2020, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Rafaela Lebrego Araújo, Jonas Barreira, Ivone dos Santos Siqueira , SENTIDOS DA DOCÊNCIA EXPRESSOS POR PROFESSORAS DE CIÊNCIAS EM CARTAS PARA SEUS ALUNOS, ISSN: 02139529
Publicação em Eventos (4)
2021, RAFAELA LEBREGO ARAÚJO, Relatos de Experiências: autoformação e construção autoral, II Ciclo de Capacitação PIBID e Residência Pedagógica- PIBID, Outros
2021, Rafaela Lebrego Araújo, 'NICHOS, ENTRECRUZAMENTOS E MOVIMENTOS FORMATIVOS: uma proposta de reflexão compartilhada sobre a docência entre formadores de professores de Ciências e Biologia', ciclo de palestra oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática, por meio da disciplina Formação de Professores de Ciências e Matemática, Outros
2021, LILLIANE MIRANDA FREITAS, LILLIANE MIRANDA FREITAS, ALAILSON DA SILVA REIS, RAFAELA LEBREGO
ARAÚJO, FORMAÇÃO COMPARTILHADA E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, o IV Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (IV ELPED), do IV Seminário do Programa de Residência Pedagógica do IF Goiano, do VI Seminário de Iniciação a Docência do IF Goiano (Pibid) e do II Seminário Internacional de Formação de Professores, Trabalho Completo
2021, LILLIANE MIRANDA FREITAS, , SANDRA NAZARÉ DIAS BASTOS, ROSIGLEYSE CORRÊA DE SOUSA FELIX,
RAFAELA LEBREGO ARAÚJO, NELANE DO SOCORRO MARQUES-SILVA, ENTRELAÇANDO HISTÓRIA, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO: 12 ANOS DE PIBID E PRP NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, o IV Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (IV ELPED), do IV Seminário do Programa de Residência Pedagógica do IF Goiano, do VI Seminário de Iniciação a Docência do IF Goiano (Pibid) e do II Seminário Internacional de Formação de Professores, Outros
Capítulos de Livros (2)
2021, Uma reflexão sobre a identidade docente de professoras de Biologia no ensino superior, Professores de ciências e matemáticas: movimentos, contextos e identidades em construção, Rafaela Lebrego Araújo, Silvaney Ferreira, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
2021, Identidade de futuros docentes da licenciatura integrada da UFPA, Professores de ciências e matemáticas: movimentos, contextos e identidades em construção, Silvaney Ferreira, Rafaela Lebrego Araújo, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Livros (1)
2021, Clube de ciências da UFPA: aprendizagens entrelaçadas de docência e iniciação científica vivenciadas na experiência coletiva, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Rafaela Lebrego Araújo, João Nunes
Participações em Bancas de Cursos (6)
2021, Monografia de Graduação ENSINO DE BIOLOGIA NA PRODUCAO ACADEMICA NACIONAL: um estudosobre os recursos didatico-metodologicos em teses e dissertacoes (2005-2014) , FERNANDO SIPIAO DE MOURA
2020, Monografia de Especialização METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: um estudo da produção acadêmica em Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências (2010 ? 2019)., Renata Luanny Sousa Oliveira
2020, Monografia de Especialização O TEMA ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: análise de dissertações de mestrados profissionais (2010-2019), Maynã Luan Nascimento Melo
2020, Monografia de Especialização ?PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (2010-2019): uma análise das hortas escolares como estratégia de ensino, LAUDYSON DE JESUS BONFIM ARAÚJO
2020, Monografia de Especialização ?EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: Concepções de alunos do 6° ano de uma escola pública do município de São Miguel do Guamá, Pará ?, Tainar Rocha Barreto
2019, Monografia de Graduação A Contribuição do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação profissional docente dos residentes do curso de Biologia, Mainara Nascimento de Sena
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (1)
2019,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Educação Matemática e Científica, Nacional, Evento
Trabalho de Fim de Curso(31)
Análise das dificuldades apontadas por professores de Ciências das Escolas Estaduais pertencentes à Zona urbana do Município de Capanema
, REINALDO EUFRASIO VIANA ,
04/2014
EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE BRAGANÇA/PA, PAULA PRISCILLA LIMA E SILVA ,
09/2014
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UMA CARACTERIZAÇÃO SOBRE O OLHAR DA ESCOLA NA ZONA URBANA E DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA- PA , CRISTIANO JUNIOR DE JESUS RIBEIRO ,
02/2015
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UM OLHAR SOBRE ALGUMAS ESCOLAS DO MUNICIPIO DE TRACUATEUA PARÁ, NAYANA ELLEN OLIVEIRA SILVA ,
07/2015
Educação Ambiental: percepções e práticas de professores de Ciências de escolas públicas do município de Capanema - PA, GABRIELLE FERREIRA DOS SANTOS ,
07/2015
CONTRIBUIÇOES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE UMA PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBID, MERCEDES LIVRAMENTO DA SILVA ,
09/2015
Aulas Práticas de Biologia: um olhar sobre a percepção de alunos no âmbito do projeto PIBID- Biologia Bragança
, CASSIA ROSARIO DO ESPIRITO SANTO ,
12/2015
CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA, MARIA FRANCIANE DA SILVA SILVA ,
12/2015
A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO CAMPUS DA UFPA DE BRAGANÇA, PAULA MORAES COSTA ,
01/2016
CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL , TAISE REGINA CARDOSO SANTIAGO ,
03/2016
A química e a física no ensino de ciências na educação de jovens e adultos, MAILSON JOSE PAIXAO ARAUJO ,
03/2016
PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma experiência na escola parceira PIBID- Biologia Bragança , MAYSE SOUSA DE AMORIM ,
02/2017
PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, BRUNA MELO AMADOR ,
08/2016
Atividades Práticas e o Ensino de Ciências: Reflexões de Licenciandos sobre uma ação pedagógica, ANDREI LUCAS RODRIGUES PANTOJA ,
11/2016
Abuso Sexual contra crianças e adolescentes - percepção de professores de uma comunidade do Município de Augusto Corrêa - PA, LUCIANA MARIA RIBEIRO PEREIRA ,
11/2016
Relação das práticas de extração e saberes ambientais de tiradeiras de ostras (extrativistas) da comunidade de Nova Olinda Nordeste Paraense , CAMILA CRISTINA BRITO MARTINS ,
11/2016
AS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ALUNOS DE UMA TURMA DA EJA
, ROBERTA SOUSA DA SILVA ,
10/2016
NARRATIVAS E HISTÓRIAS DE VIDA DE ALUNOS DA EJA: O OLHAR DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO
, JAINE FERNANDA JAQUES MIRANDA ,
10/2016
O que professores de Ciências e Biologia pensam sobre avaliação? Um estudo em escolas estaduais do município de Bragança - PA
, KYSSILA RAYANNE DO NASCIMENTO ARAUJO ,
01/2018
AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO NO PIBID PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR SUPERVISOR: PROCESSOS E SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA, JOANA CAROLINE COSTA GAMA ,
01/2018
FORMAÇÃO COMPARTILHADA NO PIBID BIOLOGIA BRAGANÇA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA, JAMILLE PAOLA DE SOUZA DE JESUS ,
01/2019
PIBID BIOLOGIA BRAGANÇA: contribuições para a formação inicial e saberes docentes construídos a partir da experiência, LUAN BRENDON SOUSA DA SILVA ,
06/2020
PANDEMIA DA COVID-19 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: visão do impacto da pandemia na atuação dos pibidianos do subprojeto PIBID Biologia/UFPA campus Bragança, ERLIK LUCAS RODRIGUES FARIAS ,
07/2022
MEMORIAL FORMATIVO: relatos e reflexões de experiências vividas nos estágios supervisionados, GILBERTO MAIA DO ROSARIO ,
08/2023
: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: PERTENCIMENTO E AUTONOMIA COMO PROFESSORA DE BIOLOGIA , LUANA OLIVEIRA LISBOA ,
12/2023
: (DES)ENCONTROS ENTRE EXPECTATIVAS DA EJA E REALIDADE DAS VIVÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ANTONIA JAMILLE SANTOS BIZERRA ,
12/2023
DESAFIOS E EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE FORMAÇÃO, JAQUELINE THALIA BRITO RODRIGUES ,
12/2023
VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO: CONHECENDO CAMINHOS E REALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES, MARCOS MANOEL DIAS BRITO ,
12/2023
IDENTIDADE COM A TERRA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENRAIZADA NAS MEMÓRIAS E NO PERTENCIMENTO, VANIZE GOMES DA COSTA ,
12/2023
ENTRE DESAFIOS E PAIXÃO VOU ME CONSTITUINDO PROFESSORA: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA, LUMA TAYNA DO ROSARIO MELO ,
12/2023
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA AÇÃO COLABORATIVA EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA NA AMAZÔNIA BRAGANTINA PA, TARCISIO AUGUSTO DA SILVA COSTA ,
11/2023
Orientações de Pós-Graduação (7)
Mestrado Profissional, ELIZANGELA MARIA PINHEIRO DA COSTA, 01/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado Profissional, DIANE CAMILA RIBEIRO DE CASTRO, 01/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado Profissional, ROSA MARIA PEREIRA DE SOUSA, 01/2023
- ,
Orientação em Andamento