CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA
Produção Intelectual
Artigos (7)
2019, ALVES, JOÃO PAULO DA CONCEIÇÃO, Luís de Nazaré Viana Valente, ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA , O ensino médio técnico e o índice de especialização nos municípios da Amazônia legal: potencialidades e contradições, ISSN: 21777691
2018, Luís de Nazaré Viana Valente , Materiais didáticos como objetos de pesquisa em linguística aplicada, ISSN: ISSN 2595-0592
2009, Luís de Nazaré Viana Valente, Marília Cristina Campos Lopes , A oralidade na escola: notas sobre a problemática da modelização didática, ISSN: 18093108
2006, Luís de Nazaré Viana Valente , Literatura Infantil na Sala de Aula: um inventário instigante, ISSN:
2006, Luís de Nazaré Viana Valente , O Liberal, ISSN:
2006, Luís de Nazaré Viana Valente , O Liberal, ISSN:
Publicação em Eventos (8)
2020, Luís de Nazaré Viana Valente, Ana Paula Costa Pantoja, MÉTODOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, Anais do II Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
2018, LUÍS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, O estágio supervisionado no campus de Cametá: reestruturação e desafios, Fórum de graduação do campus de Cametá ?Ufpa, Outros
2018, LUÍS VALENTE, Análise/produção de materiais didáticos na formação docente, I Seminário Integrado de Linguagens e Literaturas de Baião, Outros
2018, LUÍS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, Perspectiva atual do estágio nas licenciaturas: o papel da intervenção e do material didático, SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, Outros
2018, LUÍS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, Estágio Supervisionado nas Licenciaturas: desafios e potencialidades, I Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, Outros
2018, LUIS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, Materiais didáticos e formação docente., O Encontro Paraense dxs Estudantes de Pedagogia ? EPEPe, Outros
2018, Luís de Nazaré Viana Valente, MATERIAIS DIDÁTICOS COMO OBJETOS DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA, I CONGRESSO DE LETRAS DO TOCANTINS/CAMETÁ, Trabalho Completo
2018, LUÍS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, MULTILETRAMENTOS EM MATERIAIS DIDÁTICOS, II SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE MOCAJUBA-PA, Outros
Capítulos de Livros (5)
2023, As concepções de avaliação escolar em língua portuguesa: uma análise a partir do discurso docente, ENCONTROS, MEMÓRIAS E PERSPECTIVAS: TECENDO HISTÓRIAS POR MEIO DAS LETRAS, Luís de Nazaré Viana Valente
2022, Métodos de ensino de produção textual no livro didático, Práticas de letramento e escrita para a educação básica, Luís de Nazaré Viana Valente, Paula Camila Marques do Carmo
2022, Estudo das concepções de avaliação adotadas pelo professor de Português no primeiro ano do Ensino Médio, Práticas de letramento e escrita para a educação básica, Luís de Nazaré Viana Valente, Jose Diogo Viana Mendes
2022, Literatura infantil na sala de aula: algumas considerações teóricas e didáticas, Linguagem e Ensino na Amazônia: a formação de professores de Letras, Luís de Nazaré Viana Valente
2022, O gênero cartum no ensino aprendizagem das variações linguísticas: sequência didática para o segundo ano do Ensino Médio, Práticas de letramento e escrita para a educação básica, Luís de Nazaré Viana Valente, Célia Fiel Américo
Livros (1)
2017, Multiletramentos e elaboração de material didático de língua portuguesa, Luís de Nazaré Viana Valente
Participações em Bancas de Cursos (37)
2023, Monografia de Graduação A TEORIA DE DAVID PAUL AUSUBEL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DE UM PROTOTIPO , NATANAEL VEIGA GONCALVES
2023, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS DE POLIDEZ LINGUISTICA NO GENERO
CARTAS DE RECLAMACAO, VANDA MARIA DA VEIGA PANTOJA
2022, Monografia de Graduação A PRATICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA NO 9º do ENSINO FUNDAMENTAL, GABRIELA COSTA MENDES
2022, Monografia de Graduação O gênero textual poema como recurso didático pedagógico para o ensino de língua portuguesa, ROSELY NOVAES SILVA
2022, Monografia de Graduação O ENSINO EM LINGUA PORTUGUESA: A AVALIACAO NO ENSINO NAO PRESENCIAL, JOSE ALESON TAVARES DE SOUZA
2022, Monografia de Graduação O ENSINO EM LINGUA PORTUGUESA: A AVALIACAO NO ENSINO NAO PRESENCIAL, JOSE ALESON TAVARES DE SOUZA
2022, Monografia de Graduação o genero textual poema como recurso didatico pedagogico para o ensino de lingua portuguesa, ROSELY NOVAES SILVA
2022, Monografia de Graduação A PRATICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA NO 9º do ENSINO FUNDAMENTAL, GABRIELA COSTA MENDES
2022, Monografia de Graduação Os desafios do ensino de Lingua portuguesa na modalidade remota no 6° ano do ensino fundamental, CILENE MORAES DE SOUZA
2022, Monografia de Graduação Os desafios do ensino de Língua portuguesa na modalidade remota no 6° ano do ensino fundamental,, CILENE MORAES DE SOUZA
2022, Monografia de Graduação Ensino-aprendizagem do portugues com o retorno das aulas presenciais no 8º ano da escola abel figueiredo, LILIANE MONTEIRO VIANA
2021, Monografia de Graduação AMEACA E PRESERVACAO DE FACE NO DISCURSO DE AVALIADORES DE TCC
, JUNIOR WANZELER POMPEU
2021, Monografia de Graduação REPRESENTACAO SOCIAL DA COMUNIDADE INDIGENA ANAMBE/MOJU-PARA: um olhar sobre a lingua e a Cultura, JESSICA DUTRA DE SOUZA
2021, Monografia de Graduação O GENERO LENDA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA ORALIDADE NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SARA DA SILVA E SILVA
2020, Monografia de Graduação O gênero letra de música como objeto de ensino de Língua Portuguesa no programa Residência Pedagógica: relato de experiência, Aline de Nazaré Mendes Marques
2020, Monografia de Graduação A inserção do sentido do texto para ensinar gramática: Uma intervenção por meio do gênero piada, Jocelia dos Santos Rodrigues
2020, Monografia de Graduação A INSERCAO DO SENTIDO DO TEXTO no ENSINo GRAMATICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENCAO POR MEIO DO gENERO PIADA, JOCELIA DOS SANTOS RODRIGUES
2020, Monografia de Graduação ?O lúdico como instrumento motivador no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção?, Cristiane Borges Martins
2020, Monografia de Graduação ?O lúdico como instrumento motivador no processo de ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção, Cristiane Borges Martins,
2020, Monografia de Graduação ?O gênero letra de música como recurso para o ensino de Língua Portuguesa no programa residência pedagógica: relato de experiência, Aline de Nazaré Mendes Marques
2019, Monografia de Graduação A ORALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA, Luís de Nazaré Viana Valente
2019, Monografia de Graduação GRAFIA E PONTUACAO: um estudo de caso de um grupo de letras no aplicativo WhatsApp, DEUZIANE DE MATOS RODRIGUES
2019, Monografia de Graduação O ENSINO DE PORTUGUES NO PNAIC: estudo das relacoes entre ensino-aprendizagem de lingua portuguesa e o sucesso dos alunos, FRANCINETE DO SOCORRO DAS COSTA DINIZ
2019, Monografia de Graduação A AVALIAÇÃO BIMESTRAL COMO INSTRUMENTO FORMATIVO: estudo das competências exigidas em avaliações bimestrais de língua portuguesa no Ensino Médio,
2019, Monografia de Graduação A ORALIDADE NOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LINGUA PORTUGUESA, LAISY CRISTINY CAVALCANTE TRINDADE
2019, Monografia de Graduação O APLICATIVO DE MENSAGEM INSTANTÂNEA WHATSAPP COMO AUXÍLIO PARA A ESCRITA: UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, Luís de Nazaré Viana Valente
2019, Monografia de Graduação LEITURA EM PROCESSO: UMA ANÁLISE DA COMPETÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS DO 9o ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOM JARDIM, Luís de Nazaré Viana Valente
2019, Monografia de Graduação O USO DA ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA TURMA DO 9º ANO DA E. M. E. F. GLICÉRIA DE SOUZA GUIMARÃES, RIO JUBA/CAMETÁ-PARÁ, Luís de Nazaré Viana Valente
2019, Monografia de Graduação O ENSINO DE PORTUGUÊS NO PNAIC: estudo das relações entre ensino-aprendizagem de língua portuguesa e o sucesso dos alunos, Luís de Nazaré Viana Valente
2019, Monografia de Graduação GRAFIA E PONTUAÇÃO: um estudo de caso de um grupo de letras no aplicativo WhatsApp, Luís de Nazaré Viana Valente
2019, Monografia de Graduação Leitura em processo: uma analise da competencia leitora dos alunos do 9 ano da escola municipal de Ensino Fundamental de Bom Jardim, JOAO PAULO POMPEU DOS PRAZERES
2019, Monografia de Graduação ORALIDADE NA E.M.E.F. ?PROFESSORA GLICÉRIA DE SOUZA RIBEIRO GUIMARÃES?: UMA PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9o ANO, Luís de Nazaré Viana Valente
2019, Monografia de Graduação O uso da oralidade em aulas de Lingua Portuguesa na turma do 9º ano da E.M.E.F. Gliceria de Souza Guimaraes, Rio Juba - Cameta/Para., IDENILSON CASTRO DE LEAO
2018, Monografia de Graduação Caracterizacao das desinencias verbais da fala cametaense: analise morfologica de contos fantasticos, AMANDA INGRID NOGUEIRA FREITAS
2018, Monografia de Graduação Processos semanticos dos termos socioterminologicos da farinha de mandioca da comunidade de Marambira-Oeiras do Para, VILMA LEAO SANTOS
2018, Monografia de Graduação Performances discursivas: o ensino de LP e o aspecto verbal, RAIMUNDO CESAR VALENTE COELHO
2018, Monografia de Graduação A oralidade no ensino de lingua portuguesa: a ocorrencia de marcadores conversacionais em contextos formais, VINICIUS DA SILVA PINTO
Prêmios Recebidos (2)
2019, PARANINFO, Nacional
2018, NOME DA TURMA, Local
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (3)
2018,Membro da Comissões Organizadora, CAMPUS CAMETÁ-PA, Nacional, DIGITAL
2017,Membro da Comissões Organizadora, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTIS-CAMETÁ-UFPA, Nacional, organização
2017,Membro da Comissões de Programa, CAMPUS DE CAMETÁ, Nacional, coordenação
Trabalho de Fim de Curso(91)
AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA, LILIANE TAVARES PINHEIRO ,
08/2015
LEITURA COMO FERRAMENTA DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SIVANILDO GONCALVES NOGUEIRA ,
08/2015
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE FAZER PARA TRABALHAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, MARIA ELIANA WANZELER PEREIRA ,
08/2015
O ENSINO DA LEITURA NO 5º ANO E NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA VEREADOR ABELARDO LEÃO, EM LIMOEIRO DO AJURU., SAMARA DIAS BALIEIRO ,
03/2016
UM ESTUDO DA RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ERENI MARQUES DOS SANTOS ,
03/2016
O ENSINO DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FRANCIONE PEREIRA DE SOUZA ,
02/2016
A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, ANUNCIACAO DE MARIA TENORIO VEIGA ,
03/2016
UM ESTUDO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA MARTINHO PINHEIRO, EDINELMA PINHEIRO ALVES ,
03/2016
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ., RENILSON DOS REIS SA ,
07/2016
A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DE ESCOLA PÚBLICA, MARIA DE ASSUNCAO BORGES DA SILVA ,
08/2016
O ESPAÇO E O PAPEL DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS , GESSICA IOLANDA SOUZA MENDES ,
08/2016
O Ensino da produção textual na escola pública: Uma análise a partir do material didático, ANA PAULA COSTA PANTOJA ,
07/2017
o processo de alfabetização e o PINAIC, MAYZA MENDES FREITAS ,
01/2017
tecnologia na educação, FERNANDA FERREIRA SAGICA ,
01/2017
HQs na escola, NATALIA DO SOCORRO DA SILVA PAIVA ,
01/2017
Relação reprovação/evasão/língua portuguesa, VIVIANE REGINA PORTILHO TELES ,
01/2017
A Sexualidade na Escola Pública: Tabu ou prática formativa?, MARIA DALVA RODRIGUES MOREIRA ,
07/2017
A produção textual dos alunos do 9º ano, JACINEIA GONCALVES NUNES ,
08/2017
O ensino da leitura no material didático do Ensino Fundamental da Escola Pública, BEATRIZ TRINDADE BATISTA ,
08/2017
O ensino da leitura no material didático do Ensino Médio da Escola Pública do município de Cametá, SUELY GOMES ALHO ,
08/2017
O gênero Gótico no Material Didático de Português, JAIRO CRUZ BAIA ,
08/2017
Multiletramentos e Materiais Didáticos: Uma investigação nos livros didáticos de Português do Ensino Fundamental, RONILSON XAVIER CARDOSO ,
08/2017
O oral formal no material didático do ensino fundamental da escola pública, ALAN RODRIGUES VIANA ,
08/2017
Análise linguística no material didático do ensino fundamental da escola pública, IZABEL CRISTINA GAIA BELO ,
08/2017
A leitura em sala de aula: um olhar sobre as atividades didáticas, SAMARA DA SILVA ,
08/2017
MÉTODOS DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO, PAULA CAMILA MARQUES DO CARMO ,
02/2020
A importância da oralidade como processo didático para desenvolvimento de competências sócio-discursivas dos sujeitos, FRANKLANDIA MARIA DA SILVA ,
06/2017
As concepções de avaliação escolar de língua portuguesa, JAQUELINE BASILIO DA SILVA ,
06/2017
História em Quadrinhos como Recurso Metodológico para o Ensino de Língua Portuguesa, MARIA DAS GRACAS DOS SANTOS FELIX ,
09/2017
Gênero Textual Crônica: Incentivo à leitura por meio dos textos de Luis Fernando Veríssimo, LUIS NAZARENO NAMIAS TOCANTINS ,
03/2017
Leitura no Ensino Fundamental: uma análise voltada para turma de 8º Ano do Ensino Fundamental, MARCELLY MENEZES MIRANDA ,
09/2017
" A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA RIBEIRINHA", JOSE ALCIR WANZELER PRESTES ,
04/2018
A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO LENDA REGIONAL NA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LEIDIANE DO SOCORRO DOS SANTOS POMPEU ,
04/2018
A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO CONTO REGIONAL COMO PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA TURMA DO 6º ANO DA ESCOLA PÚBLICA RIBEIRINHA, JACKSON DO SOCORRO RIBEIRO ALVES ,
04/2018
O GÊNERO LETRAS DE MÚSICAS CAMETAENSES: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA INTERPRETATIVA DOS DOCENTES, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MYRLEM DO SOCORRO PINHEIRO MIRANDA ,
04/2018
O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE OS JOGOS POPULARES COMO RECURSO DIDÁTICO, ADRIANA VIANA VALENTE CARDOSO ,
06/2017
O PAPEL DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REALIDADES E PERSPECTIVAS, ILDA GONCALVES BATISTA ,
06/2017
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR COMO ATO DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JACLECILMA PINHEIRO DE MORAES ,
06/2017
O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O INCENTIVO À LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JEANE PINTO RODRIGUES ,
06/2017
EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA E.M.E.F. PROFESSORA MARIA VALDA BRAGA VALENTE, LELIANE MARIA BARROSO PANTOJA ,
06/2017
RECURSOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR., ROSI CLEIDE DE JESUS BAIA CORREA ,
06/2017
Didatização do ensino
da língua oral a partir do gênero debate de opinião de fundo controverso, JESSICA TEIXEIRA DA COSTA ,
08/2020
Gênero textual história em quadrinho: análise didática, NOBUYASU DA SILVA IRIE ,
07/2018
A compreensão leitora na escola pública ribeirinha, EDUARDO SILVA DA SILVA ,
07/2018
O ensino da produção textual no ensino médio: uma análise a partir do livro didático, PAULA CAMILA MARQUES DO CARMO ,
07/2018
LEITURA CRÍTICA DE CARTUM: IMPORTÂNCIA DO HOMOR NO APRENDIZADO DURANTE O ENSINO FUNDAMENTAL, CELIA FIEL AMERICO ,
10/2018
O ENSINO DE PORTUGUÊS ATRAVÉS DO GÊNERO CONTO, MARIA DINALVA PACHECO DA SILVA ,
12/2018
AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FATIMA MARIZA DE ASSIS MOTA ,
12/2018
AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ROSILENE DE FREITAS RODRIGUES ,
12/2018
REPORTAGEM JORNALÍSTICA IMPRESSA COMO INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA, EDINA LUCIA BORGES DOS SANTOS ,
12/2018
A LINGUAGEM DA INTERNET: ALIADA OU VILÃ DA PRRDUÇÃO TEXTUAL, ELIZONETE TENORIO RODRIGUES ,
12/2018
A LINGUAGEM DA INTERNET: ALIADA OU VILÃ DA PRRDUÇÃO TEXTUAL, LUCINALDO GARCIA PAES ,
12/2018
A CULTURA QUILOMBOLA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA LÍNGUA PORTUGUESA, SELMA DE FATIMA GONCALVES DE FREITAS ,
12/2018
Dificuldades, Desafios e Possibilidades para o Ensino da Língua Portuguesa na Educação do Campo: um estudo na E.M.E.F de Mutuacá de Cima, Juaba, Cametá-PA, TITO MIRANDA BORGES FILHO ,
02/2020
Compreensão e produção textual na escola pública: análises e propostas para o 8º ano do ensino fundamental, ALAN CRISTHE MARQUES VULCAO ,
06/2019
Oralidade na escola: um método para o ensino do oral formal, ANA CRISTINA RODRIGUES VASCONCELOS ,
06/2019
Compreensão e produção textual na escola: análises e propostas para o 2º ano do ensino médio, JOSIVANE PINHEIRO MORAES ,
06/2019
Oralidade na escola: diagnósticos e propostas para o 8º ano do ensino fundamental, RUY DIEGO PEREIRA FERREIRA ,
06/2019
O TRABALHO COM A ORALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, JOSE JOAQUIM DOS PRAZERES AMARAL ,
07/2019
O CONTO DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DE LEITORES: Histórias contadas
e recontadas., KELLY PEREIRA DE SOUZA ,
03/2019
A LEITURA LITERÁRIA PARA O 6º ANO: PROPOSTA DE ENSINO, GIONE DO SOCORRO PINTO WANZELER ,
02/2020
UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA PARA ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, ALDA MARIA VALENTE RODRIGUES ,
08/2020
O ENSINO DE PORTUGUÊS NA ESCOLA PÚBLICA: ANÁLISES E PROPOSTAS DIDÁTICAS, JAQUELINE LUZIA FREITAS GAIA ,
08/2020
LINGUAGEM E PRÁTICA EDUCATIVA: UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS DE PRODUÇÃO ESCRITA NA E.M.E.F. FRANCISCA XAVIER, KELYANE DA CONCEICAO FERNANDES ,
08/2020
Práticas pedagógicas em questão: diagnósticos e protótipo como proposta de ensino
para produção textual a partir do conto, HILLERY CHRISTIE DOS SANTOS DE BRITO ,
08/2020
O oral formal como
objeto de ensino no 9º ano: o gênero conferência na escola, ARLICE MIRANDA BAIAO ,
08/2020
O
gênero textual/oral jornalístico-notícia como objeto de ensino-aprendizagem e avaliação
na sala de aula, ELIDA TEIXEIRA GOMES ,
08/2020
O texto
Digital: diagnósticos e proposta de ensino para o 8º ano do ensino fundamental como o
gênero meme, EDILENE VERGOLINO CORREA ,
08/2020
O gênero
textual rótulos de embalagens, ALCINEIA MEDEIROS DE ALMEIDA ,
08/2020
As estratégias de leitura como objetos de ensino da compreensão leitora no ensino da Língua Portuguesa, JOSIANE FONSECA PANTOJA ,
06/2021
As concepções de leitura e a formação do leitor do 5º ano do ensino fundamental., RAYANE PEREIRA FARIAS ,
06/2021
Estudo das concepções de avaliação adotadas pelo professor de Português no 1º ano do ensino Médio
, JOSE DIOGO VIANA MENDES ,
02/2020
O GÊNERO CARTUM NO ENSINO APRENDIZAGEM DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, CELIA FIEL AMERICO ,
02/2020
PROTÓTIPOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, RAIANE SOUSA MARTINS ,
06/2022
Um olhar sobre as atividades realizadas nas aulas de LP no ensino médio: O trabalho com análise linguística por meio do gênero carta do leitor, EDIVANILSON COSTA ALMEIDA ,
06/2022
CONTO REGIONAL MISTERIOSO NA PRODUÇÃO ESCRITA NAS ATIVIDADES REMOTAS PARA OS ALUNOS DO 9º ANO, LIA OLIVEIRA TAVARES ,
06/2022
PRODUÇÃO DE TEXTO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA
PROFESSOR JOÃO LUDOVICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALDER VIRGOLINO DIAS ,
06/2022
O USO DO GÊNERO TEXTUAL QUADRINHA NA PRÁTICA DE LEITURA NO 6º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, RENAN TOCANTINS FIEL ,
06/2022
Produção textual escrita no 6º Ano do Ensino Fundamental, ARLINDO SOUZA POCA FAYAL ,
06/2022
PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DO GÊNERO
MEME., LETICIA ALHO RODRIGUES ,
06/2022
A LUDICIDADE (JOGOS E BRINCADEIRAS) COMO FERRAMENTA NO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL., ELIELSON DA SILVA E SILVA ,
03/2022
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO., MARCIELE DE ANDRADE BAIA ,
03/2022
UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO: os
desafios atuais., JEAN CARDOSO VILHENA ,
03/2022
ANÁLISE DIDÁTICAS E PROPOSTAS AVALIATIVAS PARA OS LUNOS DO
7ºANO, NAZILDA CARDOSO SANTANA ,
03/2022
As dificuldades encontradas em redações de alunos do 3º ano do ensino médio., LARISSA CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA ,
01/2023
O Ensino da compreensão leitora na EJA a partir do discurso docente, MATEUS CALDAS MACHADO ,
01/2023
LER, COMPREENDER E PRODUZIR: INSERINDO O HÁBITO DA LEITURA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO USO DE FÁBULAS, AMANDA KARINA CORREA DA SILVA ,
10/2023
O EIXO ANÁLISE LINGUIÍSTICA/ SEMIÓTICA DA BNCC: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALIANE RODRIGUES PINHEIRO ,
10/2023
Leicrônica, uma estratégia para o ensino da leitura: Proposta de ensino e aprendizagem da leitura de crônica jornalística para os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, SIMONE VULCAO DE SOUSA ,
01/2024
Didatização do gênero Cardápio para o 1º ano do ensino Médio, MATHEUS DO CARMO LOPES ,
01/2024
Substantivos: Desafios e Conquistas no Estágio Supervisionado no 7º ano do
ensino fundamental em Letras - LÍNGUA PortuguESA, LAIS MARQUES RODRIGUES ,
02/2024
Orientações de Pós-Graduação (7)
Especialização, CELIA FIEL AMERICO, 11/2019
- ,
Orientação em Andamento
Especialização, CELIA FIEL AMERICO, 11/2019
- ,
Orientação em Andamento
Especialização, JOSE DIOGO VIANA MENDES, 11/2019
- ,
Orientação em Andamento
Especialização, PAULA CAMILA MARQUES DO CARMO, 11/2019
- ,
Orientação em Andamento
Especialização, PAULA CAMILA MARQUES DO CARMO, 01/2020
- ,
Orientação em Andamento
Especialização, JOSE DIOGO VIANA MENDES, 01/2020
- ,
Orientação em Andamento
Especialização, CELIA FIEL AMERICO, 01/2020
- ,
Orientação em Andamento