CIÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DIFERENCIADA- Essa linha se dedica à produção de conhecimentos intercientíficos que contribuam com a formulação de novosmarcos teórico-metodológico de uma ciência situada em um
espaço epistêmico, que sejam reflexivos e propositivos em
termos de políticas públicas e tecnologias sociais para pensar e
discutir formas de conservação da sociobiodiversidade e dos
modos de bem-viver das populações tradicionais, quilombolas,
agricultores familiares e povos indígenas na Amazônia dentro
do marco dos direitos humanos e da natureza, à luz das teorias
do desenvolvimento, do pensamento decolonial e das teorias
socioambientalistas. Os estudos dessa linha se dedicam a
produzir novas epistemologias intercientíficas e repensar as
concepções e práticas de desenvolvimento, considerando
aspectos étnicos, culturais, ambientais e políticos-institucionais
intrínsecos às dimensões da etnodiversidade.
|
CIÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DIFERENCIADA- Essa linha se dedicará a pesquisar sobre as transformações
nos arranjos socioculturais, marcados por situações sociais
diversas de expropriação e negação de direitos via a ação de
atores externos e internos e políticas públicas excludentes,
abrangendo o espaço físico, mas, sobretudo o que possibilita a
manutenção e reprodução das populações tradicionais,
quilombolas, agricultores familiares e povos indígenas,
repercutindo na reconfiguração das dinâmicas territoriais
nativas, assim como na reprodução física, social, simbólica e
cultural de diferentes povos, que utilizam de seus etnossaberes
para empreender suas estratégias sociais, incluídas as ligadas
à educação escolar e não escolar. Assim, se dedica também ao
estudo dos etnossaberes como um dos pilares da educação
diferenciada que parte das vivências e sentidos locais para a
reflexão e produção de outros conhecimentos e prima pela
valorização, resistência e R-existência dos grupos com quem
dialoga. A diversidade cultural, linguística, étnica e racial, e das
relações cultura-natureza compõem os diferentes territórios
etnoeducacionais a serem investigados nessa linha, visando ao
conhecimento da complexidade do território e ao
reconhecimento de etnossaberes para a construção de novas
pedagogias e de uma educação diferenciada
|