode ser um elo facilitador e integrador com a preceptoria, sendo muitos referenciais profissionais com foco de formação de novos enfermeiros obstétricos de qualidade. Mas, também a necessidade de repensar processo de trabalho nos cenários de prática, com as instituições parceiras e do trabalho do enfermeiro-preceptor, com o trabalho interprofissional de agregação de novos conhecimentos e oportunidades de trocas para essa construção, tanto de preceptores, residentes e distintos profissionais no campo de trabalho. Também a ampliação de investimento na preceptoria como alicerce para garantir uma melhor formação. Conclui-se que este estudo atingiu os seus objetivos iniciais, dando elucidação aos significados dos residentes em enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino aprendizagem e forneceu subsídios para que futuras mudanças sejam pensadas e realizadas na formação de novos profissionais obstetras.
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NYVIA CRISTINA DOS SANTOS LIMA
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CONHECIMENTO DE FAMÍLIAS RIBEIRINHAS RELACIONADO ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
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Data: 26/08/2022
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Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são problemas de Saúde Pública, devido à sua magnitude e dificuldade de acesso ao tratamento adequado. Considerando a magnitude e consequências das IST para o mundo; é importante proporcionar e desenvolver estudos que permitam aos pesquisadores e gestores de políticas públicas e investimentos sociais traçarem estratégias específicas, sólidas e de longo prazo para a transformação dos comportamentos. Objetivo: Avaliar o conhecimento de famílias ribeirinhas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis. Metodologia: Pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa. Foi realizada na cidade de Igarapé- Miri- PA, comunidadedo rio Meruú, caracterizada como uma comunidade ribeirinha. O período de coleta foi janeiro de 2022, por meio de vista in loco, com uso de formulário. Para análise foi realizada a análise de conteúdo de Bardin e como suporte o software IRAMUTEQ, a partir de uma organização temática. Resultado: Foram entrevistadas 38 famílias, sendo que 07 moradores não aceitaram e 06 casas não havia moradores. Os dados apontaram 04 classes apresentadas como: autocuidado, percepção, acessibilidade e disponibilidade de tratamento. Considerações finais: Conclui- se que há urgência na adequação da assistência/ acesso a saúde dessa população no que relaciona- se com as Infecções sexualmente transmissíveis. Os moradores tem conhecimento deficitário sobre as doenças sexualmente transmissíveis relacionadas ao acesso de serviços e o processo sociocultural.
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SIRLEY COSTA DE BARROS
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COVID-19 em parturientes: estudo de caso controle.
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Data: 25/08/2022
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Objetivo: Conhecer a evolução clínica da COVID-19 na parturiente. Metodologia: É um estudo epidemiológico observacional, retrospectivo do tipo caso controle. A população do estudo será o prontuário de aproximadamente 482 parturientes, internadas na Santa Casa de Misericórdia do Pará no período de março de 2020 a junho de 2021. A coleta dos dados será realizada no serviço de Gerência de Arquivo Médico – GAME onde ficam arquivados prontuários de pacientes internados na instituição e prontuários eletrônicos. Considerando um pareamento de um para um, serão organizados em um grupo de casos, parturientes com COVID-19 (482 prontuários) e um grupo de controle, parturientes sem COVID-19 (482 prontuários). As estatísticas descritiva e analítica, foram realizadas no software BioEstat® 5.4. Foram atendidos os preceitos éticos da Resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde.
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ELANNIRA SOZINHO AMARAL
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Percepção dos preceptores da residência em enfermagem obstétrica sobre o processo ensino aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior da Região Norte
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Data: 19/08/2022
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O objeto deste estudo é a percepção dos preceptores da residência em enfermagem obstétrica sobre o processo ensino aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior da Região Norte. A residência é um curso de pós-graduação oferecido pelas Instituições de Ensino Superior (IES), no qual o processo ensino aprendizagem se efetiva na formação prática nos serviços de saúde que envolve aluno residente e preceptor. O preceptor se caracteriza como o profissional atuante nos serviços de saúde que se responsabilizam pela formação prática do residente em campo. Questão norteadora: Qual a percepção dos preceptores da residência em enfermagem obstétrica sobre o processo ensino aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior da Região Norte? Objetivo geral: Compreender a percepção sobre o processo ensino-aprendizagem entre os preceptores da residência em enfermagem obstétrica. Objetivos específicos: Descrever o perfil sociodemográfico dos preceptores; analisar de que forma ocorre na prática dos serviços o processo ensino aprendizagem; identificar os desafios encontrados durante o processo ensino aprendizagem na ótica do preceptor. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa tem como cenário o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes do estudo, foram 16 preceptores cadastrados no Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da UFPA. Critérios de inclusão: Ser especialista em Enfermagem Obstétrica; possuir experiência mínima de dois anos na área de obstetrícia/saúde da mulher; atuar como preceptor da Residência de Enfermagem Obstétrica por no mínimo dois anos. Critérios de exclusão: Preceptores que estavam ausentes por motivo de férias ou licença. A coleta dos dados ocorreu por meio de dados primários, colhidos através de uma entrevista semiestruturada, contendo perguntas abertas e fechadas. As entrevistas foram gravadas em áudio através de aparelho eletrônico (celular), e posteriormente foram transcritas na íntegra e submetidas à análise. As informações coletadas foram analisadas e interpretadas utilizando-se da técnica metodológica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), para auxiliar no tratamento dos resultados foi utilizado o software IRAMUTEQ. Utilizou-se como referencial teórico o Edgar Morin. Resultados: Perfil sociodemográfico: a idade variou de 29-56 anos; 87,5% (14) eram do sexo feminino; 37,5% (06) declararam-se solteiros; 50% (08) casados e 12,5% (02) em união estável. Com relação a formação, todos graduaram em universidades públicas; 68,8 (11) fizeram pós-graduação lato sensu com carga horária de 360 h e 31,2% (05) na modalidade residência; 12,5% (02) possuíam mestrado. Foi utilizada três análises geradas pelo IRAMUTEQ. Na nuvem de palavras destacaram-se as seguintes palavras: preceptor, prático, paciente, ensino, serviço, profissional, conhecimento teórico, enfermeiro e hospital. Na análise de similitude as palavras com maior destaque foram: preceptor e prático. Por fim na última análise, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) obtivemos 6 classes que após análise foram separadas em 4 categorias com os seguintes temas: Processo ensino aprendizagem; Desafios para efetivação do processo ensino aprendizagem; Ensino voltado para o cuidado integral obstétrico; e A importância da residência para efetivação do processo ensino aprendizagem.
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ANA CAROLINA DE SOUSA GOMES
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Experiências de familiares cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos à luz da teoria de Meleis
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Data: 09/08/2022
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O Câncer é considerada a segunda principal causa de morte na Região das Américas, sendo diagnosticados no ano de 2020, quatro milhões de novos casos e cerca de 1,4 milhão de mortes devido à doença. A nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas ao câncer, evidenciando a necessidade de investimentos na promoção de saúde e na busca da modificação dos padrões de exposição aos fatores de risco. O diagnóstico da doença mobiliza nos pacientes e seus familiares sentimentos positivos e negativos que precisam ser compreendidos pelos profissionais de saúde. Sendo assim, as famílias, por sua vez são incluídas no processo de cuidar, como forma de adaptá-las às situações relacionadas ao adoecimento e à terminalidade, para que também possam dar o adequado suporte a seus doentes. Nesse momento, os familiares vivenciam uma transição para um novo papel, como familiar cuidador. Diante de tais considerações, e da relevância dessa temática no campo da enfermagem, a Teoria das Transições de Afaf Ibrahim Meleis foi selecionada como fundamentação teórica para o presente estudo. Tendo como objetivo geral, compreender as experiências de familiares cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos, à luz da teoria das transições de Afaf Meleis. E como objetivos específicos: analisar as experiências no processo de transição do familiar de pacientes em cuidados paliativos oncológicos ao exercer o papel de cuidador; descrever os fatores facilitadores e inibidores da transição no processo de cuidar do paciente oncológico; conhecer como os familiares cuidadores vivenciam o luto e suas fases durante o processo de cuidar de um paciente oncológico. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Realizado na Clínica de Cuidados Paliativos (CCPO) 1 e 2 do Hospital Ophir Loyola (HOL), no período de junho de 2022 A população do estudo foi constituída por 15 familiares cuidadores de pacientes oncológicos em tratamento nas referidas clínicas, com idade superior a 18 anos, que possuem laços consanguíneos, de afeto e/ou amizade com o paciente, independente do grau de parentesco, em condições físicas, emocionais e psicológicas para responder aos questionamentos, e que aceitaram participar voluntariamente do estudo após leitura e assinatura dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A análise de dados se deu por meio da Análise Temática (AT) de Braun e Clarke, uma técnica de análise qualitativa composta de seis fases. Surgiram assim três grandes temas, que foram analisados e discutidos com base no modelo da Teoria das Transições de Meleis: a transição de papéis, os fatores facilitadores e inibidores da transição para o processo do cuidar e os estágios do luto no processo de morte e morrer. Tais categorias evidenciam que os familiares cuidadores vivenciaram uma transição saudável, a partir de uma transição situacional dada a aquisição de um novo papel, identificando as propriedades de consciência, engajamento e mudança, com aquisição de habilidades e atitudes frente ao adoecimento de um ente querido, permeada pelas terapêuticas de enfermagem e da equipe multiprofissional no contexto dos cuidados paliativos. A partir dos resultados foi possível compreender as experiências dos familiares cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos, e a importância das intervenções de enfermagem no processo de morte e morrer, promovendo assim uma transição saudável no contexto do cuidar.
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THAYZA MIRELA OLIVEIRA AMARAL
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Percepção de enfermeiros empreendedores sobre competências necessárias para empreender na enfermagem
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Data: 01/08/2022
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Introdução: Competência está ligada ao saber e fazer com qualidade. Desenvolver competências demanda interagir no âmbito em que se realiza o trabalho, para resultar em um pleno exercício da profissão. Este estudo possui o objetivo de analisar as percepções de enfermeiros empreendedores de negócios sobre as competências necessárias para empreender na enfermagem. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, derivado de um macroprojeto intitulado “Enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil: mercado de trabalho e formação”. Os participantes foram enfermeiros empreendedores de negócios, com tempo de atuação igual ou superior a 42 meses. Os critérios de seleção foram: (1) ser enfermeiro; (2) ter respondido a Fase 1 do macroprojeto; (3) ter atividade empreendedora atual ou anterior de pelo menos 42 meses. Para exclusão, foram: (1) enfermeiros em atuação empreendedora não relacionada ao trabalho de enfermagem e (2) afastados da atividade empreendedora por qualquer motivo. A coleta de dados foi realizada no período de julho a outubro de 2021, através de uma videochamada ou envio das respostas pelo Whatsapp. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, além do uso do software IRaMuTeq. Resultados: Verificou-se no corpus textual, que o software reconheceu 200 textos, obteve 467 segmentos de texto, reclassificou-os em 14.619 ocorrências e 2.410 formas, além de 1.281 hápax. O Dendograma da Classificação Hierárquica Descendente gerado conteve quatro classes envolvendo os seguintes pontos: conceitos envolvendo empreendedorismo e competência, competências empreendedoras, desenvolvimento de competências empreendedoras em estudantes de enfermagem, além de desafios enfrentado por enfermeiros que empreendem. Conclusão: Através deste estudo, foi possível conhecer a perspectiva de enfermeiros empreendedores a respeito de competências utilizadas em sua prática. Conhecer este processo não apenas fortalece a prática empreendedora na enfermagem, como também é um meio para expandir o empreendedorismo tantos nos espaços de formação quanto nos meios laborais.
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DIEGO JOÃO DE LIMA ARRAIS
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Transição do cuidado na alta hospitalar para o domicilio de pacientes recuperados de COVID-19 no contexto amazônico
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Data: 01/08/2022
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Objetivo: Avaliar a qualidade da transição do cuidado de pacientes pós-COVID-19 que tiveram alta do serviço hospitalar para o domicílio. Método: Estudo quantitativo, do tipo transversal, descritivo e analítico realizado em um hospital universitário no Norte do Brasil, de maio a dezembro de 2021. A amostra foi composta por 49 participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário sociodemográfico e do instrumento de avaliação da transição de cuidados, o Care Transitions Measure (CTM-15) traduzido e validado para o português. Resultados: A pontuação média para a transição do cuidado foi de 87,4 (±16,1). O Fator 1 (Treinamento de Autogestão) obteve uma pontuação média de 82,6 (± 14,8), Fator 2 (Entendimento da Medicação) 86,6 (± 15,0), Fator 3 (Preferências Respeitadas) 82,0 (± 16,7) e Fator 4 (Plano de Cuidados) 81,2 (±18,2). Conclusão: A qualidade da transição do cuidado percebida pelo paciente recuperado de COVID-19, ou por seus cuidadores, no processo de alta hospitalar para o domicílio, foi considerada alta, evidenciando o envolvimento da equipe multiprofissional no preparo e orientações para o seguimento dos cuidados no domicílio, reduzindo as taxas de re-internações e complicações pós alta hospitalar.
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SÁVIO FELIPE DIAS SANTOS
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Educação Interprofissional na Formação em Saúde do Curso de Graduação em Enfermagem
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Data: 01/08/2022
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A saúde apresenta uma assistência fragmentada e esse processo ocorre de vida a forma como está sendo construída a graduação do profissional egresso das Instituições de Ensino Superior, logo, romper com essas lacunas existentes devido uma educação tradicional e abordar novas técnicas como, a Educação Interprofissional, em que se busca a necessidade do trabalho em equipe voltado a contribuições de práticas e visões para melhora de um mesmo objeto de estudo. O objetivo geral desse estudo foi conhecer, no âmbito dos currículos e dos planos de ensino dos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas, conteúdos que abordem a educação interprofissional em seus projetos pedagógicos, já em relação ao objetivo específico, o estudo buscou caracterizar os cursos de enfermagem de universidades públicas federais, estaduais e municipais, quanto a distribuição regional e a proposta curricular em relação a educação interprofissional e caracterizar as ementas das disciplinas inseridas nos projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem que abordam a educação interprofissional. A revisão de literatura deste estudo será construída a partir de fontes teóricas e artigos científicos capturados em base de dados e bibliotecas virtuais, sendo assim, foram delineados os seguintes sub-temas: As diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem; A formação profissional em saúde e Educação interprofissional na formação em saúde. Trata-se de estudo observacional, exploratório, de corte transversal descritivo e analítico, que realizou um inquérito tendo como fonte de dados documentos. A amostra extraída das 140 Instituições de Ensino Superior pesquisadas na plataforma E-MEC foi composta por 88 Instituições de Ensino Superior, sendo que a partir delas foram construídos apresentando como base o instrumento de coleta de dados: 1) Dados gerais das IES; 2) Dados gerais dos cursos; 3) Localização geográfica dos cursos; 4) O PPC possui a disciplina EIP; 5) Aspectos gerais do PPC dos cursos e; 6) Aspectos específicos da EIP no PPC dos cursos. Percebe-se que o discente apresenta uma bagagem intelectual necessária para contribuir com a Educação Interprofissional, mas que se faz necessário esse conteúdo dentro de uma disciplina ou transversal a várias que possam fazer com que os discentes aprendam na teoria e nas práticas os fundamentos necessários para o trabalho em equipe e também para uma assistência de qualidade. Por fim, vale ressaltar que os currículos necessitam de mais componentes curriculares que se embasem nessa metodologia de ensino, visto que há um grande comprometimento nos atributos profissionais desses discentes que acabam por aprender e contribuir com o outrem, através desse projeto pedagógico singular que leciona através das práticas em saúde de cada profissional dentro de uma ótica plural do cuidado humanizado e holístico. Portanto, compreender a Educação Interprofissional (EIP) é um processo lento, mas necessário dentro dos componentes curriculares e ementas das universidades públicas, uma vez que essa metodologia busca trazer um olhar diferenciado aos discentes do curso, desfragmentando o processo linear e isolado da aprendizagem tradicional.
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EMILY SILVA PONTES
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Enfermeiros Empreendedores de Negócios no Brasil: perfil sociodemográfico e de formação
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Data: 01/08/2022
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Objetivo: Analisar características sociodemográficas e de formação de enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil. Método: Estudo transversal, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa; apresenta-se como um recorte do macroprojeto de pesquisa intitulado Enfermeiros Empreendedores de Negócios no Brasil: mercado de trabalho e formação que objetiva investigar o empreendedorismo empresarial na enfermagem brasileira e os aspectos de sua formação. Participaram 185 enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil, mediante técnica de amostragem não probabilística, por conveniência. Utilizou-se um questionário online para coleta de dados elaborado no Programa SurveyMonkey, com link de acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados, a partir da análise estatística descritiva, onde as variáveis quantitativas foram apresentadas por média, desvio padrão e tendência central e as categóricas descritas por frequências absolutas e relativas. Resultados: os enfermeiros empreendedores de negócios apresentaram um perfil predominantemente feminino, de cor branca, na faixa etária de 31 a 40 anos, com renda bruta mensal de até quatro salários mínimos, tendo a maior concentração de negócios na Região Sudeste, capital, com expressiva atuação na cidade de São Paulo; revelaram-se ainda, especialistas iniciantes, motivados pela busca de realização pessoal, do aumento de renda e na oportunidade de empreender. Conclusão: os resultados revelam as características dos enfermeiros empreendedores brasileiros, e a necessidade de processos e fluxos que atendam às necessidades do profissional no âmbito da formação e do trabalho, a formulação de políticas públicas que respeitem as características sociodemográficas e a experiência dos profissionais empreendedores; além de promover a visualização de espaços ainda pouco explorados, visibilidade profissional e a descoberta de práticas ampliadas de enfermagem por meio do empreendedorismo.
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LUCAS VINICIOS SODRÉ GOMES
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Representações sociais de enfermeiros sobre a espiritualidade na assistência a pacientes oncológicos
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Data: 01/08/2022
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A relação entre a espiritualidade e religiosidade sempre são pauta de longas discussões, tanto no meio acadêmico como no contexto social entre a comunidade de forma geral. Entretanto, sabe-se que a espiritualidade alberga experiências de cunho universal, valor culturais e íntimos de um determinado grupo de indivíduos, enquanto a religiosidade está ligada à com a doutrina, relações com o sobrenatural e com o sagrado. Por conseguinte, a relação da espiritualidade com a enfermagem, está vinculada à integralidade durante o cuidado do hospitalar e, dessa forma mostra-se positiva e associada à predisposição a melhora no quadro clínico quando experimentados sentimentos como: angústia, medo e questionamentos sobre a vida e a morte. As representações sociais proporcionaram familiarizar o fenômeno social da espiritualidade em meio hospitalar e no contexto da enfermagem. Este trabalho tem por objetivo compreender as representações sócias de enfermeiros sobre a espiritualidade e suas implicações ao cuidado de enfermagem prestado aos pacientes oncológicos. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e que emprega as bases da Teoria das Representações Sociais (TRS). Foi empregada a vertente processual da escola Francesa de psicologia social defendida por Serge Moscovici e Denise Jodelet e colaboradores. Para análise dos dados, utilizando a análise temática de Braun & Clarck. Dessa maneira foi possível a compreensão das representações sociais e as vivências dos enfermeiros sobre as necessidades psicoespirituais e a e as implicações para a enfermagem uma vez que está ligado às alterações desse processo em paciente oncológico.
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RICKY FALCAO SILVA TRINDADE
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Perfil acadêmico-profissional de professores de pós-graduação stricto sensu em enfermagem: uma análise por subárea de conhecimento
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Data: 01/08/2022
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Introdução: área de Enfermagem possui oito subáreas de conhecimento: Enfermagem fundamental; Enfermagem de doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas; Enfermagem em saúde do adulto e do idoso; Enfermagem em saúde da mulher; Enfermagem em saúde da criança e adolescente; Enfermagem na gestão e gerenciamento; Enfermagem em saúde mental; Enfermagem em saúde coletiva, sugere-se que cada uma das subáreas de enfermagem possua características bem delimitadas e distintas para o ensino e pesquisa, seja nas fontes ou na produção de conhecimentos. Objetivo geral: descrever o perfil acadêmico-profissional de professores de programas de pós-graduação stricto sensu da área de Enfermagem por subárea do conhecimento. Método: Trata-se de um estudo transversal, documental, com abordagem quantitativa que se estruturou a partir das etapas propostas por Gil (2022): a) formulação do problema e dos objetivos; b) identificação das fontes; c) localização das fontes e acesso aos documentos; d) avaliação dos documentos; e) seleção e organização das informações; f) análise e interpretação dos dados; g) redação do relatório, a coleta de dados ocorreu de março de 2020 à dezembro de 2020 sendo as principais fontes de dados: Plataforma Sucupira e Plataforma Lattes. Resultados: A amostra concentrou-se na subárea de atenção a enfermagem à saúde do adulto e idoso sugerindo ser o foco prioritário para a enfermagem enquanto a atenção a enfermagem a doenças emergentes e reemergentes teve uma representação pouco expressiva. Identificou-se que professores de enfermagem realizam predominante as seguintes atividades: ministram aulas na graduação (93,68%), na pós-graduação (93,26%), são revisores de periódicos (90,88%) e são coordenadores de projeto de pesquisa (96,77%). A desigual de distribuição de programas de pós-graduação no Brasil em enfermagem é igualmente representada quando observada o local de formação, em todos os níveis, principalmente quando se compara a região Sudeste e Norte. Com exceção da coordenação projetos de extensão e de ensino, mais do que a metade dos professores desenvolve um conjunto de atividades que demandam tempo, conhecimento, gestão e conhecimentos diversos. Considerações finais: foi possível realizar uma avaliação da área de enfermagem sendo possível detectar processos de organização assimétricos principalmente na localização dos programas e número de professores os quais concentram-se na região sudeste enquanto norte e centro-oeste são preteridos. Em relação ao processo assimétrico chama a atenção a inexistência de cursos de doutorado na região norte a qual parece ser prejudicada em vários aspectos como: distância do centro formativo da área -sudeste-, baixa disponibilidade de recursos e financiamentos, métricas de avaliação que não condizem com o contexto amazônico. O estudo fornece subsídios para uma análise profunda do estado da área no período observado e acredita-se que são possíveis contribuições para o refinamento de métricas de avaliação de agências de fomento e até mesmo sobre as reflexões.
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FABIO CONCEIÇÃO DOS SANTOS
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Características epidemiológicas e análise temporal de sífilis congênita na região norte do Brasil de 2010 a 2019
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Data: 29/07/2022
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As infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) são consideradas um problema de saúde pública, estando entre as patologias transmissíveis mais comuns e isso têm um impacto direto sobre a saúde reprodutiva e infantil, acarretando infertilidade e complicações na gravidez e no parto, além de causar morte fetal e agravos à saúde da criança de forma permanente. Dentre as IST´s a sífilis é uma das mais frequentes, sendo exclusiva do ser humano, e quando ocorre a transmissão vertical, ou seja, da mãe para a criança, denomina-se sífilis congênita. Esforços mundiais são empregados para eliminação da Sífilis Congênita, no entanto, a sua incidência ainda é alta em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Objetivo: Avaliar a epidemiologia e tendência temporal de Sífilis Congênita na região Norte do Brasil de 2010 a 2019. Materiais e Método: Trata-se de uma Pesquisa epidemiológica-descritiva, retrospectiva com abordagem quantitativa, que analisou o perfil epidemiológico e temporal de casos de Sífilis Congênita na Região Norte do Brasil de 2010 a 2019, através de dados constados no SINAN e SINASC. Foi realizada a análise descritiva dos dados sociodemográficos, seguida da análise temporal, através de cálculo da incidência do modelo de regressão por pontos de inflexão (Joinpoint Regression Analysis), e que permite conhecer a variação percentual anual (VPA) e a do período completo, denominada variação percentual anual média (VPAM). Para cada tendência detectada foram considerados o intervalo de confiança de 95%. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Foram registrados 14.434 casos de sífilis congênita na Região Norte, e os dados sinalizaram as características maternas, mostrando que a maioria se encontrava em idade reprodutiva, seguido daquelas com período migratório para a idade adulta, sendo que grande parte não concluíram o ensino fundamental e médio, havendo predominância fenotípica da cor parda, seguida da cor branca. Ainda, a maioria dos diagnósticos da sífilis gestacional aconteceu no pré-natal, com as mesmas realizando acompanhamento em 79,54 % dos casos, e parceiros em tratamento em apenas 34,68 %, sendo a sífilis congênita recente como a mais diagnosticada em 99,73 % do nascimento até 23 meses incompletos. Houve significância para as taxas de incidência crescente anual média, em vários Estados e capitais da região. Conclusão: Neste estudo houve uma limitação em relação ao tempo para uma investigação com maior acurácia, devendo englobar outros dados epidemiológicos e locais e em regiões de maior incidência desta patologia. Assim sendo, se faz necessário à realização de outros estudos sobre SC que trabalhem com análise espacial em suas diversas regiões, contribuindo para a melhora dos indicadores de saúde materno-infantil.
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ELLEN CHRISTIANE CORREA PINHO
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FATORES DA VULNERABILIDADE ASSOCIADOS À SÍFILIS E HIV EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA
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Data: 26/07/2022
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Introdução: Verifica-se uma intensificação de casos pelo vírus da imunodeficiência humana e sífilis em alguns segmentos populacionais, principalmente a região Norte do Brasil. O Pará tem a segunda maior taxa de mortalidade por aids e aumento crescente na incidência das infecções sexualmente transmissíveis (IST) notificáveis. Nessa esfera epidemiológica estão incluídos a população ribeirinha que sofre com desigualdades sociais e de acesso a saúde. Objetivo: Identificar as dimensões e os fatores da vulnerabilidade individual, social e programática associados a ocorrência de sífilis e HIV em uma população adulta residente de ilhas de um munícipio da região Amazônica. Método: Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico de abordagem quantitativa. Participaram do estudo 332 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. A coleta ocorreu através de aplicação de dois questionários - Sexually Transmitted Disease Knowledge Questionnaire e Questionário socioepidemiológico da pesquisa de conhecimentos, atitudes e práticas da população brasileira adaptado. A investigação para as infecções foi realizada por meio de teste rápido para HIV e sífilis, e coleta de sangue periférico para realização de Reaginina Plasmática Rápida nos casos de teste rapido reagentes para sífilis. Para análise de dados foi realizada estatística descritiva e modelo de regressão logística. Resultados: A prevalência foi de 6,15% (20/325) para as IST estudadas. As variáveis relacionadas à vulnerabilidade individual que se associaram ao desfecho chance de infecção foi quase quatro vezes maior em participantes com idade maior ou igual a 48 anos (p=0,022), ter feito transfusão sanguínea (p=0,023), pessoas que tiveram mais que um parceiro sexual nos últimos 6 meses (p=0,028) e não conhecer o preservativo feminino (p=0,031); possuir parceiro sexual (p=0,041) apresentou 0,33 chances ao desfecho. Para vulnerabilidade social nenhuma variável teve associação. E na dimensão programática, não ter feito teste rápido para HIV apresentou um risco de 0,26 chances (p=0,021). A associação entre os fatores de nível de conhecimento sobre IST estiveram presentes nas três dimensões da vulnerabilidade. Dentre elas, participantes com idade maior ou igual a 48 anos apresentaram risco 1,93 vezes maior (p=0,012) para baixo nível de conhecimento sobre IST’s, não conhecer a sorologia do parceiro tiveram um risco de 1,92 vezes (p=0,011); chance de quase 4 vezes maior (p=0,000) foi obtido entre os ribeirinhos com baixa escolaridade; nunca ter feito teste para IST na vida teve chance de 2,51 (p=0,000), e não ter acesso a camisinha no último ano o risco foi de 1,95 vezes (p=0,006) de baixo conhecimento. Conclusão: A população ribeirinha é vulnerável às infecções sexualmente transmissíveis em todas as dimensões da vulnerabilidade.
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WINNIE TAISE PENA MACEDO
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PROTOCOLO ASSISTENCIAL PARA PREVENÇÃO E MANEJO COM LESÃO POR PRESSÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS
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Data: 25/07/2022
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Introdução: Ao se deparar com um paciente com lesões de pele no fim da vida, a tomada de decisões por enfermeiros, pode ser desafiadora, seja pela incerteza dos objetivos do cuidado, seja pelas preocupações em gerar angústias e desconforto ao paciente e seus familiares. Não é incomum encontrar condutas que divergem a respeito dos cuidados com a pele no fim da vida, assim, surge a necessidade de instrumentalizar os profissionais de saúde e assim harmonizar a condução da sua assistência. Objetivos: Analisar as informações sobre prevenção e os cuidados com lesão por pressão, necessárias para pacientes em cuidados paliativos oncológicos no contexto hospitalar, que possam compor um protocolo assistencial a ser construído e validado. Método: trata-se de estudo metodológico desenvolvido em três etapas: revisão de literatura; produção tecnológica e validação semântica, com abordagem qualitativo-quantitativa. Foi realizado no Hospital Ophir Loyola. A amostra foi do tipo intencional e a população composta por enfermeiros assistenciais que atenderam aos critérios de elegibilidade. Os enfermeiros foram apresentados ao protocolo, a fim de que o manuseassem e descrevessem as suas impressões, além do instrumento de avaliação, que teve por objetivo verificar a concordância entre os participantes por meio Escala de Likert, e para validação do conteúdo, foi utilizado o IVC. Resultados: A primeira etapa dos resultados se deu pela construção de uma Revisão Integrativa de Literatura. A segunda etapa foi a construção do protocolo, elaborado com base nas evidências advindas da RIL, bem como apoiou as suas recomendações por meio de um guideline. A terceira etapa, foi a validação semântica que teve por objetivo verificar a compreensão, relevância e a possível necessidade de modificação dos itens do protocolo. A população foi composta por 7 enfermeiros, a maioria tinha idade entre 35-45 anos, pósgraduação lato sensu, atuava na assistência, tinham experiência em lesões por pressão no cenário dos cuidados paliativos há mais de 10 anos. Quanto a validação do conteúdo, o protocolo apresentou IVC de 0,98, sendo considerado validado pelo público-alvo, conforme a metodologia proposta. Discussão: Destaca-se que o público-alvo deste estudo validou o protocolo com valores elevados, tendo a maioria dos subitens a concordância máxima, o que reflete um excelente nível de aceitabilidade do protocolo. Assim, uma nova rodada de validação não foi necessária, pois, o IVC individual de cada subitem foi superior a 0,80. Conclusão: Espera-se que este protocolo possa ser utilizado em diversos cenários que haja assistência à saúde para essa população tão frágil e vulnerável. Espera-se ainda que este instrumento possa como instrumentalizar os profissionais de enfermagem e, repercutindo positivamente na qualidade de vida dos pacientes oncológicos em cuidados paliativos com lesão por pressão, sobretudo aqueles que perpassam pela sua fase final de vida.
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MELYANE DE ASSUNCAO GAIA
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ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM APLICATIVO PARA MEDIAR O FLUXO DE TRABALHO DE ENFERMEIROS SOBRE HIV/AIDS: fase 1
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Data: 19/07/2022
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O HIV/AIDS é um problema saúde mundial e a região norte brasileira tem se destacado com aumento de casos novos e alta morbimortalidade em todo país. Desde a descentralização do diagnóstico do HIV para a atenção primaria à saúde (APS), o enfermeiro tem ganhado autonomia no seu fluxo de trabalho, o que exige significativo arsenal tecnológico para as ações de planejamento, organização e operacionalização dos serviços. Embora a usabilidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) seja uma ferramenta poderosa para engajamento e promoção da saúde, ainda não há um aplicativo móvel direcionado ao fluxo de trabalho do enfermeiro sobre HIV/AIDS. Por isso, o presente estudo traz como questão de pesquisa “Qual a validade de conteúdo do protótipo para um aplicativo que possa mediar a assistência de enfermeiros às pessoas vivendo com HIV?”. OBJETIVO: Elaborar e validar o conteúdo de um protótipo para aplicativo móvel para telefone que possa mediar assistência dos enfermeiros sobre a promoção da saúde, prevenção da infecção pelo HIV. MÉTODO: trata-se de um estudo metodológico para elaboração e validação de conteúdo par aplicativo móvel (fase1) baseado no referencial teórico-metodológico o modelo proposto por Pasquali (2013) e a teoria da elaboração de instrumentos de medida de fenômenos da ciência da enfermagem (DA SILVA MEDEIROS et al., 2015). O estudo ocorreu em três fases: (i) identificação dos temas geradores pela revisão integrativa da literatura e pelo diagnóstico situacional das necessidades da população alvo; (ii) elaboração do conteúdo na primeira versão da tecnologia educacional e (iii) validação do conteúdo pelos especialistas. Os dados obtidos da validação foram submetidos à análise do índice de validade de conteúdo (IVC) baseado na média do IVC por cada item (Polit and Beck,2006). RESULTADOS: Aproximadamente 39% dos juízes possuiam experiência superior a 20 anos em Saúde Pública e 84,6% possuíam doutorado. Quanto a validação de conteúdo, na versão final verifica-se que todos os Índices de Validade de Conteúdo <0,80, indicando alta validade do conteúdo da tecnologi educacional acerca do fluxo de trabalho de Enfermeiros à pessoas vivendo com HIV. Quanto aos índices de I-CVI e S-CVI/AVE, obteve, em ambos, valor de 1,00 conforme análise dos juízes.CONCLUSAO: Evidenciou-se que a nova versão do conteúdo do aplicativo possui validade de conteúdo e aparência, constituindo-se em uma tecnologia educacional passível de ser utizada na Atenção Básica, com vistas a contribuir para a organização do processo de trabalho dos enfermeiros, conferindo autonomia e visibilidade a sua prática.
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SARA MELISSA LAGO SOUSA
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ANÁLISE ESPACIAL DA MORTALIDADE POR AIDS ENTRE JOVENS NO PARÁ E OS IMPACTOS DOS DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE
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Data: 15/07/2022
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Introdução: Mundialmente, as políticas de combate ao HIV levaram a uma pequena diminuição na taxa de mortalidade por Aids entre os jovens, sendo essa de somente 6% entre os jovens de sexo masculino. Para uma melhor eficácia dessas políticas, faz-se necessário levar em consideração a influência dos determinantes sociais de saúde (DSS) sobre a taxa de mortalidade em cada território. Objetivo: Analisar espacialmente a taxa de mortalidade por Aids entre jovens no estado do Pará e a variabilidade espacial da taxa promovida pelos DSS no período de 2007 a 2018. Método: Estudo ecológico empregando dados secundários provenientes do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Foram incluídos no estudo todas as notificações de mortes por Aids em jovens residindo no estado do Pará entre 2007 e 2018. A taxa de mortalidade foi analisada empregando-se as técnicas de distribuição e autocorrelação espacial, varredura espacial, e da regressão geograficamente ponderada (GWR). Resultados: No período do estudo foram notificados 1.372 mortes por Aids entre jovens paraenses. A taxa de mortalidade por Aids apresentou expansão territorial. A autocorrelação espacial apresentou dois agrupamentos alto-alto no período de 2007 a 2010, sendo um formado por municípios do sudeste paraense e outro na região metropolitana de Belém (RMB), permanecendo somente o agrupamento da RMB entre 2011 e 2018. A RMB apresentou o maior risco espacial para a mortalidade por Aids e a única com o risco espaço-temporal no período de 2013-2018. A variabilidade espacial da taxa de mortalidade por Aids foi promovida pela "taxa de homicídio entre jovens", "taxa de abandono do ensino fundamental" e "pelo número de famílias cadastradas no CADÚNICO". Conclusão: Esse estudo fornece subsídios para implementação de políticas focais e mais eficazes no combate ao HIV e para a diminuição da taxa de mortalidade entre os jovens paraenses.
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TICIANNE ALCANTARA DE OLIVEIRA
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ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO SEMÂNTICA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE SÍFILIS PARA MULHERES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA
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Data: 11/07/2022
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Objetivo: Este estudo teve por objetivo elaborar e validar uma cartilha sobre sífilis com base no conhecimento de mulheres ribeirinhas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada em três etapas: construção da tecnologia educacional, aplicação do teste piloto e validação da semântica. A etapa de elaboração foi subsidia por uma revisão integrativa da literatura e diagnóstico situacional com o público-alvo, destas emergiram o tema gerador e a tecnologia educacional em saúde adequada para abordar a temática. A segunda etapa que compreendeu o teste piloto foi realizada na ilha do Maracujazinho, no município do Acará com 22 mulheres ribeirinhas que avaliaram a primeira versão da cartilha. Na terceira etapa ocorreu a validação semântica da segunda versão da tecnologia, na ilha do Combu, em Belém do Pará. Resultado: identificou-se na etapa de validação semântica o perfil sóciodemográfico desta população feminina que em sua maioria possui entre 30 a 39 anos, com grau de escolaridade em ensino fundamental incompleto, com estado civil declarado como união estável, possuem de 1 a 3 filhos, não estavam gestantes e não realizam/realizaram tratamento para sífilis, com uma exceção. A cartilha foi validada por 23 mulheres ribeirinhas da ilha do Combu, e o índice de concordância semântica obtido foi igual a 1, ou seja, com 100% de concordância. Conclusão: a cartilha é um instrumento validado para abordar o tema sífilis com mulheres ribeirinhas.
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ANDREY OEIRAS PEDROSO
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Epidemia do HIV e os Determinantes Sociais em Saúde Entre Jovens no Contexto Amazônico: Análise Geograficamente Ponderada e Projeções Temporais
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Data: 11/07/2022
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Introdução: No Brasil, a taxa de detecção de HIV/Aids (/100 mil hab.) demonstrou decréscimo na população geral de 17,2%, de 2009 (21,5) a 2019 (17,8). Entretanto, tal taxa aumentou substancialmente entre a população jovem, que apresentaram a maior taxa de detecção no país, 52,0 (/100 mil hab.) (BRASIL, 2020a). Esse avanço sobre a população jovem se dá em decorrência de obstruções, discriminações, desigualdades, estigmas e iniquidades sociais e da saúde, vulnerabilidades intrínsecas desse estrato populacional que potencializam suas chances de se infectarem pelo HIV. Contudo, o risco da infecção pelo HIV não pode ser condicionado somente ao indivíduo, uma vez que os comportamentos são diretamente influenciados pelos fatores territoriais socioeconômicos que excedem ao indivíduo. Apesar de todo o avanço do HIV entre os jovens, existe uma escassez de estudos voltados para a análise do impacto dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) sobre a epidemia nesse grupo etário. Objetivo: Analisar temporal e espacialmente a epidemia do HIV entre jovens no Estado do Pará. Métodos: Estudo ecológico que analisou casos de HIV/Aids diagnosticados entre 2007 e 2018 no Pará, Brasil. Foi realizada uma análise exploratória por meio de estatística descritiva. As projeções temporais (2019-2022) utilizaram método misto, ARIMA + STL no software RStudio. Para a análise espacial, utilizamos técnicas estatísticas de varredura para obtenção do Risco Relativo (RR), com cálculo do intervalo de confiança de 95%; estatística de autocorrelação de Moran considerando estatisticamente significativo (p < 0,05) para construção do LISAMap no software ArcGIS. No software SPSS, elaboramos modelos a partir de Mínimos Quadrados Ordinários (OLS) e posteriormente por Regressão Geograficamente Ponderada (GWR), com análise espacial dos resíduos, com auxílio dos softwares MGWR e ArcGIS. Resultados: Dos 8.143 casos analisados, 47,97% eram jovens de 25 a 29 anos, homens (66,46%), pardos (76,95%), residentes em zona urbana (85,20%) e, heterossexuais (54,41%). Foi identificado expansão do HIV entre os jovens no Pará com projeção temporal de incremento para os jovens de 20-24 anos. A variabilidade espacial dos DSS: ‘Índice de Desenvolvimento da Educação Básica’; médicos por 10 mil habitantes e taxa de abandono do ensino médio foram associadas ao risco da infecção pelo HIV entre os jovens. O risco relativo mostrou variabilidade espacial. Conclusões: Os DSS associados ao risco para o HIV entre jovens no Pará, mostram particularidades socias do HIV na região do estudo e devem ser considerados na formulação de políticas para o alcance da meta global de eliminação da Aids até 2030 entre jovens.
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DIANA MADEIRA RODRIGUES
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Representações sociais sobre o alcoolismo entre alcoolistas abstêmios em tempos de pandemia
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Data: 11/07/2022
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Introdução: A pandemia pela COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, vem produzindo repercussões em escala global, trazendo tanto impactos biopsicossociais, quanto econômicos, políticos, culturais e históricos, sem precedentes na história recente das epidemias. A população esteve em isolamento e distanciamento social para evitar a contaminação entre seus pares, ocasionando de certa forma, alteração na saúde física e mental do ser humano, podendo levar a pessoa ao risco para o consumo de bebidas alcoólicas. Os problemas relacionados ao alcoolismo afetam o indivíduo e a família como um todo, causando adoecimento psicológico, emocional, espiritual, e desagregação no sistema familiar. Assim, para que haja a compreensão das representações sociais relacionados ao uso de álcool é necessário remontar os caminhos e contextos de sua construção social. Objetivo: Compreender as representações sociais sobre o alcoolismo entre alcoolistas abstêmios em tempos de pandemia da COVID-19 em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD). Método: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa e descritiva, sob o enfoque da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, Denise Jodelet e colaboradores. O cenário se desenvolveu no CAPS AD III no município de Belém- Pa, com participação de 20 usuários. A coleta de dados seguiu um roteiro de entrevista: perfil sóciodemográfico, a técnica de associação livre de palavras (TALP) e a entrevista semiestruturada. No preparo do material foi empregado o software ATLAS.ti versão 22, e posteriormente a análise temática de Braun e Clarck, seguindo com a produção do relatório. Resultados: a partir da análise dos dados obtidos, as unidades de registro convergiram para cinco unidades temáticas da TALP e três unidades temáticas, a saber: Representações sociais sobre o alcoolismo e seus desafios sociais; Representações sociais dos significados do CAPS AD e suas repercussões para o tratamento; Representações sociais na (re)construção da abstinência alcoólica. Considerações finais: As representações sociais dos alcoolistas possibilitaram conhecer e compreender a verdadeira extensão dos desafios que o cuidar de um usuário alcoolista acarreta no seu cotidiano. Além disso, o CAPS AD oferece um acolhimento significativo na vida dos usuários e familiares nos diversos níveis de assistência, valorizando o protagonismo do usuário alcoolista, na construção de sua cidadania, integrando ao seu território no qual vive, em uma perspectiva de um modo de ser e de viver singular como pessoa, e não como um discriminado pela sociedade.
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LAENA COSTA DOS REIS
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PARTO DOMICILIAR PLANEJADO NO CONTEXTO AMAZÔNICO: escolha e direito das mulheres
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Data: 11/07/2022
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Trata-se de estudo sob a ótica da escolha e do direito das mulheres sobre o parto domiciliar planejado, considerando que essa opção vem ganhando espaço no cenário nacional e internacional, enquanto alternativa ao modelo obstétrico vigente, hegemonicamente tecnocrático, mostrando o direito quanto à escolha da forma e do local do parto. O objetivo geral: compreender os fatores que levam a escolha das mulheres pelo parto domiciliar planejado na região metropolitana do estado do Pará e como objetivos específicos: identificar como ocorre o processo de escolha das mulheres para o parto domiciliar planejado; analisar as informações que as mulheres obtêm para subsidiar a escolha pelo parto domiciliar planejado; desvelar como o cuidado da enfermagem obstétrica propicia a garantia para escolha pelo parto domiciliar planejado. Estudo descritivo, exploratório, na modalidade do tipo estudo de caso, sob abordagem qualitativa, em que as participantes do estudo foram 20 mulheres que tiveram parto domiciliar planejado, na região metropolitana do estado do Pará, com a equipe de enfermagem obstétrica Naiá Parto Domiciliar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, em que emergiram três categorias, respectivamente: 1) Apoio às mulheres para escolha pelo parto domiciliar planejado, caracterizada pela importância da rede de apoio feminina nessa escolha; 2) Empoderamento da mulher como fator para escolha pelo parto domiciliar planejado, com destaque para informação que garante o domínio da decisão e autonomia no cenário de parto; 3) Obstáculos para garantia de escolha do parto domiciliar planejado, demostrando que escassez de equipes especializadas, fatores financeiros, carência de apoio social e familiar e dificuldade de acesso do SUS desvelam-se como principais obstáculos enfrentados no processo de escolha pelo parto domiciliar planejado. Assim, compreender que a escolha das mulheres pelo parto domiciliar planejado na região metropolitana do estado do Pará acontece na busca pela valorização e validação da força feminina, possibilidade subsidiada pela atuação das profissionais da equipe de enfermeiras obstétricas, ao apoiarem e fundamentaram as mulheres frente ao direito a elas concedido. Portanto, discorrer sobre parto domiciliar planejado é debater sobre saúde pública, temática necessária para o desenvolvimento de mais pesquisas para preenchimento de lacunas sobre o tema.
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