luis de nazare viana valente

CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA

Produção Intelectual

Artigos (7)

  • 2019, ALVES, JOÃO PAULO DA CONCEIÇÃO, Luís de Nazaré Viana Valente, ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA , O ensino médio técnico e o índice de especialização nos municípios da Amazônia legal: potencialidades e contradições, ISSN: 21777691
  • 2018, Luís de Nazaré Viana Valente , Materiais didáticos como objetos de pesquisa em linguística aplicada, ISSN: ISSN 2595-0592
  • 2009, Luís de Nazaré Viana Valente, Marília Cristina Campos Lopes , A oralidade na escola: notas sobre a problemática da modelização didática, ISSN: 18093108
  • 2006, Luís de Nazaré Viana Valente , Jornal Independente Tomagica, ISSN:
  • 2006, Luís de Nazaré Viana Valente , Literatura Infantil na Sala de Aula: um inventário instigante, ISSN:
  • 2006, Luís de Nazaré Viana Valente , O Liberal, ISSN:
  • 2006, Luís de Nazaré Viana Valente , O Liberal, ISSN:

Publicação em Eventos (8)

  • 2020, Luís de Nazaré Viana Valente, Ana Paula Costa Pantoja, MÉTODOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, Anais do II Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, Trabalho Completo
  • 2018, LUÍS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, O estágio supervisionado no campus de Cametá: reestruturação e desafios, Fórum de graduação do campus de Cametá ?Ufpa, Outros
  • 2018, LUÍS VALENTE, Análise/produção de materiais didáticos na formação docente, I Seminário Integrado de Linguagens e Literaturas de Baião, Outros
  • 2018, LUÍS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, Perspectiva atual do estágio nas licenciaturas: o papel da intervenção e do material didático, SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, Outros
  • 2018, LUÍS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, Estágio Supervisionado nas Licenciaturas: desafios e potencialidades, I Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, Outros
  • 2018, LUIS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, Materiais didáticos e formação docente., O Encontro Paraense dxs Estudantes de Pedagogia ? EPEPe, Outros
  • 2018, Luís de Nazaré Viana Valente, MATERIAIS DIDÁTICOS COMO OBJETOS DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA, I CONGRESSO DE LETRAS DO TOCANTINS/CAMETÁ, Trabalho Completo
  • 2018, LUÍS DE NAZARÉ VIANA VALENTE, MULTILETRAMENTOS EM MATERIAIS DIDÁTICOS, II SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE MOCAJUBA-PA, Outros

Capítulos de Livros (5)

  • 2023, As concepções de avaliação escolar em língua portuguesa: uma análise a partir do discurso docente, ENCONTROS, MEMÓRIAS E PERSPECTIVAS: TECENDO HISTÓRIAS POR MEIO DAS LETRAS, Luís de Nazaré Viana Valente
  • 2022, Métodos de ensino de produção textual no livro didático, Práticas de letramento e escrita para a educação básica, Luís de Nazaré Viana Valente, Paula Camila Marques do Carmo
  • 2022, Estudo das concepções de avaliação adotadas pelo professor de Português no primeiro ano do Ensino Médio, Práticas de letramento e escrita para a educação básica, Luís de Nazaré Viana Valente, Jose Diogo Viana Mendes
  • 2022, Literatura infantil na sala de aula: algumas considerações teóricas e didáticas, Linguagem e Ensino na Amazônia: a formação de professores de Letras, Luís de Nazaré Viana Valente
  • 2022, O gênero cartum no ensino aprendizagem das variações linguísticas: sequência didática para o segundo ano do Ensino Médio, Práticas de letramento e escrita para a educação básica, Luís de Nazaré Viana Valente, Célia Fiel Américo

Livros (1)

  • 2017, Multiletramentos e elaboração de material didático de língua portuguesa, Luís de Nazaré Viana Valente

Participações em Bancas de Cursos (37)

  • 2023, Monografia de Graduação A TEORIA DE DAVID PAUL AUSUBEL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DE UM PROTOTIPO , NATANAEL VEIGA GONCALVES
  • 2023, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS DE POLIDEZ LINGUISTICA NO GENERO CARTAS DE RECLAMACAO, VANDA MARIA DA VEIGA PANTOJA
  • 2022, Monografia de Graduação A PRATICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA NO 9º do ENSINO FUNDAMENTAL, GABRIELA COSTA MENDES
  • 2022, Monografia de Graduação O gênero textual poema como recurso didático pedagógico para o ensino de língua portuguesa, ROSELY NOVAES SILVA
  • 2022, Monografia de Graduação O ENSINO EM LINGUA PORTUGUESA: A AVALIACAO NO ENSINO NAO PRESENCIAL, JOSE ALESON TAVARES DE SOUZA
  • 2022, Monografia de Graduação O ENSINO EM LINGUA PORTUGUESA: A AVALIACAO NO ENSINO NAO PRESENCIAL, JOSE ALESON TAVARES DE SOUZA
  • 2022, Monografia de Graduação o genero textual poema como recurso didatico pedagogico para o ensino de lingua portuguesa, ROSELY NOVAES SILVA
  • 2022, Monografia de Graduação A PRATICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA NO 9º do ENSINO FUNDAMENTAL, GABRIELA COSTA MENDES
  • 2022, Monografia de Graduação Os desafios do ensino de Lingua portuguesa na modalidade remota no 6° ano do ensino fundamental, CILENE MORAES DE SOUZA
  • 2022, Monografia de Graduação Os desafios do ensino de Língua portuguesa na modalidade remota no 6° ano do ensino fundamental,, CILENE MORAES DE SOUZA
  • 2022, Monografia de Graduação Ensino-aprendizagem do portugues com o retorno das aulas presenciais no 8º ano da escola abel figueiredo, LILIANE MONTEIRO VIANA
  • 2021, Monografia de Graduação AMEACA E PRESERVACAO DE FACE NO DISCURSO DE AVALIADORES DE TCC , JUNIOR WANZELER POMPEU
  • 2021, Monografia de Graduação REPRESENTACAO SOCIAL DA COMUNIDADE INDIGENA ANAMBE/MOJU-PARA: um olhar sobre a lingua e a Cultura, JESSICA DUTRA DE SOUZA
  • 2021, Monografia de Graduação O GENERO LENDA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA ORALIDADE NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SARA DA SILVA E SILVA
  • 2020, Monografia de Graduação O gênero letra de música como objeto de ensino de Língua Portuguesa no programa Residência Pedagógica: relato de experiência, Aline de Nazaré Mendes Marques
  • 2020, Monografia de Graduação A inserção do sentido do texto para ensinar gramática: Uma intervenção por meio do gênero piada, Jocelia dos Santos Rodrigues
  • 2020, Monografia de Graduação A INSERCAO DO SENTIDO DO TEXTO no ENSINo GRAMATICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENCAO POR MEIO DO gENERO PIADA, JOCELIA DOS SANTOS RODRIGUES
  • 2020, Monografia de Graduação ?O lúdico como instrumento motivador no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção?, Cristiane Borges Martins
  • 2020, Monografia de Graduação ?O lúdico como instrumento motivador no processo de ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção, Cristiane Borges Martins,
  • 2020, Monografia de Graduação ?O gênero letra de música como recurso para o ensino de Língua Portuguesa no programa residência pedagógica: relato de experiência, Aline de Nazaré Mendes Marques
  • 2019, Monografia de Graduação A ORALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA, Luís de Nazaré Viana Valente
  • 2019, Monografia de Graduação GRAFIA E PONTUACAO: um estudo de caso de um grupo de letras no aplicativo WhatsApp, DEUZIANE DE MATOS RODRIGUES
  • 2019, Monografia de Graduação O ENSINO DE PORTUGUES NO PNAIC: estudo das relacoes entre ensino-aprendizagem de lingua portuguesa e o sucesso dos alunos, FRANCINETE DO SOCORRO DAS COSTA DINIZ
  • 2019, Monografia de Graduação A AVALIAÇÃO BIMESTRAL COMO INSTRUMENTO FORMATIVO: estudo das competências exigidas em avaliações bimestrais de língua portuguesa no Ensino Médio,
  • 2019, Monografia de Graduação A ORALIDADE NOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LINGUA PORTUGUESA, LAISY CRISTINY CAVALCANTE TRINDADE
  • 2019, Monografia de Graduação O APLICATIVO DE MENSAGEM INSTANTÂNEA WHATSAPP COMO AUXÍLIO PARA A ESCRITA: UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, Luís de Nazaré Viana Valente
  • 2019, Monografia de Graduação LEITURA EM PROCESSO: UMA ANÁLISE DA COMPETÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS DO 9o ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOM JARDIM, Luís de Nazaré Viana Valente
  • 2019, Monografia de Graduação O USO DA ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA TURMA DO 9º ANO DA E. M. E. F. GLICÉRIA DE SOUZA GUIMARÃES, RIO JUBA/CAMETÁ-PARÁ, Luís de Nazaré Viana Valente
  • 2019, Monografia de Graduação O ENSINO DE PORTUGUÊS NO PNAIC: estudo das relações entre ensino-aprendizagem de língua portuguesa e o sucesso dos alunos, Luís de Nazaré Viana Valente
  • 2019, Monografia de Graduação GRAFIA E PONTUAÇÃO: um estudo de caso de um grupo de letras no aplicativo WhatsApp, Luís de Nazaré Viana Valente
  • 2019, Monografia de Graduação Leitura em processo: uma analise da competencia leitora dos alunos do 9 ano da escola municipal de Ensino Fundamental de Bom Jardim, JOAO PAULO POMPEU DOS PRAZERES
  • 2019, Monografia de Graduação ORALIDADE NA E.M.E.F. ?PROFESSORA GLICÉRIA DE SOUZA RIBEIRO GUIMARÃES?: UMA PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9o ANO, Luís de Nazaré Viana Valente
  • 2019, Monografia de Graduação O uso da oralidade em aulas de Lingua Portuguesa na turma do 9º ano da E.M.E.F. Gliceria de Souza Guimaraes, Rio Juba - Cameta/Para., IDENILSON CASTRO DE LEAO
  • 2018, Monografia de Graduação Caracterizacao das desinencias verbais da fala cametaense: analise morfologica de contos fantasticos, AMANDA INGRID NOGUEIRA FREITAS
  • 2018, Monografia de Graduação Processos semanticos dos termos socioterminologicos da farinha de mandioca da comunidade de Marambira-Oeiras do Para, VILMA LEAO SANTOS
  • 2018, Monografia de Graduação Performances discursivas: o ensino de LP e o aspecto verbal, RAIMUNDO CESAR VALENTE COELHO
  • 2018, Monografia de Graduação A oralidade no ensino de lingua portuguesa: a ocorrencia de marcadores conversacionais em contextos formais, VINICIUS DA SILVA PINTO

Prêmios Recebidos (2)

  • 2019, PARANINFO, Nacional
  • 2018, NOME DA TURMA, Local

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (3)

  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, CAMPUS CAMETÁ-PA, Nacional, DIGITAL
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTIS-CAMETÁ-UFPA, Nacional, organização
  • 2017,Membro da Comissões de Programa, CAMPUS DE CAMETÁ, Nacional, coordenação

Trabalho de Fim de Curso(91)

  • AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA, LILIANE TAVARES PINHEIRO , 08/2015
  • LEITURA COMO FERRAMENTA DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SIVANILDO GONCALVES NOGUEIRA , 08/2015
  • LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE FAZER PARA TRABALHAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, MARIA ELIANA WANZELER PEREIRA , 08/2015
  • O ENSINO DA LEITURA NO 5º ANO E NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA “VEREADOR ABELARDO LEÃO”, EM LIMOEIRO DO AJURU., SAMARA DIAS BALIEIRO , 03/2016
  • UM ESTUDO DA RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ERENI MARQUES DOS SANTOS , 03/2016
  • O ENSINO DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FRANCIONE PEREIRA DE SOUZA , 02/2016
  • A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, ANUNCIACAO DE MARIA TENORIO VEIGA , 03/2016
  • UM ESTUDO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA MARTINHO PINHEIRO, EDINELMA PINHEIRO ALVES , 03/2016
  • A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ., RENILSON DOS REIS SA , 07/2016
  • A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DE ESCOLA PÚBLICA, MARIA DE ASSUNCAO BORGES DA SILVA , 08/2016
  • O ESPAÇO E O PAPEL DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS , GESSICA IOLANDA SOUZA MENDES , 08/2016
  • O Ensino da produção textual na escola pública: Uma análise a partir do material didático, ANA PAULA COSTA PANTOJA , 07/2017
  • o processo de alfabetização e o PINAIC, MAYZA MENDES FREITAS , 01/2017
  • tecnologia na educação, FERNANDA FERREIRA SAGICA , 01/2017
  • HQs na escola, NATALIA DO SOCORRO DA SILVA PAIVA , 01/2017
  • Relação reprovação/evasão/língua portuguesa, VIVIANE REGINA PORTILHO TELES , 01/2017
  • A Sexualidade na Escola Pública: Tabu ou prática formativa?, MARIA DALVA RODRIGUES MOREIRA , 07/2017
  • A produção textual dos alunos do 9º ano, JACINEIA GONCALVES NUNES , 08/2017
  • O ensino da leitura no material didático do Ensino Fundamental da Escola Pública, BEATRIZ TRINDADE BATISTA , 08/2017
  • O ensino da leitura no material didático do Ensino Médio da Escola Pública do município de Cametá, SUELY GOMES ALHO , 08/2017
  • O gênero Gótico no Material Didático de Português, JAIRO CRUZ BAIA , 08/2017
  • Multiletramentos e Materiais Didáticos: Uma investigação nos livros didáticos de Português do Ensino Fundamental, RONILSON XAVIER CARDOSO , 08/2017
  • O oral formal no material didático do ensino fundamental da escola pública, ALAN RODRIGUES VIANA , 08/2017
  • Análise linguística no material didático do ensino fundamental da escola pública, IZABEL CRISTINA GAIA BELO , 08/2017
  • A leitura em sala de aula: um olhar sobre as atividades didáticas, SAMARA DA SILVA , 08/2017
  • MÉTODOS DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO, PAULA CAMILA MARQUES DO CARMO , 02/2020
  • A importância da oralidade como processo didático para desenvolvimento de competências sócio-discursivas dos sujeitos, FRANKLANDIA MARIA DA SILVA , 06/2017
  • As concepções de avaliação escolar de língua portuguesa, JAQUELINE BASILIO DA SILVA , 06/2017
  • História em Quadrinhos como Recurso Metodológico para o Ensino de Língua Portuguesa, MARIA DAS GRACAS DOS SANTOS FELIX , 09/2017
  • Gênero Textual Crônica: Incentivo à leitura por meio dos textos de Luis Fernando Veríssimo, LUIS NAZARENO NAMIAS TOCANTINS , 03/2017
  • Leitura no Ensino Fundamental: uma análise voltada para turma de 8º Ano do Ensino Fundamental, MARCELLY MENEZES MIRANDA , 09/2017
  • " A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA RIBEIRINHA", JOSE ALCIR WANZELER PRESTES , 04/2018
  • A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO LENDA REGIONAL NA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LEIDIANE DO SOCORRO DOS SANTOS POMPEU , 04/2018
  • A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO CONTO REGIONAL COMO PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA TURMA DO 6º ANO DA ESCOLA PÚBLICA RIBEIRINHA, JACKSON DO SOCORRO RIBEIRO ALVES , 04/2018
  • O GÊNERO LETRAS DE MÚSICAS CAMETAENSES: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA INTERPRETATIVA DOS DOCENTES, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MYRLEM DO SOCORRO PINHEIRO MIRANDA , 04/2018
  • O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE OS JOGOS POPULARES COMO RECURSO DIDÁTICO, ADRIANA VIANA VALENTE CARDOSO , 06/2017
  • O PAPEL DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REALIDADES E PERSPECTIVAS, ILDA GONCALVES BATISTA , 06/2017
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR COMO ATO DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JACLECILMA PINHEIRO DE MORAES , 06/2017
  • O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O INCENTIVO À LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JEANE PINTO RODRIGUES , 06/2017
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA E.M.E.F. PROFESSORA MARIA VALDA BRAGA VALENTE, LELIANE MARIA BARROSO PANTOJA , 06/2017
  • RECURSOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR., ROSI CLEIDE DE JESUS BAIA CORREA , 06/2017
  • Didatização do ensino da língua oral a partir do gênero debate de opinião de fundo controverso, JESSICA TEIXEIRA DA COSTA , 08/2020
  • Gênero textual história em quadrinho: análise didática, NOBUYASU DA SILVA IRIE , 07/2018
  • A compreensão leitora na escola pública ribeirinha, EDUARDO SILVA DA SILVA , 07/2018
  • O ensino da produção textual no ensino médio: uma análise a partir do livro didático, PAULA CAMILA MARQUES DO CARMO , 07/2018
  • LEITURA CRÍTICA DE CARTUM: IMPORTÂNCIA DO HOMOR NO APRENDIZADO DURANTE O ENSINO FUNDAMENTAL, CELIA FIEL AMERICO , 10/2018
  • O ENSINO DE PORTUGUÊS ATRAVÉS DO GÊNERO CONTO, MARIA DINALVA PACHECO DA SILVA , 12/2018
  • AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FATIMA MARIZA DE ASSIS MOTA , 12/2018
  • AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ROSILENE DE FREITAS RODRIGUES , 12/2018
  • REPORTAGEM JORNALÍSTICA IMPRESSA COMO INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA, EDINA LUCIA BORGES DOS SANTOS , 12/2018
  • A LINGUAGEM DA INTERNET: ALIADA OU VILÃ DA PRRDUÇÃO TEXTUAL, ELIZONETE TENORIO RODRIGUES , 12/2018
  • A LINGUAGEM DA INTERNET: ALIADA OU VILÃ DA PRRDUÇÃO TEXTUAL, LUCINALDO GARCIA PAES , 12/2018
  • A CULTURA QUILOMBOLA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA LÍNGUA PORTUGUESA, SELMA DE FATIMA GONCALVES DE FREITAS , 12/2018
  • Dificuldades, Desafios e Possibilidades para o Ensino da Língua Portuguesa na Educação do Campo: um estudo na E.M.E.F de Mutuacá de Cima, Juaba, Cametá-PA, TITO MIRANDA BORGES FILHO , 02/2020
  • Compreensão e produção textual na escola pública: análises e propostas para o 8º ano do ensino fundamental, ALAN CRISTHE MARQUES VULCAO , 06/2019
  • Oralidade na escola: um método para o ensino do oral formal, ANA CRISTINA RODRIGUES VASCONCELOS , 06/2019
  • Compreensão e produção textual na escola: análises e propostas para o 2º ano do ensino médio, JOSIVANE PINHEIRO MORAES , 06/2019
  • Oralidade na escola: diagnósticos e propostas para o 8º ano do ensino fundamental, RUY DIEGO PEREIRA FERREIRA , 06/2019
  • O TRABALHO COM A ORALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, JOSE JOAQUIM DOS PRAZERES AMARAL , 07/2019
  • O CONTO DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DE LEITORES: Histórias contadas e recontadas., KELLY PEREIRA DE SOUZA , 03/2019
  • A LEITURA LITERÁRIA PARA O 6º ANO: PROPOSTA DE ENSINO, GIONE DO SOCORRO PINTO WANZELER , 02/2020
  • UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA PARA ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, ALDA MARIA VALENTE RODRIGUES , 08/2020
  • O ENSINO DE PORTUGUÊS NA ESCOLA PÚBLICA: ANÁLISES E PROPOSTAS DIDÁTICAS, JAQUELINE LUZIA FREITAS GAIA , 08/2020
  • LINGUAGEM E PRÁTICA EDUCATIVA: UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS DE PRODUÇÃO ESCRITA NA E.M.E.F. FRANCISCA XAVIER, KELYANE DA CONCEICAO FERNANDES , 08/2020
  • Práticas pedagógicas em questão: diagnósticos e protótipo como proposta de ensino para produção textual a partir do conto, HILLERY CHRISTIE DOS SANTOS DE BRITO , 08/2020
  • O oral formal como objeto de ensino no 9º ano: o gênero conferência na escola, ARLICE MIRANDA BAIAO , 08/2020
  • O gênero textual/oral jornalístico-notícia como objeto de ensino-aprendizagem e avaliação na sala de aula, ELIDA TEIXEIRA GOMES , 08/2020
  • O texto Digital: diagnósticos e proposta de ensino para o 8º ano do ensino fundamental como o gênero meme, EDILENE VERGOLINO CORREA , 08/2020
  • O gênero textual “rótulos de embalagens, ALCINEIA MEDEIROS DE ALMEIDA , 08/2020
  • As estratégias de leitura como objetos de ensino da compreensão leitora no ensino da Língua Portuguesa, JOSIANE FONSECA PANTOJA , 06/2021
  • As concepções de leitura e a formação do leitor do 5º ano do ensino fundamental., RAYANE PEREIRA FARIAS , 06/2021
  • Estudo das concepções de avaliação adotadas pelo professor de Português no 1º ano do ensino Médio , JOSE DIOGO VIANA MENDES , 02/2020
  • O GÊNERO CARTUM NO ENSINO APRENDIZAGEM DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, CELIA FIEL AMERICO , 02/2020
  • PROTÓTIPOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, RAIANE SOUSA MARTINS , 06/2022
  • Um olhar sobre as atividades realizadas nas aulas de LP no ensino médio: O trabalho com análise linguística por meio do gênero carta do leitor, EDIVANILSON COSTA ALMEIDA , 06/2022
  • CONTO REGIONAL MISTERIOSO NA PRODUÇÃO ESCRITA NAS ATIVIDADES REMOTAS PARA OS ALUNOS DO 9º ANO, LIA OLIVEIRA TAVARES , 06/2022
  • PRODUÇÃO DE TEXTO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PROFESSOR JOÃO LUDOVICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALDER VIRGOLINO DIAS , 06/2022
  • O USO DO GÊNERO TEXTUAL QUADRINHA NA PRÁTICA DE LEITURA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, RENAN TOCANTINS FIEL , 06/2022
  • Produção textual escrita no 6º Ano do Ensino Fundamental, ARLINDO SOUZA POCA FAYAL , 06/2022
  • PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DO GÊNERO MEME., LETICIA ALHO RODRIGUES , 06/2022
  • A LUDICIDADE (JOGOS E BRINCADEIRAS) COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., ELIELSON DA SILVA E SILVA , 03/2022
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO., MARCIELE DE ANDRADE BAIA , 03/2022
  • UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO: os desafios atuais., JEAN CARDOSO VILHENA , 03/2022
  • ANÁLISE DIDÁTICAS E PROPOSTAS AVALIATIVAS PARA OS LUNOS DO 7ºANO, NAZILDA CARDOSO SANTANA , 03/2022
  • As dificuldades encontradas em redações de alunos do 3º ano do ensino médio., LARISSA CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA , 01/2023
  • “O Ensino da compreensão leitora na EJA a partir do discurso docente, MATEUS CALDAS MACHADO , 01/2023
  • “LER, COMPREENDER E PRODUZIR: INSERINDO O HÁBITO DA LEITURA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO USO DE FÁBULAS”, AMANDA KARINA CORREA DA SILVA , 10/2023
  • O EIXO ANÁLISE LINGUIÍSTICA/ SEMIÓTICA DA BNCC: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALIANE RODRIGUES PINHEIRO , 10/2023
  • Leicrônica, uma estratégia para o ensino da leitura: Proposta de ensino e aprendizagem da leitura de crônica jornalística para os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, SIMONE VULCAO DE SOUSA , 01/2024
  • Didatização do gênero Cardápio para o 1º ano do ensino Médio, MATHEUS DO CARMO LOPES , 01/2024
  • Substantivos: Desafios e Conquistas no Estágio Supervisionado no 7º ano do ensino fundamental em Letras - LÍNGUA PortuguESA, LAIS MARQUES RODRIGUES , 02/2024

Orientações de Pós-Graduação (7)

  • Especialização, CELIA FIEL AMERICO, 11/2019 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, CELIA FIEL AMERICO, 11/2019 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, JOSE DIOGO VIANA MENDES, 11/2019 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, PAULA CAMILA MARQUES DO CARMO, 11/2019 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, PAULA CAMILA MARQUES DO CARMO, 01/2020 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, JOSE DIOGO VIANA MENDES, 01/2020 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, CELIA FIEL AMERICO, 01/2020 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1 v3.14.25.241