IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA
Produção Intelectual
Artigos (8)
2020, Sebastião Rodrigues-Moura, Terezinha Valim Oliver Gonçalves , Constituição do conhecimento científico e currículo prescrito:saberes integrados para a formação de jovens e adultos no contexto amazônico, ISSN: 23588322
2019, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Terezinha Valim Oliver Gonçalves , Os Saberes Científicos e Pedagógicos do Conteúdo de Ácidos e Bases na Educação Básica, ISSN: 19847305
2018, RIBEIRO, MARCEL, Terezinha Valim Oliver Gonçalves , Os saberes docentes na dinâmica pela profissionalização do trabalho docente, ISSN: 21772894
2018, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Terezinha Valim Oliver Gonçalves , O Ensino de Modelos Atômicos na Educação Básica: Os Saberes da Docência em Questão, ISSN: 19822413
2018, France F. Martins, Terezinha Valim Oliver Gonçalves , Processos de Letramento Científico-Digital: uso de WebQuest na formação inicial de professores., ISSN: 21761043
2018, Nívia Magalhães da Silva Freitas, Terezinha Valim Oliver Gonçalves , Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo., ISSN: 19840411
2016, Silvaney Fonseca Ferreira Seabra, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Sandra M. S. Pereira, Ana Elizabeth D. P. Cavalcante , ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA OS ANOS ESCOLARES INICIAIS: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGENS DA UFPA, ISSN: 19821867
2016, Gilma Favacho Amoras Soares, Silvaney Fonseca Ferreira Seabra, Terezinha Valim Oliver Gonçalves , EXPERIMENTAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PRÁTICA AO ENSINAR CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS, ISSN: 19821867
Capítulos de Livros (12)
2017, NARRATIVAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS: CONSTITUINDO SABERES DOCENTES, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Adriano Sales Santos Silva, Elisa de Nazaré Gomes Pereira, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2017, Como eu ensino Ciências? Episódios de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Boa Vista-Roraima, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Elisângela Silva de Oliveira, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2017, Aspectos epistemológicos da pesquisa narrativa presentes em teses e dissertações sobre formação de professores na área de Educação em Ciências e Matemáticas, no período de 2000 a 2012, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Roberto Nardi
2017, Ensino de Ciências e Práticas Teatrais:contribuições para a formação inicial de professores, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Nívia Magalhães da Silva Freitas, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2017, Entre ações, vozes e olhares: saberes ambientais amazônicos de professoras dos anos escolares iniciais, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Rafaela Lebredo Araújo, Daniele Doroteia Rocha da Silva, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2017, Experiência formativa e saberes amazônicos e pedagógicos de conteúdo na formação inicial de professores para osa anos iniciais, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Silvaney Fonseca Ferreira Seabra, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2017, Movimentos de formação e docência no Clube de Ciências da UFPA:contribuições para a formação de professores, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, João Batista Mendes Nunes, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2017, Por uma constituição interdisciplinar de saberes para a docência nos primeiros anos escolares, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, France F. Martins, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2017, SABERES DOCENTES EXPRESSOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, AO FALAREM SOBRE SI E SUA DOCÊNCIA, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Fábio Soares Pereira, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2017, Saber científico e pedagógico de conteúdo químico expresso por professores de Química na Educação Básica no Estado do Mato Grosso, SABERES DOCENTES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2016, Ensino de Ciências no contexto da educação do campo, ENSINO DE CIÊNCIAS: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, Elisângela Silva de Oliveira, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2016, TEMPOS DE CONSTRUÇÃO... PERCURSOS DE FORMAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA LEGAL, Reflexões em ensino de ciências 2, Maria da Conceição Gemaque de Matos, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Livros (2)
2018, Espaços formativos, trajetórias de vida e narrativas docentes, Ecleide cunica Furlanetto, Adair Mendes Nacarato, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2017, Saberes docentes em Ciências e Matemáticas na Amazônia Brasileira: Pesquisa, Ensino e Formação de Professores, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, France F. Martins
Participações em Bancas de Cursos (36)
2019, Dissertação de Mestrado CONTRIBUICOES DE PROCESSOS FORMATIVOS A ALUNOS DE ANOS INICIAIS: PRATICAS INTERDISCIPLINARES, SANDRA MARIA TRINDADE SALES
2019, Qualificação de Doutorado NICHOS, ENTRECRUZAMENTOS E MOVIMENTOS FORMATIVOS: uma proposta de docencia reflexiva compartilhada entre formadores de professores de Ciencias e Biologia, RAFAELA LEBREGO ARAUJO
2019, Qualificação de Doutorado EDUCADORES QUIMICOS EGRESSOS DO CLUBE DE CIENCIAS DA UFPA: Tracos do (con)viver e praticar a docencia durante a formacao inicial, JOÃO BATISTA MENDES NUNES
2019, Qualificação de Mestrado CONTRIBUICOES DE PROCESSOS FORMATIVOS A ALUNOS DE ANOS INICIAIS: PRATICAS INTERDISCIPLINARES DE ALFABETIZACAO NA LINGUA MATERNA POR MEIO DE CONHECIMENTO CIENTIFICO, SANDRA MARIA TRINDADE SALES
2019, Qualificação de Mestrado Clube de Ciencias de Cameta: Contando historias... resgatando experiencias formativas, ERIDETE ARNAUD DE PINA
2019, Qualificação de Mestrado PRATICAS INVESTIGATIVAS E WEBQUEST: FORMACAO PARA PENSAR E AGIR NA DOCENCIA SOBRE O CICLO HIDROLOGICO EM AULAS DE CIENCIAS, ANA ELISABETH DIAS PEREIRA CAVALCANTE
2019, Qualificação de Mestrado Historias e Percepcoes de um professor de matematica: relatos e vivencia antes e depois da deficiencia, MILTON CARVALHO DE SOUSA JUNIOR
2019, Qualificação de Mestrado Dar-se a ler: O lugar das historias de vida na formacao inicial de professores de Biologia, JAINE FERNANDA JAQUES MIRANDA
2019, Dissertação de Mestrado Interacoes Ecologicas por meio da Literatura Infantil: Formacao Continuada Assistida em parceria na perspectiva do Letramento, ANDREZA DE SOUZA MOREIRA
2018, Qualificação de Doutorado DISFUNCAO DA COGNICAO NUMERICA NA SINDROME DE WILLIAMS-BEUREN, FABIO COLINS DA SILVA
2018, Tese Doutorado SABERES DOCENTES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EXPRESSOS EM CONTEXTO DE FORMACAO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA, MARICILDA NAZARE RAPOSO DE BARROS
2018, Qualificação de Doutorado NEUROCIENCIA E EDUCACAO MATEMATICA: Implicacoes da atividade fisica na cognicao e no desempenho academico de criancas com Ansiedade Matematica, MARCOS GUILHERME MOURA SILVA
2018, Qualificação de Doutorado UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMATICA: APROXIMACOES ENTRE A NEUROEDUCACAO E A DIDATICA DA MATEMATICA, HERCIO DA SILVA FERREIRA
2018, Dissertação de Mestrado AUTOFORMACAO EM CONTEXTO ENTRE IGUAIS: RECONFIGURANDO A ACAO DOCENTE PARA A EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA, MAURENN CRISTIANE ARAUJO NASCIMENTO
2018, Dissertação de Mestrado Aprendizagem Criativa: experiencias vivenciadas no Clube de Ciencias da UFPA, DENISE SOUZA DA SILVA
2018, Tese Doutorado ENTRE VIAGENS E VIAJANTES: compreendendo espirais de experiencias delicenciadas em Matematica no Estagio Curricular Supervisionado, ROSELI ARAUJO BARROS
2018, Tese Doutorado O QUE TESES DE DOUTORADO BRASILEIRAS DIZEM SOBRE A FORMACAO DO PROFESSOR EDUCADOR AMBIENTAL (2005 - 2016), PATRICIA DE NAZARE DOS REIS SEGTOWICH
2018, Tese Doutorado Saberes docentes e questoes sociocientificas na formacao inicial de professores para os anos escolares iniciais, SILVANEY FONSECA FERREIRA SEABRA
2018, Qualificação de Mestrado Interacoes Ecologicas por meio da Literatura Infantil: Formacao Continuada Assistida e em parceria na perspectiva do Letramento, ANDREZA DE SOUZA MOREIRA
2018, Tese Doutorado HISTORIAS DE VIDA DOS PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE CIENCIAS EM ANGOLA, RUTH GABRIEL CANGA BUZA
2018, Tese Doutorado CARTOGRAFIAS EXPERIENCIAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMATICA: CONSCIENCIA DE SI E AUTOFORMACAO, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
2018, Tese Doutorado CONCEPCOES DE MATEMATICA E SEU ENSINO: experiencias e reflexoes de professores formadores de professores de um curso de licenciatura de proposta integrada e interdisciplinar, MONICA GONCALVES DE MATOS
2017, Qualificação de Doutorado SABERES CIENTIFICOS E PEDAGOGICOS DE CONTEUDOS DE DOCENTES ALFABETIZADORES EM CONTEXTO DE FORMACAO CONTINUADA, MARICILDA NAZARE RAPOSO DE BARROS
2017, Qualificação de Mestrado Aprendizagem Criativa: experiencias vivenciadas no Clube de Ciencias da UFPA, DENISE SOUZA DA SILVA
2017, Qualificação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL E ENSINO DE CIENCIAS, A PARTIR DE REFLEXOES DE PROFESSORES SOBRE SI E SOBRE O ENSINO QUE REALIZAM, MAURENN CRISTIANE ARAUJO NASCIMENTO
2017, Qualificação de Doutorado CONCEPCOES DE MATEMATICA E DE SEU ENSINO: Experiencia e reflexoes de professores formadores de professores em um curso de licenciatura de proposta interdisciplinar, MONICA GONCALVES DE MATOS
2017, Tese Doutorado A criacao de problemas matematicos na formacao inicial do professor que ensina Matematica: a construcao coletiva de uma pratica de formacao, VLADIMIR NASSONE PEDRO RAIVA
2017, Dissertação de Mestrado Interdisciplinaridade e subjetividade: experiencias de ensino vivenciadas por professores egressos do Clube de Ciencias da UFPA, ROSINEIDE ALMEIDA RIBEIRO
2017, Tese Doutorado ENSINO DE CIENCIAS E PRATICAS TEATRAIS: FORMACAO DE PROFESSORES PARA OS ANOS ESCOLARES INICIAIS, NIVIA MAGALHAES DA SILVA FREITAS
2017, Dissertação de Mestrado Uma agenda de pesquisa para formacao docente em Educacao em Ciencias: possibilidades futuras, CLEIDE MARIA VELASCO MAGNO
2017, Dissertação de Mestrado ENTRE CIENTISTAS, PESQUISADORES, PROFESSORES E EXPERIMENTOS: compreendendo compreensoes de experiencias formativas no ensino de Ciencias, DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO
2017, Qualificação de Doutorado SABERES DOCENTES E QUESTOES SOCIO-CIENTIFICAS NA FROMACAO INICIAL DE PROFESSORES PARA OS ANOS ESCOLARES INICIAIS, SILVANEY FONSECA FERREIRA
2017, Dissertação de Mestrado ENSINO DE CIENCIAS POR INVESTIGACAO: Um desafio a formacao dos professores dos anos escolares iniciais, GILMA FAVACHO AMORAS SOARES
2017, Dissertação de Mestrado PRATICAS INVESTIGATIVAS E WEBQUEST: construindo interfaces para o ensino sobre tratamento da informacao para alem do paradigma do exercicio, MARIA JOSÉ LOPES DE ARAÚJO
2017, Qualificação de Doutorado SABERES DOCENTES E PROCESSOS AUTOFORMATIVOS: NARRATIVAS SOBRE SER PROFESSORA E ENSINAR CIENCIAS NOS ANOS ESCOLARES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELISA DE NAZARE GOMES PEREIRA
2017, Qualificação de Doutorado CARTOGRAFIAS EXPERIENCIAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMATICA: CONSCIENCIA DE SI E AUTOFORMACAO, EDILEUSA DO SOCORRO VALENTE BELO
Trabalho de Fim de Curso(5)
Aspectos autobiográficos de uma educadora em formação, SANDRA MARIA TRINDADE SALES ,
02/2016
Aspectos autobibliográficos de uma educadora em formação, SANDRA MARIA TRINDADE SALES ,
05/2016
EXPERIÊNCIAS AUTOFORMATIVAS DE UMA GRADUANDA AO TRABALHAR COMO ACOMPANHANTE PEDAGÓGICA INCLUSIVA DE UMA CRIANÇA AUTISTA
, AMANDA LOHANNA DA MOTA COSTA ,
09/2022
EXPERIÊNCIAS AUTO FORMATIVAS DE UMA GRADUANDA AO TRABALHAR COMO ACOMPANHANTE PEDAGÓGICA INCLUSIVA DE UMA CRIANÇA AUTISTA, AMANDA LOHANNA DA MOTA COSTA ,
12/2022
MEMORIAL REFLEXIVO: Clube de Ciências como Experiência de
Transformação da Prática Docente
, DANIELLE SOUZA PARAENSE FERREIRA ,
12/2023
Orientações de Pós-Graduação (50)
Mestrado Profissional, LEIDILENE DE SOUZA MONTEIRO, 04/2022
- ,
Orientação em Andamento