CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA
Produção Intelectual
Artigos (1)
2022, Rosinélio Rodrigues da Trindade , Cenografias do trabalho docente no Manual do Professor de língua portuguesa, ISSN: 15176436
Publicação em Eventos (5)
2022, Rosinélio Rodrigues da Trindade, TRABALHO DOCENTE: desafios e possibilidades no contexto atual, VIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO (INTERNACIONAL), Trabalho Completo
2016, Rosinélio Rodrigues da Trindade, IMAGENS DOCENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: O PROFESSOR COMO AUTOR DE SUA AULA, 2º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa, Resumo Expandido
2015, Rosinélio Rodrigues da Trindade, O Papel do LDP na formação identitária do professor de língua portuguesa, VII SEAL & IV SISEL, Resumo
2014, Rosinélio Rodrigues da Trindade, Linguagens, culturas e Identidades na Pan-Amazônia, III Semana Pan-Amazônica e II Salão de Literatura e Cultura das Amazônias, Resumo
2013, Rosinélio Rodrigues da Trindade, O papel do livro didático na sala de aula, I Seminário Científico PARFOR, Resumo
Capítulos de Livros (1)
2019, DESAFIOS DO APRENDIZADO INICIAL DA ESCRITA E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE, Alfabetização, Letramento e Multiletramentos em tempos de resistência, Rosinélio Rodrigues da Trindade
Livros (1)
2017, Língua portuguesa, linguagem e linguística, Rosinélio Rodrigues da Trindade, Aline Batista Rodrigues
Participações em Bancas de Cursos (13)
2021, Monografia de Graduação Ensino e aprendizagem da leitura e escrita no 3º ano na EMEFM. Martinho Pinheiro? no município de Limoeiro do Ajuru-PA, José Luiz da Silva Santana
2017, Monografia de Graduação O ensino da produção Textual na escola pública: uma análise a partir do material didático, Ana Paula Costa Pantoja
2017, Monografia de Graduação Leitura no Ensino Fundamental: uma análise voltada para alunos do 8º ano, Marcelly Menezes Miranda
2017, Monografia de Graduação Histórias em quadrinhos como recurso metodológico para o ensino da Língua Portuguesa, Maria das Graças dos Santos Félix
2017, Monografia de Graduação O ensino da produção textual na escola pública: uma análise a partir do material didático, Ana Paula Costa Pantoja
2017, Monografia de Graduação LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE VOLTADA PARA A TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARCELLY MENEZES MIRANDA
2017, Monografia de Graduação A variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa no município de Cametá - Pará, Renilson dos Reis Sá
2016, Monografia de Graduação Literatura e Memória: um estudo do romance, Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, Gilson Penalva, João Leno Pereira de Maria, Rosinélio Rodrigues da Trindade
2015, Monografia de Graduação Letramento literário na Amazônia brasileira: um estudo dos contos, A feiticeira, Aacuã e o Baile do Judeu, de Inglês de Souza e da crônica Banho de Cheiro, de Eneida de Moraes, Gilson Penalva, Rosinélio Rodrigues da Trindade
2015, Monografia de Graduação A leitura no livro didático e na sala de aula de língua portuguesa, Tânia Maria Moreira, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Rosinélio Rodrigues da Trindade
2015, Monografia de Graduação Escrita e representação na prática escolar de educadores do campo, Michele Freitas Gomes de Vargas, Nilsa Brito Ribeiro, Rosinélio Rodrigues da Trindade
2014, Monografia de Graduação A monotongação em produções textuais de alunos do ensino médio da rede pública de Marabá-Pa, Eliane Pereira Machado Soares, Michele Freitas Gomes de Vargas, Rosinélio Rodrigues da Trindade
2013, Monografia de Graduação Memorial Narrativo: Lembranças de Minha Vida Acadêmica e Profissional, Doriedson do Socorro Rodrigues, Carlos Caldas Amorim, Rosinélio Rodrigues da Trindade
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (6)
2022,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Pará - Campus de Cametá, Internacional, Digital
2022,Membro da Comissões Organizadora, Pará, Internacional, Digital
2021,Membro da Comissões Organizadora, São Paulo, Internacional, Digital
2018,Membro da Comissões Organizadora, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUC-SP, Internacional, Digital
2015,Membro da Comissões Organizadora, Pará, Internacional, Mídia digital
2013,Membro da Comissões Organizadora, UFPA - Campus Universitário de Abaetetuba, Nacional, Mídia digital
Trabalho de Fim de Curso(12)
Avaliação no Ensino-aprendizagem da língua materna: memórias de práticas docentes, ALTAMIRES DA SILVA CARVALHO ,
03/2017
Memorial narrativo: Uma experiência de ensino-aprendizagem e formação de professores, JACIRA ALVES COSTA ,
10/2013
AS EXPECTATIVAS DO ENSINO DA GRAMÁTICA NO LDP DO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR, MARIA DO REMEDIO MACHADO ,
10/2013
A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, MARIA DO CARMO MARQUES VIANA ,
10/2013
UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF FRANCISCA XAVIER ALVES VASCONCELOS, MARIANE FERNANDES CORDEIRO ,
09/2013
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA, NALVIANA MARIA NUNES DA COSTA ,
10/2013
EXPECTATIVAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM ESTUDO DE CASO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E. M. E. F. PROF. JOAQUIM BASTOS, MARTA CRISTINA PORTILHO E PORTILHO ,
10/2018
EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE SUJEITOS SURDOS NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA NO CONTEXTO URBANO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ, AMANDA RODRIGUES DO CARMO ,
01/2021
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, GLECIANE PROGENIO RODRIGUES ,
06/2021
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: apontamentos para uma prática alfabetizadora nos anos iniciais do ensino fundamental, THIELY SOUZA PINTO ,
09/2022
A AFETIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: Diálogos e reflexões em Wallon e Vygotsky, SIMONE SILVA OLIVEIRA ,
12/2022
REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA E O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR ATIVO NESSE PROCESSO, TAMESSON FRANK BARREIROS BALIEIRO ,
09/2023