maria de fatima matos de souza

CALT - CAMPUS UNIVERSITARIO DE ALTAMIRA

Produção Intelectual

Artigos (28)

  • 2023, Maria Cristina Afonso Ferreira, Maria de Fátima Matos de Souza , A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Pará no período de 2012 a 2021, ISSN: 22379460
  • 2022, Eliene Brito Passos, Maria de Fátima Matos de Souza , PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO E A QUALIDADE DO ENSINO: JORNADA AMPLIADA EM QUESTÃO, ISSN: 23588322
  • 2022, SANTOS, SUELI ANDRADE DOS; Maria de Fátima Matos de Souza , O PARFOR como Política Pública de (con)formação de professores: reflexões necessárias, ISSN: 25253409
  • 2022, Raquel Almeida da Silva; Maria de Fátima Matos de Souza , Avaliações externas em larga escala e sua funcionalidade na Escola Básica, ISSN: 25253409
  • 2021, Marinete Costa de Lima, Maria de Fátima Matos de Souza , Estrutura Curricular: reflexões sobre o Ensino Médio no Estado do Pará, ISSN: 1808799X
  • 2021, Eliene Brito Passos, Maria de Fátima Matos de Souza , A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL TRADUZIDA NOS PME E PNME: A qualidade do ensino em questão, ISSN: 22379460
  • 2021, Keila Roberta Cavalheiro Guimarães, Maria de Fátima Matos de Souza , Política pública de educação em tempo integral no estado do Pará, ISSN: 21777691
  • 2021, Larici Keli Rocha Moreira, Maria de Fátima Matos de Souza, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro , A evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Pará campus Altamira, ISSN: 21798435
  • 2021, Maria José Aviz do Rosário, Maria de Fátima Matos de Souza, Genylton Odilon Rego da Rocha , Desenvolver a Amazônia com justiça ambiental: questões para repensar os problemas da educação regional, ISSN: 16457250
  • 2021, Edna Cristina do Prado, Eliene Brito Passos, Maria de Fátima Matos de Souza , Novos nomes, velhas práticas: o que há de diferente no Novo Mais Educação?, ISSN: 21776059
  • 2020, Renato Pinheiro da Costa, Larissa Moura Lisboa Becker, Maria de Fátima Matos de Souza , A produção científica sobre gestão democrática nas escolas paraenses, ISSN: 2238121X
  • 2020, Handerson Bentes, Maria de Fátima Matos de Souza , O RISCO DAS DROGAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM ? PA, ISSN: 22375406
  • 2020, Maria de Fátima Matos de Souza, Ana Lúcia Barreto da Silva, Maria Francisca Adad, Renato Pinheiro da Costa , EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM CLASSES MULTIANO, ISSN: 25254863
  • 2020, Elaniese do Socorro Lima da Silva, Maria de Fátima Matos de Souza, Renato Pinheiro da Costa , ABORDAGEM HISTÓRIOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL, ISSN: 16762584
  • 2019, Renato Pinheiro da Costa, Maria de Fátima Matos de Souza, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro, Elaninses do Socorro Lima da Silva , Formação da docência na Amazônia no período do regime militar, ISSN: 22378707
  • 2019, Maria Aparecida Dos Santos Pereira, Maria de Fátima Matos de Souza, Renato Pinheiro da Costa, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro , A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, NO PERÍODO DE 2012 A 2017: AVANÇOS E DESAFIOS, ISSN: 19833423
  • 2019, Maria Cristina Afonso Ferreira, Maria de Fátima Matos de Souza , A visão dos alunos da educação profissional de nível médio sobre as políticas de permanência estudantil no IFPA, ISSN: 19846444
  • 2018, GUIMARÃES, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO, Maria de Fátima Matos de Souza , Educação integral em tempo integral no Brasil: algumas lições do passado refletidas no presente, ISSN: 22379460
  • 2017, Geila Santos de Sousa, Maria de Fátima Matos de Souza , EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: A percepção dos educadores do ensino médio do município de Santarém - Pará, ISSN: 19833423
  • 2017, Maria de Fátima Matos de Souza, Rozinaldo Ribeiro da Silva, Gizelia Maria da Silva Freitas, Alcinei da Silva Araújo , O ?ser? e o ?estar? docente: relações de trabalho em um município paraense, ISSN: 19833423
  • 2017, Maria de Fátima Matos de Souza Geila Santos Souza , EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: A percepção dos educadores do ensino médio do município de Santarém, ISSN: 19833423
  • 2017, Maria de Fátima Matos de Souza Rozinaldo Ribeiro da Silva Gizelia Maria da Silva Freitas Alcinei Silva Araújo , O “ser” e o “estar” docente: relações de trabalho em um município paraense, ISSN: 19833423
  • 2016, Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, Maria de Fátima Matos de Souza, Manoel Bentes dos Santos Filho , MEIO AMBIENTE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ISSN: 23590831
  • 2016, Luciene Silva, Maria de Fátima Matos de Souza, Célio da Cunha , A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO SÉCULO XXI, ISSN: 16762584
  • 2016, Maria Mirtes Cortinhas dos Santos; Maria de Fátima Matos de Souza Manoel Bentes dos Santos Filho , MEIO AMBIENTE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ISSN: 23590831
  • 2015, Maria José Aviz do Rosário, Maria de Fátima Matos de Souza , LEMBRANÇAS/MEMÓRIAS DE ESTUDANTE/PROFESSORA SOBRE O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IEP) EM TEMPOS DE DITADURA, de 1964 a 1985, ISSN: 16762584
  • 2015, Paula de Sousa Ferreira, rocha, Maria de Fátima Matos de Souza , ASPECTOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM SANTARÉM NO SÉCULO XX: O LEGADO DAS ESCOLAS ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA, SANTA CLARA E SÃO JOSÉ, ISSN: 16762584
  • 2012, Maria José Aviz do Rosário, Celita Maria Paes de Sousa, Maria de Fátima Matos de Souza , MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO, ISSN: 16762584

Publicação em Eventos (10)

  • 2017, Luciene Silva, Maria de Fátima Matos de Souza, A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, Trabalho Completo
  • 2017, Maria de Fátima Matos de Souza, Keila Roberta Guimarães, EDUCAÇÃO INTEGRAL: AS EXPERIÊNCIAS DE ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL, II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, Trabalho Completo
  • 2017, Maria de Fátima Matos de Souza, Elizia Matos de Souza, Leandro de Matos Souza, A PESQUISA E A EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO PARFOR, II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, Trabalho Completo
  • 2014, Iata Anderson Ferreira de Araújo, Maria de Fátima Matos de Souza, HISTÓRIA DE VIDA: UM OLHAR SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE DOCENTES DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICÍPIO DE SANTARÉM‐PARÁ., IV Congreso sobre Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Profesorado La formación del profesorado en el marco de las políticas educativas de inclusión y de democratización. Problemas, prácticas y desafíos, Trabalho Completo
  • 2014, Maria de Fátima Matos de Souza, Edna Cristina do Prado, Maria José Aviz do Rosário, A inovação na formação docente: um olhar sobre o Curso de Licenciatura Integrada em Física e Matemática da Universidade Federal do Oeste do Pará ? UFOPA, Anais do IV Congreso sobre Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Profesorado La formación del profesorado en el marco de las políticas educativas de inclusión y de democratización. Problemas, prácticas y desafíos., Trabalho Completo
  • 2014, Maria José Aviz do Rosário Maria de Fátima Matos de Souza, MUSEU DA EDUCAÇÃO AMOZÔNICO, IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil': História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridade, Trabalho Completo
  • 2014, SANTOS, M. M. C, Luis Enrique Aguilar, Maria de Fátima Matos de Souza, Educação ambiental e as Políticas Públicas: ações e reflexões do cotidiano, Anais do II Seminário de Teses: Politicas, Praticas Docentes, História e Filosofia da Educação (DINTER-UNICAMP/UFOPA).COLARES, A. A; DUARTE, D. P; JACOMELI, M. R. M; COLARES, M. L. I. S (Org.), Trabalho Completo
  • 2013, Maria José Aviz do Rosário, Maria de Fátima Matos de Souza, Grupo Padre Luiz Gonzaga-Bragança-PA: Arquivos e fontes da Educação da Amazônia, VII Congresso Brasileiro de História da Educação., Trabalho Completo
  • 2012, Maria José Aviz Rosário, Celita Maria Paes de Sousa, Maria de Fátima Matos de Souza, Marta Coutinho Caetano, Analia Aviz do Rosário Leão, Fernanda Di Paula do Rosário Luz, Maria de Fátima Matos de Souza, Museu da Educação Amazônico, IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil': História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridade, Trabalho Completo
  • 2012, Campus da UFOPA/ Oriximiná, INTERDISCIPLINARIDADE E UNIVERSIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, Reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Outros

Capítulos de Livros (22)

  • 2023, Avaliação Externa no contexto da política neoliberal: da institucionalização do SAEB ao SISPAE, Diálogos acadêmicos: ações e reflexões no campo da pós-graduação em Educação, Francineide da Costa Sousa, Maria de Fátima Matos de Souza, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
  • 2022, Nucleação de escolas do campo na/da AmazÃ?nia Paraense: os reveses de uma política pública, Linguagens e dinâmicas territoriais nas AmazÃ?nias, Elisvânia Nunes Brás; Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2021, Implementação das políticas de permanência estudantil na educação básica do IFPA, Investigação científica, teoria e prática da educação na contemporaneidade, Maria Cristina Afonso Ferreira, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2021, Implementação das políticas de permanência estudantil na educação básica do IFPA, Investigação científica, teoria e prática da educação na contemporaneidade 2, Maria Cristina Afonso Ferreira, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2021, Os desafios da gestão escolar no Programa Novo Mais Educação, Pesquisas em Educação No Norte-Nordeste-políticas Públicas em Debate, Maria de Fátima Matos de Souza, Eliene Brito Passos
  • 2020, A VIVENCIA E ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: convergências à construção da identidade profissional docente, FORMAÇÃO DE PROFESSORES: portfólio de investigações em contexto amazônico, Iata Anderson Ferreira de Araújo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, A INVISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PROJETO DE OCUPAÇÃO DA AMAZÔNIA: O CASO DOS PROFESSORES LEIGOS DA REGIÃO TRANSAMAZÔNICA, FORM(A)ÇÃO DE PROFESSORAS/ES EM TEMPOS DE DITADURA (1964 a 1985), Maria de Fátima Matos de Souza, Renato Pinheiro da Costa, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro
  • 2018, Identidade e formação docente: narrativas a partir das vivências dos professores da Escola Madre Imaculada, em Santarém (PA), Magistério: formação, avaliação e identidade docente, Iata Anderson Ferreira de Araújo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: Uma análise do local para o Global, O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DO GOLPE PARLAMENTAR E DA EC 95/2016: Antigos Desafios e Novas Possibilidades, Handerson da Costa Bentes, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, A Educação Integral de Tempo Integral a luz do financiamento, O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DO GOLPE PARLAMENTAR E DA EC 95/2016: Antigos Desafios e Novas Possibilidades, LUCIENE MARIA DA SILVA, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Educação e Realidade Amazônica, Formação docente no contexto da Amazônia: indicadores da educação básica no Pará, Franciane Santana Aguiar, Marinete Costa Lima, Irani Lauer Lellis, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: Uma análise do local para o Global, O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DO GOLPE PARLAMENTAR E DA EC 95/2016: Antigos Desafios e Novas Possibilidades, Handerson da Costa Bentes Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Educação ambiental: trajetória, realidade e desafios, A TESE EM PROCESSO DE PRODUÇÃO: POLÍTICAS, ADMINISTRAÇÃO E SISTEMAS EDUCACIONAIS; PRÁTICAS EDUCATIVAS; FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, Luis Enrique Aguilar, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, O Cenário da Educação do campo no Estado do Pará e a Política Nacional de Educação em Tempo Integral, EDUCAÇÃO INTEGRAL: concepções e práticas a luz dos condicionantes singulares e universais, Maria de Fátima Matos de Souza, Maria José Aviz do Rosário, Marinete Costa Lima
  • 2016, O fracasso escolar e suas implicações na formação integral na escola básica, Políticas de Educação: cenários globais e locais., Maria de Fátima Matos de Souza, CUNHA, Célio
  • 2016, O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: A vinculação dos recursos desde o período do Império a atual República Democrática., A Pesquisa em Educação no Brasil: novos cenários e novos olhares, Handerson da Costa Bentes, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Introdução A indissociabilidade entre o global e o local, Políticas de Educação: cenários globais e locais., CUNHA, Célio, WELLINGTON FERREIRA DE JESUS, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Educação Integral: de um ideário dos percussores do Manifesto dos Pioneiros da Educação ao amparo legal., ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: registros, análise e perspectivas em Santarém/PA, Maria de Fátima Matos de Souza, LUCIENE MARIA DA SILVA, Maria José Aviz do Rosário
  • 2014, Educação ambiental e as políticas públicas: ações e reflexões do cotidiano, Teoria e prática em educação mediada pela pesquisa, SANTOS, Maria Mirtes Cortinhas dos, Luis Enrique Aguilar, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2013, O DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA ZONA URBANA DE ITAITUBA, UFOPA, Agenda Cidadã no Oeste do Pará, Maria Francisca Adad, Maria de Fátima Matos de Souza, Elizia Matos de Souza
  • 2013, Resgate da Memória dos Municípios de Itaituba, Jacareacanga e Aveiro, UFOPA, Agenda Cidadã no Oeste do Pará, Maria de Fátima Matos de Souza, Maria Francisca Adad, Ednea Nascimento Carvalho
  • 2013, DIAGNÓSTICO AMBIENTAL: O RETRATO DE UMA REALIDADE, UFOPA, Agenda Cidadã no Oeste do Pará, Maria de Fátima Matos de Souza, Maria Francisca Adad, Elizia Matos de Souza, Auricélia Dantas Scalon

Livros (6)

  • 2021, Política de Permanência na Educação Profissional de Nível Médio: Um estudo do Instituto Federal do Pará, Maria Cristina Afonso Ferreira, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, HISTEDBR-PA e GEPHE:uma década de História da Educação na Amazônia., Maria José Aviz do Rosário Maria de Fátima Matos de Souza Genylton Odilon Rego da Rocha Clarice Nascimento de Melo
  • 2017, HISTEDBR-PA e GEPHE:uma década de História da Educação na Amazônia., Maria José Aviz do Rosário, Maria de Fátima Matos de Souza, Genylton Odilon Rego da Rocha, Clarice Nascimento de Melo
  • 2016, Políticas de Educação: cenários globais e locais., CUNHA, Célio, WELLINGTON FERREIRA DE JESUS, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2012, Guia de Fontes sobre o Ensino Público de Belém do Pará, no Século XX: da instrução primária ao ensino fundamental, Maria José Aviz do Rosário, Clarice Nascimento de Melo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2012, Origem e Evolução do Conhecimento, Maria de Fátima Matos de Souza, Andrei Santos de Morais

Participações em Bancas de Concursos (16)

  • 2018, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Regular para ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Sociedade, Ambiente e qualidade de Vida, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Comissão de Elaboração da Apresentação de Proposta de Novos Cursos (APCN) DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Regular para ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Sociedade, Ambiente e qualidade de Vida, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Regular para ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Regular para ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Sociedade, Ambiente e qualidade de Vida, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Regular para ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Processo Seletivo Simplificado Para o cargo de professor substituto, Lindomal dos Santos Ferreira, Paulo Lucas da Silva, Raimundo Sousa, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Comissão de Elaboração da Apresentação de Proposta de Novos Cursos (APCN) DO pROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM SOCIEDADE, AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Regular para ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Comissão para tratar da Criação do Bacharelado Interdisciplinar, do Centro de Formação Interdisciplinar, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2014, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Regular para ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2014, V Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação do Pará, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2013, Desmatamento e Física: uma integração possível, Lilian Cristiane Almeida dos Santos, Ednea Nascimento Carvalho, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2013, Comissão Avaliadora do Mestrado em Educação, Solange Helena Ximenes Rocha, Anselmo Alencar Colares, Antonio Carlos Maciel, Andreia Ferreira da Silva, Débora Cristiane jefrey, Doriedson Alves de Almeida, Ediene Pena Ferreira, Iani Dias Lauer leite, José Luiz Sanfelice, Luiz Percival leme Brito, maria lilian imbiriba sousa colares, Newton Antônio Bryan, Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2013, Comissão de Seleção de Estagiários - Centro de Formação Interdisciplinar - CFI, Roberto do Nascimento Paiva, Adriana Cristina lopes Rêgo, Maria de Fátima Matos de Souza

Participações em Bancas de Cursos (203)

  • 2023, Qualificação de Doutorado A INSTITUCIONALIZACAO DA EDUCACAO ESPECIAL NO PARA NA DECADA 1950., DANIELE CRISTINA SALGADO GARCIA
  • 2023, Qualificação de Doutorado Jovens, negras e afrocientistas: Um estudo sobre as relacoes de sociabilidades e as perspectivas de futuro de participantes do projeto afrocientista no NEAB GERA/UFPA. , THAÍS DA SILVA MENDONÇA COPELLI
  • 2023, Dissertação de Mestrado OS IMPACTOS DAS AVALIACOES EXTERNAS NA GESTAO DA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE MARITUBA/PA., GISLAYNE CARVALHO PIRES
  • 2023, Qualificação de Doutorado A POLITICA DE EJA DO ENSINO MEDIO NO ESTADO DO PARA NO PERIODO DE 2019 A 2022, HANDERSON DA COSTA BENTES
  • 2023, Qualificação de Doutorado A POLÍTICA DE EJA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ NO PERÍODO DE 2019 A 2022, HANDERSON DA COSTA BENTES
  • 2023, Qualificação de Doutorado O projeto de criação e manutenção de bibliotecas escolares como estratégia governamental para a formação de professores no Território Federal do Acre (1906- 1950), LAÍS SOUZA DA COSTA
  • 2022, Qualificação de Mestrado ÀS MARGENS DO RIO TAPAJÓS: INVESTIGAÇÃO CULTURAL E MEMORIAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-ARQUITETÔNICO DE SANTARÉM - PA, CECY ONEIDE DO NASCIMENTO SUSSUARANA
  • 2022, Qualificação de Doutorado ESTUDO DE CASO DOCUMENTAL SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS (LIESAFRO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), ANTONIO HENRIQUE FRANÇA COSTA
  • 2022, Dissertação de Mestrado ÀS MARGENS DO RIO TAPAJÓS: INVESTIGAÇÃO CULTURAL E MEMORIAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-ARQUITETÔNICO DE SANTARÉM - PA, CECY ONEIDE DO NASCIMENTO SUSSUARANA
  • 2022, Qualificação de Doutorado PARFOR-UNIFAP: AS VOZES DOS EGRESSOS SOBRE OS DESAFIOS NO ACESSO, A PERMANÊNCIA E O SUCESSO EM SEU PROCESSO FORMATIVO, SUELI ANDRADE DOS SANTOS
  • 2022, Qualificação de Mestrado AS IMPLICACOES DA AVALIACoes EXTERNAS DA GESTAO DA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE MARITUBA/PA, GISLAYNE CARVALHO PIRES
  • 2022, Qualificação de Doutorado POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA MUNICIPAL DE BELTERRA: ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, GLAUCILENE SEBASTIANA NOGUEIRA LIMA
  • 2022, Qualificação de Mestrado COLÉGIO MILITARIZADO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DR. OCTAVIO LACOMBE EM PRESIDENTE FIGUIREDO (AM), INOCENCIA RODRIGUES CORTINHAS
  • 2022, Qualificação de Doutorado A Educação Integral e a Política de Tempo Integral na Perspectiva dos Egressos da Educação Básica, MARIA DO SOCORRO RODRIGUES ROCHA
  • 2022, Qualificação de Doutorado AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL HEGEMÔNICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA-CIENTÍFICA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A HISTÓRIA DO CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA: PROMOVENDO A VALORIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE DISCENTE NO COMBATE À EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, MARILUZE DA SILVA VIEIRA FIDELIS
  • 2022, Dissertação de Mestrado AS IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE MARITUBA/PA, GISLAYNE CARVALHO PIRES
  • 2022, Dissertação de Mestrado O SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SISPAE) E OS INDICADORES DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: o caso da escola guamaense, avanços e desafios, RAQUEL ALMEIDA DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Doutorado EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ, NOÉLIA DE SÁ RÊGO
  • 2022, Qualificação de Mestrado A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA OFERTA E NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ANANINDEUA- PA, NO CONTEXTO DO FUNDEB ? 2010 A 2020, CLAUDETE SALES DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO SISPAE (SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL): Desempenho em matemática dos alunos do 3º ano da E.E.E.M. Gov. Alexandre Zacharias de Assumpção., RAQUEL ALMEIDA DA SILVA,
  • 2021, Dissertação de Mestrado DO DIREITO À EDUCAÇÃO AO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: A POLÍTICA DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DO CAMPO, MARCELO ALMEIDA GOMES
  • 2021, Dissertação de Mestrado Sistema Paraense de Avaliacao Educacional (SisPAE): a re/organizacao do trabalho pedagogico diante dos indicadores de desempenho escolar., FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA
  • 2021, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NO SISPAE (SISTEMA PARAENSE DE AVALIACAO EDUCACIONAL): Desempenho em Matematica dos alunos de 3º ano da E.E.E.M.Gov. Alexandre Zacharias de Assumpcao, RAQUEL ALMEIDA DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado PRÊT-À-PORTER PÓS-MODERNO? ?DESCARTÁVEIS? SOCIAIS DE SANTARÉM, SUAS RELAÇÕES COM O TERRITÓRIO URBANO E A LUTA PELA CIDADANIA, Eliriany Lima da Silva
  • 2021, Dissertação de Mestrado A POLITICA ESTADUAL DE EDUCACAO EM TEMPO INTEGRAL: ANALISE DE SUA IMPLANTACAO NA REDE ESTADUAL PARAENSE (2014-2019, ROSA DO SOCORRO GOMES VALE
  • 2021, Dissertação de Mestrado Classes hospitalares em Maceió: entre a legislação e a invisibilidade educacional de crianças e adolescentes internados para tratamento de saúde, RENATA SOUZA DE LIMA
  • 2021, Tese Doutorado PLANOS DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM ALAGOAS: a remoção de professores como elemento de valorização docente, ISABELA MACENA DOS SANTOS MARQUES
  • 2021, Dissertação de Mestrado ?RESSIGNIFICANDO AS MEMÓRIAS DA HISTÓRIA DO CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA: PROMOVENDO A VALORIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE DISCENTE NO COMBATE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL?., Mariluze da Silva Vieira Fidelis
  • 2021, Qualificação de Mestrado A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA REDE ESTADUAL PARAENSE (2014-2019), ROSA DO SOCORRO GOMES VALE
  • 2021, Dissertação de Mestrado AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO SISPAE (SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL): Desempenho em Matemática dos alunos de 3º ano da E.E.E.M.Gov. Alexandre Zacharias de Assumpção, RAQUEL ALMEIDA DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado RESSIGNIFICANDO AS MEMÓRIAS DA HISTÓRIA DO CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA: PROMOVENDO A VALORIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE DISCENTE NO COMBATE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, Mariluze da Silva Vieira Fidelis
  • 2021, Dissertação de Mestrado O FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DA FLORESTA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE AVEIRO-PARÁ, MARCELINO SILVA AZULAY
  • 2021, Dissertação de Mestrado Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE): a re/organização do trabalho pedagógico diante dos indicadores de desempenho escolar, FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA
  • 2021, Dissertação de Mestrado CLASSES HOSPITALARES EM MACEIÓ: ENTRE A LEGISLAÇÃO E A INVISIBILIDADE EDUCACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INTERNADOS PARA TRATAMENTO DE SAÚDE, RENATA SOUZA DE LIMA
  • 2021, Dissertação de Mestrado PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PRÁTICAS E PERCEPÇÕES EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM., AUGUSTO VALTER FREITAS DE MENEZES
  • 2020, Dissertação de Mestrado A IMPLEMENTACAO DA META 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCACAO DE 2014, NO MUNICIPIO DE MARITUBA - PA, NELMA LIMA E SILVA CAMPOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado A Política Estadual de Educação em Tempo Integral: análise de sua implementação na rede estadual paraense (2014-2019), Maria de Fátima Matos de Souza, Solange Helena Ximenes Rocha, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
  • 2020, Qualificação de Mestrado A ATUACAO DO CACS/FUNDEB NO MUNICIPIO DE BRAGANCA/PA: LIMITES, AVANCOS E DESAFIOS NA FISCALIZACAO DOS RECURSOS DA EDUCACAO BASICA NO PERIODO DE 2014 a 2017. , FREDERICO DOS REMEDIOS CORREA
  • 2020, Qualificação de Mestrado A POLITICA ESTADUAL DE EDUCACAO EM TEMPO INTEGRAL: ANALISE DE SUA IMPLEMENTACAO NA REDE ESTADUAL PARAENSE (2014-2019) , ROSA DO SOCORRO GOMES VALE
  • 2020, Qualificação de Mestrado SISTEMA PARAENSE DE AVALIACAO EDUCACIONAL (SisPAE): A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO DIANTE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR, FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA
  • 2020, Dissertação de Mestrado A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL: A experiência do munícipio de Moju no estado do ParáU, Maria de Fátima Matos de Souza, Edna Cristina do Prado, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, José Bittencourt da Silva
  • 2020, Dissertação de Mestrado ANÁLISE DAS BASES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS DO DISCURSO LEGITIMADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AMBIENTAIS DO GOVERNO MUNICIPAL DE BELÉM (1993 A 1996), TATIANE LIMA SANTOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado EDUCACAO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: CAMINHOS TRILHADOS NA ESCOLA BOSQUE NA ILHA DE CARATATEUA (PA) , ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA
  • 2020, Dissertação de Mestrado PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA-PA: O TRABALHO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA EFETIVAÇÃO DA META 19, KEZYA HELGA DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SisPAE): A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DIANTE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR, FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA
  • 2020, Dissertação de Mestrado OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO, Maria de Fátima Matos de Souza, Edna Cristina do Prado, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
  • 2020, Dissertação de Mestrado A Produção de Conhecimento Sobre Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes por meio de Ciclo de Estudo e Reflexão em uma Escola de Belém - PA, Maria de Fátima Matos de Souza, Genylton Odilon Rego da Rocha, Flávio Corsini Lírio, Rafael Fonseca Castro
  • 2020, Dissertação de Mestrado ?ANALISE DAS BASES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS DO AMBIENTAIS DO DISCURSO LEGITIMADOR DAS POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS GOVERNO MINUCIPAL DE BELEM (1993 A 1996)?, Tatiane Lima Santos
  • 2020, Dissertação de Mestrado A implantação do programa mais educação no município de Itaituba-Pa, DIOMARK PEREIRA DE ARAÚJO
  • 2020, Dissertação de Mestrado A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REDE ESTADUAL PARAENSE (2014-2019), ROSA DO SOCORRO GOMES VALE
  • 2020, Dissertação de Mestrado PLANO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE BRAGANCA-PA: O TRABALHO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO NA EFETIVACAO DA META 19, KEZYA HELGA DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado A ATUAÇÃO DO CACS/FUNDEB NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA: LIMITES, AVANÇOS E DESAFIOS NA FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2014 a 2017, FREDERICO DOS REMEDIOS CORREA
  • 2020, Dissertação de Mestrado OS DESAFIOS DA GESTAO ESCOLAR DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCACAO, ELIENE BRITO PASSOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado A ESCOLA DE EDUCACAO BASICA EM TEMPO INTEGRAL: A experiencia do municipio de Moju no Estado do Para , ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado ANALISE DAS BASES POLITICO-IDEOLOGICAS DO DISCURSO LEGITIMADOR DAS POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS AMBIENTAIS DO GOVERNO MUNICIPAL DE BELEM (1993 A 1996). , TATIANE LIMA SANTOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: CAMINHOS TRILHADOS NA ESCOLA BOSQUE NA ILHA DE CARATATEUA (PA), ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA
  • 2020, Dissertação de Mestrado A PRODUCAO DE CONHECIMENTO SOBRE ENFRENTAMENTO DA VIOLENCIA SEXUAL CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE CICLO DE ESTUDO E REFLEXAO EM UMA ESCOLA DE BELEM -PAsala de mul , THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCES
  • 2020, Dissertação de Mestrado A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE CICLO DE ESTUDO E REFLEXÃO EM UMA ESCOLA DE BELÉM - PA, THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCES
  • 2020, Dissertação de Mestrado A IMPLEMENTAÇÃO DA META 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014, NO MUNICÍPIO DE MARITUBA - PA, NELMA LIMA E SILVA CAMPOS
  • 2019, Qualificação de Mestrado A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL: A experiência do munícipio de Moju no estado do ParáU, ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado ACOES COLABORATIVAS DE FORMACAO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLENCIA SEXUAL CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL PAULO MARANHAO, NAYARA CHAVES DE LIMA
  • 2019, Qualificação de Mestrado LICENCIADOS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise do conhecimento produzido na Amazônia., ANA LÚCIA MAIA DA SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado A PARTICIPAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTAMIRA NA REDE DE ENFRENTAMENTO DA VIOLENCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, TONY GLEYDSON DA SILVA BARROS
  • 2019, Dissertação de Mestrado DO DIREITO À EDUCAÇÃO À NEGAÇÃO DO DIREITO: Os desafios de jovens ribeirinhos para ingressar no ensino superior, MARCELO ALMEIDA GOMES
  • 2019, Qualificação de Mestrado PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: práticas e percepções dos Gestores., AUGUSTO VALTER FREITAS DE MENEZES
  • 2019, Dissertação de Mestrado DIAGNÓSTICO DA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DOS PORTOS EM MIRITITUBA, ITAITUBA-PARÁ, ELINES DOS SANTOS BATISTA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Políticas de Educação Ambiental: a realidade das escolas municipais do Parque e da Floresta, em Santarém (PA), Brasil, Paula de Souza Ferreira
  • 2019, Dissertação de Mestrado A JUVENILIZACAO DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “IRENE RODRIGUES TITAN” EM CASTANHAL-PARA, DE 2011-2017, ELIANA SANTOS BALESTRERI
  • 2019, Qualificação de Doutorado PLANOS DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSONAIS DA EDUCAÇÃO EM ALAGOAS: QUESTÕES PARA A VALORIZAÇÃO DOCENTE, ISABELA MACENA DOS SANTOS MARQUES
  • 2019, Monografia de Especialização A Gestão Democratica no Estado do Pará (2007-2017, Larissa Moura Lisboa Becker
  • 2019, Dissertação de Mestrado A JUVENILIZAÇÃO DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ?IRENE RODRIGUES TITAN? EM CASTANHAL-PARÁ, DE 2011- 2017, ELIANA SANTOS BALESTRERI
  • 2019, Qualificação de Mestrado A implementacao da meta 5 do Plano Nacional de Educacao de 2014 no municipio de Marituba, NELMA LIMA E SILVA CAMPOS
  • 2019, Qualificação de Mestrado PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA, DIOMARK PEREIRA DE ARAÚJO
  • 2019, Dissertação de Mestrado A IMPLEMENTAÇÃO DA META 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014 NO MUNICÍPIO DE MARITUBA, NELMA LIMA E SILVA CAMPOS
  • 2019, Qualificação de Mestrado Escola de Educacao Basica em Tempo Integral: a experiencia do municipio de Moju no Estado do Para , ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Ações Colaborativas de Formação de Professores Para o Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes na Escola Estadual Paulo Maranhão, Nayara Chaves de Lima
  • 2019, Qualificação de Mestrado PROGRAMA NOVO MAIS EDUCACAO: EDUCACAO ESCOLAR E APRENDIZAGEM COMO FOCO DA GESTAO , ELIENE BRITO PASSOS
  • 2019, Qualificação de Mestrado A producao de conhecimento e praticas docentes sobre enfrentamento da violencia sexual contra criancas e adolescentes por meio de ciclos de estudo e reflexao em uma escola de Belem -PA, THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCES
  • 2019, Dissertação de Mestrado O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM SANTARÉM-PA: o professor como protagonista no pensar Políticas Públicas, Anniê da Silva Farias
  • 2019, Dissertação de Mestrado Educação de Jovens e Adultos em Área de Reserva Extrativista Marinha: o caso da Escola Benjamin Ramos, em Tracuateua - PA, Márcio Fernando Duarte Pinheiro
  • 2019, Dissertação de Mestrado EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: UM DIÁLOGO COM OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA, MÁRCIA CRISTINA XIMENES MIRANDA NUNES
  • 2019, Dissertação de Mestrado Programa Novo Mais Educação: Educação Escolar e Aprendizagem cmo Foco da Gestão, ELIENE BRITO PASSOS
  • 2019, Monografia de Graduação GESTÃO PARTICIPATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, RANGEL APARECIDO SANTOS DE OLIVEIRA
  • 2019, Dissertação de Mestrado A JUVENILIZAÇÃO DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ?IRENE RODRIGUES TITAN? EM CASTANHAL-PARÁ, DE 2011-2017, ELIANA SANTOS BALESTRERI
  • 2019, Dissertação de Mestrado A produção de conhecimento e práticas docentes sobre enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de ciclos de estudo e reflexão em uma escola de Belém -PA, THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCES
  • 2019, Dissertação de Mestrado A Educacao Integral em Tempo Integral na escola privada: Experiencias pioneiras na cidade de Belem, REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Escola de Educação Básica em Tempo Integral: a experiência do munícipio de Moju no Estado do Pará, ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA
  • 2019, Monografia de Especialização GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE URUARÁ, NO PERÍODO DE 2005 A 2012, RANGEL APARECIDO SANTOS DE OLIVEIRA
  • 2019, Dissertação de Mestrado A Educação Integral em Tempo Integral na escola privada: Experiências pioneiras na cidade de Belém, REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA
  • 2019, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES: DESAFIOS PARA DESENVOLVER O HÁBITO DE LER., ISABEL LACERDA BARBOSA
  • 2019, Monografia de Graduação A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR, Maria Edilene Araújo da Costa
  • 2019, Monografia de Graduação MEMORIAL: a trajetória de um docente de turmas multisseriada, JOSÉ MARIA CAMPOS DA SILVA
  • 2019, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA ESCOLA, Maria de Fatima Ribeiro Marques Santos
  • 2019, Monografia de Graduação A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, Gleiciane de Oliveira Silva Rodrigues
  • 2019, Dissertação de Mestrado EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS EM AREA DE RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA: O CASO DA ESCOLA BENJAMIN RAMOS EM TRACUATEUA-PA, MARCIO FERNANDO DUARTE PINHEIRO
  • 2018, Dissertação de Mestrado Hábitos Culturais, Saúde Coletiva e o Processo Saúde-doença em Comunidades Tradicionais Quilombolas do BaixoAmazõnas, Deize Freitas Pontes
  • 2018, Dissertação de Mestrado POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (2012-2017), MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (2012-2017), MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado POLITICAS DE PERMANENCIA NA EDUCACAO PROFISSIONAL DE NIVEL MEDIO: UM ESTUDO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARA (2012-2017) , MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado Ampliação do Tempo Escolar: A organização do Trabalho Pedagógico na Escola Rio Tapajós, no Município de Belém - Pará, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES
  • 2018, Dissertação de Mestrado PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO (2016) E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTERGRAL, CINTIA AURORA QUARESMA CARDOSO
  • 2018, Dissertação de Mestrado A Juvenilização da EJA: uma análise do fenômeno no período de 2010 a 2017, na Escola de ensino fundamental "Irene Rodrigues Titan", Castanhal-PA, Eliana Santos Balestreri
  • 2018, Dissertação de Mestrado AMPLIACAO DO TEMPO ESCOLAR: A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA ESCOLA RIO TAPAJOS, NO MUNICIPIO DE BELEM - PARA, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES
  • 2018, Dissertação de Mestrado PROGRAMA NOVO MAIS EDUCACAO (2016) E SUA CONCEPCAO DE EDUCACAO EM TEMPO INTERGRAL , CINTIA AURORA QUARESMA CARDOSO
  • 2018, Dissertação de Mestrado O ENFRENTAMENTO DA VIOLENCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL: O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA PERIFÉRICA DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM - PA, ANDREIA RIKER SOARES DE SOUSA
  • 2018, Monografia de Graduação Evasão escolar: causas e efeitos da EJA na Escola Antônio Tozetti, Marcos Marques Formigosa, Márcio Rogério da Silva, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Monografia de Graduação A concepção da Pedagogia da Alternância na CFR de Pacajá - Pa, Marcos Marques Formigosa, Márcio Rogério da Silva, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Dissertação de Mestrado PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO REGULAR EM SANTARÉM ? PA, NO PERIODO DE 2012 A 2014, Solange Helena Ximenes Rocha, Lilian Cristiane Almeida dos Santos, maria lilian imbiriba sousa colares, Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Qualificação de Mestrado A ludicidade nas práticas docentes em escolas especializadas de música em Santarém - Pará, Iani Dias Lauer leite, Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Patrícia Reyes de Campos Ferreira, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Qualificação de Mestrado Bem-estar subjetivo infantil: dimensões que compõem a felicidade para a criança de uma escola pública no município de Santarém - Pará, Iani Dias Lauer leite, Thiago Almeida Vieira, Irani Lauer Lellis, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Dissertação de Mestrado Brincar, crescer e desenvolver: o lúdico nos contextos familiar, escolar e terapeútico de crianças autistas, Iani Dias Lauer leite, Thiago Almeida Vieira, Celina Maria Colino de Magalhães, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Monografia de Graduação Índice de Evasão dos Cursos Presenciais da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, com ingresso nos anos de 2011 a 2013, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro, Priscila Bellard Mendes de Souza, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Monografia de Graduação Inclusão Escolar nos Anos Iniciais, Lucrécia da Silva Veras
  • 2018, Monografia de Especialização Coparentalidade em Contexto de Família de Pessoa com Deficiência, Francisca Érica sousa Silva
  • 2018, Dissertação de Mestrado CULTURA, IDENTIDADE E MEMÓRIA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA: UM PASSADO REVISTO A PARTIR DO PRESENTE, Itamar Rodrigues Paulino, Augusto Rodrigues da Silva Junior, Edivaldo Bernardo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Qualificação de Mestrado MATUTICE E CIVILIDADE HUMANA: PERCEPÇÕES SOBRE A DINÂMICA DAS CULTURAS DO BAIXO AMAZONAS NA OBRA DE INGLÊS DE SOUZA, Itamar Rodrigues Paulino, Edivaldo Bernardo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Qualificação de Mestrado O MASCARADO FOBÓ ENTRE O SÉRIO E O LÚDICO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CULTURA DO FOLIÃO DA AMAZÔNIA, Itamar Rodrigues Paulino, Edivaldo Bernardo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Dissertação de Mestrado Meio Ambiente E Educação Socioambiental: a concepção de educadores nas escolas públicas em Santarém ? Pará, Genylton Odilon Rego da Rocha, João Roberto Pinto Feitosa, Rodolfo Maduro de Almeida, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Qualificação de Mestrado O Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil: o caso de uma escola pública periférica do Município de Santarém - Pará, Genylton Odilon Rego da Rocha, Iani Dias Lauer leite, Itamar Rodrigues Paulino, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Monografia de Graduação A formação de Professores Para a Educação de Jovens e Adultos: a estrutura curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do Campus de Altamira, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Renato Pinheiro da Costa, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Monografia de Graduação A Evasão em Números na UFPA, Campus de Altamira: turmas ingressantes nos anos de 2009 a 2010, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro, Priscila Bellard Mendes de Souza, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Qualificação de Mestrado PRINCIPIOS BASILARES DO PROGRAMA MAIS EDUCACAO/2016 E SUA CONCEPCAO DE EDUCACAO EM TEMPO INTEGRAL: HA ALGO DE NOVO NO AR?, CINTIA AURORA QUARESMA CARDOSO
  • 2018, Qualificação de Mestrado AMPLIACAO DO TEMPO ESCOLAR: A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA ESCOLA RIO TAPAJOS, NO MUNICIPIO DE BELEM - PARA, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES
  • 2018, Qualificação de Mestrado ANÁLISE DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO FREIRIANA: um enfoque em uma escola na Reserva Extrativista Marinha Tracuateua - PA, MARCIO FERNANDO DUARTE PINHEIRO
  • 2018, Qualificação de Mestrado A Educacao Integral em Tempo Integral na rede privada de ensino de Belem-PA: o caso da escola particular “Possibilidade” , REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA
  • 2018, Dissertação de Mestrado A ESCOLA DR. CELSO MALCHER NO BAIRRO DA TERRA FIRME EM BELEM DO PARA: um estudo sobre o processo de mobilizacao e luta dos jovens do ensino medio por uma educacao de qualidade., JESUS DE NAZARE DE LIMA DA COSTA
  • 2018, Dissertação de Mestrado A escola Dr. Celso Malcher no Bairro da Terra Firme em Belém do Pará: Um estudo sobre o processo de escolarização dos jovens estudantes do Ensino Médio, Maria José Aviz do Rosário, Clarice Nascimento de Melo, Itamar Rodrigues Paulino, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Qualificação de Mestrado A Educação Integral em Tempo Integrala, na rede privada de ensino de Belém - Pará: o caso da Escola Particular Possibilidade, Solange Helena Ximenes Rocha, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2018, Qualificação de Mestrado POLITICAS DE PERMANENCIA NA EDUCACAO PROFISSIONAL DE NIVEL MEDIO: UM ESTUDO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARA (2012-2017)., MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado ANALISE DO PROJETO DE EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE EMANCIPACAO FREIRIANA: um enfoque em uma escola na Reserva Extrativista Marinha Tracuateua - PA, MARCIO FERNANDO DUARTE PINHEIRO
  • 2018, Dissertação de Mestrado AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA RIO TAPAJÓS, NO MUNICÍPIO DE BELÉM - PARÁ, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES
  • 2018, Dissertação de Mestrado PRINCÍPIOS BASILARES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/2016 E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: HÁ ALGO DE NOVO NO AR?, CINTIA AURORA QUARESMA CARDOSO
  • 2018, Dissertação de Mestrado POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (2012-2017), MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado A JUVENILIZACAO DA EJA: uma analise do fenomeno no periodo de 2010 a 2017 na escola municipal de ensino fundamental “Irene Rodrigues Titan”, Castanhal-Para, ELIANA SANTOS BALESTRERI
  • 2018, Monografia de Graduação Inclusao escolar noa anos iniciais, LUCRECIA DA SILVA VERAS
  • 2017, Dissertação de Mestrado Catadores do Aterro Controlado da Comunidade Perema, Santarém-PA e o Programa Bolsa Família: os desafios enfrentados pela garantia de escolarização, Luciana Aires Rosa
  • 2017, Dissertação de Mestrado Política de Ensino Médio no Pará: a realidade do SOME no município de Itaituba, Elmara de Sousa Guimarães
  • 2017, Dissertação de Mestrado A ESCOLA DR. CELSO MALCHER NO BAIRRO DA TERRA FIRME EM BELÉM DO PARÁ; UM ESTUDO SOBRE 0 PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, Jesus de Nazaré Lima da Costa
  • 2017, Dissertação de Mestrado A formação continuada de professores na perspectiva da política de Educação Integral no município de Santarém - Pará, Solange Helena Ximenes Rocha, maria lilian imbiriba sousa colares, Itamar Rodrigues Paulino, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Dissertação de Mestrado Educação Integral: o caso da Escola de Tempo Integral Irmã Dorothy Mae Stang, no município de Santarém -Pará, Solange Helena Ximenes Rocha, Lilian Cristiane Almeida dos Santos, maria lilian imbiriba sousa colares, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Monografia de Graduação Democratização da Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus de altamira, no Período de 2015 a 2017, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Raimundo Sousa, Valter Luciano Gonçalves Villar, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Qualificação de Mestrado A formação continuada de professores, na perspectiva da política de educação integral no município de Santarém- Pará, Solange Helena Ximenes Rocha, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Monografia de Graduação A Prática Pedagógica Sob o Olhar dos Professores e Discentes na Educação de Jovens e Adultos da EMEF Otácilio Lino, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Ana Lúcia da Silva Maia, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Dissertação de Mestrado POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (2012-2017), MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA
  • 2017, Tese Doutorado A GESTÃO EDUCACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA DA ESFERA FEDERAL: O CASO DO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA, WELLINGTON FERREIRA DE JESUS, Célio da Cunha, José Vieira de Sousa, Leandro Batista da Silva, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Dissertação de Mestrado FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA AS ESCOLAS DO CAMPO EM SANTARÉM-PARÁ: DA CONSTRUÇÃO À PARTILHA DE SABERES, Solange Helena Ximenes Rocha, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Hergos Ritor Froes do Couto, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Monografia de Graduação FAMÍLIA E ESCOLA: DIALOGO NECESSARIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, Maria de Fátima Matos de Souza, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro, Ana Lúcia Maia da Silva
  • 2017, Dissertação de Mestrado As Percepções do Gestor e Técnicos da 5ª URE sobre os Avanços e Desafios do PROEMI em Santarém - Pará, Marinete Costa de Lima
  • 2017, Dissertação de Mestrado Um Estudo Sobre os Jovens da Escola Celso Malcher: Desafios e Perspectivas, Maria José Aviz do Rosário, Clarice Nascimento de Melo, WELLINGTON FERREIRA DE JESUS, Jacqueline Serra Freire, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Monografia de Graduação Os desafios e Dilemas das Práticas Docentes em Turmas Multisseriadas na Educação do Campo, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Cleide Santos de Sousa, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Monografia de Graduação As representações Sociais dos Estudantes do Curso de Pedagogia da FAE/UFPA, Campus Universitário de Altamira Sobre o Trabalho de Conclusão de Curso, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro, Mariléia Trindade, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Dissertação de Mestrado Meio Ambiente e Educação Socioambiental: a percepção de Educadores nas escolas públicas em Santarém-Pará, Geila Santos de Sousa
  • 2017, Qualificação de Mestrado UM ESTUDO SOBRE OS JOVENS DA ESCOLA CELSO MALCHER: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. , JESUS DE NAZARE DE LIMA DA COSTA
  • 2017, Qualificação de Mestrado UM ESTUDO SOBRE OS JOVENS DA ESCOLA CELSO MALCHER: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. , JESUS DE NAZARE DE LIMA DA COSTA
  • 2017, Qualificação de Mestrado A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL PARA A ESCOLA BÁSICA DE BELÉM-PA: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DA SECRETARIA MUNICIPAL, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Janaína Specht da Silva Menezes, Fabrício Aarão Freire Carvalho, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2017, Dissertação de Mestrado A ESCOLA DR. CELSO MALCHER NO BAIRRO DA TERRA FIRME EM BELÉM DO PARÁ; UM ESTUDO SOBRE 0 PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, Jesus de Nazaré Lima da Costa
  • 2017, Monografia de Graduação Programa Mais Educação: Educação Integral, Arte Educação e Ensino de Arte, Jocelio de Sousa Ferreira
  • 2017, Qualificação de Mestrado A Concepcao De Educacao Em Tempo Integral Para A Escola Basica De Belem-Pa: Uma Analise Da Proposta Da Secretaria Municipal, CARLA SANTOS CARDOSO
  • 2017, Qualificação de Mestrado A Concepcao De Educacao Em Tempo Integral Para A Escola Basica De Belem-Pa: Uma Analise Da Proposta Da Secretaria Municipal, CARLA SANTOS CARDOSO
  • 2016, Dissertação de Mestrado GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO DESENVOLVIDOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO OESTE DO PARÁ, Solange Helena Ximenes Rocha, maria lilian imbiriba sousa colares, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Qualificação de Mestrado EDUCAÇÃO DO CAMPO, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA CONSTRUÇÃO À PARTILHA DE SABERES, Solange Helena Ximenes Rocha, Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Dissertação de Mestrado GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO DESENVOLVIDOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO OESTE DO PARÁ, Solange Helena Ximenes Rocha, maria lilian imbiriba sousa colares, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Dissertação de Mestrado AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE, Solange Helena Ximenes Rocha, maria lilian imbiriba sousa colares, Maria José Pires, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Dissertação de Mestrado AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE, Solange Helena Ximenes Rocha, maria lilian imbiriba sousa colares, Maria José Pires Cardozo, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Tese Doutorado Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica: concepções e tendências Teórica Extraídas de Teses de Doutorado, WELLINGTON FERREIRA DE JESUS, Célio da Cunha, Ivar César Oliveira de Vasconcelos, Angelica Alves da Cunha Marques, Olzeni leite Costa Ribeiro, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Tese Doutorado Políticas Federais de inclusão digital social na Amazônia: uma análise da implementação do PROUCA em Santarém-Pará, Maria Lilian Imbiriba Sousa Colares, Luis Enrique Aguilar, Mara Regina Jacomeli, Newton Antonio Pacciulli Bryan, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Dissertação de Mestrado Educação Integral de Tempo Integral: a concepção dos sujeito participantes do Programa Mais Educação no Munício de Oriximiná-Pará, Maria de Fátima Matos de Souza, Edna Cristina do Prado, Maria Lilian Imbiriba Sousa Colares, Itamar Rodrigues Paulino, Célio da Cunha,
  • 2016, Dissertação de Mestrado Vivências e Orientações institucionais: conflitos na formação do alfabetizador, Maria de Fátima Sousa Lima, Ediene Pena Ferreira, Luiz Percival leme Brito, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Dissertação de Mestrado a Influência das TIC na Formação de Professores Indígenas do Curso de Licenciatura em Educção Básica Intercultural da UNIR, Campus de JI-Paraná-RO, José Lucas Pedreira Bueno, Wendell Fiori de Faria, Jussara Santos Pimenta, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Dissertação de Mestrado O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes realizado na Escola Dom Rino Carlesi no Município de São Raimundo das Mangabeiras-MA, Maria José Aviz do Rosário, Genylton Odilon Rego da Rocha, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Dissertação de Mestrado A teoria do Capital Humano e as Pedagogias Liberais Pós-Modernas Presentes nas Políticas de Formação de Professores., Antonio Carlos Maciel, Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Clarides Henrich de Barba, Everaldo Piolli, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Qualificação de Mestrado A formação continuada de professores do distrito Federal na EAPE: contextos e concepções, WELLINGTON FERREIRA DE JESUS, SINARA POLLON ZARDO, Célio da Cunha, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Monografia de Graduação A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil E.M.E.I Pequeno Príncipe, Turma Jardim /2015 Belo Monte do Pontal - ANAPÚ/RASIL, Luiza de Marilac Miléo Moreira, Rosangela Soares da Silva Medeiros, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Tese Doutorado Políticas Federais de inclusão digital social na Amazônia: uma análise da implementação do PROUCA em Santarém-Pará, Prof.(a) Dr.(a) Luis Enrique Aguilar (Orientador(a)) – FE/Unicamp Prof.(a) Dr.(a) Mara Regina Martins Jacomelli (Membro Titular) – FE/Unicamp Prof.(a) Dr.(a) Newton Antonio Pacciuli Bryan (Membro Titular) – FE/Unicamp Prof.(a) Dr.(a) Maria Lilia Imbiriba de Souza Colares (Membro Titular) – ICED/UFOPA Prof.(a) Dr.(a) Maria de Fátima Matos de Souza (Membro Titular) – CFI/UFOPA
  • 2016, Qualificação de Mestrado O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes realizado na Escola Dom Rino Carlesi no Município de São Raimundo das Mangabeiras-MA, Genylton Odilon Rego da Rocha, Lúcia Isabel da Conceição Silva, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Tese Doutorado Os ecos de uma gestão nos diversos espaços da trama educacional de uma instiuição pública: uma análise sobre o Colégio Militar de Brasília, WELLINGTON FERREIRA DE JESUS, Célio da Cunha, José Vieira de Sousa, Leandro Batista da Silva, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Dissertação de Mestrado As Tecnologias Digitais na Formação de Professores Indígenas no Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia, Vanderleia Barbosa da Silva
  • 2016, Qualificação de Mestrado Em tempos de ditadura: a formação do professor de educação física de 1970-1985 na Escola Superior de Educação Física do Pará, Maria José Aviz do Rosário, Genylton Odilon Rego da Rocha, Marta Genú Soares, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2016, Dissertação de Mestrado Educação de Tempo Integral em Santarém: ações da Secretaria Municipal de Educação, no período de 2008 a 2014, Solange Helena Ximenes Rocha, maria lilian imbiriba sousa colares, Luiz Bezerra Neto, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Dissertação de Mestrado Identidade Profissional Docente: desvelando maneiras de construir a profissão, Solange Helena Ximenes Rocha, Anselmo Alencar Colares, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Qualificação de Mestrado VIVÊNCIA E ORIENTAÇÕES INSTITUCIONAIS: CONFLITOS NA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR INTERIORANO, Luiz Percival leme Brito, Elaine Constant, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Dissertação de Mestrado FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM - PARÁ, Solange Helena Ximenes Rocha, Maria José Aviz do Rosário, João Roberto Pinto Feitosa, Edna Cristina do Prado, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Dissertação de Mestrado A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DE BELTERRA - AMAZÔNIA PARAENSE, Solange Helena Ximenes Rocha, Maria José Aviz do Rosário, Maria Lilian Imbiriba Sousa Colares, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Dissertação de Mestrado Ser e estar: a construção da identidade profissional docente na educação básica, Solange Helena Ximenes Rocha, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Dissertação de Mestrado A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E ENSINO: O PROFESSOR COMO INTERLOCUTOR DO PROCESSO E FORMAÇÃO E AUTO-FOMAÇÃO, Maria de Fátima Matos de Souza, Solange Helena Ximenes Rocha, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
  • 2015, Dissertação de Mestrado A EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DE BELTERRA, Solange Helena Ximenes Rocha, Maria José Aviz do Rosário, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Dissertação de Mestrado Identidade Profissional Docente: Desvelando Maneiras de Construir a Profissão, Iata Anderson Ferreira de Araújo
  • 2015, Qualificação de Doutorado A FORMAÇÃO EDUCACIONAL WHITE COLLAR: COMO O TRABALHADOR A PENSA? COMO O MUNDO DO TRABALHO A PERCEBE?, WELLINGTON FERREIRA DE JESUS, CÉLLIO DA CUNHA, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Qualificação de Doutorado ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES COMO LEITORES AUTÔNOMOS E FORMADORES DE NOVOS LEITORES, Sérgio Antônio da Silva Leite, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Qualificação de Mestrado FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO DISTRITO FEDERAL E AEPE: CONTEXTOS, CONCEPÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES, WELLINGTON FERREIRA DE JESUS, SINARA POLLON ZARDO, CÉLLIO DA CUNHA, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Monografia de Especialização GESTÃO ESCOLAR E GRÊMIO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: SANTARÉM-PA, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Qualificação de Mestrado Educação Integral em Santarém: ações da Secretaria Municipal de Educação, no período de 2008 a 2014, Solange Helena Ximenes Rocha, maria lilian imbiriba sousa colares, Pedro Laudinor Goergen, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Monografia de Graduação O Discurso Visual: A imensão no fragmento de imagem fotográfica, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2015, Qualificação de Doutorado VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM (PA) E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO?, João Roberto Pinto Feitosa, Luis Enrique Aguilar, Débora Cristina Jeffrey, Guilherme do Val Toledo Prado, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2014, Tese Doutorado O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES EM FORMAÇÃO PELO PARFOR QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Maria José Aviz do Rosário, Genylton Odilon Rego da Rocha, VERÔNICA GESSER, JOÃO MANOEL DA SILVA MALHEIRO, GILMAR PEREIRA DA SILVA, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2014, Monografia de Graduação UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE POLIEDROS, Sebastián Mancuso, Hugo Alex Carneiro Diniz, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2014, Monografia de Especialização MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE JURUTI-PARÁ A PARTIR DO INÍCIO DAS ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO DE BAUXITA., Roberto do Nascimento Paiva, Thiago Almeida Vieira, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2014, Monografia de Graduação AS ADEQUAÇÕES/INADEQUAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PARFOR DO CURSO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE ÓBIDOS, Terezinha de Jesus Dias Pacheco, Lazaro João Santana da Silva, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2013, Monografia de Especialização Concepção de professores sobre Educação Ambiental na Rede Pública de Ensino em Santarém/PA, Itamar Rodrigues Paulino, Soraia Valeria de Oliveira Coelho Lameirão, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2013, Monografia de Graduação Desmatamento e Física: uma integração possível, Lilian Cristiane Almeida dos Santos, Ednea Nascimento Carvalho, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2013, Monografia de Especialização Casa Familiar Rural, Perspectivas e Desafios; Um Estudo de Caso no Município de Santarém/PA, Itamar Rodrigues Paulino, Soraia Valeria de Oliveira Coelho Lameirão, Maria de Fátima Matos de Souza
  • 2012, Monografia de Graduação Formação Continuada para Professores da Educação Infantil: Possibilidades e Particularidades., Ednea Nascimento Carvalho, maria lilian imbiriba sousa colares, Maria de Fátima Matos de Souza

Trabalho de Fim de Curso(12)

  • MEMORIAL: a trajetória de um docente de turmas multisseriada, JOSE MARIA CAMPOS DA SILVA , 02/2019
  • FAMÍLIA E ESCOLA: DIALOGO NECESSÁRIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, MICHELE COSTA BARBOSA DE CASTRO , 05/2017
  • GESTÃO PARTICIPATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, RANGEL APARECIDO SANTOS DE OLIVEIRA , 02/2019
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA ESCOLA, MARIA DE FATIMA RIBEIRO MARQUES SANTOS , 02/2019
  • A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, GLEICIANE DE OLIVEIRA SILVA RODRIGUES , 02/2019
  • A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR, MARIA EDILENE ARAUJO DA COSTA , 02/2019
  • A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 17 DE OUTUBRO- PACAJÁ/PA, ORLEANDO MENESES DOS SANTOS , 05/2018
  • PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas., ANA LUCIA BARRETO DA SILVA , 05/2018
  • A CONCEPÇÃO DE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DA CASA FAMILIAR RURAL DE PACAJÁ-PARÁ, ALESSANDRA DO NASCIMENTO SILVA SANTOS , 06/2018
  • EVASAO ESCOLAR: CAUSAS E EFEITOS DA EVASÃO ESCOLAR NO EJA NA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO TOZETTI, VILA BOM JARDIM-PACAJÁ-PA., JOELSON SILVA DE MORAES , 06/2018
  • GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE URUARÁ, NO PERÍODO DE 2005 A 2012, RANGEL APARECIDO SANTOS DE OLIVEIRA , 02/2019
  • CONCEPÇÕES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PRESENTES NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPA E UFOPA, LARISSA MOURA LISBOA BECKER , 02/2019

Orientações de Pós-Graduação (29)

  • Doutorado, Maria Mirtes Cortinhas dos Santos , 03/2012 - 12/2015 , Finalizada em 12/2015
  • Doutorado, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES, 03/2020 - 03/2023 , Finalizada em 03/2023
  • Doutorado, DIOMARK PEREIRA DE ARAUJO, 04/2022 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ELISVÂNIA NUNES BRAZ, 04/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA, 04/2021 - 04/2022 , Finalizada em 04/2022
  • Doutorado, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES, 08/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, NEUZIVAN LIMA AVILA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, HANDERSON DA COSTA BENTES, 04/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, SUELI ANDRADE DOS SANTOS, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, EDUARDA DE ASSUNCAO PACHECO, 04/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, Geila Santos de Sousa , 08/2016 - 04/2018 , Finalizada em 04/2018
  • Mestrado, ELIENE BRITO PASSOS, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAQUEL ALMEIDA DA SILVA, 03/2020 - 08/2022 , Finalizada em 08/2022
  • Mestrado, FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EMANUELLY LETICIA DAS MERCES SILVA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, Elmara de Sousa Guimarães , 09/2016 - 04/2017 , Finalizada em 04/2017
  • Mestrado, FLAVIO MORAIS LIMA, 10/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO , 03/2014 - 12/2015 , Finalizada em 12/2015
  • Mestrado, Luciana Aires , 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, HANDERSON DA COSTA BENTES , 03/2014 - 12/2015 , Finalizada em 12/2015
  • Mestrado, Luciene Maria da Silva , 03/2015 - 12/2016 , Finalizada em 12/2016
  • Mestrado, Andreia Riker Soares de Sousa , 08/2016 - 09/2018 , Finalizada em 09/2018
  • Mestrado, Marinete Costa de Lima , 03/2016 - 07/2018 , Finalizada em 07/2018
  • Mestrado, Maria Aparecida dos Santos Pereira , 03/2016 - 09/2018 , Finalizada em 09/2018
  • Mestrado, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES, 02/2017 - 02/2019 , Finalizada em 02/2019
  • Mestrado, MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES, 03/2017 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1 v3.14.25.249