eder barbosa cruz

ILC - INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICACAO

Produção Intelectual

Trabalho de Fim de Curso(25)

  • TEORIA DA COMPLEXIDADE: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA E ESTADOS ATRATORES DE APRENDENTES DE LIBRAS DE UM CURSO LIVRE NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ, WALBER GONCALVES DE ABREU , 03/2016
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO , FRANCINETE CARVALHO FERREIRA , 03/2016
  • EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PREPARATÓRIA AGROAMBIENTAL "PROFESSORA LINDALVA PINHO" DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO, GRACIETE SACRAMENTO DA SILVA , 01/2017
  • A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: UM ESTUDO DE CASO, HINGREDY HELLEN NASCIMENTO DOS SANTOS , 01/2017
  • A LÍNGUA DE SINAIS EMERGENTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO SOCIOEDUCACIONAL DE UMA PESSOA SURDA, JOSE ALDENY COSTA DA PAIXAO , 01/2017
  • NA TRANSIÇÃO ENTRE A LÍNGUA DE SINAIS EMERGENTE E A LIBRAS: NOVAS PERSPECTIVAS NO BILINGUISMO DE PESSOAS SURDAS, MINELLY DE NAZARETH CARVALHO CONCEICAO , 01/2017
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS QUE NÃO DOMINAM A LIBRAS: ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DE UM SURDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SORAYA CRISTINA MORAES , 03/2018
  • PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA? ANÁLISE DE TRÊS ARTIGOS CIENTÍFICOS E ANAIS DE EVENTOS ACERCA DO USO DE METÁFORAS POR PESSOAS SURDAS , ROSILENE SOUZA ALAMAR , 03/2018
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS DE ENSINO, ALDEJANHE FREITAS DE ALMEIDA , 09/2018
  • O ensino de Libras como L2 para ouvintes: uma Abordagem Comunicativa, JOSE RIBAMAR SOUSA DA SILVA , 05/2019
  • Projeto Sinalizando a Escola São Manuel: um relato de experiência, JUCIANE ALMEIDA CARVALHO , 08/2019
  • O uso de TIC no ensino de língua portuguesa para surdos, MARGARETH ELIZABETH BORGES GUIMARAES DA SILVA , 08/2019
  • Ensino de língua portuguesa para surdos não sinalizantes de Libras: um relato de experiência, VALERIA ALVES MODESTO , 08/2019
  • LER, JOGAR E ESCREVER: SINALIZANDO ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS SURDAS, VANESSA ARAUJO DE OLIVEIRA , 01/2021
  • ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS SURDAS, INARA LETICIA ROCHA ATAIDE , 01/2021
  • Elaboração de jogos didáticos para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa para crianças surdas, INGRID ARAUJO PINHEIRO , 02/2021
  • Ensino de leitura para crianças surdas: uma abordagem comunicativa, MARIA DO SOCORRO SOUSA DE PINHO , 02/2021
  • NARRATIVA DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS À LUZ DA ABORDAGEM COMUNICATIVA, SARA MORAES CAMPOS , 02/2021
  • MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS À LUZ DE UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA ORIENTADA PARA A AÇÃO, DANIELLY DA SILVA GOMES , 02/2021
  • ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS SURDAS, ADRIANI AMADOR SOARES , 02/2021
  • Relatório de particpação do bolsista de extensão (2021-2022) – Curso de Capacitação para Intérpretes de Libras, BRUNO FELIPE CORREA PANTOJA , 05/2023
  • ESTADO DA ARTE SOBRE AS METODOLOGIAS DO ENSINO DO PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA PARA SURDOS, VITORIA CAROLINE NEGRAO PERES , 07/2023
  • LEITURA E SURDEZ: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO NO ENSINO DE LEITURA PARA O PÚBLICO SURDO, FABIANA RAIOL BORGES , 07/2023
  • A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA PARA SURDOS: NOVAS PERSPECTIVAS, JOYCE CRISTINA MORAES DE ALMEIDA , 07/2023
  • O PAPEL DAS LÍNGUAS DE SINAIS EMERGENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS, MIRAELSON CORREA ALMEIDA , 07/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2 v3.14.25.249