sonia maria maia oliveira

ICED - INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCACAO

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(93)

  • O ADOECIMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SILVERIA DE NAZARE LOUREIRO DE MORAES , 04/2017
  • Pré-Projeto - TCC, DEBORA AMANDA DOS SANTOS AMARANTE , 12/2014
  • Pré-Projeto - TCC, FERNANDA SOARES MALATO , 12/2014
  • PRÉ-PROJETO- TCC1, FABIANA REGINA SALDANHA , 12/2014
  • PRÉ-PROJETO - TCC1, GLEYCE EVELLYN ROSA PINHEIRO , 12/2014
  • PRÉ-PROJETO - TCC, LEILA DE CASSIA ARAUJO PEREIRA , 12/2014
  • PRÉ-PROJETO -TCC, LUBENITA DE SOUZA FARIAS , 12/2014
  • PRÉ-PROJETO - TCC1, NATALIA MORGANA DE ALMEIDA BULHOES , 12/2014
  • PRÉ-PROJETO - TCC1, JAIME JUNIOR DA SILVA MENDONCA , 12/2014
  • PRÉ-PROJETO - TCC1, JOICE MELO DE SOUZA , 12/2014
  • PRÉ-PROJETO, LUANA SILVA MOURA , 12/2014
  • PRÉ-PROJETO - TCC1, EMANUELA SANTOS DOS SANTOS , 12/2014
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, SHIRLENE DE JESUS BORGES DE SOUSA , 01/2015
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIVERGÊNCIAS ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES, ROSEANE DA SILVA MACIEL , 01/2015
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, MARA RUBIA CANELAS VIEIRA , 01/2015
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: pressupostos téoricos e prática efetiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Agostinho Monteiro, ANTONIA RODRIGUES DA CONCEICAO , 11/2015
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um enfoque no Projeto Latinhas em uma perspectiva idealizadora, EVANA SOARES FERREIRA NOBRE , 11/2015
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ADVENTISTA DO COQUEIRO: relatos de experiências e vivências em sala de aula, SHEYLA DE CASSIA DE ABREU OLIVEIRA , 11/2015
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: Intervenção na Escola Augusto Meira Filho, JESSICA DIAS LAMEIRA , 05/2016
  • O CORPO COMO MEDIAÇÃO NA APREENSÃO DE CONHECIMENTOS DE ALUNOS DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ROBERTA DA SILVA COSTA , 01/2015
  • MEMORIAL FELIPE SEIXAS, FASES ACADÊMICAS, FELIPE DE MIRANDA SEIXAS , 07/2016
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: um olhar diferenciado a partir da interdisciplinaridade, JOSIAS DE LIMA BULHOSA , 10/2016
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise bibliográfica, KAREN INGRED SANTIAGO TELES , 10/2016
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O LIXO ESCOLAR, NAYARA CRISTINA LIMA BUENO , 10/2016
  • NEUROEDUCAÇÃO: DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS BASES NEUROCIENTÍFICAS DA APRENDIZAGEM, ADRIANA SANTOS DO O , 10/2016
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA E SEUS DESAFIOS PARA UMA CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM QUE SE VIVE, BRUNA PATRICIA TAVARES , 04/2017
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O USO DO LÚDICO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, PAULA CATHARINE LIMA DOS SANTOS , 04/2017
  • PARECER SÓCIO-AMBIENTAL DAS COMUNIDADES AFETADAS PELO ACIDENTE COM BOVINOS EM VILA DO CONDE, TATIANA DE SOUZA RIBEIRO , 04/2017
  • ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: caminhos e desafios, ROSELENE HIANES OLIVEIRA FILHA , 09/2017
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA: uma prática viável, THAIS HELENA GOES DA SILVA ARAUJO , 09/2017
  • AS REPRESENTAÇÕES DA FORMA DA TERRA DOS ALUNOS MATRICULADOS NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GABRIELA RIBEIRO MONTEIRO , 08/2017
  • A IMPORTANCIA DA RELAÇÃO ENTRE A SAÚDE PREVENTIVA NA ESCOLA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, DULCILENE PEREIRA DO COUTO GONCALO , 01/2018
  • PARECER SÓCIO-AMBIENTAL DAS COMUNIDADES AFETADAS PELO ACIDENTE COM BOVINOS NA REGIÃO DE BARCARENA E ADJACENCIAS, TATIANA DE SOUZA RIBEIRO , 10/2017
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: um olhar diferenciado a partir da interdisciplinaridade, JOSIAS DE LIMA BULHOSA , 10/2017
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um caminho para a construção da cidadania, LETICIA PESSOA ROCHA , 10/2017
  • BULLYNG E SEUS REFELXOS NO COTIDIANO ESCOLAR: o que pensam gestores, professores e alunos, BRYAN WADDINGTON MELO DIAS , 10/2017
  • AS CONTRIBUIÇOES DAS BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS, JOGOS E DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, LUCIANA PIRES COENTRO , 10/2017
  • O LÚDICO NA MATEMÁTICA: PRE-PROJETO, EDVANE CORREA FERREIRA , 06/2017
  • A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: vivências e experiências em campo de atuação, MARCINEIDE SANTOS MACHADO , 03/2018
  • AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma reflexão a partir da aplicabilidade de um Projeto de Horta como ensino-aprendizagem, THAIS HELENA GOES DA SILVA ARAUJO , 03/2018
  • A QUESTÃO DO LIXO NO BRASIL: consequências e ações, GIZELLI BARBOSA CAVALCANTE , 03/2018
  • O LÚDICO NA MATEMÁTICA: JOGOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, EDVANE CORREA FERREIRA , 03/2018
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, ELIANA CORREA CASTRO HOLANDA , 03/2018
  • O LÚDICO E O ENSINO DE CIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise dos procedimentos metodológicos educacionais utilizados por professores de Belém do Pará, WANDERLENE CRISTINE MOREIRA CARVALHO , 04/2018
  • A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO ESPAÇO ITEC/CIDADÃO DA UFPA PARA O INCREMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NADIA REGINA ESTEVES DE SOUZA , 07/2018
  • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E A AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA, DULCILENE PEREIRA DO COUTO GONCALO , 08/2018
  • O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO E O SABER PEDAGÓGICO: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO AUXÍLIO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, BRUNO MENDONCA DE OLIVEIRA , 08/2018
  • ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CAMINHOS E DESAFIOS, ROSELENE HIANES OLIVEIRA FILHA , 08/2018
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E PONTUAIS, MARIA TANIA COSTA DOS SANTOS , 10/2018
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma prática em sala de aula, NICHOLAS DOS SANTOS BRAZ , 12/2018
  • A DESNUTRIÇÃO E A APRENDIZAGEM; fatores e consequencias, CARLA DANIELLE DOS SANTOS MAIA , 12/2018
  • O PAPEL DA FAMÍLIA NA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TDAH, ANA PATRICIA RAFAEL CORREA , 12/2018
  • PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA POR CRIANÇAS AUTISTAS, MICHELLE RAMOS CORDOVIL , 07/2019
  • A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIENCIAS NOS ANOS INICIAIS: aspectos da aprendizagem e avaliação dos alunos., KAMILLI SOUZA DA SILVA , 07/2019
  • EDUCAÇÃO E SAÚDE NOS ANOS INICIAIS: como o bem estar do aluno se alia ao bom desempenho escolar, GENOVEVA BRAGA VALENTE , 07/2019
  • VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL: uma análise bibliográfica, NAIARA ALMEIDA DA SILVA , 07/2019
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRATICA NA ESCOLA, NICHOLAS DOS SANTOS BRAZ , 07/2019
  • A DESNUTRIÇÃO NA APRENDIZAGEM: FATORES E CONSEQUENCIAS, CARLA DANIELLE DOS SANTOS MAIA , 07/2019
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS NO ESPAÇO ESCOLAR E UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, KERCY CRISTINA DE NAZARE COSTA , 07/2019
  • VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO PROMOVIDAS PELAS ESCOLAS, MARIA ROSANA COSTA CARDOSO , 07/2019
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS PRATICAS EM SALA DE AULA, BRENDA CARLA MORAES CAMARA BRABO , 07/2019
  • O LÚDICO NA PRÁTICA PEDGÓGICA: APLICAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JOYCE MORAIS DA SILVA , 07/2019
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CENTRO EDUCACIONAL OLIMPUS JUNIOR: práticas vivenciadas, FELICIA EVELIN DA SILVA SOARES , 07/2019
  • A IMPORTÂNCIA DA REDE EMANCIPA DE EDUCAÇÃO POPULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CÉSAR AUGUSTO TRINDADE MARQUES , 07/2019
  • A IMPORTÂNCIA DA REDE EMANCIPA, MOVIMENTO SOCIAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA E PROFESSORES FORMADOS, CÉSAR AUGUSTO TRINDADE MARQUES , 12/2019
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E SAÚDE NA ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA EM PUBLICAÇÕES NO CATÁLOGO CAPES DE TESES E DISSERTAÇÕES, GENOVEVA BRAGA VALENTE , 12/2019
  • HISTÓRIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LUDICIDADE COMO ASPECTO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS, KAMILLI SOUZA DA SILVA , 12/2019
  • A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, HELEN KAROLINA SANTOS RODRIGUES , 12/2019
  • JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS NA SALA DE AULA, ANA PAULA LEAL SANTOS , 12/2019
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DAS DÉCADAS: UM POUCO DE HISTÓRIA, UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, BRENDA CARLA MORAES CAMARA BRABO , 12/2019
  • AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO INSTITUCIONAL DENTRO DO CURSO DE PEDAGOGIA INCORPORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), CRISTINE GEORGIA LOPES DE LIMA , 12/2019
  • PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19: CAMINHOS E INQUIETAÇÕES, JOSUE DA SILVA MONTAO , 10/2021
  • O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA PARA CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA, MICHELLE RAMOS CORDOVIL , 11/2020
  • SEMEANDO AMOR: UMA EXPRIÊNCIA ALÉM DA SALA DE AULA, AMANDA KETELLEY FERREIRA SANTOS , 02/2021
  • A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, LUCIANA BARATA , 06/2021
  • A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MARIA DE NAZARE SOUZA GUERREIROS , 10/2021
  • SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SANTA MARIA DO MIRINDEUA: DESAFIOS E SOLUÇÕES, JOSUE DA SILVA MONTAO , 02/2022
  • EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO FORMAL: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, CYNTIA ADRIANE SOUZA MENDES , 02/2022
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICA ESCOLAR, MAYARA KASSIA CONCEICAO COSTA BRANDAO , 07/2022
  • UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ELEN DE OLIVEIRA TELES , 07/2022
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES DE PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, LUIS OTAVIO DE SOUZA MACIEL , 01/2023
  • O ENSINO DE CIENCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, LUIS OTAVIO DE SOUZA MACIEL , 07/2022
  • BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NESSE CONTEXTO., CARLOS RODOLFO SANTOS DE SOUSA , 07/2022
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICA ESCOLAR, MAYARA KASSIA CONCEICAO COSTA BRANDAO , 08/2022
  • "O USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANÁLISE PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS NO PERÍODO DE 2018 A 2020"., CASSIO BRUNO DE MOURA COSTA , 08/2022
  • UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ELEN DE OLIVEIRA TELES , 08/2022
  • A VIOLENCIA CONTRA O TRABALHO DOCENTE DE AFRODESCENDENTES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, SUELEN FERNANDES BENTES , 12/2022
  • O NEOLIBERALISMO E SUAS INFLUÊNCIAS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO SUPERIOR, LUCIANA BARATA , 12/2022
  • UTILIZAÇÃO DA COMPOSTAGEM COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE REDUÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NAS ESCOLAS, DANIELLE RAMOS SALEIRA , 12/2022
  • O ENSINO DE CIENCIAS NA EDUCAÇÃO BASICA: OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM FOCO, PAULO HENRIQUE FERNANDES DE SOUZA DIAS , 12/2022
  • A ATUAAÇÃO DO PROFESSOR COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PRÁTICA DOCENTE VERSUS PRÁTICA PEDAGÓGICA, PAULA LETICIA DA LUZ FERREIRA , 07/2023
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA LOCOMOTORA, DARLENE SOLON DA SILVA MATOS , 07/2023
  • DINOSSAUROS NA SALA DE AULA: ABORDAGEM DA PALEONTOLOGIA E ARTESVISUAIS EM UMA TURMA DE MATERNAL II NA INSTITUIÇÃO UEI ENCANTO DO SABER, EM BELÉM DO PARÁ, THEREZA ALLINE COSTA LIMA , 12/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.247