Área de Concentração
Mestrado
CIÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
Linhas Pesquisa :
› CIÊNCIAS, ETNODESENVOLVIMENTO E SOCIOAMBIENTALISMO
CIÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DIFERENCIADA- Essa linha se dedica à produção de conhecimentos intercientíficos que contribuam com a formulação de novosmarcos teórico-metodológico de uma ciência situada em um espaço epistêmico, que sejam reflexivos e propositivos em termos de políticas públicas e tecnologias sociais para pensar e discutir formas de conservação da sociobiodiversidade e dos modos de bem-viver das populações tradicionais, quilombolas, agricultores familiares e povos indígenas na Amazônia dentro do marco dos direitos humanos e da natureza, à luz das teorias do desenvolvimento, do pensamento decolonial e das teorias socioambientalistas. Os estudos dessa linha se dedicam a produzir novas epistemologias intercientíficas e repensar as concepções e práticas de desenvolvimento, considerando aspectos étnicos, culturais, ambientais e políticos-institucionais intrínsecos às dimensões da etnodiversidade.
› TERRITÓRIOS, ETNOSSABERES E EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
CIÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DIFERENCIADA- Essa linha se dedicará a pesquisar sobre as transformações nos arranjos socioculturais, marcados por situações sociais diversas de expropriação e negação de direitos via a ação de atores externos e internos e políticas públicas excludentes, abrangendo o espaço físico, mas, sobretudo o que possibilita a manutenção e reprodução das populações tradicionais, quilombolas, agricultores familiares e povos indígenas, repercutindo na reconfiguração das dinâmicas territoriais nativas, assim como na reprodução física, social, simbólica e cultural de diferentes povos, que utilizam de seus etnossaberes para empreender suas estratégias sociais, incluídas as ligadas à educação escolar e não escolar. Assim, se dedica também ao estudo dos etnossaberes como um dos pilares da educação diferenciada que parte das vivências e sentidos locais para a reflexão e produção de outros conhecimentos e prima pela valorização, resistência e R-existência dos grupos com quem dialoga. A diversidade cultural, linguística, étnica e racial, e das relações cultura-natureza compõem os diferentes territórios etnoeducacionais a serem investigados nessa linha, visando ao conhecimento da complexidade do território e ao reconhecimento de etnossaberes para a construção de novas pedagogias e de uma educação diferenciada
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